29/06/2014

8.348.(29jun2014.19.49') Alcobaça Clube de Ciclismo

***
Estive na AG do clube em 2015
Orçamento e Plano para 2016
merecem o nosso apoio
***
AG de 15nov2014
Nos termos e para os efeitos do disposto na alínea c) do nº 2 do artigo 45º e nº 2 do artigo 46º dos Estatutos do Alcobaça Clube de Ciclismo, convoco os senhores associados, regularmente inscritos, para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária, na sede desta Associação, no lugar de Cabeço de Deus, freguesia de Évora, Alcobaça, no próximo dia 15 de Novembro de 2014, pelas 21 horas, com a seguinte:
ORDEM DE TRABALHOS
Ponto 1: Discussão e votação do Orçamento e Plano de Actividades para o ano de 2015;
Ponto 2: Apreciação ao inventário de bens patrimoniais e sua rectificação - Deliberação;
Ponto 3: Apreciação aos empréstimos correntes e condições de regularização - Deliberação;
Ponto 4: Informações sobre outros assuntos de interesse.

Nos termos do nº 1 do artigo 47º dos Estatutos, se à hora marcada não estiver presente a maioria dos associados a Assembleia reunirá meia hora depois com qualquer número de presenças.















Alcobaça, 03 de Novembro de 2014O Presidente da Mesa de Assembleia Geral
(Carlos Manuel Bonifácio)
***
VALORES 2014:
 Alcobaça Clube de Ciclismo apresenta equipas 
em almoço a 23fev2014
***
29jun2014
Há que saudar Carlos Santos
e o clube 
por trazerem + prata para Alcobaça
vice-campeão nacioal de MARATONAS
 Comentário:
"Carlos Santos sagrou-se vice-campeão Nacional de Maratonas com as cores doAlcobaça Clube Ciclismo em terras do norte na X Maratona da Beselga num percurso de 45km com um acumulado de 920 metros de altimetria onde o piso estava muito exigente característico daquela zona . Parabéns ao atleta Carlos Santos pelo esforço e dedicação que tem tido e um obrigado ao Alcobaça Clube Ciclismo"

***
Saudámos!!!
Há que saudar ciclistas: Ouro (Carlos Santos) e 2 bronze (Miguel Cunha e Emanuel Rodrigues) para Alcobaça Clube Ciclismo
***
Via mail do Timóteo de Matos:
 EM JUNIORES 
Emanuel Rodrigues, 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=719548061439528&set=a.226531220741217.56459.100001530215404&type=1&theater
atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo, obteve a medalha de bronze 
***
 em paraciclismo, Carlos Santos (1º) e Miguel Cunha (3º) no podium,


também do Alcobaça Clube de Ciclismo, sagrou-se campeão nacional de contra/relógio.
***
via facebook
sobre o Emanuel Rodrigues:
um feito que revela o potencial deste atleta de primeiro ano, mas que não deixa de ser surpreendente face a um grande grupo de potenciais candidatos ao podium. 
Ao Emmanuel e a toda a equipa apresentamos parabéns pelo trabalho, pela postura, pela camaradagem.
****
16mar2014



2 fotos do Carlos Helder Amado
nos preparativos



**
Alcobaça merece este evento. Esperamos saber retribuir com muito público para aplaudir os atletas. O meu principal aplauso vai seguramente para os atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.

1ª Prova da Taça Nacional de Juniores, terá lugar em Alcobaça, no próximo domingo, dia 16 de Março, com concentração às 10.30 horas, na Avenida dos Combatentes e chegada à meta, instalada no mesmo local, para pouco depois das 14 horas. Vamos fazer uma festa do ciclismo em Alcobaça no próximo domingo. Vamos aplaudir os jovens atletas, promessas para o futuro do ciclismo nacional.
1ª Prova da Taça Nacional de Juniores, terá lugar em Alcobaça, no próximo domingo, dia 16 de Março, com concentração às 10.30 horas, na Avenida dos Combatentes e chegada à meta, instalada no mesmo local, para pouco depois das 14 horas. Vamos fazer uma festa do ciclismo em Alcobaça no próximo domingo. Vamos aplaudir os jovens atletas, promessas para o futuro do ciclismo nacional.
***
No próximo domingo dia 16, terá lugar em Alcobaça a 1ª Prova da Taça Nacional de Juniores. A Prova da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, será este ano organizada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo, contando com a colaboração da Associação de Ciclismo de Santarém, Câmara Municipal de Alcobaça, União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Freguesia da Benedita e Freguesia da Cela.
Se quiser ver ciclismo e aplaudir os atletas, entre os quais estará a nossa equipa aqui deixamos nota do percurso a efectuar e algumas indicações horárias previsiveis.
A concentração dos atletas terá lugar pelas 10.30 horas, no parque da Cova da Onça, e a partida será dada pelas 10.50 h na Avenida dos Combatentes, seguindo pela Lameira; Aljubarrota (11.05); Cruz da Légua (11.15H); Juncal (11.20h); Montes (Rotunda 11.25 h); Alpedriz; Pataias Gare; Pataias (11.35 h); Nazaré; Famalicão (12.00 h); S. Martinho do Porto (12.10 h); Alzeirão (12.15 h); Carrascas (12.20 h); após o Casal Marques em direcção ao Acipreste (12.35 h); Vimeiro (12.40 h); Gaiteiros; Louções; Frazões; entra na estrada nacional 8/6 e cruza para o Chamiço (12.50 h); Freires; IC2; Avenida da Igreja (13.00 h); Benedita centro; Turquel (13.05 h); Feitosa; Ardido; Évora de Alcobaça; Capuchos; Alcobaça - rotunda da escola D. Inês de Castro - Rotunda das Freiras - Rotunda do Hospital (13.20 h) cruza para a Nazaré passando frente ao Tribunal - rotunda dos Bombeiros, rotunda do Maercoalcobaça, Fervença; Maiorga (Pelourinho 13.25 h); Vale do Amieiro; Cós (13.30 h); subida das curvas de Santa Rita; Montes (13.35h); Alpedriz; Pataias Gare (13.45 h); Casal da Areia (14.00 h); Maiorga; Fervença; entrada em Alcobaça pela rotunda junto ao Mercoalcobaça; rotunda do Modelo; rotunda dos Bombeiros; rotunda do hospital, vira em direcção à rotunda junto à ex-assessor, seguindo em direcção à rotunda do Pingo Doce; rotunda da Escola D. Inês de Castro; rotunda das Freiras e entra na avenida dos Combatentes onde está instalada a Meta com chegada prevista entre as 14.00 h e as 14.30 horas.

Com os melhores cumprimentos

A Direcção.
***
30jul2013
O Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola obteve grande destaque nacional no passado fim de semana. As escolas de formação do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola conquistaram o 1º lugar no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo,

um evento semelhante ao Campeonato Nacional.

De igual forma, Carlos Santos, que esteve a disputar o Campeonato Nacional de Estrada em Paraciclismo sagrou-se pela 4ª vez esta época Campeão Nacional.


***
26fev2013
Há que louvar o campeão nacional...500 m Pista...Contra relógio e perseguição
via cister.fm

CARLOS SANTOS DUPLO TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL

Campeão Nacional de Paraciclismo foi um duplo título conquistado no Campeonato Nacional de Pista, por Carlos Santos do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que venceu na sua categoria as duas provas de 500 metros em contra relógio e perseguição individual. A premiar o seu esforço, dedicação e espírito de sacrifício trouxe para Alcobaça duas camisolas de campeão nacional e duas medalhas.
Nos 500 metros em contra relógio o corredor da Vestiaria fez o percurso no tempo de 46,52 a uma média 38,693 km/hora enquanto na prova de perseguição individual percorreu os dois quilómetros da prova, feitos em oito voltas em 3m14s117. Guiando a bicicleta com uma só mão em virtude da sua deficiência Carlos Santos foi o vencedor das provas na sua classe, e foi ainda o melhor entre os vários atletas portadores de deficiência. O Campeonato Nacional de Pista foi disputado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, no passado fim de semana, com a presença de atletas de ambos os sexos, dos escalões de cadetes, juniores, elites, masters e paraciclismo.
O paraciclismo ou ciclismo para atletas com deficiência foi uma vertente desportiva que a Federação Portuguesa de Ciclismo iniciou no passado ano e a que o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola aderiu com o atleta Carlos Santos. Este ano Carlos Santos pretende disputar todas as provas do calendário nacional de paraciclismo e pondera ainda a participação em provas internacionais.
Alcobaça conquista 2º lugar no Campeonato de Pista
A medalha de prata correspondente ao 2º lugar na classificação por equipas, foi conquistada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, na prova de perseguição por equipas disputada no Campeonato Nacional de Pista que teve lugar no Velódromo Nacional, no passado fim de semana. A formação alcobacense constituída pelos ciclistas Bruno Gonçalves, João Silva, Fábio Mansilhas e Tiago Machado esteve muito próximo do 1º lugar na categoria de perseguição por equipas ao conseguir apurar-se para as meias-finais. Porém, na derradeira disputa a formação alcobacense deixou escapar o título por uma avaria na bicicleta de Bruno Gonçalves que foi forçado a desistir. Com um atleta a menos o Alcobaça não foi capaz de segurar o forte ritmo competitivo da prova ficando-se assim pelo segundo lugar.
O Campeonato Nacional de Pista decorreu nas categorias de eliminação, perseguição individual e por equipas, velocidade, corrida por pontos e scretch. Na prova de scretch o ACC/Crédito Agrícola conseguiu ainda um lugar no podium, com Fábio Mansilhas a obter o 3º lugar na classificação final nesta classe competitiva. Esta competição foi disputada pela quase totalidade das equipas de juniores do país, e o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola deixou marcada a sua presença com um 2º e um 3º lugar.
3 horas de resistência do Juncal
Pedro Mendes conquistou 1º lugar em casa
Pedro Mendes, corredor do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, foi o 1º classificado no escalão de Juniores da 3ª prova “3 horas de resistência do Juncal” e obteve o 5º lugar na classificação geral final. O atleta natural do Juncal percorreu os 6000 metros de percurso de terra batida, com um desnível acumulado de 130 metros e um grau de dificuldade considerado médio em 3h01m28s o que lhe deu direito a uma subida ao podium. Ainda no escalão de Juniores Tiago Ferreira, do ACC ficou em 4º lugar e Daniel Rodrigues foi 12º classificado.
René Caseiro, também do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola esteve também em destaque ao classificar-se em 3º lugar no escalão de Masters A e ao obter o 7º lugar na classificação geral enquanto Nelson Esperança foi 17º no seu escalão. No escalão de Veteranos B, João Carvalho obteve o 11º lugar, Luís Lemos foi 19º e Hugo Ferreira foi 22º também neste escalão.
Esta prova foi organizada pelo grupo de amigos “Os Fincadas BTT Juncal” em colaboração com a União Recreativa e Desportiva Juncalense e contou com a presença de uma centena e meia de atletas, entre os quais se contava a equipa de Alcobaça.
***
jan2013
Louvar o sócio honorário Timóteo de Matos!
*
saudar
*
Levam bem longe o nome de Alcobaça!!!
***
jan2013
Parabéns pelos 10 anos do Alcobaça Clube de Ciclismo
***
28jan2013
via cister.fm

CONFIANÇA MARCOU APRESENTAÇÃO DAS EQUIPAS DO ACC


Alcobaça Clube de Ciclismo
Confiança marcou apresentação das equipas do ACC
Os atletas e as equipas que vão representar o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na época de 2013 foram apresentados no passado sábado numa sessão que teve lugar na sede do Clube e que contou com a presença de dirigentes, famílias e vários convidados, entre os quais o Vereador José Vinagre, em representação da Câmara Municipal, Catarina Canha, Directora da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Luís, em representação da Junta de Alcobaça e Ricardo Figueiredo em representação da Bicimax. Entre os convidados estava ainda o ciclista Rafael Reis, que nas épocas de 2009 e 2010 representou o Alcobaça Clube de Ciclismo ganhando tudo o que havia para ganhar a nível nacional e entre os prémios internacionais destaca-se o ter sido Campeão Olímpico.
A equipa de juniores continua a manter um nível de destaque no seio do Clube, e nesta época será constituída por Pedro Mendes e Luis Rodrigues, que transitam da época anterior e ainda Daniel Rodrigues que no ano passado se iniciou nesta modalidade no escalão de cadetes e agora sobe para o escalão de Juniores. A formação foi reforçada com a entrada de Fábio Mansilhas, Bruno Gonçalves, João Pedro Silva, Rafael Silva e Tiago Ferreira, sendo este um estreante na modalidade. Estes nove atletas vão disputar as provas de estrada do calendário nacional de juniores e alguns deles vão também disputar a Taça Nacional de Pista, uma vertente a que o Alcobaça CC/Crédito Agrícola vai aderir este ano. O treinador Carlos Reis afirmou “queremos garantir que vamos honrar e respeitar as cores do Alcobaça e o seu historial, fazendo um cuidado trabalho na formação técnica e humana destes atletas, e seguramente os resultados surgirão com naturalidade”.
No escalão de cadetes vão estar esta época André Vicente, David Silva e João Geraldes. Nem sempre este escalão tem existido no Clube, no entanto entendeu a Direcção que esta seria uma aposta determinante para garantir a formação de atletas para as próximas épocas.
A formação continua a ser a grande aposta do ACC e as escolas vão arrancar com 14 atletas de ambos os sexos, esperando-se que mais venham a entrar ao longo do ano. No escalão de benjamins (7-8 anos) alinham Rafael Trindade e Tiago Santos; enquanto em iniciados (9-10 anos) fazem dupla, João Silva e João Laranjo; em infantis (11-12 anos) continua Henrique Fróis agora com a companhia de Rodrigo Nazário. Os juvenis (13-14 anos) são o grupo maior, constituído por: Wilson Esperança, Miguel Monteiro, Eduardo Silva, Pedro Lopes, Artur Pires, João Lopes. O sexo feminino estará representado por duas atletas: Carolina Carvalho e Beatriz Laranjo, respectivamente nos escalões de iniciadas e juvenis.
“Com estes atletas julgamos que estão reunidas as condições para se fazer uma época que faça justiça ao historial do nosso Clube, pelo que partimos para a estrada com esperança e confiança”.
BTT e Paraciclismo
A equipa de BTT nesta época, será constituída por Fernando Neto, Director da Secção, e ainda por René Caseiro, Nelson Esperança e Vitório Fateixa, Rui Bogalho, Hugo Ferreira, Luís Lemos, João Carvalho, António Farinha e Rui Clérigo.
Fernando Neto explicou que “esta é a equipa possível, estes são atletas que tem as suas actividades profissionais, e fazem isto por gosto de praticar desporto, e por uma dedicação muito grande à camisola que vestem. Andam pelo país, nas mais diversas provas, mas são eles que suportam as suas despesas”.
No ciclismo para deficientes, continua Carlos santos, que no decorrer da festa de apresentação subiu ao palco com a camisola de Campeão Nacional conquista no ano passado e foi muito aplaudido. E sobre ele, Fernando Neto, testemunhou “o Carlos é uma pessoa muito competitiva e dadas as circunstâncias da sua deficiência não é nada fácil fazer o que ele faz, exige-lhe sacrifício. A camisola de campeão e a compensação pelo grande esforço e à dedicação”.
Dez anos de sucessos
José Vinagre, vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, afirmou “é sempre com prazer que venho a este clube, que tem um historial de sucessos. Lamento que os apoios curtos para tanto sucesso, mas a troika não nos permite mais” e deixou a garantia de que “o Município continuará a apoiar o Alcobaça Clube de Ciclismo”.
A representante da Federação Portuguesa de Ciclismo, Catarina Canha, fez questão de realçar que “os 10 anos de existência deste Clube, são 10 anos de bons resultados, onde muitos atletas já ganharam vários títulos nacionais e onde passaram e cresceram ciclistas de grande valor, que estão agora espalhados não só por equipas nacionais como até por equipas estrangeiras” como é o caso do Rafael Reis.
Ricardo Figueiredo, representante da Bicimax afirmou “temos acompanhado o percurso desta equipa com muito interesse e realçamos a importância que este Clube tem dado à formação, uma área que consideramos muito importante”. Manifestando confiança, nas equipas apresentadas, Ricardo Figueiredo referiu “o Alcobaça terá pela frente dois grandes desafios: o passado vitorioso pede que se vá fazendo pelo menos igual, e disso não temos dúvida, pois existe um espirito ganhador que é passado dos dirigentes para os atletas. O segundo desafio é fazer mais com menos, uma exigência dos tempos actuais em que a conjuntura obriga todas as equipas a repensarem os seus projectos”.
Carlos Bonifácio, novo presidente da Assembleia Geral afirmou “este é um dos clubes mais recentes no concelho de Alcobaça, mas com um historial e um registo de sucessos extraordinário. Isso deve-se aos técnicos e aos dirigentes, entre os quais se encontra o Sr Timóteo de Matos que tem uma grande ligação ao ciclismo”. Resta à direcção que agora inicia funções o grande desafio de dar continuidade ao grande trabalho que o sr Timóteo tem feito ao longo destes anos”.
Rosa Domingues, presidente da Junta de Freguesia da Maiorga, e agora Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral do ACC, explicou que a sua relação com o Clube começou quando este a desafiou a promover uma prova de ciclismo na sua freguesia assegurando “o que aceitamos de imediato” para logo referir “e quisemos atribuir a essa prova do calendário nacional o nome de Vitor Rocha, um ciclista natural da Maiorga, que esteve no Sporting e passamos a ter uma ligação estreita com o ACC”.
ACC com novos órgãos sociais
O encontro de apresentação das equipas foi ainda aproveitado para assinalar os dez anos deste Clube, fundado em 14 de Janeiro de 2003 e para a tomada de posse de novos órgãos sociais.
Timóteo de Matos, por razões de saúde, teve que deixar a Direcção do ACC e no passado dia 22 realizaram eleições para os novos corpos directivos a que concorreu uma única lista. A Direcção passa agora a ser presidida por Joaquim Marques, contando com José Felix, como Presidente Adjunto sendo constituída ainda por Fernando Figueiredo, Levi Patrício, Fernando Neto, Fernando Vieira, Henrique Henriques tendo como suplentes Nelson Esperança, Nelson Vicente e Marco Madeira.
A Mesa da Assembleia Geral, passa a ser presidida por Carlos Bonifácio, tendo Rosa Domingues como Vice-Presidente e Tiago Matos e Rui Alexandre como Secretários.
O Conselho Fiscal continuará a ser presidido por Fernando Assunção, tendo como Vice-Presidente João Carvalho e Relator Sérgio Rocha.
Timóteo Matos – Presidente Honorário
Timóteo de Matos, a pedido de um conjunto de sócios, foi proclamado Presidente Honorário do Alcobaça Clube de Ciclismo “um reconhecimento pelo muito esforço, dedicação e mérito com que desempenhou os cargos de Presidente da Assembleia Geral e por último de Presidente da Direcção”.
Ao longo da sessão Timóteo de Matos foi sendo “mimado” com muitos e rasgados elogios “testemunhos sentidos de quem com ele pode privar, de quem com ele pode lidar e nele encontrou um homem de princípios e valores, dinâmico e empreendedor e que tem no ciclismo uma das suas paixões, modalidade de que é um profundo conhecedor e em que é também muito conhecido”.
Na sua passagem de testemunho, à nova Direcção, Timóteo de Matos, rodou-se por Rafael Reis, ex-atleta do ACC, e que atleta que muito aprecia quer pelo seu perfil pessoal quer como ciclista. Do outro lado quis ter a pequena Carolina Carvalho “a primeira atleta do sexo feminino no Alcobaça” e desta forma transmitiu a importância do passado do Clube a a responsabilidade pela aposta no futuro que se quer de continuidade.
***
ag 2012
+ feitos do
Alcobaça Clube de Ciclismo

Ruben Guerreiro no Campeonato do Mundo

Ruben Guerreiro, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola foi chamado para integrar a Selecção Nacional de Juniores que de 15 a 23 de Setembro, irá disputar o Campeonato do Mundo de estrada, que terá lugar nos arredores de Maastricht, na província holandesa de Limburgo.
A formação portuguesa será constituída por Rúben Guerreiro (Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola), Francisco Valinho (CC José Maria Nicolau) e Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). José Poeira o Selecionador Nacional argumenta que “qualquer um dos três deu boas indicações na recente Volta a Portugal de Juniores, embora lhes falte experiência de competição ao mais alto nível mundial. Assim, tentaremos dar o melhor, assumindo uma postura ambiciosa, mas sem nos comprometermos com uma meta concreta”.
A aposta de José Poeira será dar o tudo por tudo na prova de estrada com um percurso de 128,8 quilómetros que serão disputados num circuito de 16,1 quilómetros e em função desta aposta o Selecionador entendeu não participar nos contra-relógios.
**
via cister.fm

RÚBEN GUERREIRO (ALCOBAÇA CLUBE DE CICLISMO) VENCE EM CASA 2ª ETAPA DA VOLTA A PORTUGAL DE JUNIORES

O campeão nacional de fundo, Rúben Guerreiro (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), venceu a segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores, que se disputou esta sexta-feira entre Constância e Alcobaça, terminando à frente de dois atletas do Gondomar Cultural, Nuno Bico e Carlos Carneiro. Javier García (Novacaixagalicia) manteve a liderança na classificação geral individual.
O corredor da equipa alcobacense e segundo da geral individual aproveitou a contagem de montanha de terceira categoria, onde terminou a 2ª etapa, para se distanciar dos adversários e vencer a corrida, que cumpriu em 2h48m28s, à média de 39,711 km/h. Nuno Matos e Carlos Carneiro ficaram, respetivamente, a dois e a 6 segundos. Javier García chegou na sexta posição, a 11 segundos do primeiro.
Com este resultado, Rúben Guerreiro está apenas a 51 segundos do camisola amarela, o galego Javier García. Nuno Matos é terceiro, a 1m07s.
O campeão nacional de fundo, Rúben Guerreiro (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), venceu a segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores, que se disputou esta sexta-feira entre Constância e Alcobaça, terminando à frente de dois atletas do Gondomar Cultural, Nuno Bico e Carlos Carneiro. Javier García (Novacaixagalicia) manteve a liderança na classificação geral individual.O corredor da equipa alcobacense e segundo da geral individual aproveitou a contagem de montanha de terceira categoria, onde terminou a 2ª etapa, para se distanciar dos adversários e vencer a corrida, que cumpriu em 2h48m28s, à média de 39,711 km/h. Nuno Matos e Carlos Carneiro ficaram, respetivamente, a dois e a 6 segundos. Javier García chegou na sexta posição, a 11 segundos do primeiro.Com este resultado, Rúben Guerreiro está apenas a 51 segundos do camisola amarela, o galego Javier García. Nuno Matos é terceiro, a 1m07s.
***
2012

 A Taça de Portugal Juniores, foi conquistada por equipas pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.
O atleta André Bessa. foi o vencedor individual!
A última prova, em Penafiel: colectivamente Alcobaça venceu por equipas com dificuldade.
Foi o Campeão Nacional Ruben Guerreiro que ao ficar em 2º puxou a equipa...
**
Rubem tinha vencido há dias o Grande Prémio de Silveira.
Pedro Henriques aqui foi 3º.
Adelino Pereira 4º
e André Bessa 6º
+++
em abril já tinha começado da melhor maneira:

André Bessa vence em Paio Pires

18/04/2012em21:45
0

André Bessa venceu a primeira prova da Taça de Portugal
A vitória sorriu ao Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 1ª Prova da Taça de Portugal de Juniores, disputada no passado domingo em Paio Pires, no concelho do Seixal. O corredor do Alcobaça Clube de Ciclismo, André Bessa, foi destacadíssimo vencedor, e subiu ao podium para vestir a camisola amarela que conquistou depois de ter percorrido os 125 quilómetros da prova no tempo de 3h23m32s a uma média de 36,82 km/h com uma vantagem 15 segundos sob o seu único adversário Gaspar Gonçalves do Mortágua. Só passados mais de dois minutos é que o terceiro classificado cortou a linha da meta e os restantes corredores foram chegando a conta gotas depois de uma longa e difícil etapa num dia de muito vento.
A par da vitória conquista por André Bessa o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola conquistou ainda o 1º lugar na classificação por equipas, sendo de destacar que Ruben Guerreiro ficou em 17º lugar, Pedro Mendes foi 22º, Adelino Pires 24º, Pedro Henriques 45º e Luís Rodrigues 54º. Dos 110 corredores que alinharam à partida, em representação de dez equipas, 37 desistiram dadas as dificuldades da prova com um percurso longo e difícil e muito afectado pelo vento muito forte que se fez sentir durante toda a tarde.
A equipa de juniores do Alcobaça CC/Crédito Agrícola continua a evidenciar-se neste início de época em que subiu ao podium nas três provas em que já participou.
Gonçalo Ferreira
***
excerto da reunião de câmara de .12.3.2012

Saudei os 2 juniores ciclistas do Alcobaça Clube de Ciclismo
Renovei que nas homenagens e nos aniversários a câmara deveria levar uma prenda, mesmo que simbólica.
Presidente lembrou que teremos João Silva nos Jogos Olímpicos de Londres o que tem de ser alvo de tratamento especial... Informou que almoçou com Presidente Timóteo de Matos.
Não é a presença física. O vereador Vinagre representou a câmara na homenagem. O que eu volto a sugerir é que haja uma prenda!!!
*

 Pedro Henriques e André Bessa .
***
13jul2011
Via comunicado do clube
Fábio Leaça no Campeonato da Europa

O ciclista Fábio Leaça, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, vai integrar a Selecção Portuguesa que durante esta semana vai estar em Itália para disputar o Campeonato Europeu de Juniores. Uma vez mais o Seleccionador Nacional, José Poeira, recrutou na equipa de Alcobaça um ciclista para integrar o grupo que irá representar o nosso país, desta vez no Campeonato Europeu. Todas as selecções procuram apresentar os seus melhores atletas pelo que se espera uma disputa aguerrida entre as 33 selecções, e quase 900 ciclistas.

A comitiva portuguesa partiu esta segunda feira para a cidade italiana de Ascoli Piceno, onde no ano passado decorreu o Campeonato do Mundo, e durante a semana efectuará vários treinos e algumas provas cronometradas, para a grande disputa que terá lugar no próximo sábado, dia 16, a partir das 14 horas, numa prova de 124 quilómetros.

Entretanto por cá, os corredores do ACC/Crédito Agrícola continuam a preparação para o próximo grande desafio que será a Volta a Portugal, do escalão de Juniores, que terá lugar nos dias 22, 23 e 24 deste mês, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.
***
7jun2011

    Há que louvar!

    via cisterfm e joaquim marques

    ACC VENCE TAÇA DE PORTUGAL POR EQUIPAS



    A Taça de Portugal por equipas, no escalão de juniores, foi o título alcançado pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que levantou a taça do titulo no passado sábado na cidade de Fafe, onde decorreu a quarta e última prova desta competição.
    Este primeiro lugar no podium, da classificação por equipas, revela qualidade do grupo de ciclistas alcobacenses que ao longo de época têm vindo a manifestar um bom entrosamento e onde se tem destacado também por algumas vitorias individuais, tendo até ao momento conquistado quatro prémios a titulo individual em metade das provas do calendário nacional, sendo a equipa nacional com mais títulos conquistados neste escalão.
    Os espanhóis dominaram na cidade de Fafe, nesta quarta e última prova da Taça de Portugal, e comprometeram as expectativas do ACC que viu Fábio Leaça classificar-se em 10º lugar da geral, seguido pelo seu companheiro de equipa Rafael Rodrigues, na 11º posição e Renato Macedo quedou-se pelo 14º lugar, numa prova ganha por Angel Sanches, do CC Spol e com Jacobo Ucha, da mesma equipa, que ficou em 2º lugar.
    O ACC/Crédito Agrícola não se conseguiu impor nesta prova como era sua intenção, ficou no 3º lugar da geral, mas pelos pontos alcançados ao longo das provas anteriores, conseguiu manter mesmo assim este honroso primeiro lugar que a coloca como a melhor equipa nacional.
    Esta prova de Fafe com um percurso de 75 quilómetros foi disputada por 108 corredores num circuito urbano considerado difícil dado o ângulo apertado de algumas curvas que obrigava os atletas a um esforço e perícia redobrada para evitar quedas e no final da qual 61 corredores acabaram por não ser classificados. O facto desta prova ter sido em circuito condicionou as expectativas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola pois não permitiu que os corredores pudessem rolar na estrada porque estavam sempre debaixo do olhar atento dos adversários, que além disso souberam aproveitar ainda os constrangimentos próprios do percurso para não se deixarem ultrapassar. Contudo, “este é um resultado que nos deixa extremamente satisfeitos e pelo qual a Direcção do ACC dá os parabéns aos nossos corredores”.
    Fonte; Joaquim Marques
    ***
    16mai2011
    via comunicado do clube:
     Ciclistas de Alcobaça somam mais uma vitória


    Fábio Leaça venceu no Milharado
    Mais uma vitória foi conseguida pelos corredores do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desta vez através de Fábio Leaça que venceu o Circuito de Ciclismo do Milharado, em Mafra, com o tempo de 1h57m,45s à média de 33,83 k/h. Em segundo lugar, com mais 30 segundos, ficou o seu colega de equipa Renato Macedo e os mais directos adversários chegaram seis minutos depois. Com esta, são quatro as provas já ganhas pelos corredores do Alcobaça Clube de Ciclismo o que mostra o valor desta equipa de juniores que continua a levar o nome de Alcobaça pelas estradas do país.

    Os corredores da equipa alcobacense conquistaram ainda o primeiro lugar na classificação por equipas e arrecadaram também o Prémio da Montanha cuja linha de contagem foi atravessada oito vezes por Fábio Leaça em primeiro e em sete delas seguido por Renato Macedo na segunda posição. Os resultados alcançados neste circuito de 66,5 quilómetros, disputado por meia centena de corredores em representação de sete equipas, são a prova dos nove ao trabalho de preparação que está a ser feito pela equipa orientada pelo treinador João Hortelão e que caminha com bons indicadores para as importantes provas nacionais que se aproximam, nomeadamente a Taça de Portugal e os Campeonatos Nacionais. Em quatro provas diferentes Alcobaça apresentou quatro vencedores diferentes o que é um indicador da qualidade dos atletas não só a titulo individual mas também enquanto equipa.

    No próximo domingo, dia 22, a formação do ACC/Crédito Agrícola desloca-se a Penafiel para disputar a 3ª Prova da Taça de Portugal Liberty Seguros.

    Troféu Liberty Seguros animou estradas de Alcobaça

    Bruno Lima venceu ao sprint
    Bruno Lima venceu ao sprint a terceira e última etapa do Troféu Liberty Seguros que teve lugar em Alcobaça no passado domingo dia 15 de Maio. Pedalando à excelente media de 42,436 k/h, o corredor do Onda-Boavista, percorreu os 144 quilómetros da etapa no tempo de 3h23m36s seguido de muito perto, e com o mesmo tempo, por Sérgio Ribeiro, da Barbot-Efapel.

    A prova de Alcobaça, a mais extensa das três etapas deste circuito, contou com passagens pelos Moleanos, Benedita, Turquel, Évora de Alcobaça e tinha a linha de meta instalada na Avenida dos Combatentes onde reinou ao longo de toda a tarde muita emoção e euforia. A realização desta etapa em Alcobaça foi um reconhecimento ao Alcobaça Clube de Ciclismo pelo trabalho que tem feito em prol desta modalidade desportiva e dentro de dias poderá ser anunciada a realização de mais provas nacionais a realizar também no concelho de Alcobaça. Na entrega dos Troféus estiveram José Vinagre, Vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, Manuela Pombo, presidente da Junta da Freguesia de Alcobaça e Timóteo de Matos, Presidente da Direcção do Alcobaça Clube de Ciclismo, entre outras individualidades.

    Sérgio Ribeiro foi vencedor do troféu

    Sérgio Ribeiro, o segundo classificado em Alcobaça, sagrou-se vencedor do Troféu pois nos dias anteriores tinha vencido a segunda etapa de 80 quilómetros disputada no sábado em Alenquer e na sexta feita tinha-se posicionado na segunda posição da geral, numa primeira etapa que foi disputada no Bombarral e que foi ganha pelo Espanhol, Raul Alarcon também a correr com a camisola do Barbot-Efapel.
    (,,,) Doze equipas e quase uma centena de ciclistas disputaram esta prova organizada pela PAD/Lagos Sports, sob a direcção técnica de Joaquim Gomes.