31/03/2015

9.815.(31mar2015.8.28') EU NÃO ARRISCO...Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral...urge corAGIR para melhor saúde...

31MAR
Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral,
www.eunaoarrisco.pt
Campanha “Eu Não Arrisco” assinala Dia Mundial do AVC
http://www.newsfarma.pt/noticias/2544-campanha-%E2%80%9Ceu-n%C3%A3o-arrisco%E2%80%9D-assinala-dia-mundial-do-avc?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
O Dia Mundial do AVC é comemorado a 31 de março, uma patologia que, segundo a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal, representando a morte de um português por hora. No sentido de combater esta realidade e prevenir a doença, surge a campanha "Eu Não Arrisco". 

O acidente vascular cerebral é uma doença súbita que acontece quando uma parte significativa do cérebro é afetada pela interrupção do fluxo sanguíneo, por oclusão de um vaso, ou por um hematoma, quando um desses vasos rompe. Dada a extrema sensibilidade do tecido cerebral à falta de nutrientes como a glicose ou o oxigénio, nestas situações pode ocorrer a morte rápida das células nervosas e a destruição de áreas importantes do cérebro

A fadista Carminho é a embaixadora da campanha, uma iniciativa de sensibilização para os fatores de risco e sintomas associados ao AVC. A SPAVC lançou o site da ação, www.eunaoarrisco.pt, dirigido à população, que reúne toda a informação relacionada com a patologia, desde os seus sintomas, saber reconhecer um AVC, como agir nestes casos, as perguntas mais frequentes, fatores de risco, reabilitação, entre outros.

Como explica o Dr. José Castro Lopes, presidente da SPAVC, "o AVC é uma doença prevenível e tratável. Está na atitude de cada um contribuir para a prevenção e tratamento".

"Os sinais do AVC ainda são pouco conhecidos, importa, apesar de insistentemente referidos por esta sociedade científica. Que todos estejam atentos aos denominados 3 f's: falta de força num braço, face desviada e fala perturbada. A rápida identificação de um destes sinais pode salvar a vida da pessoa que está a sofrer o AVC", esclarece o especialista.

E acrescenta: "Identificar os primeiros sintomas e acionar de imediato os meios de urgência - 112, para que os doentes sejam encaminhados para a Via Verde AVC, aumenta exponencialmente a probabilidade de sobrevivência, sem sequelas graves e permanentes."

Veja aqui a mensagem deixada pelo presidente do SPAVC para este dia.
https://www.facebook.com/video.php?v=832472826825850&set=vb.499650466774756&type=2&theater
***
28OUT
Dia Mundial do AVC
https://www.youtube.com/watch?v=KJeNNN10FkQ