e morreu a 8jan1642
***
Via site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/galileu/pensamento.htm
***
Biografia

http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/
***
GALILEU GALILEI - PARA O PARAÍSO (2002)
https://www.youtube.com/watch?v=o_WTS0tW1y0SINOPSE:
Numa época em que os hereges foram queimados vivos por dissensão, o cientista Galileo Galilei arriscou sua vida para revolucionar os conceitos do universo. O ator britânico Simon Callow (Shakespeare apaixonado e Quatro casamentos e um funeral) faz o papel de Galileu na tentativa de humanizar sua paixão pelo pensamento científico, sua inteligência, e sua arrogância, enquanto sucessivas frustrações com outros filósofos e cientistas, e com líderes da igreja católica romana. Este semidocumentário do History Channel oferece uma vívida imagem de Galileu, suas incríveis conquistas que mudaram para sempre a forma como vemos o nosso lugar no universo. Ele também investiga os tormentosos conflitos pessoais e espirituais que Galileu enfrentou, sobretudo na defesa dos controversa teoria de que a Terra gira em torno do sol.
***
http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/galileu_galilei.htm
Dessa forma, Galileu melhorou as lunetas de modo que as imagens ficassem mais nítidas e sem deformações, com um aumento de seis vezes, isto é, duas ou tres vezes mais ao das lunetas da época. Em 1609, empolgado com os primeiros resultados, fabricou uma luneta com aumento de nove vezes, sem deformações. Em 1610, Galileu publicou suas observações celestes no "Sidereus Nuncius" com tiragem de 560 exemplares. Nesse livro falou de montanhas na Lua, dos "planetas" que giravam em torno de Júpiter e nas milhares de estrelas da Via Láctea. Estas descobertas foram muito criticadas por teóricos que não acreditavam em suas experiências.
*
Em 1593, Galileu inventou uma bomba d’água. Em 1597 elaborou um compasso geométrico e militar e em 1606, construiu um termômetro. Após tomar conhecimento das lunetas holandesas, que aproximavam objetos distantes, apesar de pouco potentes e com grandes distorções da imagem, Galileu percebeu que a luneta poderia ser utilizada para explicar questões da teoria heliocêntrica, proposta por Copérnico.Galileu passou a defender a teoria do heliocentrismo, apesar de não se expor muito publicamente. Giordano Bruno já havia sido queimado vivo pela Santa Inquisição da Igreja Católica por defender as idéias de Copérnico.
*
Em 1611, a Igreja começou a preocupar-se com as idéias de Galileu afirmando que ele era "perigoso", pois suas idéias influenciavam muitas pessoas. Apesar de tentar se defender, foi convocado para enfrentar um tribunal do Santo Ofício. Condenado, foi obrigado a negar suas teorias sob pena de morrer queimado. Sobre este acontecimento existem muitas versões diferentes. Seja como for, Galileu continuou vivo. Nesse período, não parou de trabalhar e publicou clandestinamente, em 1638, o "discurso a respeito de duas novas ciências", onde recapitulou os resultados de suas primeiras experiências e acrescentou algumas reflexões sobre os princípios da mecânica. Essa obra seria a mais madura de todas que escreveu. No mesmo ano Galileu ficou cego. Morreu quatro anos depois, em janeiro de 1642.
***
GALILEU GALILEI (1564-1642) E A TEORIA HELIOCENTRICA

http://profdanielantonietto.blogspot.pt/2011/03/galileu-galilei-1564-1642-e-teoria.html
TELESCÓPIO DE GALILEU
“Físico, Matemático e astrônomo Italiano, Galileu Galilei (1564-1642) descobriu [dentre outras coisas] a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. [...]” ¹
“[...] Galileu desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio: feito para medir a pressão atmosférica, porém, serviu como termômetro.
Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. As descobertas foram publicadas no livro "Siderus Nuntius" ("Mensageiro das Estrelas"), em 1610.
A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar (abjurar) suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar.*
A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar (abjurar) suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar.*
[...] Em 1992, mais de três séculos após a morte de Galileu, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.” ²
1 - Créditos do texto: http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/galileu.htmacessado em 21/03/2011.
2 - Créditos do texto: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u202.jhtm acessado em 21/03/2011.
*Os grifos são meus.
Essa pesquisa foi inicialmente desenvolvida pelos alunos do 2º C da Escola Estadual Hélio Cerqueira Leite da turma de 2011, principalmente pela aluna Vanessa Sanches de Sá. A pesquisa foi desenvolvida a partir da aula sobre Renascimento Científico (XV-XVII) e a Teoria Heliocêntrica (o Sol no Centro do Sistema Solar) em contraposição com a Teoria Geocêntrica (a Terra no centro do Sistema Solar), pensamento predominante na Idade Média (Séc. V-XV).
Via Citador

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/galileo-galilei

Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problemas é descobri-las.
*
Não se pode ensinar coisa alguma a alguém; pode-se apenas auxiliá-la a descobrir por si mesmo.
*
Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.
*
Duas verdades nunca se podem contradizer.
*
A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se alguém a si próprio.
*
Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.
***
22 de Junho de 1633: A Inquisição obriga Galileu Galilei a negar os modelos cosmológicos comprovados pelo autor de "Mensageiro Sideral" e "Duas Novas Ciências".
No
dia 12 de Abril de 1633 iniciava-se o processo contra Galileu Galilei.
Galileu, possuindo muitos privilégios junto da cúria, em vez de ocupar
uma cela, residia no apartamento do procurador fiscal, uma espécie de
hospedaria do palácio do Santo Ofício, providência de excepcional
deferência para um acusado de excepção.
Durante o processo, o comportamento do papa foi aparentemente parcial. Em vez de ter deixado o inquérito seguir o seu curso normal junto do Santo Ofício, chamou a si a instrução, ocultou as denúncias e nada deixou transparecer além da suspeita para justificar o processo, pois queria livrá-lo de uma condenação grave.
O cientista prestou declarações diante do Tribunal da Inquisição afirmando:
“Eu, Galileu, filho do falecido Vincenzo Galilei, florentino, de setenta anos de idade, intimado pessoalmente à presença deste tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais contra a gravidade herética em toda a comunidade cristã, tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos, juro que sempre acreditei, que acredito, e, mercê de Deus, acreditarei no futuro, em tudo quanto é defendido, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica. Mas, considerando que (... ) escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina (o heliocentrismo) já condenada e aduzo argumentos de grande força em seu favor, sem apresentar nenhuma solução para eles, fui, pelo Santo Oficio, acusado de veementemente suspeito de heresia, isto é, de haver sustentado e acreditado que o Sol está no centro do mundo e imóvel, e que a Terra não está no centro, mas move-se ; desejando eliminar do espírito de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis essa veemente suspeita concebida mui justamente contra mim, com sinceridade e fé verdadeira, abjuro, amaldiçoo e detesto os citados erros e heresias, e em geral qualquer outro erro, heresia e seita contrários à Santa Igreja, e juro que no futuro nunca mais direi nem afirmarei, verbalmente nem por escrito, nada que proporcione motivo para tal suspeita a meu respeito."
No dia 22 de Junho de 1633, numa sala do convento dominicano de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, encerrava-se um dos episódios mais discutidos da história. Galileu era considerado culpado, teve que abjurar publicamente o heliocentrismo (terá murmurado ironicamente: "eppur si muove" - "e, no entanto, ela move-se") e foi condenado a prisão perpétua, mas por ordem do papa, em vez de ser encarcerado nas celas do palácio do Santo Ofício, pôde imediatamente instalar-se na residência do embaixador e em seguida cumprir a pena sob a forma de prisão domiciliar em sua casa.
As suas obras foram incluídas no Índex dos livros proibidos pela Igreja, juntamente com as de Kepler e Copérnico.
É necessário salientar que não foi somente pelos católicos que a tese de Galileu foi condenada, mas também pelos protestantes.
Lutero julgava que as ideias de Copérnico eram ideias de louco, que tornavam confusa a astronomia. Em 1662, a Faculdade de Teologia protestante da Universidade de Estrasburgo afirmou estar o sistema de Copérnico em contradição com a Sagrada Escritura. Em 1679, a Faculdade de Teologia protestante de Upsala (Suécia) condenou Nils Celsius por ter defendido o sistema de Copérnico. Ainda no século XVIII a oposição luterana contra o sistema de Copérnico era forte: em 1744 o pastor Kohlreiff, de Ratzeburg, pregava energicamente que a teoria do heliocentrismo era abominável invenção do diabo.
Durante o processo, o comportamento do papa foi aparentemente parcial. Em vez de ter deixado o inquérito seguir o seu curso normal junto do Santo Ofício, chamou a si a instrução, ocultou as denúncias e nada deixou transparecer além da suspeita para justificar o processo, pois queria livrá-lo de uma condenação grave.
O cientista prestou declarações diante do Tribunal da Inquisição afirmando:
“Eu, Galileu, filho do falecido Vincenzo Galilei, florentino, de setenta anos de idade, intimado pessoalmente à presença deste tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais contra a gravidade herética em toda a comunidade cristã, tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos, juro que sempre acreditei, que acredito, e, mercê de Deus, acreditarei no futuro, em tudo quanto é defendido, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica. Mas, considerando que (... ) escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina (o heliocentrismo) já condenada e aduzo argumentos de grande força em seu favor, sem apresentar nenhuma solução para eles, fui, pelo Santo Oficio, acusado de veementemente suspeito de heresia, isto é, de haver sustentado e acreditado que o Sol está no centro do mundo e imóvel, e que a Terra não está no centro, mas move-se ; desejando eliminar do espírito de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis essa veemente suspeita concebida mui justamente contra mim, com sinceridade e fé verdadeira, abjuro, amaldiçoo e detesto os citados erros e heresias, e em geral qualquer outro erro, heresia e seita contrários à Santa Igreja, e juro que no futuro nunca mais direi nem afirmarei, verbalmente nem por escrito, nada que proporcione motivo para tal suspeita a meu respeito."
No dia 22 de Junho de 1633, numa sala do convento dominicano de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, encerrava-se um dos episódios mais discutidos da história. Galileu era considerado culpado, teve que abjurar publicamente o heliocentrismo (terá murmurado ironicamente: "eppur si muove" - "e, no entanto, ela move-se") e foi condenado a prisão perpétua, mas por ordem do papa, em vez de ser encarcerado nas celas do palácio do Santo Ofício, pôde imediatamente instalar-se na residência do embaixador e em seguida cumprir a pena sob a forma de prisão domiciliar em sua casa.
As suas obras foram incluídas no Índex dos livros proibidos pela Igreja, juntamente com as de Kepler e Copérnico.
É necessário salientar que não foi somente pelos católicos que a tese de Galileu foi condenada, mas também pelos protestantes.
Lutero julgava que as ideias de Copérnico eram ideias de louco, que tornavam confusa a astronomia. Em 1662, a Faculdade de Teologia protestante da Universidade de Estrasburgo afirmou estar o sistema de Copérnico em contradição com a Sagrada Escritura. Em 1679, a Faculdade de Teologia protestante de Upsala (Suécia) condenou Nils Celsius por ter defendido o sistema de Copérnico. Ainda no século XVIII a oposição luterana contra o sistema de Copérnico era forte: em 1744 o pastor Kohlreiff, de Ratzeburg, pregava energicamente que a teoria do heliocentrismo era abominável invenção do diabo.
wikipedia (imagens)
c
Galileu diante do Santo Ofício -Joseph Nicholas Robert-Fleury
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/22-de-junho-de-1633-inquisicao-obriga.html?spref=fb&fbclid=IwAR32qtp7FgcX2Dv6d8cYbC--2p4CRQ9B1kquNU56YTiVBTNHOAjkZfdS0So***
08 de Janeiro de 1642: Morre Galileu Galilei
No dia 8 de Janeiro de 1642, morre Galileu Galilei, aos 78 anos. A vida e
a obra de Galileu constituem elementos de importância central para a
compreensão da revolução científica que mudou o pensamento ocidental no
período pós-Reforma.
Galileu nasce em Pisa, em 15 de Fevereiro de 1564, como o mais velho de
sete irmãos. O seu pai, músico e comerciante de lã, queria que o filho
estudasse medicina, mas o menino diz ao pai que pretendia ser monge. Aos
11 anos, Galileu é enviado para um mosteiro jesuíta. Depois, no
entanto, volta atrás e, aos 17, ingressa na Universidade de Pisa para
estudar medicina.
Aos 20, dentro de uma catedral, Galileu nota que o archote que descia do
tecto por uma longa corrente balançava sem parar. Curioso para saber
quanto tempo o archote levava para ir e vir, ele usa o próprio pulso
para medir o tempo. Ali, descobre algo de que ninguém se havia dado
conta: o período de cada balanço era exactamente o mesmo. A lei do
pêndulo, que seria usada para regular relógios, faz Galileu tornar-se
imediatamente famoso.
Com excepção da matemática, Galileu aborrecia-se com o currículo da
universidade. O pai, longe de se mostrar encantado com o progresso do
filho, uma vez que os rendimentos de um matemático eram aproximadamente
os mesmos de um músico, insiste que ele complete os estudos de medicina.
Pouco adianta, pois Galileu abandona a Universidade de Pisa sem se
formar.
Para garantir o sustento, passa a dar aulas particulares. A sua grande
ambição, porém, era ser professor de matemática numa grande
universidade. Mas, embora Galileu se mostrasse simplesmente brilhante na
disciplina, ofendia muita gente da área, que acabava por escolher
outros candidatos.
Ironicamente, é uma conferência sobre literatura que muda o destino de
Galileu. A Academia de Florença debatia sobre uma controvérsia que já
durava 100 anos: “onde se localizava e qual eram a forma e as dimensões
do Inferno de Dante”. Galileu queria enfrentar seriamente a questão, mas
do ponto de vista de um cientista. Extrapolando o texto de Dante, no
trecho em que afirma que “a face do gigante Nimrod era tão comprida e
tão ampla quanto a cúpula da basílica de São Pedro, em Roma”, Galileu
deduz que o próprio Lúcifer tinha o braço 2 mil vezes mais comprido que o
braço normal. A plateia fica impressionada e demora pouco para Galileu
ser indicado para a mesma Universidade de Pisa de onde saíra sem
diploma.
Na época, travava-se um debate sobre
uma das leis de Aristóteles sobre a natureza: objectos mais pesados
caíam com maior rapidez que objectos mais leves. As teses de Aristóteles
eram tomadas como dogmas. Diz a lenda que Galileu decidiu comprová-la.
Precisava lançar os objectos de uma grande altura. Uma construção
perfeita para esse fim estava à mão – a Torre de Pisa, de 54 metros de
altura. Galileu sobe até o topo carregando uma variedade de pedras de
diversos tamanhos e pesos. Solta-as aos pares, bem diferenciadas, e
todas elas chegam ao solo ao mesmo tempo. A demonstração é testemunhada
por uma multidão de estudantes e professores. Aristóteles estava errado.
Apesar
de Galileu ser um cristão fervoroso tinha um temperamento conflituoso e
viveu numa época atribulada, em que a Igreja Católica endurecia a
vigilância sobre a doutrina para enfrentar as derrotas sofridas na
Reforma Protestante. O seu conflito pessoal com a autoridade religiosa
tornou dramática a extensão e a profundidade da mudança de abordagem da
natureza.
O
Papa Urbano VIII percebe a aceitação generalizada do modelo
heliocêntrico e convoca Galileu a Roma para ser julgado. Após um
julgamento longo e atribulado, o cientista é condenado à prisão por
tempo indefinido e a rejeitar publicamente as suas ideias. Os livros de
Galileu são incluídos no Index,
censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o
protestantismo prevalecia, livre da censura do Santo Ofício. Galileu
havia escolhido justamente a Holanda para executar a experiência com o
telescópio que construíra. Conta-se que, ao sair do tribunal, teria dito
a frase célebre: "Eppure se muove!"
(No entanto, ela move-se), referindo-se à Terra. Galileu consegue
comutar a pena de prisão para confinamento, primeiro no palácio do
embaixador da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini
em Siena e, mais tarde, na sua própria casa de campo, em Arcetri, na
Itália, onde morre.
Hoje,
o nome de Galileu Galileu está indissoluvelmente associado a uma
profunda mudança no equilíbrio entre a filosofia especulativa, a
matemática e a evidência experimental no estudo dos fenómenos naturais,
no início do século XVII. O período coberto pelas suas publicações
científicas começa com o anúncio das suas primeiras descobertas
astronómicas com o telescópio, em 1610, e encerra-se com a primeira
tentativa sistemática de estender o tratamento matemático da física,
indo da estática para a cinemática e para a resistência de materiais, em
1638.
Em
12 de Setembro de 1982, o papa João Paulo II, ao visitar a Universidade
de Pádua, revogou as acusações de heresia da Santa Inquisição e
reabilitou postumamente Galileu Galilei.
Fontes: Opera Mundi
Blog Estórias da História
wikipedia (imagens)
Galileu frente ao tribunal da inquisição romana, pintura de Cristiano Banti
*
15 de Fevereiro de 1564: Nasce em Pisa, Galileu Galilei
***