24/05/2013

6.598.(24maio2013.8.8') EB1 dos Pisões...Pataias. Alcobaça...5 crianças beberam água que as "intoxicou"...notícia espalhou-se...tds estão bem...

27maio2013
Questionei se já se sabe mais das causas da intoxicação....
Vereadora Mónica Baptista diz que não.
**
Via TVI
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/agua-alcobaca-escola-intoxicacao-tvi24/1452857-4071.html
Cinco crianças de uma escola básica de Pataias, no concelho de Alcobaça, foram esta quinta-feira transportadas ao Hospital de Leiria com sintomas de intoxicação, que se suspeita ter sido causada pela ingestão de água, informaram os bombeiros.

«Dois rapazes e três raparigas, entre os sete e os 11 anos, foram conduzidos aos serviços de pediatria com sintomas que apontam para uma intoxicação», disse à Lusa o comandante dos bombeiros Voluntários de Pataias, Nélio Gomes.

O alerta foi dado cerca das 13:00, depois de «uma das crianças se queixar de irritação na garganta, dores abdominais, vómitos e irritação na língua», e, 50 minutos depois, foi necessário levar ao hospital mais quatro crianças com os mesmos sintomas.

As cinco crianças são alunas da escola básica de Pisões e, segundo o presidente da câmara, Paulo Inácio, «tinham em comum terem todos bebido da mesma garrafa de água», o que, segundo o autarca, «leva a suspeitar que tenha sido água a causar os sintomas».

A garrafa, de 1,5 litros, «já foi enviada para análise e aguardamos os resultados para confirmar se foi ou não a causa da indisposição dos alunos», acrescentou o autarca.

Os cinco alunos foram transportados ao hospital de Leiria e no local estiveram cinco viaturas e 11 operacionais dos bombeiros de Pataias e uma patrulha da GNR.
**
só 2 (Tomás e Mariana) é que ficaram hospitalizados, apenas, para prevenção...
**
via facebook Telma C:
"Ficaram 2 internadas, as restantes tiveram alta.Mas por o que sei felizmente a situação está controlada."
**
via vários órgãos de comunicação social...recolha do Prof Paulo Grilo

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013


Intoxicação alimentar na Escola Básica de Pataias

A notícia de uma intoxicação alimentar na EB1 de Pataias, nos vários orgãos de comunicação social.

Na "Visão"
http://visao.sapo.pt/criancas-vitimas-de-intoxicacao-em-escola-de-pataias-livres-de-perigo=f731444


Crianças vítimas de intoxicação em escola de Pataias livres de perigo

Alcobaça, 23 mai (Lusa) -- As cinco crianças que hoje deram entrada no hospital de Leiria com sintomas de intoxicação que se suspeita ter sido provocada por uma garrafa de água não correm perigo de vida, mas continuam em observação, informou fonte hospitalar.
"Todos bem e não correm perigo de vida", informou o Centro Hospitalar Leria Pombal l em relação aos cinco alunos hospitalizados hoje à tarde com sintomas de intoxicação que se suspeita ter sido causada por uma garrafa de água.
Os dois meninos e três meninas, com idades entre os 7 e os 10 anos, são alunos na escola básica de Pisões, na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça.

No "Expresso"
http://expresso.sapo.pt/cinco-criancas-de-escola-em-alcobaca-hospitalizadas-por-suspeita-de-intoxicacao=f809115


Cinco crianças de escola em Alcobaça hospitalizadas por suspeita de intoxicação

Alcobaça, 23 mai (Lusa) -- Cinco crianças de uma escola básica de Pataias, no concelho de Alcobaça, foram hoje transportadas ao Hospital de Leiria com sintomas de intoxicação, que se suspeita ter sido causada pela ingestão de água, informaram os bombeiros.
"Dois rapazes e três raparigas, entre os sete e os 11 anos, foram conduzidos aos serviços de pediatria com sintomas que apontam para uma intoxicação", disse à Lusa o comandante dos bombeiros Voluntários de Pataias, Nélio Gomes.
O alerta foi dado cerca das 13:00, depois de "uma das crianças se queixar de irritação na garganta, dores abdominais, vómitos e irritação na língua", e, 50 minutos depois, foi necessário levar ao hospital mais quatro crianças com os mesmos sintomas.


No "Público"
http://www.publico.pt/local/noticia/criancas-vitimas-de-intoxicacao-em-escola-de-pataias-livres-de-perigo-1595346


Crianças vítimas de intoxicação em escola de Pataias livres de perigo

As cinco crianças que nesta quinta-feira deram entrada no hospital de Leiria com sintomas de intoxicação que se suspeita ter sido provocada por uma garrafa de água não correm perigo de vida, mas continuam em observação, informou fonte hospitalar.
“Todos bem e não correm perigo de vida”, informou o Centro Hospitalar Leria Pombal l em relação aos cinco alunos hospitalizados hoje à tarde com sintomas de intoxicação que se suspeita ter sido causada por uma garrafa de água.
Os dois meninos e três meninas, com idades entre os 7 e os 10 anos, são alunos na escola básica de Pisões, na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça.
As crianças foram transportadas para o hospital de Leiria apresentando “irritação na garganta, dores abdominais, vómitos e irritação na língua”, o que, segundo o comandante dos bombeiros de Pataias, Nélio Gomes, levava a suspeitar de uma intoxicação.
As vítimas haviam partilhado uma garrafa de água à refeição, a qual foi enviada para análise para apurar se foi ou não causadora da indisposição, já que, entre os restantes alunos (que não beberam da mesma água) não se verificaram queixas.
De acordo com o hospital de Leiria “um menino, o que apresentava mais queixas, já fez exames de diagnóstico, nomeadamente uma endoscopia, e tem uma inflamação do esófago de grau moderado, provavelmente provocada por um agente cáustico que estaria na água que consumiram”.
Apesar de nenhuma se encontrar em perigo “todas as crianças vão fazer exames de diagnóstico, mesmo que estejam menos queixosas, por uma questão de prevenção”, concluiu o hospital num comunicado enviado às redacções.

***VIA TINTAFRESCA.NET


Alunos da Escola Básica de Pisões internados com intoxicação alimentar após beberem água
   Cinco alunos - três meninas e dois meninos - da Escola Básica de Pisões, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, deram entrada no Centro Hospitalar Leiria-Pombal, no dia 23 de maio, vítimas de uma intoxicação alimentar, que terá sucedido depois de terem ingerido água da mesma garrafa. Três das crianças já tiveram alta, mas duas ainda continuam internadas, por precaução. A delegada de saúde municipal deslocou-se ao local onde recolheu informações sobre o sucedido, sendo a principal questão a apurar se a garrafa estava fechada ou aberta antes de ser servida a água.

   Segundo informação avançada por Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, existem suspeitas de que a água que as crianças terão ingerido terá tido vestígios de “soda cáustica”, mas tal só será confirmado após a investigação que está a ser levada a cabo pela delegada de saúde municipal. O autarca, que visitou as crianças no Hospital, mostrou-se solidário com as vítimas e com as suas famílias, e aguarda agora o resultado das investigações. Também a GNR se deslocou ao local está a investigar o assunto.

   Relativamente ao estado de saúde das crianças, três delas tiveram alta no dia 23 de maio, sendo que duas (um rapaz e uma rapariga) ainda se encontram hospitalizadas, por uma questão de precaução. Segundo Paulo Inácio, “as lesões felizmente serão todas recuperáveis”. Em informação avançada ao nosso jornal, pelos serviços do Centro Hospitalar Leiria – Pombal, “mantêm-se internadas duas crianças, cujo estado de saúde é estável e está a evoluir favoravelmente”.
   
   Mónica Alexandre
25-05-2013