01/10/2014

8.817.(1out2014.7.7') 1º livro impresso (bíblia) - Johannes Gutenberg...1.º volume d' enciclopédia

***
 Gutenberg nasceu provavelmente entre 1397/8
e morreu a 3feVER1468
*

03 de Fevereiro de 1468: Morre Johannes Gutenberg, o inventor da Imprensa

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, conhecido como Johannes Gutenberg, nasceu provavelmente em 1397/1398 e é considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, a tipografia.

De uma família próspera,  o pai e o tio trabalhavam na Casa da Moeda da cidade, Gutenberg aprendeu a arte da precisão nos trabalhos em metal. Em 1428, partiu para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis.

Em 1442 imprimiu, na sua prensa original, onze linhas num pedaço de papel. Voltou a Mainz em 1448. Dois anos depois, conheceu Johann Fust, que lhe teria feito um empréstimo, exigindo em troca a participação nos lucros da empresa que formaram e à qual deram o nome de "Das Werk der Buchei" (Fábrica de Livros). Pouco tempo depois, Pedro Schoffer também entrou na sociedade. Teria sido ele quem descobriu tanto o modo de fundir e fabricar os tipos móveis, aliando o chumbo ao antimónio, como a tinta negra, composta de fumo.

No entanto, é a Gutenberg que se atribui o mérito da invenção da imprensa, não só pela ideia dos caracteres móveis, como pelo aperfeiçoamento da prensa. Entre os primeiros livros impressos estavam várias edições do "Donato" e bulas de indulgências concedidas pelo Papa Nicolau V.

No início da década de 1450, Gutenberg iniciou a impressão da célebre Bíblia, de 42 linhas em duas colunas. Cada letra era feita à mão, e cada página era montada juntando-se as letras. Depois de prensada e seca, era feita a impressão no verso da página. Gutenberg teria imprimido trezentas folhas por dia, utilizando seis impressoras.

A Bíblia tem 641 páginas, e calcula-se que foram produzidas cerca de 300 cópias, das quais ainda existem aproximadamente 40. Nem todas as cópias são iguais, tendo algumas, no início de novos capítulos, letras pintadas à mão.

A Bíblia foi impressa em dez secções, o que significa que Gutenberg deve ter tido tipos suficientes para imprimir 130 páginas de cada vez. Em 1455, terminada esta impressão, a sociedade desfez-se por diferenças de interesses e direitos, suscitando-se entre Fust e Gutenberg tamanha dissidência que a justiça teve que intervir.

Como consequência do julgamento e como compensação pela dívida, Fust ficou com a impressora, os caracteres e as bíblias já completas, ou seja, todo o negócio de Gutenberg.
Fontes: UOL Educação
wikipedia (imagens)


Resultado de imagem para gutenberg
 File:Johannes Gutenberg.jpg
Gutenberg numa gravura do século XVI
File:Printer in 1568-ce.png
Uma tipografia do  XVI

Ficheiro:Gutenberg Bible.jpg
Um exemplar da Bíblia de Gutenberg
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/02/03-de-fevereiro-de-1468-morre-johannes_3.html?fbclid=IwAR1sfZfywnqMeNNyfYHsX3NwoFq7ui8rx6Zv5JBbs_qp4XEu-0qteEdwWhA
***
23fev1455
ou 30set1452
*
30set1452
via Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

A Bíblia de Gutenberg[editar | editar código-fonte]

O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cerca de 1450 e que terá terminado cinco anos depois em Março de 1455.5
Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos Estados Unidos, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto - que só comprova que a invenção do mestre Gutenberg consegue, ainda hoje, cultivar seguidores que, da sua experiência-base, tentam superar o invento e adaptar as tecnologias modernas às exigentes necessidades do mundo atual. Ele também escreveu os livros: "Ala, e a terra prometida", "Buda e o elefante" e "O dragão de São Jorge, O Santo guerreiro!"
***
Via
http://tipografos.net/livros-antigos/b-42.html


A B-42 de Gutenberg (1452-1455)

O primeiro livro impresso na Europa está guardado em vários museus. O mais emblemático é o Museu da Imprensa em Mainz (Mongúncia), Alemanha. A Bíblia impressa por Johannes Gutenberg é o símbolo-chave de um momento de transição da história humana. A sua invenção, a imprensa, provocou uma revolução: a propagação do «conhecimento para todos».

b42
***
Via
http://bibliotecaucs.wordpress.com/2012/10/18/o-primeiro-livro-impresso-no-mundo/



O primeiro livro impresso no mundo


Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra. A seguir veio o khartés (volumen para os romanos, forma pela qual ficou mais conhecido), que consistia em um cilindro de papiro, facilmente transportado. Aos poucos o papiro é substituído pelo pergaminho, excerto de couro bovino ou de outros animais. O pergaminho acaba sendo substituído pelo códex, que era uma compilação de páginas, não mais um rolo. Uma consequência fundamental do códice é que ele faz com que se comece a pensar no livro como objeto, identificando definitivamente a obra com o livro.
O livro continua sua evolução com o aparecimento de margens e páginas em branco. Também surge a pontuação no texto, bem como o uso de letras maiúsculas. Também aparecem índices, sumários e resumos, e na categoria de gêneros, além do didático, aparecem osflorilégios (coletâneas de vários autores), os textos auxiliares e os textos eróticos. Progressivamente aparecem livros em língua vernacular, rompendo com o monopólio do latim na literatura. O papel passa a substituir o pergaminho.
Mas a invenção mais importante, já no limite da Idade Média, foi a impressão, no século XIV. Consistia originalmente da gravação em blocos de madeira do conteúdo de cada página do livro; os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias.
Foi em 1405 surgia na China, através de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a tecnologia que iria provocar uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg.
No Ocidente, em 1455, Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim.
Uma Bíblia de 641 páginas foi o primeiro livro impresso pelo alemão Johan Gutemberg. Para imprimir cada página Gutemberg precisou forjar letras em chumbo e depois arranjá-las uma a uma, manualmente, para formar painéis com palavras compondo linhas. Para piorar seu trabalho, o estilo de escrita da época era a gótica, com letras cheias de volteios. Uma vez impressa uma página, era preciso deixá-la secar para depois imprimir no verso. Foram feitos cerca de 300 exemplares, mas nem todos eram iguais – alguns tinham as letras iniciais de cada capítulo caprichosamente pintadas à mão.
Gutemberg, filho de um alto funcionário da Casa da Moeda da região da Mogúncia (Alemanha), teve a ideia de criar a imprensa ao ver moedas serem cunhadas. A invenção é considerada uma das mais importantes da história da humanidade pelas profundas mudanças que provocou na difusão do conhecimento no mundo inteiro.
• A Bíblia também é o livro mais vendido. Somente de 1815 a 1998 foram comercializados 3,88 bilhões de exemplares no mundo inteiro.
***
6nov1455
http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/hist/1300/1300.html
(6 Nov.)Gutenberg termina a impressão da Bíblia de 42 linhas, obra atribuída princípalmente a Gutenberg, primeiro livro impresso tipográficamente.
Gutenberg perde o processo que o opunha a Fust, tendo-lhe sido retirado todo o material de tipografia e impressão que possuia.
***
Via
http://blogs.odiario.com/inforgospel/2013/02/27/biblia-primeiro-livro-moderno-impresso-completou-558-anos-confira/
23fev1455


Bíblia – Primeiro Livro Moderno impresso completou 558 anos – Confira


O primeiro exemplar da Bíblia foi impresso por Johannes Gutenberg, e ficou conhecido como a Bíblia de 42 linhas, saiu da imprensa alemã de Maguncia em 23 de fevereiro de 1455. A invenção da imprensa foi por Gutenberg aperfeiçoada e possibilitou que milhões de pessoas no mundo pudesse ter a Bíblia e outros livros impressos. - Confira, fique sabendo e comente…
Um dos grandes marcos da história e cultura foi a criação da imprensa. Embora esta invenção não seja de Johannes Gutenberg, foi ele quem aperfeiçoou.Entre suas primeiras impressões foi o livro dos livros, a Bíblia.
Gutenberg aperfeiçoou a imprensa para substituir a de madeira pela de metal, fabricando tipo de metal fundidos em moldes suficiente para permitir a composição de textos. Esta invenção se tornou a chamada impressão tipográfica com tipos de metal móveis, que deram origem ao livro moderno .
A invenção da imprensa com tipos móveis é um dos grandes marcos na história da cultura.Possibilitando executar várias cópias de livros, dando assim acesso a um maior número de pessoas ao redor do mundo para ter acesso a escritos, isto implicou mudanças radicais na política, na religião e nas artes.
Assim, o impacto da invenção da imprensa foi tremendo. Produção de livros durante os primeiros 50 anos após a contribuição de Gutenberg foi decisivo, quase certamente maior nos últimos mil anos.
A Bíblia, o primeiro livro moderno
A Bíblia de Gutenberg é também conhecida como “a Bíblia de 42 linhas”, ou Bíblia Mazarin. Esta é uma versão impressa da Vulgata(Latina), que foi impresso na oficina de Mainz, na Alemanha, no século XV.
O formato é, possivelmente, uma imitação do manuscrito de Mainz, também chamado Bíblia Gigante de Mogúncia, cujo 1.300 páginas foram escritas à mão.
O nome “42 linha Bible” refere-se ao número de linhas impressas em cada página, e é usado para diferenciá-lo a partir da edição mais recente de 36 linhas.
A preparação para esta edição começou depois de 1450, e os primeiros exemplares estavam disponíveis em 1455. Foi realizada utilizando uma prensa de impressão de tipos móveis.  Uma cópia completa tem 1282 páginas, e foram encadernado em dois volumes, pelo menos.
Esta Bíblia é o mais famoso incunábulos (impressão feita antes do ano 1500), e começou a sua produção e impressão em massa de textos no Ocidente. Acredita-se que foram produzidas cerca de 180 exemplares, 45 em pergaminho e 135 em papel. Depois de impresso, assinado e foram ilustradas a mão, o trabalho foi feito por especialistas, fazendo com que cada cópia se tornasse única.
***

01 de Julho de 1751: Com discurso de d'Alembert, é publicado o primeiro volume da Enciclopédia

No dia 1 de Julho de 1751 é publicado o primeiro volume da Enciclopédia, precedida por discurso de d'Alembert. Foi nessa data o início de uma aventura editorial sem precedentes que iria arejar as ideias em França e em toda a Europa.
O projecto nascera seis anos antes do desejo do livreiro Le Breton de traduzir a Cyclopaedia do autor inglês Ephraïm Chambers - um dicionário ilustrado das ciências e das artes publicado em 1728.

O livreiro e editor submete a sua ideia a Denis Diderot, que na época tinha 32 anos. Esse impetuoso e ambicioso rapaz, que se dizia "filósofo", passou a visar não mais uma simples tradução e sim um "quadro geral dos esforços do espírito humano em todos os géneros e em todos os séculos" Foi assim que surgiu o nome 'enciclopédia', neologismo forjado segundo uma expressão grega que designa as ciências destinadas a ser ensinadas.

Diderot resolve valer-se também dos serviços do seu amigo, o matemático e filósofo Jean Le Rond d'Alembert. Em Outubro de 1750, expõe o seu projecto num prospeto tendo em vista atrair subscritores. Mais de 2 mil responderam ao apelo e pagaram cada um 280 libras. Ou seja, o equivalente ao rendimento anual de um operário. Alguns dos maiores espíritos da época aceitaram colaborar com a grandiosa obra editorial.
Jean d'Alembert, principal autor da Enciclopédia ao lado de Diderot, era filho natural do cavaleiro de Touches e de uma dama da alta aristocracia, Madame de Tencin.

Abandonado ao nascimento em 11 de Novembro de 1717 nas escadarias da igreja  Saint-Jean Le Rond – daí o seu segundo nome – recebe entretanto uma excelente educação graças aos subsídios do seu pai natural. Torna-se um sábio e um pensador muito requisitado que as pessoas arrastavam aos salões mundanos de Paris, como os de Madame Geoffrin, de Madame du Deffand e de Julie de Lespinasse, por quem se apaixonaria sem esperança até  à sua morte.
Por seu lado Denis Diderot consegue também a protecção da influente marquesa de Pompadour, amante do rei Luis XV. O sucesso da Enciclopédia é imediato em França e nos demais países da Europa das Luzes. A sua tiragem  alcança prontamente os 4200 exemplares, um número extraordinário  tendo em conta também o custo da obra.

A publicação teve os seus problemas. Além de acusações de heresia, teve que enfrentar constantemente as acusações dos religiosos. Os Enciclopedistas são culpados de criticar a religião católica. Os jesuítas, alicerçados no seu prestígio em matéria de educação, são os adversários mais virulentos.

De maneira totalmente inesperada, Jean-Jacques Rousseau desentende-se com Diderot e passa a  opor-se à Enciclopédia em virtude do artigo Genebra no qual d'Alembert critica os modos e costumes austeros da cidade calvinista. Rousseau publica então a Carta a d'Alembert sobre os Panoramas.

Em 8 de Março de 1759, com base num falacioso pretexto, o Conselho de Estado proíbe a venda da Enciclopédia e exige o reembolso aos 4 mil subscritores.

D'Alembert, desencorajado, renuncia a levar adiante o empreendimento. Os dois últimos tomos são publicados clandestinamente por Diderot em 1765 e os derradeiros volumes de páginas e pranchas ilustradas são enfim publicadas sem a participação de Diderot em 1772.

No total, em trinta anos, foram publicados 28 volumes compreendendo 11 volumes de pranchas ilustradas e mais de mil artigos com a assinatura de cerca de 200 autores, entre os quais os mais reputados do seu tempo: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Condorcet, Quesnay, Turgot, Marmontel, Helvétius, barão d'Holbach.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Jean-Baptiste le Rond d'Alembert por Maurice Quentin de La Tour
Denis Diderot, por Louis-Michel van Loo
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/07/01-de-julho-de-1751-com-discurso-de.html
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/07/01-de-julho-de-1751-com-discurso-de.html?spref=fb&fbclid=IwAR0AIjd8p4m16EPBQjfShTAWn-VuSeKfs6o9LBtGnCWgJBu7VCXJQW6UbMo