13/05/2013

6.546.(13maio2013.10.56') 31maio2013.10.30'...O lançamento do livro e de balões...Educadora Laura Martinho e as crianças do JI. do Casal dos Ramos, como promotoras da mudança que urge no Castelo...Livro da escritora Vanda Furtado Marques



O convite do Presidente da CAP do Agrupamento de Cister:
E se as fadas .- e os seus contos - existissem mesmo?
É no que apetece  acreditar quando somos confrontados com projetos assim:
Uma educadora teve uma ideia. Saiu do seu isolamento e conversou com os seus meninos: eles ficaram entusiasmados e disseram um grande SSSIIIIMMMMM!, daqueles "sins" que apenas as crianças sabem dizer quando acreditam nas coisas de que gostam. Depois, contaram o projeto a uma contadora de histórias que, por sua vez, a contou a uma ilustradora. O projeto começava a sair da casca. Faltava apenas o vil metal - que começaram a procurar aqui e ali, ali e além... Disseram-lhes que sim, que talvez e, muitos, que não, que a conjuntura e a crise e a vontade... Nada ajudava muito.
Não desistiram, porém. Fizeram nascer, do sonho, a obra. Está bonita a obra, cheia de cor, de pensamentos de meninos, sob o pretexto de um castelo que sonha...
Por isso, não pode faltar à apresentação deste livro singular que os Meninos do Casal Ramos, a Educadora Laura Martinho e a Escritora Vanda Furtado Marques fizeram.
Digam se aceitam o convite...
Um abraço
Dr Gaspar Vaz
***
via alcoa

Projeto do Jardim de Infância de Casal dos Ramos tornou-se no “Sonho de um Castelo”

osonhodeumcastelosite
E se o castelo de Alcobaça tivesse príncipes, princesas, reis e rainhas? Ou talvez uma piscina? Ou quem sabe, sofás, camas e uma lareira?
Tudo isto foi imaginado pelas crianças do Jardim de Infância de Casal dos Ramos, do Agrupamento de Escolas de Cister – Alcobaça (AECA) depois de uma visita que fizeram ao castelo de Alcobaça. No âmbito do projeto do passado ano letivo 2011/2012, a professora Laura Martinho levou a sua turma do jardim de infância de então a visitar vários castelos da região Oeste.
Segundo a docente, “as crianças gostaram muito de visitar o castelo”. “Para eles a exploração, o ver de lá de cima a escola e outras coisas que eles reconhecem é muito importante”, afirmou Laura Martinho.
Dos trabalhos alusivos à visita elaborados pelas crianças surgiram trabalhos engraçados para Laura Martinho que decidiu falar com a escritora Vanda Marques para que juntas pudessem desenvolver o projeto que resultou no livro “Sonho de um Castelo”.
(Saiba mais na edição em papel de 16 de maio de 2013)