O meu nome é Jorge Gustavo de Albuquerque Furtado Lopes e, na qualidade de ex-director da Biblioteca Municipal da Nazaré procedo ao envio desta mensagem juntamente com um documento em anexo explicativo da grave situação ocorrida na Biblioteca Municipal da Nazaré .
Esta denúncia tem a ver com a aniquilação completa de uma equipa de quatro funcionários qualificados que asseguravam, desde a abertura da biblioteca em 22/11/2008, o seu pleno funcionamento e a possível transformação deste espaço numa espécie de “Pavilhão Multiusos Cultural” num evidente atropelo à utilização de dinheiros públicos e fundos comunitários e numa lógica de destruição de um espaço cultural moderno e de serviço público.
A razão evocada para a extinção (económico)esbarra no valor total de ordenados da equipa de 4 pessoas (3700 €) brutos/mês que asseguravam um serviço público à comunidade local, regional e nacional e a todos os turistas que anualmente visitam esta bela vila portuguesa.
Este assunto já está a ser devidamente tratado ao nível da DGLAB (Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) desde o passado mês de Fevereiro .
Está activa uma petição on-line relacionada com esta causa que já conta com mais de 1300 assinaturas de um leque variado de agentes culturais nacionais e com o apoio dos ex-Secretários de Estado da Cultura Francisco José Viegas (PSD), Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery e e Elísio Sumavielle (PS) e do ex-Ministro da Cultura socialista Manuel Maria Carrilho. Assinaram igualmente a petição os escritores João Tordo, Richard Zimler , Jacinto Lucas Pires , o poeta Nuno Judíce e o Arquitecto Siza Vieira.
http://peticaopublica.com/
Este assunto foi abordado nestes blogues:
http://ler.blogs.sapo.pt/as-
http://dererummundi.blogspot.
https://educar.wordpress.com/
Esta situação foi tema em destaque no programa "Dias do Avesso" do dia 22/04/2014 conduzido pelo psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Isabel Stillwell
http://www.rtp.pt/play/p271/
De forma a tentar reverter a situação e também com o intuito de reunir o número de assinaturas legalmente estabelecido para uma petição ser acolhida no Parlamento (4000) solicitamos (equipa) o apoio de todos os profissionais e amigos de bibliotecas.
Muito obrigado!
De um bibliotecário e sua equipa tristes mas determinados
Jorge Gustavo Lopes
***
O Comunicado do PCP - Concelhia da Nazaré...
O PCP da Nazaré, vem, desta forma, prestar toda a solidariedade para com os trabalhadores que recentemente souberam que vão ser dispensados da empresa municipal Nazaré Qualifica e dos Serviços Municipalizados da Nazaré, pelo executivo municipal (PS) liderado por Walter Chicharro.
Como tal, colocamos a nossa estrutura política ao serviço e pela defesa de todos os trabalhadores que sentiram a sua dignidade afectada pela forma desumana, inescrupulosa e insensível como lhes foi comunicado que os seus vínculos laborais não iriam ser renovados.
Os representantes da organização local do PCP, a partir do momento que tiveram conhecimento deste caso, prestaram pessoalmente, e através das estruturas próprias, por nós chamadas ao processo, o apoio necessário a todos os trabalhadores. Ouvimos alguns dos seus desabafos, o seu descontentamento e a sua revolta.
Confiando plenamente na condução deste processo pelas estruturas que legitimamente representam os trabalhadores das autarquias locais, o PCP irá tomar as decisões e as acções que entender necessárias, para denunciar este atentado à dignidade de quem trabalha, se tiver conhecimento que foram ultrapassadas as normas vigentes nesta matéria. Já anteriormente, tínhamos manifestado a nossa preocupação, quando dezenas de trabalhadores foram coagidos pelo então executivo municipal do PSD/PS, liderado por Jorge Barroso, no sentido de serem transferidos para a empresa municipal Nazaré Qualifica, desvinculando-se da CMN e SMN, com a promessa de que nada seria alterado ao seu vínculo. Sempre entendemos isso como prejudicial aos trabalhadores, além de poder ser ilegal.
A atitude agora tomada pelo PS só conclui, e dá razão, ao que sempre dissemos em contexto das últimas eleições autárquicas – “Mais importante do que fazer promessas, é a capacidade de trabalho e a idoneidade de quem as faz.”
E para quem prometia não despedir de forma nenhuma, para quem dizia que não assinaria o PAEL porque conduzia a despedimentos, para quem anunciava que iria fazer uma política centrada nas pessoas e de proximidade, como se explicam estes actos de desrespeito total pelo profissionalismo, pela competência, pelo trabalho desenvolvido, por tantos trabalhadores que já deram parte da sua vida em prol do seu concelho?
Será este o “Projecto para todos” que o PS apregoava! Cheira-nos a frase inacabada! Vamos esperar não nos vir a enganar quanto à razão da acção agora desenvolvida contra estes trabalhadores.
O PCP repudia de forma veemente estas atitudes autoritárias e inaceitáveis, e tudo fará para proteger e defender estes e quaisquer outros trabalhadores que sejam, ou venham a ser, alvo de perseguições, intimidações, coacções ou outras formas de desrespeito que ponham em causa a sua dignidade profissional e pessoal.
Nazaré, 14 de Fevereiro de 2014
Concelhia da Nazaré do PCP – Partido Comunista Português
***********
via tintafresca.net
|
via diário leiria
Nazaré: Meia centena de trabalhadores de empresa municipal em risco de despedimento
Edição de:
Nazaré Qualifica Meia centena de trabalhadores da empresa Municipal Nazaré Qualifica estão em risco de ser dispensados até ao final de Junho devido à situação económica da autarquia, que tem uma dívida de cerca de 42 milhões de euros.
“Até ao final do mês de Fevereiro caducam nove contratos que não irão ser renovados e até final de Junho haverá cerca de 50 nas mesmas circunstâncias, cujas situações estamos a ponderar”, disse à Lusa o presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS).
***
via BAD
http://www.bad.pt/noticia/2014/02/20/bad-protesta-contra-despedimentos-na-biblioteca-da-nazare/BAD protesta contra despedimentos na biblioteca da Nazaré
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) teve conhecimento da decisão do Município da Nazaré de, através da
empresa municipal Nazaré Qualifica, dispensar quatro técnicos qualificados na área de Biblioteca e Documentação (1 Técnico Superior e 3 Assistentes Técnicos).
Esta infraestrutura cultural teve um custo total estimado de 1.5 milhões de Euros, e a sua concepção e desenvolvimento tiveram em linha de conta o
prosseguimento da política integrada de desenvolvimento da leitura pública que vem sendo impulsionada, desde os anos 80, pelo programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP); este programa concede apoio técnico e financeiro aos municípios para a construção ou modernização de edifícios de bibliotecas, incluindo a sua dotação em equipamentos, fundos bibliográficos e um corpo de colaboradores qualificado na área técnica de Biblioteca e Documentação.
Num momento da conjuntura nacional em que diariamente os cidadãos assistem a uma redução do investimento público na área cultural, e atendendo aos serviços prestados à população pela Biblioteca Municipal da Nazaré, importa garantir que o Município da Nazaré mantém os seus compromissos para com os munícipes e gere de forma correcta e coerente o equipamento cultural de proximidade que, ao longo dos últimos cinco anos, tem vindo a colocar à disposição da população – considerando as suas bibliotecas como agentes decisivos na execução de políticas activas de promoção da aprendizagem ao longo da vida, no contacto com o livro, na promoção da leitura, no acesso à informação, à cultura e ao lazer e no combate à iliteracia digital e à exclusão.
A BAD considera também que a forma como os trabalhadores foram informados desta decisão, por uma simples folha, com vista à dispensa de todos os técnicos da área de Biblioteca e Documentação, penaliza seriamente a correcta gestão da Biblioteca Municipal, comprometendo também as perspectivas de futuro deste serviço público de cultura e cidadania.
De igual modo, a BAD demonstra séria preocupação pelo precedente que esta situação representa, pela quebra das implicações legais decorrentes da assinatura do Contrato-Programa celebrado entre o Estado Português e o Município da Nazaré, estando em causa o destino que este equipamento irá ter no futuro.
O Conselho Directivo Nacional da BAD, face à gravidade dos acontecimentos, acompanhará de perto e com a maior atenção as consequências das decisões agora tomadas, tendo já solicitado ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Nazaré a marcação de uma reunião
, com o objectivo de tomar conhecimento e melhor acompanhar este processo.
***
25fev2014
, com o objectivo de tomar conhecimento e melhor acompanhar este processo.
***
25fev2014