06/06/2013

6.666.(6.6.2013.6h.6' da tarde) Confirmado: Serei 2º da lista da câmara municipal...Autárquicas 2013

em construção
Desde sempre estive metido por dentro de grandes causas...

Desde 1980, sem interrupções, tenho estado na CDU, a liderar listas autárquicas...Fui eleito na Assembleia Municipal...Fui eleito na Assembleia de Freguesia da Cela...Desde dez 1997 que fui eleito pelo PCP/CDU como vereador na Câmara Municipal de Alcobaça

Hoje estou, de novo, comprometido com uma campanha autárquica.

Ontem foi aprovado, confirmado, que seria o 2º da lista da Câmara. Não me diminui. Pelo contrário.
É uma honra, mais uma vez, ir à luta pela causa dum melhor concelho de Alcobaça. Sou homem de equipa, do colectivo, consciente do processo histórico. Serei leal, frontal, proponente, crítico e não esqueço que cometo erros e estou sempre predisposto para corrigir e autocriticar-me. É meu timbre.

É uma festa estar no grupo dos que estão no CONTINUAR...A enfermeira e grande mulher solidária, Isabel Granada, aceitou continuar na lista da Assembleia Municipal. O grande advogado e super Soldado da Paz Basílio Martins aceitou continuar mandatário concelhio.

Ver o grupo que assume o RENOVAR das listas...
Ver a Vanda FurtadoMarques e o João Paulo Raimundo tão convictos, como eu, de que é possível vencer esta batalha cívica.Com uma bela proposta de governação. Com um bom programa eleitoral e com uma bela e corajosa equipa.
Contribuir, com toda a energia, para termos a Primeira Presidente de Câmara da história de Alcobaça: com a certeza de será uma bela mulher Presidente de todos os munícipes, é um óptimo desafio.
Ver o meu querido irmão mais novo a pedalar pela Cela e por Alcobaça...

Tal como o nosso saudoso pai, João António Raimundo, que a 3 de agosto, perfazia 100 anos...

É muito bom ver tanta gente nova a dar pela 1ª vez o nome e a participar activamente.
***
3.agosto.2013
12.34'
João António Raimundo, meu querido pai, nasceu há 100 anos!
Vou escreviver um pouco.
Recordar para mais tarde desenvolver as minhas memórias...

Recordo a sua bonomia permanente.
Raramente o ouvi falar alto ou perder a calma.

Trabalhou desde os 10 anos no comércio. O meu avô paterno era GNR e morreu na pneumónica. A minha avó materna viu-se a braços com 2 filhos (meu pai e Tia Amável)...
Acho que trabalhou no comércio em Lisboa durante alguns anos. Porque  regressou?
Casou com a minha mãe que era filha do comerciante Virgílio Madeira da Silva (loja do largo para a Cela Velha)...
Casaram e foram funcionários da loja do Tio Diamantino Romão de Almeida (tio da minha mãe).
Compraram a loja e ficaram com autonomia. Desenvolveram todas as respostas. Recordo que era o Continente de então: loja de roupa, mercearia, taberna, talho, sal, adubos...
Trabalhavam de sol a sol...
A minha mãe era mestra nas morcelas, nas chouriças, nas malhas...
As lojas no r/c...A adega...O quintal...

As fotos dele com bicicleta. Ter bicicleta era uma extraordinária diferença...

O poço ainda existe...Também existe resto do portão que dava acesso às cortes dos porcos...coelheiras...Quem teria roubado a roldana (há 14 anos) que tinha o veio quase gasto...
Dava acesso a uma zona com flores...Jarros...o amarelo...provei e foi um dos sustos da minha infância...pensei que ia morrer...veneno...

Aos 4 ou 5 anos tb experimentei feijões no nariz...Grande susto...Acho que foi no aniversário dos 4 ou 5 anos...

Outros sustos que os meus pais me acompanharam...Fui atropelado pela carroça do pão, do Baltazar...Fiquei sem ar...Acho que foi a 1ªx que o meu pai e mãe me levaram a Alcobaça... Ao consultório do Dr. Ferro...Na Rua Miguel Bombarda...
Fui atropelado outra vez mas sem mazelas...
Saí a correr da taberna (portão enorme) e passei por meio da égua do...(do fundo do rossio da Cela) que ia em passo acelerado...

À noite, no quarto ao lado, ouvia como os meus pais eram ternos e como faziam o ponto da situação do dia.Percebi muitas vezes que tinham sexo gostoso entre eles.


Correspondente do "Século".

Dirigente da renovação da Banda. 1956?/1958?
Maestro Álvaro Guimarães (vivia no ex Asilo de Mendicidade de Lisboa...ex lar residencial de Alcobaça...)....
Compraram moto para ele vir à formação musical e ensaios...
Custo do restauro dos instrumentos...
Festas de angariação de fundos,,,

Quando era muito pequeno 5 anos...Lembro-me de ele a falar numa reunião no r/c da Junta...Ele foi autarca...O relógio da torre da igreja...

Já devia ter feito investigação sobre todos estes pontos...

Pelo que recolhi, a Canção da Cela, que o Grupo Folclórico do CCCela interpreta foi feita pelo meu pai, para uma das festas de angariação de fundos para a Banda da Cela...

Oh linda Cela
Tu tens magia
És a mais bela
a mais nobre freguesia

tu és singela
tens rara beleza
tu és oh Cela
(...)

A minha mãe era persuasiva e nunca desistia dos seus objectivos.
O meu pai não ia à missa...Só começou a frequentar a igreja católica nos últimos anos de vida...
Comigo tentou, tentou que eu retomasse a prática da religião católica.
Aos 10 anos convenceu-me que eu tinha que prometer ir a Fátima a pé para passar os exames da 4ª e da admissão ao Liceu...
Fui menino de coro...
Nessa altura o meu pai não ia à missa...

O livro dos fiados, dos assentos...a letra perfeita do meu pai...ao domingo era uma freguesia impressionante...as pessoas dos lugares vinham à missa e ao "continente" dos meus pais...

1958. O meu irmão mais novo, o João Paulo Raimundo foi um dos que nasceu de casais que já tinham decidido não terem mais filhos. Foi uma  leva de bebés resultante de um padre que considerava que o uso do preservativo era pecado.
13.7.1958. Acordei de madrugada com os gritos da minha mãe.Muita hora a sofrer antes do parto que foi aqui na casa. Com uma ajuda duma enfermeira de Alcobaça...No 1º andar sobre as lojas e taberna era onde vivíamos. A placa era totalmente em madeira...As escadas arrancavam da zona da mercearia...
1º andar onde vivo actualmente.

O carro FORDSON do meu pai...O meu pai permitia que eu fosse ao colo dele e rodasse o volante...Um dia viu-me a fazer manobras na garagem, para a frente e para trás...10 anos?

3 agosto é Dia Mundial da melancia...
Recordo um dia que fui a Alcobaça e fiquei admirado com a praça da hortaliça (actual Praça da República)...
Resolvi trazer para o meu pai uma melancia,,,Mulheres do Valado enchiam a praça...Havia também uns armários a venderem sangue às postas...Impressionou-me...
Mas a melancia era enorme e deixei-a cair a caminho do Claras (ou Capristano?)...Ficou a intenção...

A companheira de Diamantino Romão de Almeida (onde é o Actual Restaurante...) fazia doces que eu nunca tinha provado...Pudins de ovos...Trouxas de ovos...Muito simpática...
O jeep do meu tio Diamantino Romão de Almeida...

13.13' do dia 3 agosto 2013...