24/03/2014

7.713.(24mar2014.8.8') de 31 maio a 8junho2014...Livro e Video...Homenagem a Manoel de Oliveira

bom aproveitamento da Praça D. Afonso Henriques




Via facebook
https://www.facebook.com/booksandmovies.alcobaca?fref=ts

***
A programação está a encher dia a dia...
O envolvimento dos alcobacenses está claro:
Foto: Bom dia Alcobaça

*
alcobaçaselvagemsite
*
CEERIA tb foi envolvida
http://www.ceeria.com/index.php?id=34&lista=1&cod=116
Sábado, 31 maio 2014 | Local: Armazém Das Artes em Alcobaça | Inauguração às 10 horas

O CEERIA vai participar na exposição "Hans Christian Andresen" com uma tapeçaria e uma boneca, realizados no âmbito da atividade dos Trabalhos Artesanais.
  

Quinta-feira, 05 junho 2014 | Local: Auditório da Biblioteca Municipal | Horário: 16h

O CEERIA vai também integrar esta excelente iniciativa em Alcobaça, com uma dramatização do nosso Grupo de Teatro.
Compareçam!
*

às 19:00 - 20:30
CTAJoão d'Oliva Monteiro                                                  



Integrado no programa de BOOKS & MOVIES, “CinAMA” é um concerto que reúne formações vocais e instrumentais da Academia de Música de Alcobaça tendo como fio condutor o cinema. Acompanhados em palco pelas respetivas projeções de excertos dos filmes abordados, estes grupos de alunos apresentam várias interpretações de alguns dos temas mais conhecidos do grande público.

\\\\\\\\\\

BOOKS & MOVIES – Alcobaça 2014 é um evento que tem como finalidade promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte-vídeo. Destina-se a todos os que têm paixão pela leitura, pela escrita e pelo vídeo, ou seja, destina-se a si. É o espaço ideal para a partilha entre leitores, autores, realizadores ou especialistas, professores ou alunos que, no contexto de ensino/aprendizagem atual, procurem descobrir mais sobre a produção literária e cinematográfica.

Para além dos vários Passeios BOOKS & MOVIES e conversas com escritores e realizadores, haverá outras iniciativas como exposições, projeção de documentários e filmes, atividades desportivas e lúdicas (Especial Dia da Criança), teatro, música, sessão de autógrafos e lançamento de livros.

BOOKS & MOVIES – Alcobaça 2014 – a odisseia do livro e do vídeo!

31 maio a 8 junho - Alcobaça

*
31maio-21h-Esplanada em frente ao mosteiro

*
*

*

*

*

*

***
******
Na reunião de câmara de 24 março
Perguntei à Vereadora: 
Os alcobacenses escritores foram envolvidos? E os especialistas en video?
Vão ser ainda envolvidos...O programa ainda não está completo.
O dia mundial da criança vai ser como no ano passado ou há investimento em que todas as crianças do concelho venham ás actividades como acontecia na Feira da Criança e do Ambiente, com trasnportes para todas as escolas e jardins de infância...
As escolas.Profs vão ser convidados a inscreverem-se...Vai haver transportes.
1 de junho é ao domingo...Os pais e as crianças poderão vir às actividades que existirão na cidade...

CONSULTAR:
www.facebook.com/booksandmovies.alcobaca

e via tintafresca.net
Prémio Books & Movies Município de Alcobaça decorre de 31 de maio a 8 de junho
    Alcobaça dedica nove dias ao livro e ao vídeo e homenageia cineasta Manoel de Oliveira
       
                Vereadora Inês Silva
    A cidade de Alcobaça vai receber de 31 de maio a 8 de junho o Prémio Internacional Books & Movies. O evento que pretende promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte-vídeo destina-se a todos os que têm paixão pela leitura, pela escrita e pelo vídeo. Sob o tema “Quem passa por Alcobaça” os interessados podem participar sob a forma de literatura de viagens, onde devem elaborar um roteiro escrito que passe por Alcobaça ou um roteiro filmado. As candidaturas podem ser enviadas até 15 de abril. O evento promete colocar a cidade em movimento constante durante nove dias, com a exibição de filmes, documentários, exposições, o passeio Books & Movies, concertos e muito mais.
       O evento foi apresentado no dia 18 de março, em conferência de imprensa pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva. A vereadora referiu que o objetivo da organização é “transformar Alcobaça na cidade do livro e do vídeo”, pelo que foi preparado um programa onde se destacam várias aticidades como as tertúlias com vários escritores e ilustradores que irão percorrer vários cafés e espaços públicos da cidade e onde a população é chamada a conversar com os convidados.
       Inês Silva destacou também o convite que a organização fez às escolas e aos professores para trazerem os seus alunos durante estes dias para a cidade, fazendo uma visita pelos principais locais da mesma, bem como estarem em interação com os vários pale            trantes. O objetivo é fazer com que durante estes dias Alcobaça viva a “odisseia do livro e do vídeo”, referiu a vereadora.
       De destacar também do programa, a Feira do Livro, que decorre todos os dias do evento na Praça D. Afonso Henriques; o especial Dia da Criança com várias atividades desde cinema, teatro, música e dança; a exposição sobre Hans Christian Andersen e a exposição “Barbies Inês de Castro e outras Barbies” que trará à cidades mais de 300 barbies, entre outros eventos. O evento inclui outras iniciativas como exposições, projeção de documentários e filmes, atividades desportivas e lúdicas, teatro, música, sessão de autógrafos e lançamento de livros.
       De destacar ainda, no dia 7 de junho o Books & Movies Rock Fest e, no dia 8, a Gala Prémio Books & Movies – com Homenagem a Manoel de Oliveira e entrega dos prémios Books & Movies – Município de Alcobaça 2014. A homenagem a Manoel de Oliveira será efetuada no decorrer de toda a gala, uma vez que o espetáculo final do Books & Movies será em torno de vários filmes do cineasta português e abrilhantado pela Academia de Música de Alcobaça. A presença do cineasta ainda não está confirmada.
       Programa (a atualizar)
       Passeio Books& movies

    Tertúlias com personalidades do mundo das artes
    Todos os dias, durante os nove dias do evento, a Praça da República e os cafés do centro histórico da cidade recebem escritores, produtores, realizadores ou especialistas para uma Tertúlia. Os passeios têm início em frente ao Cine-Teatro de Alcobaça.
    Afonso Cruz, escritor e ilustrador
    » 6 junho | 21h00 | Centro histórico
    Concerto “The Soaked Lamb”:
    6 junho | 22h00 | Centro histórico

    . ANA SOARES E BÁRBARA WONG, jornalista e professora
    » 4 junho | 11h30 | Praça da República

    . ANDRÉ LETRIA, ilustrador
    » 2 junho | 11h30 | Praça da República

    . ANTÓNIO TORRADO, poeta, ficcionista, dramaturgo
    » 5 junho | 11h30 | Praça da República

    . BEATRIZ BATARDA, atriz
    » 2 junho | 21h30 | café a confirmar

    . EDUARDO SÁ, psicólogo, psicanalista
    » 31 maio | 18h30 | café a confirmar

    . FRANCISCO MOITA FLORES *, criminologista, escritor
    » 31 maio | 21h00 | * a confirmar

    . ISABEL RICARDO, escritora
    » 4 junho | 14h00 | Praça da República

    . LUÍSA DUCLA SOARES, escritora
    » 3 junho | 11h30 | Praça da República

    . MANUELA RIBEIRO, escritora
    » 6 junho | 11h30 | Praça da República

    . MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO, escritora
    » 6 junho | 18h30 | café a confirmar

    . NUNO LOBO ANTUNES, escritor
    » 1 junho | 18h30 | café a confirmar

    . VALTER HUGO MÃE, vocalista e escritor
    » 4 junho | 21h00 | café a confirmar

       Feira do Livro
       A Feira do Livro regressa este ano a Alcobaça para, durante nove dias, presentear os leitores de todas as idades com obras de vários géneros e de diversas editoras.
    Domingo a quinta-feira: 10h00 às 22h00
    Sexta-feira e Sábado: 10h00 às 23h00
    » 31 maio a 8 junho | Praça D. Afonso Henriques | Centro Histórico

    Especial Dia da Criança
    1 JUNHO - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
    Neste dia tão especial para as crianças, a cidade de Alcobaça acolhe várias atividades relacionadas não só com a ficção inerente ao livro e ao cinema mas também com o mundo real.

       No Cine-Teatro de Alcobaça, sobe ao palco o grupo de teatro Os Gambuzinos, com a peça O menino que virou história, que conta a história de um menino que não gostava de ler e que acaba por ser engolido por um livro da biblioteca da sua escola, um livro encantado, que lhe dá a conhecer muitas histórias e personagens do imaginário de todos nós.

       No Mercado Municipal, os mais novos vão poder realizar atividades ligadas ao mundo rural, com destaque para o cantinho da adoção, o laboratório dos alimentos e os passeios de pónei e charrete. Estas atividades têm o objetivo de sensibilizar os mais novos para uma alimentação saudável, através da promoção de produtos saudáveis, com a colaboração de produtores locais, da aproximação aos animais e interação com estes. Neste espaço existirá um ‘mini laboratório’ com algumas experiências relacionadas com alimentos.

       O recentemente requalificado jardim da Praça João de Deus Ramos vai enche-se de atividades lúdicas e desportivas, que farão as delícias de todas as crianças. O Anfiteatro recebe, ao final da tarde, o espetáculo Books & Movies Júnior, que conta com a participação especial do GleeClub, das Cupcake e da Academia de Música de Alcobaça.

    » 1 junho | Mercado Municipal | Jardim da Praça João de Deus Ramos | 10h às 18h

       Gala Books & Movies 2014

    Homenagem a Manoel de Oliveira
    Entrega dos Prémios Books & Movies

       Nesta Gala, que encerra o evento Books & Movies 2014, será feita uma homenagem ao mais conceituado cineasta português da atualidade, Manoel de Oliveira.
    Serão ainda entregues os Prémios Books & Movies 2014 aos autores do melhor roteiro escrito e do melhor vídeo. O evento será apresentado pelo crítico de cinema Mário Augusto. Terá o acompanhamento musical da Academia de Música de Alcobaça e a participação especial da Academia de Dança de Alcobaça.
    » 8 junho | 21h00 | Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

       Cinema
    . EXIBIÇÃO DO FILME: “COMPRÁMOS UM ZOO”
    » 3 e 4 junho | 14h00 | Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

    . EXIBIÇÃO DO FILME: “HANNAH ARENDT”
    6 junho | 14h30 | Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

    EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “JOSÉ E PILAR”
    seguido de debate com Pilar del Río e Gonçalves Mendes
    3 junho | 21h00 | Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

    EXIBIÇÃO DO FILME: "FLORES, MUNDO DE BELEZA"
    de Joaquim Vieira Natividade
    5 junho | 14h30 | Museu do Vinho de Alcobaça

    EXIBIÇÃO DOS DOCUMENTÁRIOS: “O CANTE DA TERRA” E “MONDEGO”
    seguido de debate com o autor Daniel Pinheiro
    5 junho | 9h30 . 14h30 | Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

    Vídeo ART
    EXPANDED CINEMA – VIDEO ARTE
    TRANSBORDA | OVERFLOW
    Mostra Internacional de filme experimental e vídeo arte
    31 maio a 8 junho | cafés e esplanadas do centro histórico | 19h30, 22h00

       Exposições
    HANS CHRISTIAN ANDERSEN
    Armazém das Artes | 31 maio a 27 julho | 9h30 às 13h – 14h30 às 19h
    Visitas guiadas: 9h30, 11h, 14h30, 16h30

    BARBIES INÊS DE CASTRO E OUTRAS BARBIES FANTÁSTICAS
    31 maio a 8 junho | Galeria de exposições temporárias - Mosteiro de Alcobaça
    Horário: 9h30 às 13h – 14h30 às 19h | Visitas guiadas: 9h30, 11h, 14h30, 16h30

    A MINHA PERSONAGEM
    Exposição de trabalhos dos alunos das Escolas do Concelho de Alcobaça com base em personagens literárias.
    » 31 maio a 8 junho | Galeria de exposições temporárias - Mosteiro de Alcobaça
    Horário: 9h30 às 13h – 14h30 às 19h | Visitas guiadas: 9h30, 11h, 14h30, 16h30

    . “TONINHO, O PASTORINHO DE PERUS” POR IRENE GOMES
    Serão expostos no átrio da Biblioteca os rascunhos das ilustrações e textos, que deram origem ao livro
    “Toninho, pastorinho de Perus”.
    » 31 maio a 8 junho | Biblioteca Municipal de Alcobaça | 10h00 às 13h – 14h30 às 18h

    . “A BIODIVERSIDADE LOCAL” POR EDUARDO BARRENTO
    31 maio a 8 junho | Foyer do Cine- teatro de Alcobaça | 9h30 às1 3h – 14h30 às 18h

       Books & Movies Rock Fest

    MÃO MORTA THREE
    ANGLED MIRROR
    FAST EDDIE NELSON
    7 de junho | Museu do Vinho | 22h | bilhete: 5€

    . EXTENSÃO ROCK FEST
    . Exposições rock/cinema
    . Feira de vinil
    . Feira de Fanzines
    .
    Exibição do documentário: “Meio Metro de Pedra” e “Música em pó” de Eduardo Morais
    . Lançamento do livro “Portugal Elétrico” de Luís Futre e Edgar Raposo
    » 7 de junho | Praça da República | Centro histórico

       Concertos


    . CONCERTO: RONDÓ DA CARPIDEIRA
    com projeção multimédia

    » 5 junho | 22h00 | Museu do Vinho de Alcobaça
    . CONCERTO: SOAKED LAMB
    e tertúlia com Afonso Cruz

    6 junho | 22h00 | Centro histórico
    » Tertúlia às 21h00

       Oficinas e Workshops

    . OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA
    por Nuno Valente

    » 31 maio | 16h30 | Praça da República
    . LABORATÓRIO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO E JOGOS ÓTICOS

    » 2 junho | 10h30 ou 14h | Pequeno auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

    . OFICINA “O BRINQUEDO NOVO”
    por Irene Gomes
    » 7 junho | 15h00 | Praça da República

    MAR COM VIDA
    por Sabina Alves
    » Todos os dias | recinto da Feira do Livro

    . OFICINA “MEDO? EU? ÀS VEZES?”
    por Inês Fouto
    » 7 junho | 15h00 | Praça da República

    . WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO
    por Marco Correia
    » 6 junho | 10h30 | Pequeno auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro | 5€

    . WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO
    por Milene Matos
    » 2 junho | 10h30 | Pequeno auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro | 5€

       Espetáculos

    COUCOU” – espetáculo para bebés
    » 31 maio | 16h30 | Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

    . TEATRO DE MARIONETAS: “COZINHEIRAS DE LIVROS”
    pelo Valdevinos Teatro de Marionetas

    » 3 junho | 16h00 | Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
    . CONTOS ANIMADOS
    Sessão de contos animados pelos contadores de histórias Vanda Marques, Natércia Inácio, Luís Alves e Óscar Santos

    » 4 junho | 16h00 | Praça da República
    . TEATRO AMADOR: “A CABACINHA” pela USALCOA
    Representação da história “Corre, corre, cabacinha” pelos alunos da USALCOA - Universidade Sénior de Alcobaça.

    » 5 junho | 14h30 | Praça da República
    . TEATRO: “HÁ SEMPRE UM NOVO ACORDAR” pelo CEERIA
    Teatro realizado pelos alunos do CEERIA.

    » 5 junho | 14h30 | Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
    . TEATRO: “O MENINO QUE VIROU HISTÓRIA”
    pelo Grupo de Teatro Os Gambuzinos

    » 1 junho | 11h00 | Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro
    . TEATRO: “O MENINO QUE VIROU HISTÓRIA”
    pelo Grupo de Teatro Os Gambuzinos

    » 1 junho | 11h00 | Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro

       Mais informações em:www.facebook.com/booksandmovies.alcobaca

       Mónica Alexandre
    23-03-2014
    ************************
    No dia 6 de maio a Vereadora manda informação e anexa o programa
    Exmos/as senhores/as,

    Entre 31 de maio e 8 de junho, Alcobaça vai viver a odisseia do livro e do filme - designada BOOKS & MOVIES - para a qual o/a queremos desde já convidar.

    A iniciativa dirige-se a todos os que se interessam por livros e filmes e desafia os professores e alunos a passarem um dia em Alcobaça, para um itinerário inesquecível, que inclui filmes, documentários, exposições, teatro, palestras e tertúlias com escritores e personalidades do vídeo-arte, como Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Beatriz Batarda,  João Salavisa, Nuno Lobo Antunes, Eduardo Sá, André Letria, Luisa Ducla Soares, Ana Soares, Bárbara Wong, Isabel Ricardo, Pilar del Río, António Torrado, Manuela Ribeiro, Maria João Lopo de Carvalho, Margarida Rebelo Pinto, entre muitos, muitos outros.

    No Dia Mundial da Criança, haverá durante todo o dia, no jardim dos Paços do Concelho, atividades lúdicas para os mais novos, assim como uma Gala Júnior (17h), com a presença de vários artistas, como as Cupcakes; pela manhã (11h), o grupo de teatro Os Gambuzinos levam ao palco a peça O Menino que virou história. A entrada é gratuita.
    No dia 8 de junho, serão entregues os prémios BOOKS & MOVIES - nas modalidades de roteiro escrito e vídeo-arte, numa grandiosa Gala apresentada por Mário Augusto, na qual se fará uma homenagem a Manoel de Oliveira. Ainda no dia 7 de junho, terá lugar no Museu do Vinho o ROCK FEST FESTIVAL, com o grupo Mão Morta.

    Ciente de que o evento BOOKS & MOVIES - Alcobaça 2014 promete proporcionar a todos verdadeiros momentos de cultura, envio em anexo o respetivo programa, solicitando a sua divulgação.

    Sem mais, despeço-me
    Com os melhores cumprimentos,

    Inês Silva
    Vereadora dos Pelouros da Cultura, Educação e Juventude
    da Câmara Municipal de Alcobaça
           Atentamente,