13/05/2015

6.535.(13mai2015.22.6') Ludwig Van Beethoven

Nasceu a 16 ou17dez1770
e morreu a 26mar1827
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NÃO PODEMOS ESQUECER A 5ª SINFONIA de Beethoven e a fundação do Centro Cénico da Cela

porque, em 6 de out1973, no escuro da garagem do Augusto "Paxau", começou-se a ouvi-la

no arranque da peça "O MÉDICO À FORÇA" 

Por decisão do António Natividade... 

https://www.youtube.com/watch?v=yes8YOQnVQQ

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https://www.youtube.com/watch?v=W-fFHeTX70Q
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Via Cristina Franco
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10212025366487703&set=pcb.10212025367327724&type=3&theater
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5jan2017
avante
http://avante.pt/pt/2249/memoria/

1785 – Friedrich Schiller escreve
a Ode à Alegria
A Ode ou «Hino à Alegria», da autoria do poeta, filósofo, médico e historiador alemão Friedrich Schiller, foi imortalizada por Ludwig van Beethoven, que nela se inspirou para a composição da sua Nona Sinfonia, onde é cantada no quarto movimento. Intitulado inicialmente «Ode à Liberdade», segundo Ludwig Nohl, o nome do poema terá sido alterado pelo próprio Schiller, que substituiu a palavra Freiheit (Liberdade) pela palavra Freude (Alegria) por receio da censura. A essência no entanto permanece, correspondendo às ideias filosóficas do poeta, para quem a alegria está ligada ao desenvolvimento da actividade humana, que um dia destruirá todas as fronteiras e levará à harmonia universal. O mesmo sentimento animou Beethoven, que pelo menos desde 1795 «ensaiou» várias abordagens musicais ao Hino à Alegria, até completar a Nona Sinfonia, escrita de 1822 a 1824 e executada pela primeira vez em 7 de Maio de 1824. Esta obra-prima de Beethoven foi adoptada como hino do Conselho da Europa em 1972 e como hino oficial da União Europeia em 1985. Os ideais da fraternidade e da liberdade, tão caros a Schiller e Beethoven, merecem certamente quem os respeite melhor.
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Via JERO.Lusa

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 "Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade".
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"A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia."
_____arte\Jose de La Barra
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https://www.youtube.com/watch?v=kBpc3WZOubQ
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“Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte.”
© Steve Grogan - Imagem
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“Príncipe, o que és, és acidentalmente por nascimento; o que eu sou, sou por mim mesmo. Príncipes existem e existirão aos milhares, Beethoven há apenas um.” 
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“A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro.”

© Francisco de Goya - óleo sobre tela
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“Nunca quebres o Silêncio se não for para o Melhorar…”
Imagem - © Beatrice Billard
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morreu em 26mar1827
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/26-de-marco-de-1827-morre-ludwig-van.html?spref=fb&fbclid=IwAR2bG58cRt-biKD_RgVGCPuDadmSI_TWqj8qKsgHdVz0MwJibBI8IrQM8_g
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16 de Dezembro de 1770: Nasce em Bona, o compositor Ludwig van Beethoven



Compositor alemão de ascendência flamenga. Beethoven foi baptizado em 17 de Dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior (16 de Dezembro), na actual Renânia do Norte e morreu em 26 de Março de 1827, em Viena, Áustria. A sua figura musical é típica do período de transição entre as épocas Clássica e Romântica.Aos onze anos tornou-se músico profissional. Foi ensinado por Christian Gottlob Neefe, organista da corte no arcebispado de Colónia. Com doze anos substituiu o seu mestre na orquestra da ópera e aos catorze foi nomeado organista-assistente da Corte. Em 1787 fez a sua primeira viagem a Viena, Áustria, onde conheceu Wolfgang Amadeus Mozart. Algum tempo depois, regressou a Bona e à orquestra da ópera como violetista. Em 1792 fixou-se definitivamente em Viena, onde estudou, primeiro, com Joseph Haydn e, posteriormente, com Schenk Albrechtsberger e com Salieri. Depois de aprender as técnicas de contraponto e de composição vocal, passou a compor peças para piano de uma forma muito emocional, conquistando imediatamente a aristocracia austríaca. Apesar de receber algumas compensações financeiras por parte de alguns nobres, gabava-se de ser o único músico a viver decentemente sem subsídios da Corte ou da Igreja.A partir de 1794, a carreira musical de Beethoven em Viena foi dividida em três períodos. O primeiro período inclui os três primeiros concertos para piano e a Sinfonia N.º 1 em Dó Maior (1800), embora se caracterize, essencialmente, pela música de câmara. A segunda fase (1801-14) é marcada pela Sonata em Dó-Sustenido Menor (1801; Luar) e pela Sonata em Fá Menor (1804; Appassionata); pelo quarto e pelo quinto concertos para piano (Emperor); pelas oito sinfonias, especialmente a N.º 3 em Mi-Bemol Menor (1804; Eroica); e pela única ópera que compôs, Fidelio (1814). Nas composições finais, a sua preocupação com o contraponto aumentou, especialmente na última sinfonia que escreveu, a Sinfonia N.º 9, e em alguns quartetos para cordas (1824-26). Atormentado pela surdez e pelos problemas emocionais, Beethoven compôs muito pouco durante a década de 1820.

Beethoven, considerado um poeta-músico, foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitário
Ludwig van Beethoven. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 
Wikipedia

Ficheiro:Beethoven.jpg



Retrato feito por Joseph Karl Stieler em 1820

Beethoven com 13 anos
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-Fur Elise

 https://www.youtube.com/watch?v=k_UOuSklNL4
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5.ª sinfonia
https://www.youtube.com/watch?v=yes8YOQnVQQ&feature=youtu.be&fbclid=IwAR26zt6_JgrysUclSUSJugHAebYPoss1bSW8b-YCWGAo6eh-0HVsuneIyxw
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 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/16-de-dezembro-de-1770-nasce-em-bona-o.html?fbclid=IwAR1B7r2e94ZbOIZDaBejIYGEDwyzvgray4Q52rg2DYmwLovPweJvLY3264Q
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22 de Dezembro de 1808: A Sinfonia n.º5 de Beethoven é executada pela primeira vez em Viena

Estreia no dia 22 de Dezembro de 1808 a Sinfonia n.º5 em Dó menor, opus 67 de Ludwig van Beethoven, em Viena. Se as críticas iniciais deixaram de reconhecer na Sinfonia n.º5 uma das maiores peças musicais jamais escritas, é necessário entender as condições adversas sob as quais a obra foi pela ouvida primeira vez.  

No local do concerto fazia um frio de rachar. Passaram-se duas horas de um programa enorme de mais de quatro horas de duração antes da sinfonia começar a ser executada e a orquestra havia ensaiado pouco. No dia, a execução foi de tal forma medíocre que obrigou o compositor, praticamente surdo àquela altura, mas que actuava como regente, a interrompê-la em uma determinada passagem para reiniciá-la desde o começo. Foi, em tudo e por tudo, um início pouco auspicioso para um acontecimento cultural que logo se tornaria a peça da música clássica mais conhecida em todo o mundo. 

Também estreou nessa mesma noite no Teatro An der Wien em Viena, o Concerto para Piano e orquestra nº 4 em Sol maior, opus 58 e a Sinfonia nº 6 em Fá maior, opus 68, a “Pastoral”. No entanto foi a Sinfonia n.º5 que, a despeito da sua insegura ‘première’, seria finalmente reconhecida como a maior conquista de Beethoven até esse ponto da sua carreira. Em 1810, o crítico E. Hoffman consagrou Beethoven por ter superado os grandes Haydn e Mozart com uma obra que “nos abre de porta em porta o reino do colossal e do imensurável evoca o terror, o medo, o horror e a dor e desperta aquele anseio inesgotável que é a essência do Romantismo." 

Essa percepção resistiria à passagem do tempo e a Sinfonia n.º5 rapidamente se tornou a quintessência do reportório clássico para as orquestras em todos os quadrantes. Beethoven, conhecido em seu tempo como ‘Tondichter’ “o poeta dos sons” abraçou o Iluminismo e tornou-se defensor da Revolução Francesa, cujos ideais podem ser musicalmente notados, especialmente no segundo e no quarto movimento da 5ª Sinfonia. 

Esta obra traz uma das introduções musicais mais poderosas e impactantes jamais escritas: um ‘fortíssimo’ – sol, sol, sol, curtos, e um mi bemol, um pouco alongado – verdadeiro desafio para maestros, orquestras e público. O universo sonoro construído com base em quatro simples notas leva-nos a uma dimensão musical nunca antes conquistada. O professor de Hector Berlioz, Jean-François Le Sueur, quando a ouviu, ficou alucinado: “Quando saí da sala de concertos e tentei colocar o chapéu, não consegui encontrar a minha cabeça”. 

Contudo, além das suas qualidades revolucionárias como uma composição erudita, a Sinfonia n.º5 mostrar-se-ia com um enorme e duradouro poderio pop-cultural, graças principalmente ao motivo suscitado pelas suas primeiras e penetrantes quatro notas iniciais. Ela foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para abrir a programação da rede BBC porque imitava a letra V, de Vitória, do código Morse. 

Arturo Toscanini regeu-a em 8 de Maio de 1945 em Nova Iorque em homenagem ao Dia da Vitória. A transmissão da rendição das tropas do general Von Paulus ao Exército Vermelho em Estalinegrado, em Fevereiro de 1943, foi feita em Berlim, através da rádio alemã, pelo general Zeitzler, chefe do Alto Comando da Wehrmacht, precedida do rufar abafado de tambores e da execução do segundo movimento – andante com moto – da 5ª Sinfonia. 
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)

 Teatro An der Wien em Viena


Beethoven em 1804
https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=S5EkOpYEx0w
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/22-de-dezembro-de-1808-sinfonia-n5-de.html?fbclid=IwAR2K7QXISR9gVs6WscrKSdSFi8alB7EHtFsSpMFypJQDwudgMyrLIXjRnHM
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