11/10/2014

8.876.(11out2014.12.55') Morreu o ex-reitor da Ucoimbra que promoveu a ligação da UC a Alcobaça

Há que propôr voto de pêsames nas próximas reuniões de Câmara e AMunicipal
*
Centro de Estudos da Universidade de Coimbra
Dr. João Lisboa e ex-reitor Fernando Rebelo
***
Via www.sprc.pt
http://www.sprc.pt/index.php/ultima-hora-2/1604-faleceu-fernando-rebelo-ex-reitor-da-universidade-de-coimbra
FernandoRebelo
Faleceu Fernando Rebelo, ex-reitor da Universidade de Coimbra
Fernando Rebelo faleceu ontem, 9 de Outubro, não tendo resistido, com 71 anos, a prolongada doença e a uma recente intervenção cirúrgica, Era associado no SPRC (sócio n.º 19950), tendo exercido as funções de Reitor da Universidade de Coimbra entre 1998 e 2002 e, antes, de vice-reitor do professor doutor Rui Alarcão.
Como poucos, no exercício dos seus cargos, soube ligar a sua condição de professor às responsabilidades de gestão de uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior europeia, tendo sempre assumido a sua condição de profissional responsável. Daí que, mesmo enquanto Magnífico Reitor, nunca renunciou à sua condição de membro da maior e mais representativa organização sindical de professores da região centro.
Doutorado em Geografia Física, era professor catedrático do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Ao longo da sua carreira universitária, desenvolveu trabalhos na área da Geografia Física, com particular incidência em Geomorfologia. Nos últimos 20 anos dedicara-se também a estudos de Riscos Naturais e de História da Geografia.
A direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro, consciente de representar o sentir de muitos dos seus associados, particularmente do seu núcleo sindical na Universidade de Coimbra, presta uma justa e sentida homenagem ao académico, investigador e cidadão militante de causas sociais e dirige condolências à família, amigos e à comunidade académica da UC.
***
Via DCoimbra

Universidade de Coimbra despediu-se de um dos seus “brilhantes professores”

Centenas de pessoas, entre as quais várias dezenas de professores universitários, prestaram última homenagem ao ex-reitor Fernando Rebelo
Edição de: 
Coimbra e a sua Universidade disseram ontem adeus a «um dos seus mais prestigiados reitores» e «um dos mais brilhantes professores». Faltavam três minutos para as 16h00 quando, ao som da Cabra, também Fernando Rebelo se despediu da sua Universidade, deixando o Páteo das Escolas, num cortejo fúnebre acompanhado por cerca de 60 professores, das diferentes faculdades, e de várias centenas de outras pessoas, entre as quais ex-alunos e funcionários da Universidade de Coimbra (UC) que com ele privaram durante os seus 53 anos de vida académica.