02/03/2015

9.669.(2mar2015.7.22') Parque Verde foi apresentado na Assembleia Municipal de 27fev2015

Deixaram cair Vieira Natividade...
*
A solução Byrne 2002 para a chegada a Alcobaça, ex-feira de 2ªfª, passou à história...
*
O parque verde na Cova da Onça, eficaz, que fez tantas notícias...
A prioridade PSD 2009 passou para 2º plano...
*
João Paulo Raimundo da CDU colocou as seguintes questões:
quanto custará?
Paulo Inácio respondeu que custará cerca de 3 milhões...vai candidatar a fundos europeus a 85%...
ligação à Cova da Onça?
vedações para evitar as vandalizações?
ligação ao campo sintético na Estação Vieira Natividade?
*
Acácio Barbosa (PS)
Lembrou a razão porque votou contra
*
António Querido (CDS)
Não é prioridade
*
Presidente da Câmara Paulo Inácio é muito egocêntrico:
"Eu fiz campanha eleitoral em 2009 que ia criar um parque verde na cidade..."
"Eu já sabia que era ali..."
"300 mil euros por 7ha é uma ninharia..."
***
Via Região de Cister:

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade a declaração de interesse público municipal do futuro parque verde da cidade.
Na sessão ordinária, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, João Paulo Raimundo (CDU) questionou se o projeto tinha alguma ligação com o outro, que se chegou a especular que seria na Cova da Onça. Já José Acácio Barbosa (PS) lembrou o seu voto contra a aquisiçao do terreno, enquanto vereador, argumentando que o terreno estava em RAN e o preço de compra era "exorbitante".
Por sua vez, António Querido (CDS) afirmou que "o parque verde não vai trazer mais pessoas a Alcobaça", argumentando que "este modelo de governação assente nas obras e no grande investimento púbico está esgotado e não é isso que os munícipes precisam". Em resposta, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, sublinhou que "este terreno vai ser desafetado da RAN com a revisão do PDM", lamentando nunca ter tido unanimidade neste projeto "por causa da partidarite aguda" . 
O projeto, que deverá ter um custo de cerca de 2,5 milhões de euros, prevê a construção de um anfiteatro, infraestruturas de restauração e de lazer, espaços desportivos, estacionamento, galeria ripícola e estufas públicas. 
***
Via Benedita.fm

Alcobaça: Assembleia Municipal aprova interesse público para Parque Verde

Os partidos representados na Assembleia Municipal de Alcobaça aprovaram o interesse público do projeto para criação de um Parque Verde na cidade de Alcobaça. A autarquia dá assim mais um passo rumo a um projeto pensado pelos arquitetos beneditenses Sérgio Guerra e Hugo Pimenta, e que segundo a autarquia poderá mudar a imagem e utilidade pública de uma importante zona da cidade.
Para além dos espaços verdes, com aproveitamento das caraterísticas do local, incluindo as linhas de água do rio Baça, irá ainda ser instalado um edifício de apoio em madeira bem como um bar, esplanada, parque infantil e duas zonas de estufa para espécies autóctones. Será ainda instalada uma praça com anfiteatro para espetáculos ao ar livre.
O projeto prevê a instalação de cerca de 60 lugares para estacionamento junto da VCI.
As obras que decorrem entretanto na Levada da cidade, serão inauguradas no mês de março segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
***
Via tintafresca.net
Projeto foi apresentado no dia 28 de fevereiro
    Parque Verde de Alcobaça já tem projeto
    pronto para avançar
       
     Arquitetos Sérgio Guerra, António Matias e Hugo Pimenta
    O projeto do futuro Parque Verde de Alcobaça foi apresentado na sessão da Assembleia Municipal de 28 de fevereiro. O investimento, que ascende a 2,5 milhões de euros, aguarda agora luz verde dos fundos comunitários, que irão comparticipar a obra em cerca de 85%. A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a classificação do projeto como de interesse público, uma vez que o terreno está situado em terrenos da Reserva Agrícola Nacional (RAN).

       O projeto do Parque Verde, da autoria dos arquitetos alcobacenses Sérgio Guerra e Hugo Pimenta, também vencedores do concurso de ideias para este espaço, pretende salvaguardar o sistema hidráulico cisterciense e, por isso, irá continuar a ser recetor de cheias rápidas urbanas. O parque irá conter um único edifício de apoio, em madeira, um bar com esplanada e parque infantil. O estacionamento no local será limitado a 60 veículos junto à Via de Cintura Interna (VCI), sendo este o único espaço do parque impermeabilizado.

       Novidade é a criação de duas estufas com espécies autóctones, uma pequena e outra grande, que deverá ter uma vertente pedagógica voltada para as escolas. A vegetação do parque, além das tradicionais árvores para proporcionar sombra no verão, deverá ser prado, em vez da relva, de forma a proporcionar uma manutenção barata e um baixo consumo de água.

       O Parque Verde irá ter três percursos: o Central, do Alcoa e da Levada. O percurso da Levada será em pedra até ao Mosteiro de Santa Maria, dando assim uma ideia de continuidade entre o monumento Património da Humanidade e o Parque Verde. Por sua vez, o percurso do Rio Alcoa será em madeira com duas pontes sobre o rio e equipamentos de manutenção física.

       De referir que a VCI terá uma passagem em túnel que dará acesso pedonal à bifurcação entre o Rio Alcoa e a Levada. O projeto contempla ainda miradouros junto a mini represas do Rio Alcoa e o aproveitamento de uma zona rochosa junto ao Alcoa para criar uma zona aquática de usufruto público, tornando-a quase uma praia fluvial.

       O parque Verde, com uma área de sete hectares, terá uma praça triangular junto à Rua Costa Veiga, que incluirá um anfiteatro para espetáculos ao ar livre.

       Paulo Inácio informou também que as obras de recuperação da Levada irão ser inauguradas já neste mês de março.

       Mário Lopes
    02-03-2015



    ***