22/07/2014

8.471.(22jul2014.12.36') OBRA vai ser caríssima...Não se preveniu...Afinal ainda há habitações com saneamento para o rio!!!

***
30maio2016
by Carlos Hélder Amado
comentei asSIM: desconheço a obra que vão fazer
passados 2 anos e 3 meses!!!
todo o muro suporte justificava intervenção...
depois as ruínas entre a Rua D. pedro V e o alcoa...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1758142097734246&set=a.1399183260296800.1073741827.100006154180749&type=3&theater
***
22jul2014
porque não fazem o muro com 
o sistema de pedras enormes
empilhadas?
***
23jun2014
O pior foi no passeio pedonal. Quantas vezes se falou neste problema da R. Dr. Brilhante?
 E da doação para demolir da ex-drogaria e da ex-sapataria???!!!
O antes...QUANTAS VEZES SE FALOU DA URGÊNCIA EM RESOLVER ESTA DRENAGEM PLUVIAL???
Quantas vezes se falou na doação das ex 2 lojas para demolição???!!!
Foto: Ao fim de mais de 10 anos de inundacoes e a nossa autarquia nada fazer para as evita, a Mae Natureza, hoje, com a ajuda de S.Joao, encarregou-se de abrir caminho para escuar a agua em 5 minutos. SAO HORAS DE COLOCAR TODOS OS SANTOS A GOVERNAR! Mas atencao e que este e o S.Joao, mas nao se esquecam que vem ai o S. Pedro, o que ira acontecer??? Sera que ira restaurar a nova obra em frente aos Pacos do Concelho, obra essa que foi inaugurada ha menos de 1 ano e que possivelmente nem estara paga e ja esta estragada!Ohh Sr. Presidente, tenha PACIENCIA e passe uma FISCALIZACAO as pessoas que fiscalizam e aprovam as obras pela autarquia efectuadas, nao va o S.Pedro sangar-se, isto la esta o ditado, "para grandes males, grandes remedios"!! O Sr. Presidente nao me parece ma pessoas, mas deve estar muito mal acompanhado a titulo de profissionais, sao horas de um puxao de orelhas, nao va o povo zangar-se.

***

Via Lima Limão


via Eduardo Gomes
***

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=796239560394501&set=a.330641550287640.87229.330628883622240&type=1&theater
As fortes chuvadas que se fizeram sentir esta tarde causaram danos um pouco por todo o concelho. Em Alcobaça, o acesso ao passeio pedonal ruiu, estando a ponteencerrada a peões e automóveis. Amanhã, quarta-feira, será feita uma avaliação das condições de segurança, que poderá permitir a passagem de peões.
Via Alcoa
***
via tintafresca.net
Secretário de Estado do Ambiente visitou danos do temporal
    Reparação da rede de saneamento básico
    tem início esta quarta-feira em Alcobaça
       
                        Paulo Lemos e Paulo Inácio
    As fortes chuvadas registadas durante a tarde de segunda-feira, e que tiveram o seu ponto alto entre as 16h30 e as 17h, provocaram vários estragos na cidade de Alcobaça, com várias inundações, sendo o principal a derrocada do passeio pedonal situado na margem nascente do Rio Alcoa, junto à ponte. A derrocada, que não provocou vítimas, deveu-se à forte concentração de água oriunda da Rua Dr. Brilhante, tendo a ponte sobre o Rio Alcoa ficado interdita à circulação pedonal e automóvel durante o resto do dia e a noite de 24 de junho. Paulo Inácio referiu ao Tinta Fresca que a circulação pedonal foi retomada esta terça-feira de forma condicionada.

       Em declarações ao Tinta Fresca, o autarca informou que após a realização de uma vistoria ao local no sentido de avaliar a possibilidade de abertura da ponte da rua Dr. Brilhante à passagem de peões, se decidiu “manter a circulação automóvel interdita, mas permitir de forma condicionada a circulação pedonal”.

        Paulo Inácio adiantou também que a autarquia está, conjuntamente com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e o Ministério do Ambiente, a estudar forma de resolver a questão e, no âmbito dessa parceria, o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, e a vice-presidente da APA, Manuela Matos, visitaram o local e confirmaram a extensão dos prejuízos.

       
           Regularização do leito do rio e saneamento básico
                     vão ser as prioridades da intervenção 
    Em declarações aos jornalistas, Paulo Inácio admitiu que ainda “é prematuro quantificar os prejuízos, mas serão certamente várias centenas de milhares de euros”. No entanto, no âmbito da parceria entre a autarquia de Alcobaça, o Ministério do Ambiente, “vamos começar de imediato com obras”, nomeadamente, o que “se impõe desde já é resolver as questões do saneamento doméstico que está a correr para o Rio Alcoa”. Mais tarde, “vamos fazer a empreitada da consolidação da margem”.

       O autarca adiantou ainda aos jornalistas que “esta ocorrência é, do ponto de vista ambiental, a mais gravosa” que ocorreu no País na segunda-feira, apesar de terem ocorrido enxurradas em vários locais.

       Por sua vez, Paulo Lemos garantiu que apesar de ser prematuro falar em valores “há disponibilidade em colaborarmos com a Câmara”. O secretário de Estado reconheceu que “há prioridades e isto é uma urgência, pelo que queremos o mais rápido possível resolver a situação”.

       
                           Visita da comitiva ao local
    Paulo Lemos referiu também aos jornalistas que a obra irá realizar-se por duas fases, sendo a primeira e mais urgente a de “retirar o esgoto do rio, que tem de arrancar desde já e esperamos que no prazo de uma semana esteja resolvido”. A outra fase de obra será mais prolongada, uma vez que terá que haver a realização de um concurso.

       Paulo Inácio adiantou aos jornalistas que as obras irão já começar na quarta-feira, com a realização de uma rampa e a colocação de uma máquina que irá proceder à limpeza do rio e do local.

       Mónica Alexandre
    24-06-2014
    *

    Devido ao mau tempo
      Bombeiros de Alcobaça respondem a 18 pedidos de socorro na tarde de segunda-feira
       
                                 Derrocada do passeio pedonal
        Os bombeiros de Alcobaça responderam na tarde desta segunda-feira a 18 pedidos de socorro para diversas ocorrências causadas pelas fortes chuvas na cidade e em vários pontos do concelho. O primeiro alerta foi recebido por volta das 16:40h, tendo-se os trabalhos prolongado até depois das 00h. Nas operações estiveram envolvidos 35 elementos, apoiados por 11 viaturas.

         A situação mais grave aconteceu entre a Rua Dr. Brilhante e o passeio pedonal, com o aluimento da área de acesso a este. A fúria das águas não poupou também o centro de saúde da cidade, obrigando ao encerramento dos serviços.

         Em Alcobaça, outros dos pontos atingidos foram o hipermercado Continente, a loja Vivastore e algumas residências, escritórios e outros estabelecimentos comerciais.

         A intempérie provocou ainda interrupções no trânsito e danos assinaláveis em diversas residências nos Ganilhos, na Quinta da Cruz em Aljubarrota, no edifício da Junta de Freguesia da Maiorga, algumas residências do Casalinho e Casal da Areia. Na parte Sul do concelho, nomeadamente nas Eiras, em Vimeiro, ocorreu um outro aluimento de terras.

         Fonte: DCI|AHBVA
      25-06-2014
      ***
      jul2014
      Via tintafresca.net
      Estacaria de suporte ao muro só encontrou terreno fixo a 22 metros de profundidade
        Obras no passeio pedonal do Rio Alcoa enfrentam dificuldades técnicas
          
                                     Intervenção no Rio Alcoa
         A Câmara Municipal de Alcobaça informou, na reunião de Câmara de 16 de julho, que as obras de reconstrução do muro no passeio pedonal do Rio Alcoa estão em andamento. Segundo Paulo Inácio “esta fase já poderia estar concluída, mas surgiram imprevistos técnicos”, como por exemplo a dificuldade em encontrar terreno fixo para poder colocar a estacaria de suporte ao muro, o que só se verificou aos 22 metros de profundidade. O presidente da Câmara Municipal recordou que a intervenção se efetuou em duas partes: uma primeira de reposição do saneamento, que foi concluída em menos de uma semana, e a segunda parte, que está agora em fase de obra.

           A obra encontra-se em fase de colocação de estacaria, seguindo-se depois a construção do muro. Além disso, irão também ser reforçados outros pontos que possam apresentar sinais de maior fragilidade.

           Paulo Inácio informou também que com a colocação das máquinas no leito do rio, se aproveitou para efetuar uma limpeza ao mesmo, tendo a autarquia “se deparado com questões pontuais de descargas para o rio” fruto “de ligações clandestinas” em algumas habitações.

           Mónica Alexandre
        21-07-2014