24/11/2014

9.111.(24nov2014.8.8') COROGRAFIA DO PADRE ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA (1712) - as vilas da Cela, Alfeizerão, S. Martinho do Porto e Salir do Mato

Via 

http://alfeizerense.blogspot.pt/2014/11/corografia-do-padre-antonio-carvalho-da.html
CAPITVLO X.
Das Villas da Cella, & Alfeyzerão

H
uma legoa da Villa da Pederneyra para a parte do Sul, em lugar alto tem seu sitio a Villa da Cella, fertil de pão, vinho & de muytas frutas; tem huma Igreja Parochial da invocação de S. André, Vigayraria, que apresentão os Abbades de Alcobaça, senhores desta terra, a qual conta de trezentos & noventa vizinhos, huma Ermida de S. Sebastião, outra de Santa Barbora [Bárbara], Casa de Misericordia no lugar de Barrio, que terá cincoenta vizinhos, & Hospital; tem mais outra Ermida de S. Gregorio Magno no lugar de Almarça, que tem vinte & cinco vizinhos, & outra de Santo Antonio. El-Rey Dom Manoel a fez Villa, & lhe deo foral.
                Huma legoa da Villa da Cella para o Poente em hum largo campo está situada a Villa de Alfeyzerão, que pela parte do Nascente tem por vizinha huma serra, & pela banda do mar está cercada de paús; tem forte Castello, & hum Alcayde mór, que apresentão os Abbades de Alcobaça; he abundante de pão, & recolhe algum vinho. Tem com os moradores do termo cento & sessenta vizinhos , huma Igreja Parochial da invocação de S. João Bautista, Vigayraria, que apresentão os Abbades de Alcobaça, & o Vigario he juntamente Prior da Villa de S. Martinho ; tem mais duas Ermidas dentro da Villa, o Espirito Santo, & Santo Amaro, & hum chafarîs. Assistem ao seu governo Civil dous Juizes Ordinarios , que o sam tam bem dos Órfãos, dous Vereadores, hum Procurador do Concelho, hum Escrivão da Camera, que o he tambem da Villa de S.Martinho, & hum Tabelião. O seu termo tem estes lugares : Vallado, Mosqueyros, Casalinho, Casal velho, Val de Maceyra, a quinta da Mota, parte do lugar de Famalicão, Casal do Rebolo, & o lugar de Macalhona, que he do termo de Alcobaça; mas os seus moradores pertencem à freguesia de Alfeyzerão, que dista duas legoas de Alcobaça para o Poente.
CAPITVLO XI
Das Villas de S. Martinho, & Salir do Mato.

M
eya legoa da Villa de Alfeyzarão para o Norte, em lugar alto ao pè de huma serra, que pela parte do mar continua até S.Gião junto à ponte da Barca, quando vão para a Pederneyra, está situada a Villa de S. Martinho, a qual tem huma barra entre duas serras de grandes penhascos, por onde entra hum braço de mar, & pela parte da terra faz huma enseada grande, ou bahia, que terá meya legoa de circuito , aonde se recolhem as embarcaçoens ; & esta barra nas cartas de marear se chama de Salir, por quanto da outra parte da dita enseada para a parte do Sul fica a Villa de Salir do Porto, que he pequena, & sugeyta à Villa de Obidos; a qual Villa de Salir he mais antiga, que esta de S. Martinho , & por essa causa se chama a barra de Salir. Consta esta, & seu termo de cento & cincoenta vizinhos com huma Igreja Parochial da invocação de S. Martinho, Priorado, huma Ermida do Espirito Santo, outra de N.Senhora do Livramento, & outra de Santo Antonio no alto da serra, donde se descobre o mar. Tem hum Juiz Ordinario, que he tam bem dos Órfãos, dous Vereadores, hum Procurador do Concelho, & Almotacel. Tem hum chafarîs na ribeyra, na qual se fabricão as embarcaçoens, assim del-Rey como de particulares. Os lugares do seu termo sam o Casal do Bom Jesus cõ huma Ermida do Senhor, o qual dista meya legoa da Villa, o Casal da Venda Nova,o Casal dos Gagos,o Casal de Val de Paraiso,& dous Casaes na charneca , & consta a Villa de terras de pão, & vinhas.
                Legoa, & meya da Villa de S, Martinho para o Sul, em huma charneca tem seu assento a Villa de Salir do Mato, que terá cento & cincoenta vizinhos com huma Igreja Parochial da invocação de S. Antonio, Vigayraria, que apresentão os Abbades de Alcobaça, senhores desta Villa; & estas Ermidas, Santo Amaro , N.Senhora da Piedade, & S. Domingos; os frutos,que produz, sam pão, vinho, frutas de toda a casta, & algum azeyte. Tem hum Juiz, dous Vereadores, hum Procurador do Concelho, hum Escrivão da Camera, hum Tabelião, hum Almotacel, & Meyrinho. O seu termo tem os lugares seguintes: o da Torre, o dos Infantes, o das Trabalias, o lugar de Santo Amaro com huma Ermida deste Santo, o das Cruzes, a Carrasqueyra, o de Barrantes, o lugar de S. Domingos com huma Ermida do mesmo Santo, & o Formigal, aonde está a Ermida de N. Senhora da Piedade.



(Padre António Carvalho da Costa, Corografia portugueza e descripçam topografica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das cidades, villas, & lugares, que contem; varões illustres, genealogias das familias nobres, fundações de conventos, catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observações, Tomo Terceiro, páginas 137-139, Officina Real DESLANDESIANA, Lisboa, 1712)