“Este é o Oeste que vamos manter!” afirmaram os autarcas na Bolsa de Turismo de Lisboa
O Oeste marcou presença na Bolsa de Turismo do Oeste (BTL), que se realizou na FIL entre os dias 29 de Fevereiro e 4 de Março. Tratou-se de uma participação conjunta entre Turismo do Oeste, OesteCIM e empresários, com o objectivo de promover este destino e mostrar a coesão politica em torno da defesa do Oeste fora da zona metropolitana de Lisboa.
A esmagadora maioria dos presidente de Câmara marcaram presença na inauguração (a excepção foi o autarca de Óbidos), que contou com a presença do ministro da Economia, Álvaro Pereira, e da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.
A esmagadora maioria dos presidente de Câmara marcaram presença na inauguração (a excepção foi o autarca de Óbidos), que contou com a presença do ministro da Economia, Álvaro Pereira, e da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.
Os autarcas apelaram à manutenção do Turismo do Oeste fora da área metropolitana de Lisboa, juntando-se à Lezíria e Médio Tejo. Num tapete negro à entrada do stand podia ler-se “Este é o Oeste que vamos manter!”, um recado que não caiu bem a Cecília Meireles, cuja reacção acabaria por marcar o dia da inauguração.
De acordo com alguns dos responsáveis locais a governante terá reagido, com desdém ao apelo, exclamando “isso era o que vocês queriam”. António Carneiro, presidente do Turismo do Oeste, considerou o comentário“profundamente lamentável, vindo de um membro do governo”, até porque, na sua opinião, a frase não era agressiva.
De acordo com alguns dos responsáveis locais a governante terá reagido, com desdém ao apelo, exclamando “isso era o que vocês queriam”. António Carneiro, presidente do Turismo do Oeste, considerou o comentário“profundamente lamentável, vindo de um membro do governo”, até porque, na sua opinião, a frase não era agressiva.
O presidente da OesteCIM, Carlos Lourenço, soube do comentários pelos autarcas e considera-o “infeliz”. O responsável garante que a decisão ainda não está tomada e que os autarcas da região irão lutar até ao fim. “Temos razão e vamos conseguir”, acredita.
Carlos Lourenço esteve recentemente reunido com o ministro da Economia, que lhe mostrou abertura para resolver a situação. Durante a inauguração da feira o autarca voltou a lembrar-lhe a pretensão dos oestinos, assim como ao presidente da Associação Industrial Portuguesa, Rocha de Matos.
A parceria entre a OesteCIM e o Turismo do Oeste nesta feira pretendeu reforçar essa coesão, mas Carlos Lourenço reconhece que já se deviam ter juntado há mais tempo. “Sozinhos não vamos a lado nenhum, mas unidos, com a envolvência e a participação de todos, além do exemplo, temos uma força muito maior”, disse.
Referindo-se ao stand do Oeste, o também presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos considera que este estava “digno” e representativo do que melhor existe na região.
Carlos Lourenço esteve recentemente reunido com o ministro da Economia, que lhe mostrou abertura para resolver a situação. Durante a inauguração da feira o autarca voltou a lembrar-lhe a pretensão dos oestinos, assim como ao presidente da Associação Industrial Portuguesa, Rocha de Matos.
A parceria entre a OesteCIM e o Turismo do Oeste nesta feira pretendeu reforçar essa coesão, mas Carlos Lourenço reconhece que já se deviam ter juntado há mais tempo. “Sozinhos não vamos a lado nenhum, mas unidos, com a envolvência e a participação de todos, além do exemplo, temos uma força muito maior”, disse.
Referindo-se ao stand do Oeste, o também presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos considera que este estava “digno” e representativo do que melhor existe na região.
Também presente no evento, o deputado da Assembleia da República eleito pelo PSD, Duarte Pacheco, partilha da opinião de manter o Oeste afastado da zona metropolitana. “E não é bairrismo, costela regional ou regionalismo exacerbado”, garante o deputado, que não encontra critérios de razoabilidade para criar uma mega região, com as assimetrias tão grandes que envolva a área metropolitana e todos os concelhos rurais do Oeste, Ribatejo e Templários.
Duarte Pacheco defende a criação de sete regiões, cinco com base na NUT II, excluindo as áreas metropolitanas. “Ganhamos escala e só dessa forma teremos meios para fazer a promoção que a região necessita, mas salvaguardando a especificidade de uma região que não é metropolitana”, explicou. O deputado não acredita que a decisão já esteja tomada porque “é irracional e o governo não se pode moldar por decisões irracionais”.
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, reuniu nessa mesma tarde com os presidentes das entidades regionais de turismo, mas sem que se chegasse a qualquer conclusão.
Duarte Pacheco defende a criação de sete regiões, cinco com base na NUT II, excluindo as áreas metropolitanas. “Ganhamos escala e só dessa forma teremos meios para fazer a promoção que a região necessita, mas salvaguardando a especificidade de uma região que não é metropolitana”, explicou. O deputado não acredita que a decisão já esteja tomada porque “é irracional e o governo não se pode moldar por decisões irracionais”.
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, reuniu nessa mesma tarde com os presidentes das entidades regionais de turismo, mas sem que se chegasse a qualquer conclusão.
O encontro serviu para a governante dizer, mais uma vez, que há diálogo, mas António Carneiro está pessimista em relação ao desfecho da solução.“Entretém-nos com um falso diálogo”, disse à Gazeta das Caldas o presidente do Turismo do Oeste, destacando que a governante os informou que até ao final do mês deverá ter o decreto-lei terminado. António Carneiro pediu ainda para que os presidentes das entidades regionais de turismo pudessem ter contacto com o documento antes de este estar finalizado.
Recentemente as três comunidades intermunicipais que integram o PROT do Oeste Vale do Tejo entregaram um documento ao governo onde propõem a criação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, integrando 32 municípios e 800 mil habitantes.
Recentemente as três comunidades intermunicipais que integram o PROT do Oeste Vale do Tejo entregaram um documento ao governo onde propõem a criação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, integrando 32 municípios e 800 mil habitantes.
Stand conjunto mostra potencialidades da região
O stand do Oeste, com cerca de 180 metros quadrados, juntou num mesmo espaço o Turismo do Oeste, OesteCIM e os municípios, numa estratégia de unidade, que tem por objectivo promover este destino enquanto marca turística de excelência. Uma área de open space com uma parede de fundo com várias imagens do Oeste servia de cenário para as animações dinamizadas pelos vários municípios, assim como divulgação dos produtos, provas de vinho e lançamento de publicações.
Numa segunda área havia uma mostra interactiva e das potencialidades da região. Uma zona de vinha convivia com a área dedicada à pêra Rocha e maçã de Alcobaça. As praias também estavam representadas com uma zona de areia com pranchas de surf e uma zona de relva, com acessórios de golfe, representativa dos resorts da região. Em exposição estiveram ainda peças da Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro e uma réplica de um dinossauro.
No dia da inauguração também a empresa caldense Bombondrice marcou presença e ofereceu aos visitantes espetadas com alperce envolvido em chocolate e noz. Tratou-se de uma forma de divulgar o novo projecto, denominado “Mundo de Chocolate”.
Estiveram também a promover o bolo real, que querem que se torne um icon da zona oeste. “Reúne as características da nossa região, pois tem muita fruta e qualidade e distingue a nossa cidade”, justifica a empresaria, que esteve naquele espaço por convite da Câmara das Caldas, a quem apresentou recentemente o projecto.
A empresária Teresa Serrenho explica que a Bombondrice dá a possibilidade às pessoas de conhecerem o chocolate desde a sua origem até à fase da produção e transformação nos produtos que apresentam.
Teresa Serrenho considera que estas participações são uma mais valia para as empresas da região, destacando que “há poucas estruturas que nos apoiem a divulgar os nossos projectos”.
Também a Turismo do Oeste aproveitou a inauguração para lançar o livro “A Oeste tudo de novo” que António Carneiro quer ver na mesa de cabeceira de todos os quartos dos hotéis da região. Esta primeira edição, bilingue, foi suportada publicitariamente por empresas da região e tem conteúdos sobre todos os municípios que integram o pólo.
Presentes 14 empresas da região
Catorze empresas oestinas de turismo activo e hotelaria marcaram presença no espaço de negócios da BTL. Este ano o modelo encontrado para expor a região foi a constituição de uma “ilha” na zona de business, onde todos os stands individuais estavam contíguos, sob o chapéu “Turismo do Oeste”. Esta participação custou 14 mil euros e foi assegurada em 50% pela Turismo do Oeste e o restante pelos empresários.
O Europeia Hotel (antiga Residencial Europeia), das Caldas da Rainha, participou pela primeira vez na BTL. Karim Madatali, sócio-gerente da unidade hoteleira explicou à Gazeta das Caldas que antes não participava porque achava que não tinha boas condições, mas agora que fez obras de melhoramento considera que tem que dar a conhecer, tanto o seu hotel unidade como a própria cidade.
Relativamente ao local de exposição, disse estar contente por estar junto de outros colegas da região, mas nota que se estivesse perto da zona do Turismo do Oeste “sentiamo-nos mais dentro de casa”.
Carlos Martinho, da Albergaria Josefa d’Óbidos já marca presença na feira de turismo há 27 anos. Trata-se de um evento importante que permite aos empresários falar directamente com operadores e agências de viagens. “É o dar a cara, o que muitas vezes não acontece porque os contactos são sempre por telefone ou por internet. É uma forma simpática de conhecer as pessoas”, afirma.
Pontualmente surgem negócios, mas principalmente conseguem solidificar os que já possuem. Carlos Martinho gostou da disposição do espaço, mas lamentou a diminuição do número de expositores, facto a que não está alheio o elevado montante praticado pela organização no aluguer dos espaços.
Neste stand os visitantes que o quisessem tinham a possibilidade de provar uma ginja de Óbidos, da Opidum.
Também o Grupo Miramar marcou presença no evento para divulgar os seus hotéis, bem como a empresa Barra Talasso, responsável pela construção de um centro de talassoterapia na Nazaré, cuja abertura está prevista para Junho.
Ana Pouseiro, do grupo Miramar, destaca o apoio dado pela Turismo do Oeste aos seus associados e considera benéfica a participação conjunta das empresas de diversos sectores de actividade que, desta forma, podem conhecer-se e fazer até percursos integrados.
Pacotes turísticos para o destino Caldas da Rainha
O vereador do Turismo, Hugo Oliveira, reuniu com empresários e operadores turísticos das Caldas para, em conjunto, encontrar produtos de destino para a cidade. O encontro decorreu, simbolicamente, no stand do Oeste, na FIL, na passada quarta-feira e juntou representantes do Sana Silver Coast, Casal da Eira Branca, Europeia Hotel e Top Atlântico.
À Câmara cabe criar as infra-estruturas e também os folhetos e mapa promocionais, enquanto que os outros parceiros irão criar pacotes diversos para oferecer a quem visita as Caldas. Durante o próximo mês deverão ser concluídos esses produtos de destino, onde as entidades divulgam o que têm à disposição dos turistas, assim como os preços praticados, e que serão depois vendidos pelas operadoras.
“Acho que esta é a função do município, ser impulsionador e criar condições para que os privados se entendam e criem esses pacotes”, resumiu o vereador Hugo Oliveira. O autarca considera que este é o momento ideal para fazer a promoção turística das Caldas porque têm mais oferta de alojamento, a que poderão juntar várias experiências, tanto ao nível do património, como da gastronomia, tradição ou sol e mar.
O autarca irá agora reunir com diversas operadoras para tentar encontrar soluções para que as pessoas possam parar nas Caldas, pernoitar na cidade e visitar também as terras vizinhas.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com
No dia da inauguração também a empresa caldense Bombondrice marcou presença e ofereceu aos visitantes espetadas com alperce envolvido em chocolate e noz. Tratou-se de uma forma de divulgar o novo projecto, denominado “Mundo de Chocolate”.
Estiveram também a promover o bolo real, que querem que se torne um icon da zona oeste. “Reúne as características da nossa região, pois tem muita fruta e qualidade e distingue a nossa cidade”, justifica a empresaria, que esteve naquele espaço por convite da Câmara das Caldas, a quem apresentou recentemente o projecto.
A empresária Teresa Serrenho explica que a Bombondrice dá a possibilidade às pessoas de conhecerem o chocolate desde a sua origem até à fase da produção e transformação nos produtos que apresentam.
Teresa Serrenho considera que estas participações são uma mais valia para as empresas da região, destacando que “há poucas estruturas que nos apoiem a divulgar os nossos projectos”.
Também a Turismo do Oeste aproveitou a inauguração para lançar o livro “A Oeste tudo de novo” que António Carneiro quer ver na mesa de cabeceira de todos os quartos dos hotéis da região. Esta primeira edição, bilingue, foi suportada publicitariamente por empresas da região e tem conteúdos sobre todos os municípios que integram o pólo.
Presentes 14 empresas da região
Catorze empresas oestinas de turismo activo e hotelaria marcaram presença no espaço de negócios da BTL. Este ano o modelo encontrado para expor a região foi a constituição de uma “ilha” na zona de business, onde todos os stands individuais estavam contíguos, sob o chapéu “Turismo do Oeste”. Esta participação custou 14 mil euros e foi assegurada em 50% pela Turismo do Oeste e o restante pelos empresários.
O Europeia Hotel (antiga Residencial Europeia), das Caldas da Rainha, participou pela primeira vez na BTL. Karim Madatali, sócio-gerente da unidade hoteleira explicou à Gazeta das Caldas que antes não participava porque achava que não tinha boas condições, mas agora que fez obras de melhoramento considera que tem que dar a conhecer, tanto o seu hotel unidade como a própria cidade.
Relativamente ao local de exposição, disse estar contente por estar junto de outros colegas da região, mas nota que se estivesse perto da zona do Turismo do Oeste “sentiamo-nos mais dentro de casa”.
Carlos Martinho, da Albergaria Josefa d’Óbidos já marca presença na feira de turismo há 27 anos. Trata-se de um evento importante que permite aos empresários falar directamente com operadores e agências de viagens. “É o dar a cara, o que muitas vezes não acontece porque os contactos são sempre por telefone ou por internet. É uma forma simpática de conhecer as pessoas”, afirma.
Pontualmente surgem negócios, mas principalmente conseguem solidificar os que já possuem. Carlos Martinho gostou da disposição do espaço, mas lamentou a diminuição do número de expositores, facto a que não está alheio o elevado montante praticado pela organização no aluguer dos espaços.
Neste stand os visitantes que o quisessem tinham a possibilidade de provar uma ginja de Óbidos, da Opidum.
Também o Grupo Miramar marcou presença no evento para divulgar os seus hotéis, bem como a empresa Barra Talasso, responsável pela construção de um centro de talassoterapia na Nazaré, cuja abertura está prevista para Junho.
Ana Pouseiro, do grupo Miramar, destaca o apoio dado pela Turismo do Oeste aos seus associados e considera benéfica a participação conjunta das empresas de diversos sectores de actividade que, desta forma, podem conhecer-se e fazer até percursos integrados.
Pacotes turísticos para o destino Caldas da Rainha
O vereador do Turismo, Hugo Oliveira, reuniu com empresários e operadores turísticos das Caldas para, em conjunto, encontrar produtos de destino para a cidade. O encontro decorreu, simbolicamente, no stand do Oeste, na FIL, na passada quarta-feira e juntou representantes do Sana Silver Coast, Casal da Eira Branca, Europeia Hotel e Top Atlântico.
À Câmara cabe criar as infra-estruturas e também os folhetos e mapa promocionais, enquanto que os outros parceiros irão criar pacotes diversos para oferecer a quem visita as Caldas. Durante o próximo mês deverão ser concluídos esses produtos de destino, onde as entidades divulgam o que têm à disposição dos turistas, assim como os preços praticados, e que serão depois vendidos pelas operadoras.
“Acho que esta é a função do município, ser impulsionador e criar condições para que os privados se entendam e criem esses pacotes”, resumiu o vereador Hugo Oliveira. O autarca considera que este é o momento ideal para fazer a promoção turística das Caldas porque têm mais oferta de alojamento, a que poderão juntar várias experiências, tanto ao nível do património, como da gastronomia, tradição ou sol e mar.
O autarca irá agora reunir com diversas operadoras para tentar encontrar soluções para que as pessoas possam parar nas Caldas, pernoitar na cidade e visitar também as terras vizinhas.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com
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via site do município: http://www.cm-alcobaca.pt/
Alcobaça representada na Bolsa de Turismo de Lisboa |
O Concelho de Alcobaça vai estar representado em mais uma edição daBolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 29 de Fevereiro a 4 de março, na FIL, no Parque da Nações. O balcão de Alcobaça vai estar integrado no stand promocional do Turismo do Oeste, situado no Pavilhão 1. *********************************** |
Formação: Cuidar dos Cuidadores Informais – Abertas as inscrições |
Alcobaça Amiga em parceria com o Instituto Gineste-Marescotti Portugal, está a implementar um projeto de apoio dirigido aos cuidadores informais com o o intuito de oferecer a estes cuidadores competências práticas que facilitem e melhorem a prestação de cuidados. As inscrições encontram-se abertas durante o mês de março. |