08/10/2013

7.071.(8out2013.8.8') CIMCA

2017
19 a 24noVEMbro2017...CIMCA...já estão seleccionados os músicos de vários países que estarão em Alcobaça que vos abRRaça... ANTÓNIO ROSA: +1 músico da Vestiaria, d' ALCOBAÇA que vos abRRaça a dinamizar 1 bELO evento para a TERRA d' ARTE E D' ARTISTAS...
https://www.facebook.com/notes/concurso-internacional-de-m%C3%BAsica-de-c%C3%A2mara-cidade-de-alcoba%C3%A7a/the-participants-of-cimca-2017-are-selected/1853634301332820/
*
" a competição que nasceu em 2009 traz uma nova esperança para outra edição que nós de grande qualidade musical. [...] Alcobaça, mais uma vez, promove e valoriza a competência musical, mas também o espírito saudável que a música carrega dentro de nós."

Diretor artístico
António Rosa
Direcção | Direction
http://www.cimca.eu/about/467-2/?lang=en
***
2015
Na reunião de câmara de 23mar2015
saudámos ANTÓNIO ROSA
academia de música
e tds que fizeram com que esta semana seja um hino à música e à capacidade
d'ALCOBAÇA TERRA D'ARTE E D'ARTISTAS
com capacidade de atracção
***
https://www.facebook.com/cimcalcobaca/photos/a.162078123828118.27295.162077837161480/767581693277755/?type=1&theater
**
27MAR2015

https://www.facebook.com/cimcalcobaca/photos/a.196171660418764.38838.162077837161480/817895338246390/?type=1&theater
**
26mar2015

Duo Piaolin vence a Final da Categoria Sénior


http://www.cimca.eu/2015/03/duo-vencem-a-final-da-categoria-senior/
O grande vencedor do 1º Prémio do IV Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) foi o Duo Piaolin, depois de decorrida a Final da Categoria Sénior durante o dia de hoje no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Este grupo leva assim para casa um cheque no valor de 4000 euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2016 do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo.
Nas restantes posições, ficou o Duo Shalamov, que ocupou o 2º lugar (Prémio no valor de 2000 euros), cabendo a 3ª posição ao Duo L (Prémio no valor de 1000 euros), tendo o Júri decidido ainda atribuir uma Menção Honrosa ao Sforzanduo.
Ao grupo Face Two Phase, 1º Prémio da Categoria Júnior junta-se assim o Duo Piaolin, atuando ambos os agrupamentos no último dia do CIMCA, 27 de março, concertos que se realizarão durante a Cerimónia de Entrega de Prémios e o Concerto dos Laureados, amanhã, pelas 21h00, Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.
**
25mar2015
Face Two Phase
http://www.cimca.eu/2015/03/face-two-phase-sao-os-vencedores-da-categoria-junior/

Face Two Phase são os Vencedores da Categoria Júnior

25-03-2015
O 2º Prémio não foi atribuído e o 3º Prémio ex-aequo foi para as formações RisolutoQuintet e Quarteto Werther
A Final da Categoria Júnior no IV Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), decorrida durante a manhã de hoje no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, entregou o 1º Prémio ao duo espanhol Face Two Phase (Percussão), não tendo atribuído o 2º Prémio e dando o 3º Prémio ex-aequo ao RisolutoQuintet e ao Quarteto Werther.
Assim, será o Face Two Phase a atuar durante o último dia do CIMCA, 27 de março, data em que se realiza a Cerimónia de Entrega de Prémios e o Concerto dos Laureados, pelas 21h00, evento aonde se juntará também o vencedor da Categoria Sénior.
A Final, nesta última categoria, acontece amanhã, dia 26 de março, quinta-feira, como sempre no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Relembramos, mais uma vez, os cinco grupos que irão disputar os vários prémios em disputa: Duo L, Duo Piaolin, Duo Oliveira Cernadas, Sforzanduo e Duo Shalamov.
*
16mar2015
http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/cimca-arranca-no-domingo-com-17-agrupamentos-musicais
cimca.jpg

CIMCA arranca no domingo com 17 agrupamentos musicais

O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) começa este domingo, com a receção e sorteio dos participantes, e termina no próximo dia 27, com um concerto de laureados. A concurso vão estar 17 agrupamento musicais, 11 na categoria sénior e seis na categoria júnior.
Vão juntar-se em terras de Cister músicos de Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul, com a presença de cerca de 50 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior). "É com muita honra que conseguimos, mais uma vez, viabilizar este concurso, que é de todas as atividades da Banda de Alcobaça a que tem uma propensão internacional mais acentuada", referiu Rui Morais, presidente da Banda de Alcobaça, na apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira, no Cine-teatro de Alcobaça. Na ocasião, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, considerou que "o CIMCA vai reafirmando Alcobaça com a tradição da música clássica e na excelência destes eventos".
Além do Cistermúsica, a 4.ª edição do CIMCA conta, pela primeira vez, com a parceria do Festival do Estoril e soma a segunda parceria internacional, juntando ao Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) o Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambique). "Argumentos mais do que suficientes para manter a diversidade de concorrentes, vindos de todo o mundo", sublinhou António Rosa, presidente do Júri e diretor artístico do CIMCA. 
Além de António Rosa, da Orquestra Sinfónica do Porto, integram o júri António Saiote, professor da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto, Jonathan Luxton, da Orquestra Gulbenkian e na Escola Superior de Música de Lisboa, Luís Magalhães, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul; Miquel Bernat, que trabalha com o Drumming em Portugal, dando aulas no Porto e em Barcelona e, por último, Vicente Chuaqui, professor de violoncelo no Conservatório de Música do Porto.
Organizado pela Banda de Alcobaça e pela Câmara, com produção da Academia de Música de Alcobaça, o evento tem como objetivo divulgar a Música de Câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade dos participantes. Orçado em cerca de 38 mil euros, o CIMCA vai atribuir prémios financeiros na ordem dos 18 mil euros.

*

2março2015

https://www.facebook.com/notes/concurso-internacional-de-m%C3%BAsica-de-c%C3%A2mara-cidade-de-alcoba%C3%A7a/conhe%C3%A7a-os-selecionados-a-participar-no-cimca-2015/1015818148447777
Participantes na competição vêm de Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul

Tal como previsto pelo regulamento e após analisadas as várias inscrições, já estão definidos os grupos que irão participar na próxima edição do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), que se realiza entre os dias 22 e 27 de março no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.

Entre os participantes (ver lista abaixo) contam-se na sua maioria grupos e instrumentistas oriundos de Portugal, mas também de países como Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul, num total de cerca de 17 formações a concurso e com a presença de perto de 50 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior).
***
2014

Parceria com Moçambique em destaque na Mensagem do Diretor

04-12-2014
Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambique) junta-se ao Festival Internacional de Música de Câmara em Sttellenbosch (África do Sul) no plano das parcerias
António Rosa (Diretor Artístico)
Estão renovadas as habituais palavras de boas vindas dirigidas a todos os interessados em participar na quarta edição do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), onde desta vez, António Rosa, Diretor Artístico da competição, revela na sua mensagem não só a renovação da parceria internacional com o Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul), que receberá em 2016 o vencedor da Categoria Sénior, como uma nova parceria com o Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambique).
Para o também Presidente de Júri, é “um privilégio e uma honra poder repetir a colaboração com o Festival Internacional de Música de Câmara de Stellenbosch assim como apresentar a nova parceria que conseguimos com o Festival de Música de Maputo”.
António Rosa reserva ainda algumas palavras para os novos jurados da próxima edição: “Reunimos uma vez mais, um júri de qualidade ímpar, experiente e de grande projeção que nos ajuda indelevelmente a atingir os patamares que ambicionamos.”
Entre estes, contam-se os seguintes nomes: António Rosa (Presidente do Júri, Diretor Artístico e Orquestra Sinfónica do Porto), António Saiote (ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, Porto), Jonathan Luxton (Orquestra Gulbenkian e Escola Superior de Música de Lisboa), Miquel Bernat (Drumming, ESMAE e ESMUC, Barcelona), Luís Magalhães (Universidade de Stellenbosch, África do Sul) e Vicente Chuaqui (Conservatório de Música do Porto), podendo haver um sétimo elemento do júri, o qual será designado oportunamente pela Organização.
***
Ver site
Regulamento | General Rules
http://www.cimca.eu/informacao/regulamento/
***
Via tintafresca.net
Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça já abriu inscrições

    IV CIMCA garante prémios aos vencedores
    e participação em festivais de música
       
              António Rosa preside ao júri
      Estão agendadas as datas do IV Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA): 22 a 27 de março de 2015 – são estes os dias em que o Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro torna a receber a quarta edição do evento. Nesse sentido, e já a partir de 11 de dezembro, estão oficialmente abertas as inscrições para esta competição que tem a divulgação da Música de Câmara como um dos seus principais objetivos e que encerrarão a 20 de fevereiro de 2015.

       Quanto aos nomes que irão compor o Júri do concurso estes são os seguintes: António Rosa (Presidente do Júri, Diretor Artístico e Orquestra Sinfónica do Porto), António Saiote (ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, Porto), Jonathan Luxton (Orquestra Gulbenkian e Escola Superior de Música de Lisboa), Miquel Bernat (Drumming, ESMAE e ESMUC, Barcelona), Luís Magalhães (Universidade de Stellenbosch, África do Sul) e Vicente Chuaqui (Conservatório de Música do Porto), podendo haver um sétimo elemento do júri, o qual será designado oportunamente pela Organização.

       Quanto aos prémios, os vencedores na Categoria Júnior receberão um prémio de €2500 e a oportunidade de se apresentarem em concerto no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça (2016). Para a Categoria Sénior, o prémio será de €4000, também com concertos no âmbito do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo (edições de 2016).

       Fonte: GC|CMA
    14-12-2014
    ***
    2013
    Assisti ao concerto e à entrega dos prémios 1nov.21.30'..
    António Rosa estava duplamente de parabéns

    ...Foi o seu aniveRsáRio e cantaram-lhe...
    O CIMCA está prestigiado e foi ideia dele...
    fotos via Academia de Música

    **
    via tintafresca.net  3nov2013

    1º Prémio da Categoria Sénior não foi atribuído
      Incertus Trio vence na Categoria Júnior
      do CIMCA 2013
             

      Insertus Trio
      Depois de decorrida a Final da Categoria Sénior durante o dia 31 de outubro no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, o Júri decidiu não atribuir o 1º Prémio do III Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA). Contudo, em 2º lugar (Prémio no valor de € 2000) ficaram dois grupos de percussão, ex-aequo: Pulsat Percussion Group (Portugal) e Fussion Percussion Duo (Espanha), cabendo a 3ª posição ao Trio 92 (Prémio no valor de € 1000), composto por elementos da Polónia e Grécia.

         O Incertus Trio, trio feminino português de flautistas, venceu o 1º Prémio da Categoria Júnior juntando-se assim aos grupos de percussão que ocuparam o 2º Lugar da Categoria Sénior para atuarem no último dia do CIMCA, 1 de novembro, durante a Cerimónia de Entrega de Prémios e o Concerto dos Laureados, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.

          
        
      Pulsat Percussion Group e Fussion Percussion Duo
      O Concerto de Laureados contou com a presença da vereadora da Cultura, Inês Silva, do presidente da Direção da Academia de Música de Alcobaça, Rui Morais, do diretor técnico da competição, João Ribeiro, e do diretor artístico do CIMCA, António Rosa, que adiantou já ter realizado a primeira reunião para a edição de 2015 do Concurso, admitindo estabelecer mais uma parceria com outro festival, desta vez da América do Sul, que aguarda confirmação oficial.

         Mário Lopes
      03-11-201
      **
      https://www.facebook.com/notes/concurso-internacional-de-m%C3%BAsica-de-c%C3%A2mara-cidade-de-alcoba%C3%A7a/j%C3%A1-est%C3%A3o-escolhidos-os-participantes-do-iii-concurso-internacional-de-m%C3%BAsica-de-/702434779786117
      via tintafresca.net
      **
      Competição conta com participações de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Holanda, Polónia, Grécia, Letónia, Lituânia, Rússia e Japão
        Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” já tem concorrentes
            Tal como previsto pelo regulamento e após analisadas as várias inscrições, já estão definidos os grupos que irão participar na próxima edição do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), que se realiza entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro.

           Entre os participantes contam-se na sua maioria grupos e instrumentistas oriundos de Portugal, mas também de países como Espanha, Alemanha, França, Itália, Holanda, Polónia, Grécia, Letónia, Lituânia, Rússia e Japão, num total de cerca de 24 formações a concurso e com a presença de perto de 70 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior).

           A lista oficial dos participantes ficou assim estabelecida a partir do dia 7 de outubro, recebendo todos os concorrentes um diploma de participação e os premiados uma certificação correspondente à sua classificação após a sua participação na competição.

           Este é um projeto que procura colmatar uma lacuna nacional no que se refere a eventos que premeiam o mérito de músicos e grupos nacionais e também estrangeiros que encaram o nosso país como uma possibilidade de lançarem a sua carreira, celebrando por outro lado o talento, a criatividade e a capacidade dos jovens músicos.

           Participantes Admitidos
        Categoria Sénior
        (grupos que não excedam em média os 30 anos de idade)

        Dryads Duo – Duo de Violino e Piano (Portugal)
        Vitaly Vatulya & Maria Nemtsova Duo – Duo de Saxofone e Piano (Rússia)
        Hiller Sieber Duo – Duo de Piano e Violoncelo (Alemanha)
        R2T2 – Duo de Guitarras (França)
        Quinteto Argo Navis – Quinteto de Flauta, Oboé, Clarinete, Trompa e Fagote (Portugal)
        Duo Beitan Sarti – Duo de Violoncelo e Piano (Letónia e Itália)
        Marina Pacheco & Olga Amaro – Duo de Canto e Piano (Portugal)
        Pulsat Percussion Group – Quarteto de Percussão (Portugal)
        Trio Rodin – Trio de Violino, Violoncelo e Piano (Holanda)
        Duo Jota – Duo de Flauta e Guitarra (Portugal)
        Daniels´Satyre – Duo de Percussão e Flauta (Portugal)
        Trio Ímpar – Trio de Saxofone, Violino e Piano (Portugal)
        Quarteto de Cordas de Sintra – Quarteto de Violino, Viola e Violoncelo (Portugal)
        Quarteto Contratempus – Quarteto de Canto, Clarinete, Violoncelo e Piano (Portugal)
        Trio 92 – Trio de Piano, Violino e Violoncelo (Grécia e Polónia)
        Fussion Percussion Duo – Duo de Percussão (Espanha)
        Trio Météore – Trio de Violino, Saxofone e Piano (Japão)
        Baltic Duo – Duo de Violino e Piano (Lituânia)
        Duo “8 e 15” - Duo de Piano e Saxofone (Itália)

        Categoria Júnior
        (grupos que não excedam em média os 20 anos de idade)
        Stravinstrio – Trio de Piano, Violino e Clarinete (Portugal)
        Trio Púrpura – Trio de Clarinete, Violino e Piano (Portugal)
        Opus 3 – Trio de Piano, Violino e Violoncelo (Portugal)
        Éclatant Ensemble – Sexteto de Flauta, Oboé, Fagote, Trompa, Clarinete e Piano (Portugal)
        Incertus Trio – Trio de Flautas (Portugal)

           Fonte: Gabinete de Comunicação da Academia de Música de Alcobaça
        08-10-2013
        ***
        23NOV2011
        http://www.cimca.eu/
        CIMCA 2011 anuncia datas e abertura de inscrições

        10 a 15 de Abril de 2011: são estas as datas do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) que foram anunciadas através duma conferência de imprensa realizada na manhã do dia 22 de Novembro no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, local que voltará a receber a próxima edição do evento.
        No encontro com os jornalistas, que contou com a presença de Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), António Rosa, director artístico do concurso, e Rui Morais, director da Academia de Música de Alcobaça (AMA), foi ainda anunciado a abertura oficial das inscrições para a competição que tem como um dos seus principais objectivos a divulgação da Música de Câmara.
        Outra das novidades prendeu-se com a revelação dos nomes que irão compor o júri do concurso: António Rosa (Director Artístico) e Pedro Burmester repetem a presença, aos quais se juntam Alexandre Delgado, Hugo Assunção, António Oliveira, Luiz Fernando Pérez Herrero (Escuela Superior Reina Sofia, Madrid) e Gunter Pfitzenmaier (Staatliche Hochschule für Musik – Karlsruhe), figuras que expressam mais uma vez a qualidade e distinção colocada na escolha dos jurados.
        Quanto aos prémios, ficou a saber-se ainda que os vencedores na Categoria Júnior receberão um prémio de 3000€ (patrocinado pela Fundação Inatel) e a oportunidade de se apresentarem em concerto no Cistermúsica e Centro Cultural de Belém (CCB). Para a Categoria Sénior, o prémio será de 5000€, também com concertos no Cistermúsica, CCB e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
        ***
        3ABRIL2009
        Acabei de estar na entrega de prémios e concerto de laureados...

        Apontamentos a não esquecer:
        músicos de 10 países vieram a alcobaça, à sua conta, consumiram refeições e dormidas...

        Há que saudar a Organização deste 1.º CIMCA.

        os directores: António Rosa (Artístico), Miguel Silvestre (Executivo e foi um bom apresentador como o pai sempre foi) e Pedro Marques (Produção)

        A Atlantis Crystal deu belas peças.prémio.

        Venceu o Escalão A 0 "Trio Impressões"
        que tem a "cereja do magnífico bolo deste concurso internacional a clarinetista da Banda da Vestiaria (e da de Alcobaça) Vera Santos.
        Que magnífica actuação.
        Os pais da Vera estavam, naturalmente, eufóricos. A casa deles teve uma vivência especial com as sucessivas etapas do concurso a serem vencidas. Arranjaram amigos novos através da filha...

        "Messiaen Quartet" com 4 jovens russos deram show cénico com a bela música que interpretaram...Vamos poder vê-los no cistermúsica deste ano...

        O Manuel Campos esteve sentado ao meu lado e viveu o concurso como membro do júri e contou-me vários elementos de grande satisfação dos músicos/grupos concorrentes.

        O representante da SUMA (que financiou o evento) esteve ao meu lado e disse-me que os trabalhadores da SUMA em Alcobaça são dos melhores no grupo que tem gente em muitos concelhos. Fiquei orgulhoso com esta informação...

        Ver o site
        www.cimca.eu
        ***
        28MAR2009
        Comentário: Nas faldas da serra e sempre no centro da informação/promoção cultural.Saudações para o que nos traz belas notícias de eventos culturais em que a música impera.Vereador CDUrogério raimundo 03.28.09 -

        "Nas Faldas Da Serra" Vai Ser o Blogue Oficial do I Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça
        O blogue cultural Alcobacense Nas Faldas da Serra foi convidado para ser o blogue oficial do I Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça, importante evento cuja fase final terá o seu início no próximo domingo, 29 de Março.O blogue, que já havia publicado na íntegra o regulamento do concurso, promete ir publicando muita informação sobre este I Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça.Um merecido premio para um dos blogues de referência de Alcobaça.Parabéns!
        ***