22/09/2014

8.749.(22set2014.7.17') Olavo Bilac

Nasceu a 16dez1865
e morreu a 28dez1918
***
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac
***

https://www.facebook.com/ATonalidadeDasPalavras/photos/a.490626794386738.1073741880.373770402739045/645330188916397/?type=1&theater
Um Beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.
Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?
Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto....
 in "Poesias"

***
Via Citador
Olavo Bilac
http://www.citador.pt/poemas/velhas-arvores-olavo-bilac
Velhas ÁrvoresOlha estas velhas árvores, mais belas 
Do que as árvores novas, mais amigas: 
Tanto mais belas quanto mais antigas, 
Vencedoras da idade e das procelas... 

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas 
Vivem, livres de fomes e fadigas; 
E em seus galhos abrigam-se as cantigas 
E os amores das aves tagarelas. 

Não choremos, amigo, a mocidade! 
Envelheçamos rindo! envelheçamos 
Como as árvores fortes envelhecem: 

Na glória da alegria e da bondade, 
Agasalhando os pássaros nos ramos, 
Dando sombra e consolo aos que padecem! 

in "Poesias"
*Em uma Tarde de OutonoOutono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas 
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto. 
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas 
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto... 

Por que, belo navio, ao clarão das estrelas, 
Visitaste este mar inabitado e morto, 
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas, 
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto? 

A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos 
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos... 
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol! 

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste, 
E contemplo o lugar por onde te sumiste, 
Banhado no clarão nascente do arrebol... 
 in "Poesias"*MaldiçãoSe por vinte anos, nesta furna escura, 
Deixei dormir a minha maldição, 
- Hoje, velha e cansada da amargura, 
Minh'alma se abrirá como um vulcão. 

E, em torrentes de cólera e loucura, 
Sobre a tua cabeça ferverão 
Vinte anos de silêncio e de tortura, 
Vinte anos de agonia e solidão... 

Maldita sejas pelo Ideal perdido! 
Pelo mal que fizeste sem querer! 
Pelo amor que morreu sem ter nascido! 

Pelas horas vividas sem prazer! 
Pela tristeza do que eu tenho sido! 
Pelo esplendor do que eu deixei de ser!... 

in "Poesias"
*Não és Bom, nem és MauNão és bom, nem és mau: és triste e humano... 
Vives ansiando, em maldições e preces, 
Como se a arder no coração tivesses 
O tumulto e o clamor de um largo oceano. 
Pobre, no bem como no mal padeces; 
E rolando num vórtice insano, 
Oscilas entre a crença e o desengano, 
Entre esperanças e desinteresses. 
Capaz de horrores e de ações sublimes, 
Não ficas com as virtudes satisfeito, 
Nem te arrependes, infeliz, dos crimes: 
E no perpétuo ideal que te devora, 
Residem juntamente no teu peito 
Um demônio que ruge e um deus que chora. 

 in "Poesias"
*Língua PortuguesaÚltima flor do Lácio, inculta e bela, 
És, a um tempo, esplendor e sepultura: 
Ouro nativo, que na ganga impura 
A bruta mina entre os cascalhos vela 
Amo-se assim, desconhecida e obscura 
Tuba de algo clangor, lira singela, 
Que tens o trom e o silvo da procela, 
E o arrolo da saudade e da ternura! 
Amo o teu viço agreste e o teu aroma 
De virgens selvas e de oceano largo! 
Amo-te, ó rude e doloroso idioma, 
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!", 
E em que Camões chorou, no exílio amargo, 
O gênio sem ventura e o amor sem brilho! 

in "Poesias"
*SonhoQuantas vezes, em sonho, as asas da saudade 
Solto para onde estás, e fico de ti perto! 
Como, depois do sonho, é triste a realidade! 
Como tudo, sem ti, fica depois deserto! 

Sonho... Minha alma voa. O ar gorjeia e soluça. 
Noite... A amplidão se estende, iluminada e calma: 
De cada estrela de ouro um anjo se debruça, 
E abre o olhar espantado, ao ver passar minha alma. 

Há por tudo a alegria e o rumor de um noivado. 
Em torno a cada ninho anda bailando uma asa. 
E, como sobre um leito um alvo cortinado, 
Alva, a luz do luar cai sobre a tua casa. 

Porém, subitamente, um relâmpago corta 
Todo o espaço... O rumor de um salmo se levanta 
E, sorrindo, serena, apareces à porta, 
Como numa moldura a imagem de uma Santa... 

 in "Poesias"
*A Alvorada do AmorUm horror grande e mudo, um silêncio profundo 
No dia do Pecado amortalhava o mundo. 
E Adão, vendo fechar-se a porta do Éden, vendo 
Que Eva olhava o deserto e hesitava tremendo, 
Disse: 

"Chega-te a mim! entra no meu amor, 
E à minha carne entrega a tua carne em flor! 
Preme contra o meu peito o teu seio agitado, 
E aprende a amar o Amor, renovando o pecado! 
Abençôo o teu crime, acolho o teu desgosto, 
Bebo-te, de uma em uma, as lágrimas do rosto! 

Vê! tudo nos repele! a toda a criação 
Sacode o mesmo horror e a mesma indignação... 
A cólera de Deus torce as árvores, cresta 
Como um tufão de fogo o seio da floresta, 
Abre a terra em vulcões, encrespa a água dos rios; 
As estrelas estão cheias de calefrios; 
Ruge soturno o mar; turva-se hediondo o céu... 

Vamos! que importa Deus? Desata, como um véu, 
Sobre a tua nudez a cabeleira! Vamos! 
Arda em chamas o chão; rasguem-te a pele os ramos; 
Morda-te o corpo o sol; injuriem-te os ninhos; 
Surjam feras a uivar de todos os caminhos; 
E, vendo-te a sangrar das urzes através, 
Se emaranhem no chão as serpes aos teus pés... 
Que importa? o Amor, botão apenas entreaberto, 
Ilumina o degredo e perfuma o deserto! 
Amo-te! sou feliz! porque, do Éden perdido, 
Levo tudo, levando o teu corpo querido! 

Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar: 
- Tudo renascerá cantando ao teu olhar, 
Tudo, mares e céus, árvores e montanhas, 
Porque a Vida perpétua arde em tuas entranhas! 
Rosas te brotarão da boca, se cantares! 
Rios te correrão dos olhos, se chorares! 
E se, em torno ao teu corpo encantador e nu, 
Tudo morrer, que importa? A Natureza és tu, 
Agora que és mulher, agora que pecaste! 

Ah! bendito o momento em que me revelaste 
O amor com o teu pecado, e a vida com o teu crime! 
Porque, livre de Deus, redimido e sublime, 
Homem fico, na terra, à luz dos olhos teus, 
- Terra, melhor que o céu! homem, maior que Deus!" 

in "Poesias"
Baladas Românticas - Verde...Como era verde este caminho! 
Que calmo o céu! que verde o mar! 
E, entre festões, de ninho em ninho, 
A Primavera a gorjear!... 
Inda me exalta, como um vinho, 
Esta fatal recordação! 
Secou a flor, ficou o espinho... 
Como me pesa a solidão! 

Órfão de amor e de carinho, 
Órfão da luz do teu olhar, 
- Verde também, verde-marinho, 
Que eu nunca mais hei de olvidar! 
Sob a camisa, alva de linho, 
Te palpitava o coração... 
Ai! coração! peno e definho, 
Longe de ti, na solidão! 

Oh! tu, mais branca do que o arminho, 
Mais pálida do que o luar! 
- Da sepultura me avizinho, 
Sempre que volto a este lugar... 
E digo a cada passarinho: 
"Não cantes mais! que essa canção 
Vem me lembrar que estou sozinho, 
No exílio desta solidão!" 

No teu jardim, que desalinho! 
Que falta faz a tua mão! 
Como inda é verde este caminho... 
Mas como o afeia a solidão! 

 in "Poesias"
A Voz do AmorNessa pupila rútila e molhada, 
Refúgio arcano e sacro da Ternura, 
A ampla noite do gozo e da loucura 
Se desenrola, quente e embalsamada. 

E quando a ansiosa vista desvairada 
Embebo às vezes nessa noite escura, 
Dela rompe uma voz, que, entrecortada 
De soluços e cânticos, murmura... 

É a voz do Amor, que, em teu olhar falando, 
Num concerto de súplicas e gritos 
Conta a história de todos os amores; 

E vêm por ela, rindo e blasfemando, 
Almas serenas, corações aflitos, 
Tempestades de lágrimas e flores... 

 in "Poesias"
MaterTu, grande Mãe!... do amor de teus filhos escrava, 
Para teus filhos és, no caminho da vida, 
Como a faixa de luz que o povo hebreu guiava 
À longe Terra Prometida. 

Jorra de teu olhar um rio luminoso. 
Pois, para batizar essas almas em flor, 
Deixas cascatear desse olhar carinhoso 
Todo o Jordão do teu amor. 

E espalham tanto brilho as asas infinitas 
Que expandes sobre os teus, carinhosas e belas, 
Que o seu grande dano sobe, quando as agitas, 
E vai perder-se entre as estrelas. 

E eles, pelos degraus da luz ampla e sagrada, 
Fogem da humana dor, fogem do humano pé, 
E, à procura de Deus, vão subindo essa escada, 
Que é como a escada de Jacó. 

in "Poesias"
Velha PáginaChove. Que mágoa lá fora! 
Que mágoa! Embruscam-se os ares 
Sobre este rio que chora 
Velhos e eternos pesares. 

E sinto o que a terra sente 
E a tristeza que diviso, 
Eu, de teus olhos ausente, 
Ausente de teu sorriso... 

As asas loucas abrindo, 
Meus versos, num longo anseio, 
Morrerão, sem que, sorrindo, 
Possa acolhê-los teu seio! 

Ah! quem mandou que fizesses 
Minh'alma da tua escrava, 
E ouvisses as minhas preces, 
Chorando como eu chorava? 

Por que é que um dia me ouviste, 
Tão pálida e alvoroçada, 
E, como quem ama, triste, 
Como quem ama, calada? 

Tu tens um nome celeste... 
Quem é do céu é sensível! 
Por que é que me não disseste 
Toda a verdade terrível? 

Por que, fugindo impiedosa, 
Desertas o nosso ninho? 
- Era tão bela esta rosa!... 
Já me tardava este espinho! 

Fora melhor, porventura, 
Ficar no antigo degredo 
Que conhecer a ventura 
Para perdê-la tão cedo! 

Por que me ouviste, enxugando 
O pranto das minhas faces? 
Viste que eu vinha chorando... 
Antes assim me deixasses! 

Antes! Menor me seria 
O sofrimento, querida! 
Antes! a mão que alivia 
A dor, e cura a ferida, 

Não deve depois, tranqüila, 
Vendo sufocada a mágoa, 
Encher de sangue a pupila 
Que já vira cheia de água... 

Mas junto a mim que te falta? 
Que glória maior te chama? 
Não sei de glória mais alta 
Do que a glória de quem ama! 

Talvez te chame a riqueza... 
Despreza-a, beija-me, e fica! 
Verás que assim, com certeza, 
Não há quem seja mais rica! 

Como é que quebras os laços 
Com que prendi o universo, 
Entre os nossos quatro braços, 
Na jaula azul do meu verso? 

Como hei de eu, de hoje em diante, 
Viver, depois que partires? 
Como queres tu que eu cante 
No dia em que não me ouvires? 

Tem pena de mim! tem pena 
De alma tão fraca! Como há de 
Minh'alma, que é tão pequena, 
Poder com tanta saudade?! 

 in "Poesias"
(faltam vários...do 13 ao 33)34.Última PáginaPrimavera. Um sorriso aberto em tudo. Os ramos 
Numa palpitação de flores e de ninhos. 
Doirava o sol de outubro a areia dos caminhos 
(Lembras-te, Rosa?) e ao sol de outubro nos amamos. 
Verão. (Lembras-te Dulce?) À beira-mar, sozinhos, 
Tentou-nos o pecado: olhaste-me... e pecamos; 
E o outono desfolhava os roseirais vizinhos, 
Ó Laura, a vez primeira em que nos abraçamos... 
Veio o inverno. Porém, sentada em meus joelhos, 
Nua, presos aos meus os teus lábios vermelhos, 
(Lembras-te, Branca?) ardia a tua carne em flor... 
Carne, que queres mais? Coração, que mais queres? 
Passas as estações e passam as mulheres... 
E eu tenho amado tanto! e não conheço o Amor! 

in "Poesias"