18/05/2015

9.650.(17mai2015.20.20') Caetano Tofes ataca o CCCela no seu blogue Passado, Presente e o Futuro, com SÃO TODOS IGUAIS?

22maio2015
16.22'
Acabei de perceber o lado das trabalhadoras, das técnicas do CCCela...Li as actas das reuniões de equipa...
O processo administrativo tem todos os factos que levaram ao términus da relação laboral entre a referida trabalhadora e o CCC...
Não há ilegalidades...
Constam todas as fundamentações...
Apesar de tudo há que saber dirimir a solução correcta para a trabalhadora e para a instituição.
2ªfª vamos ao debate de novo nos Corpos Gerentes...
21maio2015
10.50'
Reuni com a trabalhadora.
Há erros graves da parte do CCCela.
Vou, ainda reunir, mais informação e na próxima reunião de Corpos Gerentes agirei de forma a encontrar a solução correcta para a trabalhadora e para a Instituição!!!
***
20maio2015
23.55'
Hoje reuni dados, no CCCela, sobre a provável trabalhadora que é referida como "despedida" e que está com "gravidez de risco".
Só agora tenho contactos para falar, directamente, com a trabalhadora e depois agir
em consciência e a todos os níveis.
***
19maio2015
8h8'8"
O "terrível" CCCela do Caetano Tofes e Cª, no período da TROIKA, em que houve + despedimentos em Portugal, criou + de 20 postos de trabalho fixo e + 5 entre estagiários, contratos de substituição...
Desde que contratamos trabalhadores estivemos sempre evolução, 1, 5,...50 durante muitos anos e agora 70 fixos.
Temos cerca de 75 trabalhadores...Com eles temos reuniões regulares de equipa, por sector, por valência...Aí se faz troca de experiências...Há formação contínua...
Temos salários acima da tabela legal para as IPSS...
O CCCela não é uma ilha neste mundo de injustiças. Tem de saber aproveitar os instrumentos legais para poder melhorar o seu quadro de pessoal. É facto que aproveita programas de qualquer governo que exista em Portugal. Aproveita, no bom sentido, para formar e seleccionar trabalhadores. Pode estabilizar mais 1 ou 2  no quadro e é esse o objectivo sempre, logo que haja trabalhadores que se revelem com as qualidades exigentes, mui difíceis, de trabalhar com idosos ou com grande competência para as crianças.
Apesar de sermos voluntários desde 1973, temos formado dirigentes, todas as segundas feiras, em reunião, não só com os 5 da Direcção, mas com todos os Corpos Gerentes, e até com os suplentes de cada órgão, e aí recebemos as queixas e sugestões de sócios, de trabalhadores. Duma forma aberta e democrática votamos quando não há consenso. Procuramos, colectivamente, resolver todos os problemas e encarar novos projectos.
Temos farta experiência de quem nos ataca. O que tem sido raro.
Apesar de ser uma equipa de voluntários, em relação ao dirimir de problemas com trabalhadores, sempre tivemos a prática de recomendar que o trabalhador descontente vá ao seu Sindicato e que nos indique  a ilegalidade que estivermos, eventualmente, a praticar.
Até hoje depois de 33 anos de relações do CCCela com quem tem trabalhado não temos um único caso de processo de Inspecção de Trabalho ou de tribunal de trabalho. Se algum dia o tivermos encaramos com naturalidade. Não há relações ideais.
Vamos agir como bem entendermos sobre este ataque, tal como fizemos a outros ao longo do historial do CCCela...
Os sócios aprovaram as nossas práticas, mais uma vez, em Assembleia Geral, recente...A próxima provavelmente será de eleição, plano de 2016 e renovação de Novos Corpos Gerentes...
1.11'.1"
O que escrevi ao Caetano:
 "Não encontrámos em reunião de Corpos Gerentes qualquer situação de decisão que tivesse havido "despedimento"...O que temos tido é términus de contratos de substituição, por férias ou outro motivo justificado, e mesmo aí temos informação técnica e informação das reuniões regulares, do trabalho de equipa, da opinião das colegas em grupo... 

Não percas 1'...Vai com essas provas, que dizes ter, que não mas dás para poder eu próprio intervir em defesa dessa trabalhadora...Vai  ao sítio certo da defesa de qualquer trabalhador: Sindicato...Inspecção de Trabalho! Não percas 1 segundo!!!"
***
18maio2015
Caetano Tofes diz que não me perguntou porque tem provas...
Solicitei que mas desse para levar à reunião, hj, do CCCela...
*
NÃO ME DEU PROVAS!!!
***
17 maio2015
O CCCela já foi atacado, em tempos, por "ensinar o comunismo"...
Agora é atacado por 1 conhecido comunista e + alguns...
*
O CCCela tem milhões de aspectos positivos...
Mas mesmo que haja 1 aspecto negativo, lá estarei, lá estaremos, tds os voluntários dos Corpos gerentes, tds os trabalhadores, tds os sócios, para corrigir, para melhorar...e todos os amigos do CCCela...
Os que não sabem fazer a crítica construtiva, os que não criticam directamente, com certeza só, conseguem ver o erro e nunca o mar de coisas boas que a Instituição tem!!!
*
Vou saber, em reunião de direcção do CCC, amanhã, se é verdade o que é escrito de mais grave...Tomarei as decisões individuais e o CCC tb, com certeza, fará o mesmo...
*
Vou naturalmente também nos órgãos da CDU e do PCP esclarecer e tomar as decisões individuias e colectivas que este texto desencadeia.
*
Cada um tem as suas práticas.
Entendo que a frontalidade é um bem essencial...
***
Outros "amigos e camaradas" fizeram coro e comentários sem me ouvirem e sem me questionarem, nem directamente, nem nos colectivos de que fazem parte:
Rogério Coelho, comentou assim no face, quando postou a opinião do Caetano Tofes:
"Despedida Grávida no Centro Cénico da Cela (info recente).
E, porque no PCP se continua a lutar por um mundo sem exploração. Segue este artigo que partilho como se esta grávida fosse a minha filha ou a minha vizinha.
A Luta Continua! - "Isto vai Camarada,isto vai""
*
depois comentou:
"Julgo não serem comunistas. Aliás isso não foi mencionado. Outra coisa é não o denunciarem se tiverem conhecimento disso. Acredito que agirão para que esta prática não se repita e que chamem à responsabilidade quem de direito assim que tenham possibilidade para."

***
Caetano Tofes não me perguntou nada antes de escrever isto:

SÃO TODOS IGUAIS?













Claro que não são todos iguais mas são muito parecidos e estão ao nível do mais sujo e reaccionário que se pratica por aí.

Na política não basta apregoar boas práticas é preciso provar na prática que somos diferentes.Comunistas e gente que se diz de esquerda, `a frente de direcções de colectividades, IPSS e outras instituições, que na prática fazem o mesmo actuam como os patrões mais retrógrados e reaccionários mais vale que se demitam e não enxovalhem o bom nome do partido a que pertencem. Explorar, humilhar, discriminar e mal tratar os trabalhadores não está de acordo com os princípios que defendem ou que dizem defender.

O Centro Cénico da Cela, uma instituição fundada antes do 25 de Abril de raízes antifascista  e linhas  progressistas, comporta-se hoje como qualquer empresa capitalista e como os patrões saudosistas do passado. Há muito que me chegam críticas à actuação da direcção do Centro Cénico da Cela para com os trabalhadores: Utilização dos mecanismos anti-sociais implementados pelos diversos governos de direita – contratos a prazo; estágios profissionais de duvidosa utilidade para quem trabalha, a não ser o camuflar o desemprego e as instituições usufruírem de mão-de-obra gratuita…   

 Recentemente a direcção do Centro Cénico da Cela despediu uma trabalhadora que estava com contrato a prazo mas teve o “azar” de querer ter mais um filho. A senhora teve de meter baixa por se tratar de uma gravidez de risco e a direcção despediu-a antes de acabar o fim do respectivo contrato precário. 

Esquece a direcção do Centro Cénico da Cela o mais elementar direito de quem trabalha: Direito ao trabalho, à vida digna, à maternidade e a ser pai ou mãe, a ter filhos que um dia mais tarde poderão alimentar o negócio das creches do Centro Cénico e de tantas outras que por aí existem.

Poderão as “virgens” ofendidas criticar-me por denunciar esta situação publicamente mas não ficaria bem com a minha consciência e com os princípios que defendo se pactuasse com estas injustiças. Infelizmente não é situação única na região. Anteriormente outras seguiram o mesmo caminho e desprezaram quem trabalha e se esforça para dar o seu melhor em prol destas instituições e    na altura foram por mim e por outros denunciadas. 

Terão sempre o meu desprezo e a minha voz activa na denúncia destas injustiças.

Caetano Tofes