31/03/2015

7.128.(31mar2015.8.28') EU NÃO ARRISCO...Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral...urge corAGIR para melhor saúde...

***
29ouTUbro
DIA MUNDIAL AVC 
 https://www.youtube.com/watch?v=KJeNNN10FkQ
*
15aGOSTO2009

 fibrilhação auricular
respiguei do jornal das caldas:
Estudo inédito à fibrilhação auricular vai a casa dos caldenses
Agosto 12th, 2009 ·
Os habitantes de Caldas da Rainha estão a ser visitados por uma equipa de técnicos de saúde em suas casas, de 8 a 15 de Agosto, no âmbito do primeiro estudo epidemiológico que percorrerá Portugal para avaliar a incidência da fibrilhação auricular, um importante factor de risco para os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
�Entre as 16h00 e as 21h30, um técnico de cardiopneumologia e um enfermeiro deslocar-se-ão aleatoriamente à residência dos habitantes e pedirão a colaboração da população para se submeter a um electrocardiograma e um inquérito destinado a recolher dados demográficos, sócio-económicos, clínicos e terapêuticos.Os objectivos deste estudo são a avaliação da prevalência da fibrilhação auricular em indivíduos com idade igual ou superior a 40 anos e análise do conhecimento sobre patologias do ritmo cardíaco. A iniciativa, da responsabilidade do Instituto Português do Ritmo Cardíaco (IPRC) e da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) vai abranger um universo de 10 mil portugueses residentes em 70 localidades e será implementada até 31 de Novembro deste ano. O que a distingue das habituais acções de rastreio cardiovasculares e a torna inédita em Portugal, é o facto de serem os Técnicos de Saúde a deslocar-se às habitações da população e a utilização da metodologia de escolha das casas de forma aleatória.A fibrilhação auricular é um distúrbio do ritmo cardíaco, caracterizado pela contracção rápida e descoordenada das câmaras superiores do coração (aurículas) conduzindo a batimentos cardíacos rápidos e irregulares. É frequente, afectando cerca de 5 indivíduos em cada 1000, de ambos os sexos, aumentando a sua incidência com a idade.
*

***
26seTEMbro2009
Morte do basquetebolista podia ter sido evitada, diz Lopes Gomes
2009-10-26 às 09:51

O presidente da delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Lopes Gomes, lembra que um desfibrilhador podia ter evitado a morte do basquetebolista norte-americano Kevin Wildemond, jogador da Ovarense.

Presidente da delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia diz que nem o preço justifica que não seja colocado um desfribrilhador em todos os recintos desportivos
Lopes Gomes defende ainda que todos os portugueses deviam ser ensinados, nos primeiros anos de escola, sobre o funcionamento desta máquina
Só a autópsia vai explicar a morte do basquetebolista norte-americano Kevin Wildemond, jogador da Ovarense, que faleceu domingo, no intervalo de uma partida entre a equipa de Ovar e a Académica. Um jogo que decorria em Pousos, Leiria, num pavilhão aonde não existia um desfibrilhador.Kevin Wildemond tinha apenas 23 anos e foi vítima de uma paragem cardio-respiratória.Ouvido pela TSF, Lopes Gomes, presidente da delegação norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia, lembra que um desfibrilhador podia ter evitado esta morte e que nem o preço justifica que não seja colocado em todos os recintos desportivos.Lopes Gomes defende ainda que todos os portugueses, logo nos primeiros anos de escola, deviam ser informados sobre o funcionamento desta máquina que pode ditar a diferença entre a vida e a morte.Uma posição reiterada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia a propósito agora da morte de um basquetebolista norte-americano que jogava na Ovarense.
*** ***
31MAR
Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral,
www.eunaoarrisco.pt
Campanha “Eu Não Arrisco” assinala Dia Mundial do AVC
http://www.newsfarma.pt/noticias/2544-campanha-%E2%80%9Ceu-n%C3%A3o-arrisco%E2%80%9D-assinala-dia-mundial-do-avc?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
O Dia Mundial do AVC é comemorado a 31 de março, uma patologia que, segundo a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal, representando a morte de um português por hora. No sentido de combater esta realidade e prevenir a doença, surge a campanha "Eu Não Arrisco". 

O acidente vascular cerebral é uma doença súbita que acontece quando uma parte significativa do cérebro é afetada pela interrupção do fluxo sanguíneo, por oclusão de um vaso, ou por um hematoma, quando um desses vasos rompe. Dada a extrema sensibilidade do tecido cerebral à falta de nutrientes como a glicose ou o oxigénio, nestas situações pode ocorrer a morte rápida das células nervosas e a destruição de áreas importantes do cérebro

A fadista Carminho é a embaixadora da campanha, uma iniciativa de sensibilização para os fatores de risco e sintomas associados ao AVC. A SPAVC lançou o site da ação, www.eunaoarrisco.pt, dirigido à população, que reúne toda a informação relacionada com a patologia, desde os seus sintomas, saber reconhecer um AVC, como agir nestes casos, as perguntas mais frequentes, fatores de risco, reabilitação, entre outros.

Como explica o Dr. José Castro Lopes, presidente da SPAVC, "o AVC é uma doença prevenível e tratável. Está na atitude de cada um contribuir para a prevenção e tratamento".

"Os sinais do AVC ainda são pouco conhecidos, importa, apesar de insistentemente referidos por esta sociedade científica. Que todos estejam atentos aos denominados 3 f's: falta de força num braço, face desviada e fala perturbada. A rápida identificação de um destes sinais pode salvar a vida da pessoa que está a sofrer o AVC", esclarece o especialista.

E acrescenta: "Identificar os primeiros sintomas e acionar de imediato os meios de urgência - 112, para que os doentes sejam encaminhados para a Via Verde AVC, aumenta exponencialmente a probabilidade de sobrevivência, sem sequelas graves e permanentes."

Veja aqui a mensagem deixada pelo presidente do SPAVC para este dia.
https://www.facebook.com/video.php?v=832472826825850&set=vb.499650466774756&type=2&theater
***
28OUT
Dia Mundial do AVC
https://www.youtube.com/watch?v=KJeNNN10FkQ