28/03/2014

7.730.(28mar2014.15.55') 11 abril.10hSeminário e Feira do Envelhecimento Ativo.12 de abril (sábado).10h às 18h,..às9h30 em frente ao Mosteiro de Alcobaça:caminhada

A mostrar cartaz.jpg
Exmo(a). Sr(a).
Vereador(a) da Câmara Municipal de Alcobaça,


No âmbito do alerta da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o rápido envelhecimento das populações, bem como, para o aumento da urbanização, a Universidade de Coimbra, o Município de Alcobaça e a empresa Physioclem, unem-se para promover um Programa que vise a sensibilização da população e das instituições incitando um processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem – adesão ao Projeto Cidades Amigas das Pessoas Idosas.

Uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

Assim, como ponto de partida, realizar-se-á um Seminário que, visa sensibilizar para esta temática e promover o envelhecimento como um processo contínuo em que a promoção do bem-estar e o contributo dos habitantes urbanos idosos pode ainda manter as cidades prósperas. E organiza-se, também,  uma Feira do Envelhecimento Ativo, convidando parceiros de todo o concelho a integrar e a promover atividades representativas e dinamizadoras deste conceito.

O Seminário do dia 11 de Abril, terá inicio às 10h, com a participação da Sra. Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Doutora Helena Freitas e com o ator Ruy de Carvalho. Será constituído por quatro painéis:
I.                    O que é ser velho (pontos de vista empírico e psiconeuroimunológico) – ator Ruy de Carvalho e Dra. Mafalda Alexandre (psicóloga);
II.                  Cidades Amigas da Pessoa Idosa – Doutor João Malva do Ageing @ Coimbra (Prof. da Faculdade de Medicina da UC) e Sra. Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Alcobaça, Dra. Inês Silva e equipa;
III.                Cidadania Ativa e Aprendizagem ao Longo da Vida (Doutora Albertina Oliveira – docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra);
IV.                Voluntariado - Dr. Acácio Catarino (Cáritas) e Dra. Helena Grilo do Projeto Life da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A Feira do Envelhecimento Ativo, funcionará no dia 12 de Abril (sábado) das 10h às 18h, com inicio às 9h30 em frente ao Mosteiro de Alcobaça, com uma caminhada promovida pelo grupo Alcobaça & Andanças.
Este evento terá como público alvo, a população maior de 65 anos mas, pretende ser promotora do contato intergeracional, integrando atividades para o efeito em que se englobará as seguintes vertentes:
a)      Saúde;
b)      Segurança;
c)       Mental e Espiritual;
d)      Desporto;
e)      Beleza e Auto-Estima;
f)       Lazer e Turismo;
g)      Cidadania.

Dos 0 aos 100 anos gostaríamos de sensibilizar toda a população para esta temática, convidando todos aqueles que se preocupam em viver num mundo melhor a marcarem presença, neste evento de 11 e 12 de Abril, dedicado ao Envelhecimento Ativo.

Desta forma, gostaríamos de convidar V. Exa. para a sessão de abertura do evento/ Seminário, no dia 11 de Abril, pelas 10h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Agradecemos a confirmação da presença por correio eletrónico.