21/05/2014

8.082.(21maio2014.7.57') CHITA...Junta e Vereador do CDS tomam posição...

Via facebook
 Junta de freguesia de Alcobaça e Vestiaria

// Pergunte...Nós Respondemos
UMA URBANA MAIS EFICAZ EM PROL DA MELHORIA DA NOSSA QUALIDADE DE VIDA
#Alcobaça #Vestiaria #JFAV

No seguimento das questões colocadas informamos.
Analisadas as mais recentes alterações introduzidas no sistema de transportes urbanos de Alcobaça, entende o Executivo da União de Freguesias de Alcobaça que, apesar das substanciais melhorias, o mesmo poderá ser optimizado por forma a servir ainda mais eficazmente todos os seus possíveis destinatários atendendo à variedade e às especificidades das necessidades identificadas.
O circuito urbano existe com a função de facilitar os acessos dentro do definido perímetro urbano atendendo sobretudo à alargada área existente, à acentuada irregularidade do piso, à dispersão dos serviços com maior procura, olhando sobretudo às necessidades daqueles que são os grupos mais dependentes: crianças e seniores. Obviamente não podemos ignorar o seu potencial turístico e o forte contributo que poderá ter na apresentação e aproximação aos valores patrimoniais a explorar.
Aliás, a nova imagem explorada – chita – representa uma substancial melhoria da comunicação turística.
É neste sentido que este Executivo defende e propôs ao Senhor Presidente a existência de dois circuitos a funcionar de forma alternada e com diferentes objetivos.
Um primeiro circuito com um máximo de 20 minutos que permita satisfazer aqueles que habitam num perímetro mais interior e têm necessidades de circulação rápida. Entre outros são exemplo os estudantes no acesso às escolas, os profissionais no acesso aos seus empregos e os cidadãos no acesso rápido aos serviços. O desejo é constituir a urbana enquanto alternativa à necessidade de utilização da viatura própria (e de todos as necessidades e custos que dai advêm), das longas caminhadas a pé sobretudo aquando as condições climatéricas são mais adversas ou no sentido da independência de terceiros sem que isso constitua uma longa e aborrecida viagem de 45 minutos.
A proposta para o segundo percurso visa garantir a aproximação dos pontos de periferia ao centro de maior movimento da cidade. Não sobrepondo a realidade dos transportes interurbanos, objetiva garantir uma volta mais abrangente de algumas áreas onde o aglomerado populacional é maior. São exemplo o Cabeço de Deus, Quinta da Roda, Ganilhos, Quinta Nova, Ponte Jardim, Quinta do Almeida, entre outros. A este, defende-se ainda a soma de mais alguns pontos de acesso que por consequência da União de Freguesias representam uma desigualdade de privilégios úteis no seio da mesma jurisdição (nomeadamente ao nível da frequência dos horários e dos custos). É disto exemplo a Vestiaria. Com a duração de cerca de 55 minutos, apenas mais 10 do que o anterior seria possível garantir a continuidade e até reforço do serviço atualmente contratualizado, garantindo assim a satisfação social e turística.
A conjugação destes percursos, dos horários das interurbanas, dos horários de maior referencia social e dos custos de acesso ao serviço, permitirão na opinião deste Executivo garantir o crescimento da satisfação e da exploração de um serviço, cujo objetivo se insere nas dinâmicas de apoio social e elevação da qualidade de vida promovida e custeada em grande parte pelo Município.
Na mesma linha de pensamento, resta um último contributo. A valorização dos sistemas de divulgação e informação sobre os circuitos urbanos e respetivos pontos de recolha dado o desconhecimento generalizado da sua realidade. É fundamental despertar o interesse, convidar à sua utilização e facilitar o entendimento dos percursos, dos seus acessos (a serviços, património, etc.), dos custos e dos tempos.

**********

via cister.fm

VEREADOR CARLOS BONIFÁCIO, POSIÇÃO PÚBLICA NA SEQUÊNCIA DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 12/5/2014.

(....)1. Em reunião de Câmara de (12/5/2014), abordei um assunto que reputo de importante. Recomendei e propus ao município que fizesse uma abordagem sobre os transportes públicos rodoviários no Concelho de Alcobaça, designadamente aqueles que dizem respeito ao transporte de alunos para as escolas.
Numa altura em que está a terminar o ano lectivo, entendo ser oportuno que Município estabeleça contactos com os Agrupamentos Escolares para em período de organização dos futuros horários e com a Rodoviário do Tejo, procure encontrar os melhores horários que venham ao encontro da população escolar, isto porque, alguns horários dos circuitos funcionam quase em exclusivo com alunos do Concelho.
Tudo o que for feito para facilitar a vida à comunidade escolar do Concelho é bem-vinda. Há muitos estudantes que saem de casa muito cedo e regressam tarde a casa, por isso, todo e qualquer contributo que melhore e encurte os tempos de viagem dos estudantes para os estabelecimentos escolares do Concelho e para a sua residência, são um bom contributo para os resultados escolares.
Ao adequar os horários escolares aos transportes públicos, estamos a prestar um bom serviço, promovendo a coesão do Concelho e evitando o deslocamento de estudantes para escolas de concelhos vizinhos tal como vem acontecendo, possibilitando desta forma tirar melhor partido das excelentes condições do nosso parque escolar.
Em reação a esta minha recomendação o Sr. Presidente Câmara ficou surpreendido, afirmando que não há queixas, que tudo está a correr bem… Perante esta reacção, fiquei estupefacto, apenas posso acrescentar que não “baixo os braços” e continuarei a apresentar propostas/recomendações que considero justas e adequadas na defesa das populações.
(...)