08/01/2014

7.345.(8jan2014.18.2') Um exemplo cívico para multiplicar...Comissão de Melhoramentos da Fonte da Vila...Turquel

Via Facebook dei conta que há esta Comissão de Melhoramentos...
HÁ QUE SAUDAR!!!
"Para terem uma ideia do que já fizemos, e do que ainda pode ser feito, com a vossa ajuda.
Este espaço merece muito mais. 
Participe neste movimento cívico.
Visite a Fonte da Vila."
Estava assim





Agora está



***
via ALCOA 20fev2014

Fonte da Vila de Turquel

recordando-fontedavilaturquelsite
A Fonte da Vila fica a 450 metros do centro de Turquel e a 500 metros do edifício sede da junta de freguesia. Esta trata-se de um chafariz antigo pois já dele fazem referência a carta de povoação, datada de 1314, e o foral da Vila de 1514, onde o seu uso era permitido para gente e seus gados. A 4 de novembro de 2012, foi criada a Comissão de Melhoramentos Fonte da Vila. “Não é muito mais que uma página de Facebook”, explica o membro do movimento de cidadãos criado na rede social, Filipe Simão. Segundo o turquelense, “o movimento foi criado porque a Fonte da Vila é um sítio com história que foi deixado incrivelmente ao abandono”. O movimento cívico já organizou três caminhadas, “com participações muito reduzidas”, lamenta o turquelense.
De acordo com dados publicados em livros de José Diogo Ribeiro, a água brotava de dois orifícios de uma fraga, que forma a base da parte posterior de um tanque quadrado, resguardado por uma abóbada de meio círculo, emparedada em 1912, e corria por duas bicas para um bebedouro retangular de cantaria. No inverno, o caudal procedente desta fonte seguia para norte até próximo de Mendalvo, onde se reunia ao rio Baça. A calçada, que liga este chafariz à povoação de Turquel, foi quase toda reconstruída em 1883 com o produto de um bazar promovido por Francisco Rodrigues. Para a obra contribuiu a câmara municipal com um auxílio pecuniário e o povo da freguesia com o respetivo trabalho braçal. A 31 de janeiro de 1937, foram inaugurados em Turquel dois fontanários e um lavadouro coberto, com tanques de lavagem individual, junto à Fonte da Vila. Estas construções foram celebradas por diversas autoridades: o Governador Civil, Mário Vasconcelos; o capitão Silva Mendes; o presidente da Câmara de Alcobaça, Manuel Carolino; o Delegado Escolar Elias Cravo; José Nascimento e Sousa e o engenheiro Tito Lopes, representante dos Melhoramentos Rurais. Ao último se deve a elaboração gratuita dos projetos para o abastecimento de água e a construção do lavadouro, assim como a direção técnica das obras correspondentes.
Cooperaram neste empreendimento o Estado com 45.409$00, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Junta de Freguesia de Turquel e todo o povo da freguesia. Em 1982, os fontanários foram ligados à rede de abastecimento de água dos serviços municipalizados, o que fez com que a Fonte da Vila perdesse a importância de outrora.