07/03/2012

5.539.(7março2012.14.27') Nem PSD/Sapinho Nem PSD/Inácio quiseram concretizar a minha proposta!!! Agora é Porto de Mós a ter o CLA...

excerto da reunião de 12.3.2012:

CLA da Universidade Aberta vai para Porto de Mós. Propus atempadamente no último mandato do PSD/Sapinho. Alunos podiam fazer os seus exames aqui em alcobaça. Podima receber apoio dos seus professores aqui em Alcobaça. Era uma poupança enorme para centenas de alunos do Superior que frequentam a UA! Apresentei a proposta, de novo, no inicio deste mandato. Entretanto vi a Nazaré a ultrapassar Alcobaça e... a desistir...E agora Porto de Mós agarra a oportunidade...Está visto, na prática, Alcobaça não quer Ensino Superior! 
**

via semanário região de leiria

Câmara de Porto de Mós e Universidade Aberta criam Centro Local de Aprendizagem

A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Universidade Aberta vão criar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) “para facilitar o acesso ao ensino superior a uma população geograficamente excluída”, disse à Lusa o presidente da autarquia.

Espaço Jovem vai receber Centro Local Aprendizagem
O futuro CLA em Porto de Mós “é uma forma de responder à crise e uma mais-valia educacional, não só para o concelho, mas para toda uma zona que está afastada dos grandes centros onde se localizam as instituições de ensino superior”, explicou João Salgueiro.
O autarca frisou que “existem famílias que não têm condições económicas para colocar os filhos a estudar fora”, algo que a partir do próximo ano letivo pode ser ultrapassado com o ensino à distância proporcionado pela Universidade Aberta.
O atual Espaço Jovem de Porto de Mós, situado no Jardim Municipal, vai acolher o CLA.
O edifício, requalificado em 2009, “está praticamente pronto para receber a Universidade Aberta, já que possui um centro informático que tem, eventualmente, de ser melhorado”, admitiu o presidente da autarquia.
No âmbito deste projeto, cabe à autarquia disponibilizar um espaço físico e equipamento, enquanto à Universidade Aberta são exigidas responsabilidades por toda a área pedagógica e definição da oferta educativa.
O protocolo é assinado hoje à tarde entre a autarquia e a Universidade Aberta e prevê que a instituição de ensino superior designe um coordenador do centro, a recrutar por concurso público.
O CLA será um núcleo vocacionado para atividades de ‘Aprendizagem ao Longo da Vida’, aquisição de competências no uso de tecnologias digitais e facilitar o acesso ao ensino superior, promovendo a realização de licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
O modelo pedagógico da Universidade Aberta assenta no regime de ‘e-learning’ – processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou internet.
Atualmente, existem 13 centros em funcionamento espalhados pelo país, não existindo ainda nenhum CLA no distrito de Leiria.
Lusa