26/11/2013

7.192.(26nov2013.8.8') O TConstitucional aprovou por 7 a 6 que as 40h, na função pública, são contitucionais...PCP na linha certa vai continuar a luta...

"O PCP vai avançar com uma iniciativa parlamentar para repor as 35 horas semanais na Função Pública, considerando a validação do Tribunal Constitucional às normas do aumento do horário de trabalho como um «retrocesso laboral».

A posição foi assumida à agência Lusa, pelo deputado Jorge Machado, em representação do grupo parlamentar comunista, assinalando que o partido discorda da decisão conhecida hoje do Tribunal Constitucional, que não declarou a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública para as 40 horas semanais.

«Respeitamos a decisão, mas não concordamos com ela porque, na interpretação que nós fazemos da Constituição, não vai no sentido da Justiça. Entendemos que esta medida [aumento do horário de trabalho] é uma iniquidade, uma injustiça e um retrocesso daquilo que é a legislação laboral, que deve caminhar no sentido do progresso», afirmou o deputado.

Assim, o PCP perspetiva desde já a apresentação de uma iniciativa parlamentar para repor o horário de trabalho dos funcionários públicos nas 35 horas semanais.

«Não deixaremos de tomar as iniciativas políticas necessárias para retomar aquilo que é um dos direitos dos trabalhadores e que infelizmente foi atacado por este Governo. Nós entendemos que o caminho deve ser outro», sublinhou Jorge Machado."