12/04/2013

6.432.(12abril2013.12.34') Próxima Assembleia Municipal (das Contas 2012...) Adiada para 29 de Abril 2013.auditório da Biblioteca Municipal...20.30'

em construção
Por ser 2ªfª o nosso eleito Abílio Filipe não pôde comparecer!!!

Isabel Granada (CDU) interveio sobre o prédio Tomás da Fonseca e o suicídio...Ela alertou, alertou, alertou e aconteceu!!!
Pedro Guerra (PSD) ripostou nervosamente que era aproveitamento político.
**
Presidente da Junta de Alpedriz, Hélder Cruz, fez uma grande intervenção sobre o crime da agregação das freguesias consumado pelo PSD/CDS!

Assembleia Municipal de Alcobaça - 29. abril.2013   
.
COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV

0.       DECLARAÇÃO POLÍTICA contra a extinção de freguesias
NINGUÉM TEM MANDATO PARA VOTAR A EXTINÇÃO DAS FREGUESIAS DA Vestiaria e Alcobaça,
OU Cós, Montes e Alpedriz
OU Prazeres e São Vicente de Aljubarrota!!!

NÃO PODEMOS ACEITAR QUE a “troika”/Cavaco Silva e o governo PSD.CDS IMPONHAM a extinção de freguesias no nosso concelho.
NINGUÉM FOI ELEITO PARA EXTINGUIR A SUA OU OUTRA FREGUESIA!
Nas eleições de 2009 ninguém recebeu esse mandato!

O PCP/CDU não aceita a “União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria”!
Nem a “União de Freguesias de Cós, Montes e Alpedriz”.
Também não concorda que se crie a “ União de Freguesias de Prazeres e S. Vicente de Aljubarrota”.

CONTINUAMOS A NÃO ACEITAR  imposições!
AS POPULAÇÕES NÃO FORAM OUVIDAS!!!
SE PASSOS.PORTAS e seus deputados da Assembleia da República não recuarem, as eleições autárquicas 2013 correm sérios riscos!

A CDU ACHA QUE SE HOUVER ELEIÇÕES, com esta Lei relvática 22, A SOLUÇÃO NÃO É BOICOTAR, NÃO É VOTAR
A SOLUÇÃO É VOTAR EM MASSA NA CDU OU NOS QUE ESTÃO, consequentemente, COM AS 18 FREGUESIAS DO CONCELHO DE ALCOBAÇA, NA VALORIZAÇÃO DO EXÉRCITO DE AUTARCAS QUE VIVEM QUEREM O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS FREGUESIAS!!!

SIM À TRANSFERÊNCIA DE MEIOS E COMPETÊNCIAS PARA AS FREGUESIAS e para as livres ASSOCIAÇÕES DE FREGUESIAS!
NÃO AOS QUE PROMETEM E NÃO CUMPREM!!!
PELA DEMOCRACIA A SÉRIO NAS DECISÕES!
NÃO À EXTINÇÃO/AGREGAÇÃO DE FREGUESIAS!


Pel’Os eleitos da CDU
João Paulo Raimundo


Intervenções do João Paulo Raimundo (CDU)
PAOD
Conforme Declaração de Voto enviado a esta Assembleia pelo Grupo Parlamentar do PCP, foi aprovada recentemente na Assembleia da República a PPL nº123/XII/2ª que procede à alteração da Lei nº 88-A/97 que regula o regime de acesso da iniciativa económica privada a determinadas actividades económicas.
O Governo dá assim mais um passo significativo na criação das condições para entregar aos grupos económicos, o abastecimento de água, o saneamento e os resíduos. Preconizam a mercantilização de um bem essencial à vida e um direito de todos - a água.
Quando os preços que já estão altos, da água, do saneamento e dos resíduos subirem para preços ainda mais incomportáveis, só aí as pessoas vão reclamar. 
- Presidente informou que em Alcobaça nunca vão privatizar.

Faço um apelo ao senhor Presidente da Câmara: trate das estradas do nosso Concelho: estão uma lástima. Nem menciono quais porque são tantas
. - Presidente respondeu que vão começar e já têm um primeiro acordo para 300.000€.

A Associação de Pais do Futebol Juvenil de Alcobaça reclama no Estádio Municipal bancos de suplentes novos porque estão podres e partidos, relva quase inexistente, quase um lamaçal, demasiada areia, balneários com chuveiros estragados, sem torneiras, falta de limpeza, falta de lâmpadas.
 -Presidentes respondeu que neste mandato já fez 2 novos sintéticos, mas não respondeu à falta de condições nos balneários.

O Mosteiro de Cós teve o seu 734º aniversário no dia 20 de Abril. Propomos que esta data seja festejada no futuro para sinalizar a importância deste monumento e potenciar a atracção de turistas. 
- Presidente concordou com a proposta e respondeu que está a aguardar autorização para demolir as casas em volta do mosteiro.

Alertamos para o recente roubo de 5 toneladas de alambiques de cobre no Bombarral. É necessário proteger o nosso Museu do Vinho contra estes vendedores de cobre. Há segurança?
 -Presidente respondeu que até tem medo de falar nisso em público.

Louvo a Câmara pelas obras na Escola do Bárrio, S.Martinho do Porto e Aljubarrota. Investir na educação é investir no futuro, e sem boas instalações não há boa educação.
 - Presidente informou que a inauguração da escola de S.Martinho do Porto será a 1 de Junho.

Qual o ponto de situação da Trevoeste? Da Etar de S.Martinho do Porto? Como estamos no tratamento dos resíduos das suiniculturas? 
-Presidente respondeu que ia pressionar mais uma vez, mas que de facto o assunto tem estado um pouco esquecido. Falou na hipótese do biogás.

Para quando as obras no prédio da Universidade? Como estamos? Em plena Praça 25 de Abril, em frente da nossa jóia, é uma vergonha a Câmara apresentar um cartão de visita daqueles. E não venham com a desculpa esfarrapada que não é edifício da Câmara!
 - Presidente respondeu que está a pressionar, até porque aquela Fundação tem um saldo de 300.000 €.

Qual o ponto de situação dos investimentos de que se falaram na mata do Vimeiro/Gaio? Lembro-me de a visitarmos por iniciativa do então Presidente da Assembleia Municipal e os montes de ideias que germinavam. É mata nacional mas a Câmara pode pressionar. 
- Presidente concordou mas notou-se nitidamente que o assunto está completamente esquecido.

O Pavilhão de Évora está ao abandono. Como os jovens daquela zona gostariam de usufruir do pavilhão. O concelho é assim tão rico que possa ter uma obra daquelas parada? 
- Presidente respondeu que estão a finalizar o parque de estacionamento e os arranjos exteriores. Falou também do interesse do Hóquei Clube de Turquel utilizar as instalações.
 (Mais uma razão para apressar. E não se pode praticar desporto lá dentro, mesmo com os arranjos exteriores e parque de estacionamento por terminar?)

Ponto 8
Dou os parabéns à Câmara pelo bom resultado líquido apurado de 4,2 milhões de euros.
Quanto à conta de fornecedores estar com valores muito baixo, estamos de acordo. A CDU falou nisso dezenas de vezes nesta Assembleia. A Câmara está a ir de encontro às nossas propostas. Muitos desses fornecedores são do nosso Concelho pelo que essa injecção de dinheiro na economia real só pode ser benéfica.
Atenção às garantias bancárias mais antigas. Se uma obra está pronta, autorizem o cancelamento, pois as empresas garantes podem reclamar indemnização.
Stocks: foram detectadas divergências significativas em termos de preços unitários, e stocks cuja rotação é reduzida. Têm de fazer esse ajustamento.
A Câmara não fez qualquer previsão para juros de mora vencidos até 31 de dezembro como deveria. -Presidente informou que a empresa Águas do Oeste mandou parar o processo no Tribunal.
Dossier Mercoalcobaça. Continua um saldo superior a 1 milhão de euros. Quando encerram definitivamente este processo?
Votamos contra também pela baixa execução. A Câmara podia fazer um esforço para preparar um Orçamento mais realista. 
Na página 35 do Relatório de Gestão, Compromissos Plurianuais, nos compromissos assumidos lá vem o enorme buraco dos Centros Escolares criado pela Câmara do PSD no valor de mais de 51 milhões de euros. Bem avisámos que não concordávamos com a cedência de 51% do capital à MRG que fez perder as verbas do QREN.