31/12/2013

7.300.(31dez2013.7.7') Roteiros...Saber Receber...

***
16jan2017
https://www.facebook.com/notes/concelho-de-alcoba%C3%A7a/visite-e-descubra-alcoba%C3%A7a-parreitas-aljubarrota-e-coz-com-a-c%C3%A2mara-municipal/1241172535965305
*
TAMBÉM PARA GRUPOS DE TURISTAS ESPECIAIS...
 tintafresca.net reproduziu na íntegra:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=dbdba3e5-995c-482c-a951-596dcea46187&edition=195
Destinadas à comunidade escolar
    Município oferece visitas guiadas a Alcobaça, Parreitas, Aljubarrota e Cós
       
          Monumento à Padeira de Aljubarrota
    O Município de Alcobaça está a organizar, desde setembro, visitas guiadas a Alcobaça, Parreitas, Aljubarrota e Cós. As visitas destinam-se à comunidade escolar e estão contempladas no Plano de Atividades Educativas 2016-2017, apresentado a 15 de setembro, no arranque do ano letivo.

       A visita a Parreitas pretende dar a conhecer a presença romana na região de Alcobaça e os vestígios do processo de romanização conhecidos, em íntima relação com a desaparecida Lagoa da Pederneira e com o contexto do Império Romano no seu todo; inclui visitas ao Museu Monográfico do Bárrio e aos vestígios visitáveis da villa.

      
                           Estação arqueológica de Parreitas
     Em Cós será apresentado o mosteiro feminino cisterciense de Cós, com particular ênfase na igreja e na sua riqueza artística: a arquitetura, a azulejaria, a pintura e a talha dourada. A visita compreende igualmente uma breve visita ao espaço exterior acompanhada de uma explicação da dimensão do mosteiro desaparecido e da paisagem envolvente na qual se insere, numa perspetiva ambiental e histórica.

       A visita a Aljubarrota tem por objetivo promover o conhecimento da figura de Brites de Almeida, na sua dimensão histórica e lendária, enquadrando a mensagem pedagógica da lenda de acordo com o conhecimento científico, e fomentando o conhecimento do núcleo histórico da vila que deu nome à batalha.

       
                                              Mosteiro de Cós
    Em Alcobaça, o Município criou a rota “Dê Lugar Ao Amor” que percorre a pé os principais pontos de interesse da cidade, enquadrando-os histórica e socialmente e oferecendo uma visão do desenvolvimento urbano da sede de concelho.
    Para se inscrever nas visitas contacte a Câmara Municipal de Alcobaça através dos emails:
    • servico.educativo@cm-alcobaca.pt
    • cultura@cm-alcobaca.pt

       Fonte: GRPP|CMA
    16-01-2017
    ***

    2016
    CDU aprovou a contratação de uma parceria com a Casa da Cultura de São Martinho do Porto
    para implementar um conjunto de visitas guiadas.
    "O Presidente da CCSMPORTO, Cipriano Simão, é 1 conhecedor do concelho como poucos. De cada colectividade ele conhece circuitos de 8km, para caminhar e conhecer ao pormenor o património, a fauna a flora...
    Os profs ficaram mui satisfeitos com as explicações que deu na Recepção aos profs..."
    ***
    31dez2013
     Imaginemos que somos turistas e chegamos a Alcobaça, por exemplo, na Rodoviária...
    E queremos...
    E a falta de abrigos num dia de chuva
    urge SABER RECEBER
    via Gina Caetano
    Facebook
    citando TEMOS PENA
    "1º junto ao centro comercial um casal de espanhóis a perguntar onde parava o autobus que visita a cidade? boa pergunta alguém sabe a resposta? eu só sei de um mini autocarro que da umas voltas a cidade durante o dia a que lhe chamam urbana. No entanto lá expliquei que ali junto aquele edifício cor de rosa(CAMARA MUNICIPAL) 
    tinha uma paragem onde parava um mini autocarro que fazia o transporte urbano, onde o Sr. me disse que nos roteiros turísticos da cidade existe um autocarro para visitar a cidade. alguém conhece? bom, mal esclarecidos e nada confiantes o casal lá foi ate ao edifício cor de rosa.
    Como gosto de ver a figura de parvo que os turistas que nos visitam fazem por má informação ou falta dela dei mais uma volta e ao chegar a rotunda da camara vejo o dito casal á procura da paragem parecia que estavam aflitos á procura de um WC, e onde antes existiu uma paragem urbana agora só lá está um sinal onde uma senhora com idade avançada esperava de chapéu aberto pois chovia bem.


    2º como não gosto de falar de cor, dei uma volta pela cidade e reparei que nem de urbana nem de rodoviária, em Alcobaça não se pode apanhar o autocarro ou a urbana em dias de chuva. entretanto pensei isto é mais uma incompetência da camara de Alcobaça, vou para casa e vou escrever estas idiotices no facebook, então não é que quase todo o caminho para casa fui atras da urbana o confirmar como é bom esperar por ela de chapéu aberto. O povo de Alcobaça já merecia uma explicação???????????????????????????????????????????"