***
ao longo de 2016
Vereador Carlos Bonifácio
agora no CDS
fez muito "barulho" pelo Parque de Campismo no centro da cidade
E nada disse do projecto dele PSD:Sapinho
***
28fev21014
respiguei do Face
Foto e comentário de Bruno Januário
"Casa de assistência da fábrica da fiação. Como somos uns espertos, ao invés de restaurarmos o que de bom temos, colocamos uns tijolos a vedar tudo. O que o olhos não vêm, o coração não sente ... "
"Traseiras da casa de assistência á antiga fábrica da fiação! Continuamos a poder contemplar os belos tijolos para tapar a vista curta dos governantes!!
Será que isto convertido numa casa de retiro, albergaria ou restaurante com o local devidamente limpo, as cascatas, levadas e afins, isto não teria sucesso ??"
Os meus comentários
"propriedade da câmara...no festival d' anúncios PSD.Alcobaça ouvi: Parque de Campismo...Espaço para artistas e artesãos..."
"os tijolos até têm razão de ser perante as práticas do PSD.Alcobaça em relação às propriedades municipais...estava, e está, isolada em progressiva vandalização... cada ano que passava sem projectos concretos...Muitos milhões sem render: esta, quinta da Serra, quinta da Cela, Vale do Amieiro, Quinta da Gafa, parte da Quinta da Conceição, parte da Cova d 'Onça...mas a maioria do povo deu apoio sucessivo a estas más práticas e a +1 série delas: comprar água que não se consome, tratar água da chuva, construir Centros Escolares sem financiamento!!!"
"td se pode transformar logo que haja outra liderança..."
*
Casimiro da Maiorga comentou:
"Ex-creche da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça, na altura designada como Assistência Araújo Guimarães. De seu nome completo Joaquim Ferreira de Araújo Guimarães, a ele se deve a referida empresa, constituída por escritura pública em 3 de Fevereiro de 1875 e inaugurada oficialmente a 3 de Fevereiro de 1878. Esta empresa rapidamente ganhou prestígio e, o seu obreiro dotou-a, voluntariamente, de todo o equipamento necessário para dar aos seus empregados as melhores condições de trabalho e lazer. A Fiação, como na altura era designada, passou, em poucos anos, a ter Banda de Música, Bombeiros, Creche, Festa anual (1/Maio) com feriado e Reformas para os mais idosos e incapacitados, muito antes de alguém pensar em Caixa de Previdência. Reformas essas que, para os de maior longevidade, se mantiveram até muito depois do 25/Abril. Mas, a sua Creche era uma coisa maravilhosa e revolucionária para a altura. Lá, as mães trabalhadoras, deixavam os seus filhos recém nascidos, no berçário, ao cuidado de pessoal competente, aos quais nada faltava desde as refeições aos banhos com água quente e assistência médica. E (imagine-se !?) as mães destes utentes da Creche dispunham do tempo necessário, deixando o seu posto de trabalho, para irem amamentar os seus filhos. coisa que só quase cem anos depois passou a figurar nos contratos colectivos de trabalho. Também, todos os trabalhadores em geral, podiam ao fim do seu turno de trabalho, ir à Creche tomar o seu duche quente. A Creche dispunha ainda de uma cantina que fornecia refeições a um preço simbólico. Talvez, em outra altura, volte a abordar este assunto, com fotos que disponho, da sua construção."
***
21mar2010
PSD/Sapinho comprou esta propriedade, ex-creche da "Fiação e Tecidos" para fazer o novo Parque de Campismo que sirva a cidade...
É na freguesia da Vestiaria.
Nós aprovámos a compra, saberemos valorizar o património municipal, dar-lhe uso adequado, mas gostamos de ver o Parque de Campismo bem dentro da cidade!
***
foto da Paula Amorim fev2015
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=944801438872790&set=a.194280263924915.47125.100000288281550&type=3&theater