que alcobaça abRRaça
***

do grande EDUARDO BARRENTO
***
12jan2015
http://www.surfportugal.pt/noticias-surf-portugal/6428-onda-de-benjamin-sanchis-nao-e-recorde-mcnamara-continua-com-a-marca-referencia
ONDA DE BENJAMIN SANCHIS NÃO É RECORDE; MCNAMARA CONTINUA COM A MARCA REFERÊNCIA
Durante a semana passada a notícia de que o francês Benjamin Sanchis havia quebrado o recorde de Garrett McNamara da maior onda jamais surfada irrompeu pelos meios de comunicação social portugueses quase a uma velocidade tão estonteante como a "descida" do francês numa bomba da Praia do Norte, na sessão do passado dia 11 de dezembro. Contudo, tudo não passava de pura especulação.
Desde sites de jornais generalistas, passando por televisões e até sites do meio. Todos noticiaram que a onda de Sanchis já tinha sido homologada em 33 metros, sendo por isso o novo recorde mundial do Guinness. Contudo, é o próprio Guinness World Records que confirma à SURFPorrtugalque essas informações não estão corretas e que o recorde da maior onda alguma vez surfada continua na posse de Garrett McNamara.
Os primeiros relatos sobre este "suposto" novo recorde surgiram no final de dezembro de 2014, através de alguns sites franceses com credibilidade pouco relevante. Na semana passada, o jornal I foi um dos primeiros a avançar com esta informação, desencadeando a partir daí uma verdadeira "explosão" da "notícia". Mas a fonte da informação nunca foi adiantada, com muitas publicações a referirem que já era oficial no Guinness.
Essas mesmas notícias continham ainda informação errada, sendo que a maioria escreveu que o francês batia assim o recorde de G-Mac, que tinha surfado uma onda de 30 metros. Ora, o recorde na posse do havaiano não é de 30 metros, mas sim de 23,77 metros (78 pés), depois da onda surfada a 1 de novembro de 2011 na Praia do Norte. Tal como o Guinness faz questão de lembrar.
"Garrett McNamara (USA) continua a ser o detentor do Guinness World Record da maior onda surfada (ilimitada)".
No entanto, nada exclui a hipótese de Sanchis vir a bater este recorde. Mas isso apenas poderá acontecer depois da cerimónia dos XXL Big Wave Awards 2015, a 1 de maio deste ano. "Trabalhamos em parceria com os XXL Big Wave Awards para a aprovação do recorde em questão. O Guinness World Records apenas ratifica o recorde caso esse seja autenticado pelos juízes dos XXL Big Wave Awards", explica fonte oficial do Guinness World Records. Logo, "Garrett McNamara (USA) continua a ser o detentor do Guinness World Record da maior onda surfada (ilimitada)", garante.
Contudo, a expressão final pode levantar algumas dúvidas quanto à possibilidade de o francês bater o recorde. Nos prémios do ano passado as ondas enormes do brasileiro Carlos Burle e do britânico Andrew Cotton chegaram a ser equacionadas para este recorde. Mas nem sequer venceram o prémio de maior onda do ano, nunca se sabendo o tamanho exato delas. Tudo porque ambos caíram a meio da descida, à semelhança do que aconteceu com Sanchis.
Poderá a onda do francês ser considerada completa? Baterá mesmo o recorde do Guinness de McNamara? A especulação irá continuar por mais uns meses, pois a verdade é que isso só poderá acontecer em maio. Até lá, e ao contrário do que se escreveu erradamente em Portugal durante a última semana, o recorde permanece com Garrett McNamara. Em 23,77 metros!
https://www.youtube.com/watch?v=LLUYQYPkGNw
El francés Benjamin Sanchis surfea una ola de 33 metros de altura
