06/02/2014

7.485.(6fev2014.12.51') Escola D.Pedro I vai comemorar os 25 anos...Agora está agrupada no mega Agrupamento de Cister...

Via Alcoa de 6fev2014

Memórias com 25 anos da Escola D. Pedro I

IMG_9033
“Viemos ainda com um dos blocos em construção. Tínhamos de fechar as janelas e baixar os estores, as mesas estremeciam com a vibração das máquinas. Não havia relva nem árvores, e o alcatrão ainda derretia sobre os nossos pés. No início éramos uma família”. Hirondina Batalha, professora na D. Pedro I, recorda assim os primeiros tempos da escola que agora celebra 25 anos de existência. Antes da inauguração da escola, a 9 de fevereiro de 1989, os alunos que vieram frequentar a D. Pedro I tinham aulas em contentores pré-fabricados na Escola D. Inês de Castro.

(Saiba mais na edição em papel de 6 de fevereiro de 2014)
***
Via tintafresca.net

Alcobaça
    Escola Básica 2,3 D. Pedro I comemora 25 anos
    e inaugura escultura de Margarita Benito
       
         Paula Soares e Rosário Besteiro
    Inaugurada a 10 de fevereiro de 1989, a Escola Básica 2,3 D. Pedro I – Alcobaça, comemora o seu 25º aniversário, com várias atividades. O ponto alto será o “Abraço Solidário da D. Pedro I” em frente ao Mosteiro de Alcobaça, e que servirá para ajudar a angariar sócios para os Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Apesar de comemorar o 25º aniversário, esta escola passa por alguns problemas, nomeadamente no que se refere à falta de pessoal auxiliar e à necessidade de realizar obras de manutenção, como referiram ao Tinta Fresca as professoras Rosário Besteiro e Paula Soares.

       A Escola entrou em funcionamento a 10 de fevereiro de 1989, com as áreas de Humanidades, Ciências e Artes do ensino secundário e 3º ciclo, situação que se verificou por alguns anos, até que há cerca de 12 anos, e devido à reestruturação da rede escolar, começou a sofrer alterações, nomeadamente com a perca da área de Humanidades, tendo depois ficado sem a área de Ciências e, nos últimos anos, sem a área de Artes. Nos dois últimos anos recebeu a valência de Cursos Profissionais.

       Neste momento, e segundo a coordenadora Rosário Besteiro, são lecionados nesta escola o 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, bem como dois cursos CEF- Cursos de Educação e Formação, de Eletromecânica e Impressão. No total a escola tem atualmente 28 turmas, num total de 611 alunos, dos quais 45 de CEF; 75 professores e 19 funcionários/ assistentes operacionais.

       
          Escola D. Pedro I notabilizou-se
               pelo Agrupamento de Artes
    Apesar disso, e segundo Paula Soares, existe a necessidade de receber mais assistentes operacionais, uma vez que existem 19, os quais nem sempre estão todos ao serviço, por se encontrarem doentes, sendo, por isso, necessário colmatar essas falhas, situação que tem gerado alguns problemas. Segundo a professora, seriam necessários pelo menos mais dois funcionários.

       Outro dos principais problemas da escola é a sua degradação. Segundo Rosário Besteiro, “têm-se feito obras de pequena dimensão, apenas para tentar melhorar o ambiente escolar”, quer seja através de pequenos arranjos nos blocos e nas salas com a pintura de algumas, quer através da manutenção e melhoria dos espaços exteriores.

       No entanto, “a escola está bastante degradada e necessita de uma intervenção maior, uma vez que em alguns locais continuam a ocorrer infiltrações”. Falta também retirar as coberturas exteriores que protegem os alunos da chuva, uma vez que têm na sua composição amianto, alertou a coordenadora.

       
                                     Instalações da Escola
    Relativamente ao aniversário da escola, a docente defendeu que esta é “uma data marcante que se impõe assinalar”, para realçar a história da escola. A coordenadora agradece a todos os que estão a tornar possível esta iniciativa, nomeadamente aos professores, alunos e funcionários, mas também às empresas Serralharia Fialho & André e aos Mármores Vigário que apoiaram a feitura da escultura comemorativa, da autoria da professora Margarita Benito e que será descerrada no dia 10 de fevereiro.

       A cerimónia protocolar irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e da vereadora da Cultura, Inês Silva, além do diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, Gaspar Vaz. A direção da escola também convidou um representante do Ministério da Educação, aguardando-se ainda a confirmação da sua presença.

       Programa comemorativo do 25º Aniversário da Escola Básica 2,3 D. Pedro I – Alcobaça - 10 de fevereiro

    8h30 – Concentração dos alunos no recinto escolar e distribuição de camisolas para formar o cordão humano

    9h – Hastear da Bandeira Eco escolas

    9h15 – Momento Musical por alunos da escola

    10h - Descerrar de escultura comemorativa da autoria da professora Margarita Benito

    10h30 – Início do desfile até ao Mosteiro de Alcobaça (Itinerário – Escola – Rua de Leiria – Avenida dos Combatentes – Rua D. Pedro V – Mosteiro)

    11h00 – “Abraço Solidário da D. Pedro I” em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
    Cerimónia de investidura junto ao túmulo de D. Pedro I. Colocação de cupão de sócio dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
    12h30 – Regresso à Escola, acompanhados por D. Pedro I a cavalo (Itinerário – Mosteiro – Rua Araújo Guimarães – Rua 16 de Outubro – Rua Dr. Brilhante – Rua Afonso Albuquerque – Escola)

    14h00 – Espetáculo no pavilhão Gimnodesportivo da escola, com atuações dos alunos

    20h – Jantar comemorativo no Hotel D. Inês de Castro. (Inscrições na escola até dia 6 de fevereiro – 17,50 euros por pessoa)

       A direção da Escola Básica 2,3 D. Pedro I – Alcobaça, agradece também o apoio à Polícia de Segurança Pública e aos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, que irão acompanhar todo o percurso dos alunos.

       Mónica Alexandre
    06-02-2014