04/08/2014

8.508.(4ag2014.14h) IC2...A maior avenida do concelho de Alcobaça...Qualificar. Dar segurança...

A IC2 é a maior avenida do concelho de Alcobaça.
A CDU há muito que defende a sua qualificação e o saber aproveitar-se para marketing acutilante.
Entra-se a norte e a sul e não se percebe que entramos ou saímos do concelho...
Em cada freguesia...Concelho e Freguesia
Aljubarrota.Évora.Turquel e Benedita
***
14jan2018
...4.55’.4”...IC2...20km...maior avenida d’ Alcobaça que vos abRRaça...Aljubarrota tem 1 pequenina placa...Évora, Turquel e Benedita nada de nada...milhares que passam e desconhecem que estão no concelho d’ Alcobaça...Há 20 anos que a CDU sugere,,,
Foto de Rogério Manuel Madeira Raimundo.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213668273372565&set=pcb.10213668262412291&type=3&theater
***
QUANTAS MORTES E FERIDOS
SÃO PRECISOS PARA HAVER SOLUÇÕES DE SEGURANÇA???
***
ai a segurança na IC2...3,5M€ em 4 rotundas...todas na freguesia da Benedita??? e Turquel? e Évora? e Aljubarrota?...Tanto desastre nos cruzamentos... Verificar esta notícia...Não fazíamos bem e mais com o mesmo dinheiro???
16dez2015
Via Diário de Leiria

Alcobaça: Infraestruturas de Portugal vai investir 3,5 milhões em quatro rotundas no IC

No próximo ano, a empresa Infraestruturas de Portugal tem previsto investir 3,5 milhões de euros na construção de quatro rotundas no IC2, na freguesia da Benedita
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, recebeu recentemente a informação que empresa Infraestruturas de Portugal (ex-Estradas de Portugal) pretende construir quatro rotundas no IC2, num investimento de 3,5 milhões de euros, entre a Venda das Raparigas e o restaurante Costa Brava, na freguesia da Benedita.
***
4ag2014
+1 desastre no cruzamento para Turquel ceifa a vida a 1 jovem de 27 anos da Cela (André Magalhães Ferreira) e 11 feridos...residente em Évora...Quantos mais mortos e feridos???

Via SARA SUSANO Alcoa 7ag2014

Acidentes graves causam duas vítimas mortais

IMG_6008
Na noite de 31 de julho, quinta-feira, registaram-se dois acidentes no IC2, antiga estrada nacional 1, sendo um deles no concelho de Alcobaça.
Foi junto a um cruzamento no Casal Carvalho que um choque em cadeia, envolvendo quatro viaturas ligeiras e duas pesadas de mercadorias, resultou em 12 vítimas. Uma delas mortal, André Magalhães, de 27 anos de idade, residente na Ribeira de Maceira, em Évora de Alcobaça. Cinco dos 11 feridos foram evacuados para o Hospital de Leiria-Pombal e os restantes foram assistidos no local, recusando transporte hospitalar.
(Saiba mais na edição em papel de 7 de agosto de 2014)
***
Via JN
26jul2015

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Leiria&Concelho=Alcoba%E7a&Option=Interior&content_id=4699970
***
4ag2014
via diário de leiria

Alcobaça: Acidente no IC2 provoca um morto e 11 feridos

Acidente no IC2, na Benedita, que envolveu dois camiões e quatro automóveis, provocou a morte a um homem, de 27 anos, e 11 feridos
Jornalista: 
Mário Pinto
Edição de: 

Um morto e 11 feridos, um dos quais em estado grave, foi o resultado de um acidente na noite de quinta-feira (às 21h56), no sentido Norte-Sul do IC2, em Casal Carvalho, Benedita, concelho de Alcobaça, que envolveu dois camiões e quatro veículos ligeiros de passageiros.
Autor da Imagem: 
Lusa
A vítima mortal é André Pereira Magalhães Ferreira, de 27 anos, natural de Cela e residente em Évora de Alcobaça, que conduzia o veículo ligeiro de passageiros e que ficou ‘esmagado’ entre os dois camiões. Os 11 feridos eram os ocupantes dos outros três veículos ligeiros de passageiros envolvidos na colisão em cadeia. Seis dos feridos foram transportados para o Hospital de Leiria e cinco foram assistidos no local, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
A violência do embate junto a um cruzamento de acesso à freguesia de Turquel, onde já ocorreram mais acidentes de viação, obrigou ao corte da circulação automóvel nos dois sentidos até à meia noite.
***
Via SIC.notícias
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-07-31-acidente-na-zona-da-benedita-corta-ic2-e-provoca-pelo-menos-um-morto-e-11-feridos
***
em 15out2009
Já se falava em 2 rotundas!!!
2 rotundas no IC2???
notícia do cister.fm 
e da terradepaixao.blogspot.com
Quando Quem Gere os Destinos da Autarquia Continua as Mesma Linhas de Pensamento Desajustadas Sai Disto:
IC2 na Benedita pode vir a ter duas rotundas
O troço do IC2 que atravessa a Benedita pode vir a ter duas rotundas para ajudar a fluir o trânsito e a garantir a segurança do tráfego que circula naquela via.A Câmara Municipal de Alcobaça está a tentar convencer a empresa Estradas de Portugal (EP) a construir duas rotundas no IC2, na Freguesia da Benedita.O presidente do Município, Gonçalves Sapinho, adiantou que «até à data, não há qualquer entendimento oficial entre os dois organismos sobre esta matéria», reconhecendo, mesmo, que o «processo nem avance caso a EP não aceite os argumentos de Alcobaça».Uma das rotundas propostas pelo Município localiza-se em Casal Carvalho e a outra junto à Avenida Padre Inácio Antunes, ambas no IC2 e na freguesia da Benedita.Há mais de 20 anos que os autarcas das freguesias do concelho de Alcobaça servidas pelo IC2 reivindicam soluções para aumentar a segurança no atravessamento de uma das vias de maior tráfego rodoviário diário. Os cruzamentos com as localidades constituem o principal problema.Classificados “pontos negros” da segurança rodoviária no concelho de Alcobaça, os cruzamentos do IC2 com algumas localidades continuam à espera de soluções e de respostas às propostas feitas pelas autarquias.As duas rotundas propostas pela Câmara para a freguesia da Benedita ajudariam na regularização e fluidez do trânsito, para além de contribuírem, segundo a autarquia, para o aumento da segurança dos que utilizam aquela via diariamente.In Rádio Cister-

Mário Bernardes comentou com inteira razão:
-IC2 o Itinerário Complementar nº 2 e principal estrada do país que une as nossas duas maiores cidades. Uma via deste tipo não deveria ter cruzamentos ou entroncamentos de nível. Não deveria atravessar localidades e muito menos permitir o atravessamento por peões.Erro do passado (e continua), deixar-se contruír em tudo quanto é lado ao longo da via.

O IC2 é hoje uma rua do concelho de Alcobaça. Não foi protegido e o resultado está à vista. É a via mais perigosa e onde se regista o maior número de acidentes graves do país. Para-se em todo o lado, atravessa-se e estaciona-se ao longo de uma via supostamente rápida...Agora querem enfiar duas rotundas como solução... Tornar o IC2 ainda mais uma via urbana e esperar que funcione...Mas não funciona! Basta ver por exemplo situações onde isso foi tentado e os maus resultados obtidos. Em Condeixa, uma rotunda em pleno IC2 é o caos. As marcas de travagens no chão são em número assustador... Os acidentes seguem-se e o que foi pensado para prevenir tornou-se numa armadilha para os condutores. Na Benedita não será diferente...A solução é só uma e não podemos fugir. O IC2 precisa de urgente requalificação, precisa de ser duplicado para conseguir escoar de forma segura o tráfego que possui, precisa de variantes em alguns locais e de desnivelamentos. O cruzamento com a Av. Padre Inácio Antunes será um dos principais, com acesso à Benedita e à futura Zona Industrial da Quinta da Serra, e não imagino como será um grande fluxo de camiões a entrarem na rotunda vindos de todos os lados ao longo do dia... Já que vamos fazer obras, que se faça algo funcional.Pensar pequeno é assim! E é natural que a EP não vá muito na cantiga...
***
12ag2009
ex-postagem

a maior avenida do nosso concelho teve, ontem, mais 1 brutal acidente,


como noticiou a cister.fm:
Choque entre pesados obriga a corte de trânsito no IC2 nos Casais de Stª Teresa
Um choque entre dois veículos pesados no IC2, no cruzamento para os Casais de Santa Teresa (Aljubarrota), provocou esta terça-feira, à tarde, um ferido grave e muitos estragos materiais.

O acidente, que ocorreu por volta das 16h00, obrigou ao corte na circulação do trânsito naquela via durante várias horas para que as equipas de Bombeiros Voluntários de Alcobaça e do INEM, enviadas para o local, desencarcerassem o ferido grave, condutor do veículo que embateu na outra viatura que seguia na sua frente.

As causas do acidente estão por apurar.

O cruzamento dos Casais de Santa Teresa é um dos vários “pontos negros” do IC2, itinerário que atravessa o concelho de Alcobaça, e onde circulam diariamente centenas de veículos pesados que fogem das portagens das duas auto-estradas (A1 e A8) que, também, passam pelo concelho de Alcobaça.

Populares e autarcas pedem, há anos, uma intervenção de fundo nos vários cruzamentos das localidades com esta via rápida (IC2) para que se aumentem as condições de segurança para os automobilistas que a utilizam com frequência.
***
7ab2009
ex-postagem
Coloquei na reunião de Câmara de ontem estes 3 temas que têm de ser tratados globalmente: ALE.IC2 e Alta Velocidade

Sim à ALE BENEDITA com outra estratégia de envolvimento dos empresários e das Juntas das freguesias próximas,mas sem esquecer:- que estivemos a favor do desenvolvimento da ZIndustrial prevista no PDM entre Turquel e Benedita- contra o negócio da compra (5M€) + benesses extraordinárias...

Alta Velocidade…Na Lusa li uma notícia preocupante para o nosso concelho sobre o traçado da Alta Velocidade...O traçado que a RAVE/governo aponta está do lado de cá, via OTA (mesmo sem aeroporto).Aquele esboço do traçado mudar para o lado de lá da Serra dos candeeiros sofre mais esta contrariedade...Somos a diferença, nem queremos de lá, nem de cá…Somos a favor da valorização da Linha do Oeste…

IC2…Além da ALE e da Alta Velocidade têm de trazer informação à reunião de câmara do que têm discutido, dos mapas e dos projectos do IC2.


Vice-presidente disse que sim.
***
13mar2009
ex-postagem
Há que criticar que não me convidaram para esta cena informativa...
Tendo por base a confª de imprensa no dia 6.3.2009 posso concluir que Sapinho/hermínio e Vinagre e o PSD aproximaram-se das propostas velhinhas da CDU:
- Há quantos anos defendemos o que agora assumiram? (2000 ou 2001 quando o PSD optou por construir a VCI.) Em vez da Variante externa reclamaram uma nova ligação entre Turquel e Alfeizerão (nó da A8).
- Quer a EP (Administrador Diogo Madeira, Director de estradas de Leiria Alcindo Cordeiro, director da sub-delegação Pedro Lourenço e Director de Relações Públicas Rui Gonçalves) quer Sapinho/PSD concordaram com a obra prevista no "litoral oeste" contempla a ligação do IC9 à VCI rotunda "assessor".
- sapinho diz que reclamou melhorias nas EN 356(martingança), 549 (alcobaça.nazaré), 242 (centro de Pataias e variante de Alfeizerão), 8.5 e 8.6!
IC2 com 2 faixas em cada sentido...
+ IC2 com variante à Benedita (esta é que me é completamente nova!!!)


Diogo Madeira diz que respondem + ou - em 15 dias!!!
***
27mai2010
Tirei fotos à zona pedonal das Vendas das Raparigas e comentei:
O IC2 tem poucas zonas de protecção para peões. 
Com os muitos acidentes mortais na zona do lugar de Venda das Raparigas, depois de muita luta, fizeram algumas protecções e zonas pedonais...

Estão completamente abandonadas.
Há que alertar as Estradas de Portugal ou a câmara/junta actuarem rapidamente.
ALERTEI EM REUNIÃO DE CÂMARA
ex-postagem 
dois mil setencots e trinta e quatro
*

*

*