2 claustros aos ratos...
*
O do Rachadouro ou da Biblioteca era para Hotel...Muito anúncio...
**
Este Claustro fica entre o do Rachadouro e o D.Dinis ou do Silêncio.
Vejam bem..3 pisos ao abandono...
***
Sem qualquer ocupação...A melhor conservação é uma boa ocupação...
A Câmara poderia ter ali a sua sede política e das divisões da cultura, da educação, do Património...
A ADEPA precisa de sede, da sede para o Museu dos Coutos e para as suas reservas...

***
via cister.fm
CONSERVAÇÃO DO MOSTEIRO NÃO INSPIRA CUIDADOS DE MAIOR
O director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, desconhece o estudo que revela a possibilidade de derrocada no Mosteiro de Alcobaça, situação que se repete em outros monumentos de património nacional.
De acordo com o responsável, o departamento que trata da questão das obras da Direção Geral do Património Cultural reparou, recentemente, algumas seções do monumento, nomeadamente “alguns vitrais, o telhado da antiga biblioteca, a fachada do lado da antiga entrada para o lar”.
“Tem havido a preocupação da parte das direções em não deixar avançar a degradação da estrutura”.
Jorge Pereira de Sampaio admite que não é fácil resolver todo o tipo de problemas que vão surgindo, devido à dimensão do mosteiro e aos custos que a manutenção implica. O diretor não conseguiu adiantar mais informação por “desconhecer o estudo feito”, publicado, no Semanário Expresso, na edição de 27 de abril.
De acordo com o jornal, o mais recente levantamento radiográfico do estado do património revela um cenário dramático. Igrejas, palácios, mosteiros, castelos estão em risco de derrocada, têm infiltrações estruturais, fendas ou coberturas debilitadas. A sua reabilitação é urgente mas custa muito dinheiro.
Em causa estão alguns dos monumentos mais emblemáticos da identidade histórica do país, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Convento de Cristo ou os mosteiros da Batalha e de Alcobaça.