23/03/2014

7.704.(23mar2014.12.7') Gravíssimo atentado ambiental promovido pela ÁGUAS DO OESTE - Etar das paredes sem emissário marítimo deu nisto!!!...

Também estivemos lá...
Vamos intervir!!!

via Sapinho Gelásio QUE DESCREVE MBEM A SITUAÇÃO

sábado, 22 de Março de 2014


ETAR das Paredes em descarga direta para a praia e para o mar

No início de fevereiro, foi detetado um segmento de cerca de 25/30 metros em que o emissário da ETAR de Paredes da Vitória se encontrava a descoberto na praia.
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2014/02/emissario-da-etar-de-paredes-em-risco.html

No final do mês, a agitação marítima havia posto a descoberto a estrutura de lona que suportava o chamado "poço de descarga" dos efluentes da ETAR.
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2014/03/etar-das-paredes-da-vitoria.html

Durante mês e meio nada foi feito para evitar aquiloque agora aconteceu.
O poço de descarga desapareceu e o emissário encontra-se solto, ao sabor da ondulação, a fazer a descarga dos efluentes da ETAR diretamente na praia ou no mar, na zona de rebentação.

Uma vez mais, todos os receios dos moradores e amantes da praia de Paredes da Vitória se revelaram verdadeiros. A não construção do emissário submarino inicialmente previsto, e a sua substituição por este emissário de descarga nas dunas da Mina do Azeche, nunca encontrou entre a população residente e os habituais frequentadores das Paredes da Vitória, uma argumentação suficientemente forte.
Aliás, todos os projetos feitos em Paredes da Vitória ignoraram, sempre, todas as opiniões e conselhos dados pelos seus moradores, nomeadamente quanto à dinâmica da praia, ao curso do rio, à agitação marítima, e à alteração do perfil da praia ao longo do ano.
As Águas do Oeste e a Câmara Municipal de Alcobaça, por seu lado, garantiam a segurança desta alternativa.

A época balnear começa a 1 de junho, daqui a pouco mais de dois meses.

E agora, qual é a solução?