18/03/2015

9.754.(18mar2015.8.22') 27sete2015 eclipse da lua...superlua e lua de sangue

***
28seTEMbro2015
Bruno Januário apanhou-a vermelha

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205952016573043&set=a.1927280935240.2109760.1038667982&type=3&theater
***
JERO tb

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203810944388652&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=3&theater
***
The guardian

Perdeu? Não precisa se preocupar: essas são as melhores fotos da lua de sangue de todo o mundo.

Veja a tribuna completa:http://gu.com/p/4cn4z/fb
***
Neste dia
2015

Dizem que o mundo pode acabar já no dia 28...

A Lua Vermelha prevista para a madrugada do dia 28 traz de volta as profecias do Apocalipse. Mas é muito provável que seja apenas uma oportunidade única de ver uma Super Lua e um eclipse lunar em simultâneo



Ler mais: http://visao.sapo.pt/dizem-que-o-mundo-pode-acabar-ja-no-dia-28=f829888#ixzz3lM2RXYU5

Dizem que o mundo pode acabar já no dia 28...
http://visao.sapo.pt/dizem-que-o-mundo-pode-acabar-ja-no-dia-28=f829888
***
27sete2015
via público





Vem aí o eclipse total da super-Lua


Na noite de domingo para segunda-feira a Lua vai esconder-se na sombra da Terra. Fenómeno raro aconteceu pela última vez em 1982 e só voltará a repetir-se em 2033.

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/vem-ai-o-eclipse-total-da-superlua-1709063
É já na noite de domingo para segunda-feira que se poderá observar um eclipse total da Lua especial, que não se via há mais de 30 anos. O fenómeno poderá ser visto em Portugal, na madrugada de segunda-feira, quando a Lua atravessar a sombra da Terra, ganhando a cor da ferrugem.
Nessa altura, a Lua vai estar particularmente perto de nós, no chamado perigeu. A órbita da Lua é elíptica. Por isso, numa parte da sua órbita ela fica mais perto da Terra e noutra parte fica mais longe. Na madrugada de domingo, o satélite natural da Terra estará apenas a 356.877 quilómetros de distância, ou seja, 49.600 quilómetros mais próximo de nós do que se estivesse no ponto mais distante, o apogeu.
A órbita da Lua e o seu perigeu não coincidem com as fases lunares. Mas no domingo será dia de Lua cheia. Como ela estará especialmente perto, o resultado é que parecerá 14% maior e terá 30% mais brilho do que se estivesse no apogeu. Nesta situação, estamos na presença de uma super-Lua. Será então uma super-Lua que vai sofrer um eclipse, o que é uma conjugação bastante rara. Apesar dos eclipses lunares acontecerem duas vezes por ano, a última vez que a Terra tapou uma super-Lua foi em 1982, há 33 anos, e a próxima só acontecerá em 2033, daqui a 18 anos.
Segundo o site do Observatório Astronómico de Lisboa, a Lua vai entrar na penumbra na madrugada de segunda-feira à 1h10 (hora do continente), quando deixar de ser tocada por parte dos raios solares. A partir das 2h07, ficará completamente à sombra da Terra durante três horas e vinte minutos. Sairá da sombra às 5h27 e da penumbra às 6h24, marcando o fim do eclipse.
Durante a fase em que atravessar a região da sombra, a Lua não estará completamente escurecida, poderá antes apresentar um brilho avermelhado, de ferrugem. Esta cor é causada pela atmosfera da Terra, que dispersa os raios e absorve muitos deles, principalmente aqueles que estão no comprimento de onda do azul e do verde. Desta filtragem resulta que, durante o eclipse, a Lua é iluminada não com luz branca mas sim com luz avermelhada.
O eclipse será visto em todos os locais da Terra que naquele momento têm a Lua acima do horizonte: em Portugal continental, nos Açores e na Madeira, na Europa Ocidental, na África Ocidental, na América do Sul e Central e no Leste da América do Norte.
Quem não estiver disposto a ficar acordado durante a madrugada de segunda-feira – que será uma noite amena com uma mínima de 17 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – poderá ver, já durante o dia de domingo, uma super-Lua também encarnada, embora brilhante. O astro irá nascer às 19h10 e também terá nessa altura a cor da ferrugem. Mas ao contrário do fenómeno do eclipse, a luz que atingirá então a Lua é branca. No entanto, como a luz do Sol que é reflectida pela Lua chega até nós atravessando a atmosfera terrestre, parte dessa luz também é absorvida e perdida, restando no final, aos nossos olhos, uma Lua vermelha.

*
Vem aí um raríssimo eclipse total de superlua; o próximo só em 2033
https://www.facebook.com/UOLNoticias/videos/1224140630934084/
*

Eclipse como o do próximo domingo só terá sua beleza repetida em 2033

Eclipse como o do próximo domingo só terá sua beleza repetida em 2033
http://misteriosdomundo.org/eclipse-como-o-do-proximo-domingo-so-tera-sua-beleza-repetida-em-2033/
Fãs de astronomia em todo o mundo aguardam ansiosamente para o dia 27 de setembro, o próximo domingo. Isso porque nosso satélite natural irá nos proporcional um espetáculo extremamente raro: um eclipse lunar e uma superlua, ao mesmo tempo.
Tal coincidência só aconteceu 5 vezes no século XX, e a última foi em 1982. Depois do eclipse + superlua do dia 27, só teremos o mesmo evento em 2033. Por isso, se o céu estiver limpo em sua cidade, não se esqueça de contemplar esse belíssimo fenômeno.
***
20mar2015. eclipse parcial...ATENÇÃO USAR FILTRO SOLAR ao observar o fenómeno
*
Via LUSA.SIC
 18.03.2015

Eclipse total do Sol na sexta-feira na região Ártica, parcial em Portugal

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-03-18-Eclipse-total-do-Sol-na-sexta-feira-na-regiao-Artica-parcial-em-Portugal


© Goran Tomasevic / Reuters(Reuters/ Arquivo)

Um eclipse total do Sol vai ocorrer na sexta-feira na região Ártica, mas em Portugal, como noutras zonas do mundo, será um eclipse parcial, isto é, o Sol estará apenas em parte coberto pela Lua.

O eclipse será total apenas no extremo norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé (Dinamarca) e Svalbard (Noruega) e na região Ártica, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) na sua página na internet.

Em Portugal será parcial, começando pelas 08:00 (hora de Lisboa) e terminando pelas 10:00, com o seu pico a acontecer pelas 09:00.

As nuvens, previstas de manhã para a generalidade do continente, embora com "abertas" a norte, e para o arquipélago da Madeira, podem dificultar a observação, de acordo com informação prestada à Lusa pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Nos Açores, o eclipse dificilmente será visto nas ilhas das Flores e do Corvo, onde, segundo as previsões, o céu estará muito nublado.

A área solar coberta irá variar entre os 62% e os 74%, no continente, e entre os 70% e os 77%, no arquipélago dos Açores. Na Madeira, a ocultação do Sol rondará os 57%, adianta o OAL.

Um eclipse solar sucede quando a Lua, satélite natural da Terra, se interpõe entre o seu planeta e o Sol, ocultando total (eclipse total) ou parcialmente (eclipse parcial) a luz solar.

O fenómeno só ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. Por norma, os eclipses totais duram no máximo sete minutos. No caso do eclipse total do Sol, a coroa do "astro-rei" torna-se visível em redor do Sol eclipsado. 

Portugal está na penumbra (parte menos escura do cone de sombra projetado pela Lua na superfície da Terra), pelo que o eclipse é parcial, ou seja, a Lua só obscurece uma parte do Sol, explicou à Lusa o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Em contrapartida, as ilhas Faroé e Svalbard e a região Ártica estão na umbra (parte mais escura do cone de sombra projetado pela Lua na superfície da Terra), pelo que o eclipse será visto na sua totalidade.

Os eclipses totais são visíveis em menos locais da Terra do que os parciais, porque, esclareceu o IA, a umbra "pode possuir apenas algumas dezenas de quilómetros de largura", ao contrário da penumbra, que tem, em geral, "alguns milhares de quilómetros de largura".

Vistos da Terra, os diâmetros angulares da Lua e do Sol "são muito semelhantes", permitindo que "o disco da Lua cubra por completo o disco solar", no caso de um eclipse solar total.

O eclipse de sexta-feira acontece no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22:45 (hora de Lisboa).

A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de junho, às 17:38.

O OAL aconselha, durante o eclipse, a nunca se observar diretamente o Sol sem filtros solares oculares e, quando usados, a fazer-se "intervalos frequentes para descanso, a fim de o olho não aquecer demasiado".

O Observatório adverte também que nunca se deve colocar os filtros solares na ocular (lente onde se espreita para ver) de telescópios ou binóculos, uma vez que, se assim for, "o filtro solar derrete deixando entrar intensidade suficiente para queimar a retina". A queimadura da retina é indolor, mas pode causar lesões irreversíveis como a cegueira.

O Centro Ciência Viva de Constância, o Observatório Astronómico de Lisboa e o Planetário do Porto promovem na sexta-feira sessões gratuitas de observação com telescópios protegidos com filtros.

 Lusa
***
Via
https://www.facebook.com/opticaribeiroalcobaca/photos/a.1424513754431623.1073741828.1423038441245821/1624198901129773/?type=1&fref=nf
A Óptica Ribeiro adverte:
Na próxima sexta feira teremos um eclipse solar visível em Portugal entre as 8 e as 10 h da manhã. Por muita que seja a tentação, NUNCA olhe para o eclipse sem óculos de proteção adequados. Nem mesmo com os seus óculos de sol. A observação direta pode causar cegueira instantânea ou gradual. Use sempre filtros próprios para ver o eclipse, e mesmo com estes, a observação nunca deve exceder períodos de 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso.
A olhe para o eclipse sem óculos de proteção adequados. Nem mesmo com os seus óculos de sol. A observação direta pode causar cegueira instantânea ou gradual. Use sempre filtros próprios para ver o eclipse, e mesmo com estes, a observação nunca deve exceder períodos de 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso.