http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2868139&page=-1
***
Via
Notícias ao minuto 20out2014
Bolsa Fundo da Segurança Social perdeu 33,4 milhões com PT
O Fundo de Capitalização da Segurança Social, um dos acionistas da Portugal Telecom, perdeu cerca de 33,4 milhões de euros com a desvalorização em bolsa da sua participação na operadora, indica o Observador.
http://www.noticiasaominuto.com/economia/293606/fundo-da-seguranca-social-perdeu-33-4-milhoes-com-pt
Um dos acionistas da Portugal Telecom é o Fundo de Capitalização da Segurança Social, entidade que perdeu cerca de 33,4 milhões de euros com a desvalorização em bolsa da participação de 2,28% que detém no capital da operadora, avança o Observador.
O fundo tem, desde a sua criação, ações da PT na carteira de reserva estratégica, no entanto, os principais investimentos estão aplicados em dívida pública portuguesa. No final de junho, tinha património superior a 12,5 mil milhões de euros.
A queda do BES/GES originou danos colaterais graves na PT, desde que se conheceu, no final de junho, que uma das holdings do GES, a Rioforte, tinha recebido um investimento de 897 milhões de euros da operadora.
O Novo Banco (que ficou com a participação do BES), Ongoing, Visabeira, Controlinveste e a Segurança Social, que controlavam no final de junho mais de 27% do capital da PT, são os investidores portugueses mais castigados por estes prejuízos.
Entre essa data e o fecho de hoje em bolsa, estas participações desvalorizaram 400 milhões de euros e pertencem ao Novo Banco, Ongoing, Visabeira, Controlinveste a Segurança Social, de acordo com a informação acionista do site da operadora.