10/12/2012

6.142.(10dez2012.7.7') Miguel Guerra ex Presidente da Câmara de Alcobaça

Nasceu a
Faleceu a 9 dez2012
após doença.
***
Miguel Martinho Guerra foi o 1º Presidente da Câmara eleito após a revolução do 25 abril.1976/9
Voltou a ser eleito mais tarde 2 mandatos de 1989/1997.
As pavimentações de estradas pelo concelho todo, algumas ETAR's e respostas de saneamento e abastecimento de água são as grandes marcas dos mandatos de Miguel Guerra...
*
Fui seu adversário político. Concorri como 1.º da lista da CDU à Câmara várias vezes:1989, 1993 e 1997...Sempre em crescimento de votação...
Quando caíu o Muro de Berlim... O debate em 1989 foi memorável com ele e Rui Coelho na Sinfonia...
A CDU conseguiu subir para 1300 votos.
*
Em 1993 o PS conseguiu eleger 5!!!PSD apenas 2!
A CDU conseguiu subir para 1800 votos
*
Não posso esquecer o apoio  concreto da Câmara
à obra do CCCela de que eu era Presidente da Direcção.
*
Em 1997 foi a 1.ª vez que a CDU elegeu vereador...Mais de 6 mil votos que a CDU obteve
Miguel Guerra não tomou posse como vereador.
***
Via tintafresca.net
Alcobaça

Faleceu ex-presidente da Câmara Miguel Guerra
Miguel Guerra, ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, faleceu este domingo, 9 de dezembro, na Benedita. A Câmara Municipal de Alcobaça informa que decretou dois dias de luto municipal. O funeral do antigo autarca do Partido Socialista, que liderou a autarquia durante dois mandatos, de 1989 a 1997, irá realizar-se segunda-feira, dia 10 de dezembro, pelas 11h, na Benedita. ***
Via região da nazaré
 http://regiaodanazare.com/Morreu_expresidente_da_Camara_de_Alcobaca_Miguel_Guerra

Morreu ex-presidente da Câmara de Alcobaça Miguel Guerra

Miguel Guerra, ex-presidente da Câmara de Alcobaça, eleito pelo PS, morreu em sua casa, aos 76 anos de idade (faria 77 a 23 de Dezembro).
20-12-2012 | Paulo Alexandre

Miguel Martinho Ferreira Guerra chegou à presidência da Comissão Administrativa Câmara Municipal de Alcobaça em 1976. Em 1989, tornou-se no primeiro presidente da câmara a ser eleito em Alcobaça, após o 25 de Abril de 1974.
Rui Coelho, que chegou a ser vice-presidente de Miguel Guerra, recorda-o como um político que “deixou marcas” no concelho, na altura muito fragilizado em termos de “infraestruturas”.
“Eu ganhei-lhe eleições, ele ganhou-me a mim e trabalhámos 7, 8 anos juntos”, lembra Rui Coelho, adiantando que “foram anos de grandes realizações” em prol do concelho de Alcobaça, nomeadamente ao nível das vias rodoviárias.
“Miguel Guerra foi sempre uma pessoa bastante interessada que, é evidente, deixou marcas por todos os anos que passou pela câmara”, sintetiza Rui Coelho, autarca do PSD com quem Miguel Guerra trabalhou até às autárquicas de 1997, cujas eleições o socialista viria a perder para um seu conterrâneo, Gonçalves Sapinho, também já desaparecido.
Paulo Inácio, atual presidente da câmara de Alcobaça, decretou dois dias de luto municipal pela morte de Miguel Guerra, afirma que o antigo autarca deixou “muita amizade e carinho” junto da população do concelho e que o seu falecimento “é uma perda que nos toca a todos”.
As cerimónias fúnebres realizaram-se na segunda-feira, 10 de Dezembro, na Benedita e onde estiveram presentes “várias centenas de pessoas”.
***
via gazeta das caldas
 http://gazetacaldas.com/sociedade/alcobaca-despede-se-de-primeiro-presidente-de-camara-eleito-pos-25-de-abril/

Alcobaça despede-se de primeiro presidente de Câmara eleito pós-25 de Abril


Centenas de pessoas estiveram presentes no último adeus a Miguel Guerra, o único autarca socialista a presidir à Câmara de Alcobaça e primeiro presidente daquela autarquia eleito após o 25 de Abril.
Miguel Martinho Ferreira Guerra morreu aos 76 anos na madrugada de domingo, dia 9 de Dezembro, na sua casa, na Benedita. As cerimónias fúnebres realizaram-se no dia seguinte e na Igreja Paroquial da Benedita, praticamente cheia, compareceram muitos autarcas locais e protagonistas da vida política alcobacense nas últimas décadas, antigos companheiros e adversários políticos dos socialistas.
Natural da Benedita, Miguel Guerra tinha na agricultura a sua principal ocupação. Foi eleito presidente da Câmara de Alcobaça pela primeira vez em 1976, mantendo-se no cargo até 1979, altura em que a Aliança Democrática vence as eleições autárquicas. O socialista regressa à Câmara de Alcobaça em 1986, presidindo à autarquia até 1997, quando perde as eleições para o social-democrata Gonçalves Sapinho.
Os seus mandatos ficaram marcados pela elevação de Alcobaça a cidade, pelas inaugurações de diversos Centros de Saúde, pelo arranque de diversas sedes de juntas de Freguesia, entre outras obras. Foi também durante a liderança socialista que foi criado o Cistermúsica – festival de Música de Alcobaça, que ainda hoje se realiza.
José Canha, actual presidente da concelhia de Alcobaça do PS, foi presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça no último mandato de Miguel Guerra e garante que sempre que há alguma iniciativa do partido o antigo autarca é recordado. “Todos os socialistas sentem profundamente a perda de um amigo e daquele que foi um referencial socialista”, diz.
“A morte do Miguel é uma mágoa para todos nós. Enquanto presidente da Câmara, quando às vezes não havia uma solução, havia sempre uma palavra de justificação, o que hoje não acontece”, acrescenta. Por isso, “a morte do Miguel é uma grande perda não só para os socialistas, mas para todos os alcobacenses”.
Já o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, recorda “um homem acarinhado e que ainda hoje é muito reconhecido no concelho e por quem os munícipes têm muita estima”. Paulo Inácio diz que Miguel Guerra “foi um presidente da Câmara que deixou a sua marca humanista”, bem como “uma personalidade histórica no concelho na sua época, sempre com uma convicção humanista muito vincada”.
A vertente humana do antigo autarca é também salientada por Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas da Rainha. Recordando os tempos em que ambos eram presidentes de Câmara, Fernando Costa fala de Miguel Guerra como “um homem sempre afável, bem-disposto e conciliador. Um homem que tinha uma visão muito despartidarizada dos problemas do seu concelho”.
O autarca das Caldas diz ainda que o socialista beneditense era “um homem bom e um daqueles políticos que metia sempre as pessoas à frente das questões políticas, sempre com uma visão de construção e conciliação”.
Miguel Guerra era irmão do cónego José Guerra, que foi pároco das Caldas da Rainha, também já falecido.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com
***
via cister.fm

MORREU EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALCOBAÇA MIGUEL GUERRA
Publicado a 9 de Dezembro de 2012

O antigo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Miguel Guerra morreu este domingo, aos 76 anos, em casa na Benedita.
O funeral do antigo autarca está marcado para segunda-feira, às 11h00, na Benedita.
***
12.12.2016
Testemunho da Margarida Bogalho
Foto de perfil de Margarida Bogalho
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154851931588395&set=a.438518758394.218568.586683394&type=3&theater
sobre o Miguel Guerra:
(perguntei-lhe se não estaria a confundir com o Dr. Guerra...)
Não, é mesmo o sr. Miguel Guerra, quando eu era criança descia uma estrada numa bicicleta sem travões, ele andava a trabalhar com um tractor numa fazenda ao lado da estrada e viu-me, eu bati não consegui fazer a curva e bati com a bicicleta e com a cabeça na cantaria da porta da adega da sua mãe que era minha vizinha, fiquei em estado de choque, desmaiei e ele veio a correr socorrer-me, e assim me salvou. Isto passou-se na Pedra Redonda onde ele nasceu e eu também. Bom dia Rogério. Curioso que o Dr. Joaquim Guerra também me salvou quando eu nasci. Eles eram primos e os seus pais eram meus vizinhos.