08/06/2015

6.767.(8jun2015.8.8.8") 1.º mail...Tim Berners-Lee...inventor do World Wide Web.


tim_00Sir Tim Berners-Lee, que lançou a primeira página web no dia de Natal de 1990, falava sobre o lançamento de uma tabela global que mostrasse quais os países que têm a web a funcionar melhor.

Nasceu a 8jun1955
***
 Tim Berners-Lee
 Sir Timothy John Berners-Lee KBE, OM, FRS é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação em março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
***
 Tim Berners-Lee, o pai da Web (Foto: Flickr/ Creative Commons)
Um dos lugares mais legais do Reddit é o AmA - Ask me Anything - um subfórum em que pessoas de interesse público em geral se dispõem a serem entrevistados pelos usuários do site. Participam pessoas mundialmente conhecidas (Barack Obama já foi um dos convidados) mas também anônimos que tenham algo legal pra dizer.
Tim Berners-Lee se encaixa entre um grupo e outro: se você não é sabe muito da história da computação, provavelmente nunca ouviu falar dele. Mas ele é mundialmente famoso, sim, ainda que você não o conheça - foi o cara que criou a World Wide Web como a conhecemos em 1989, quando propôs um projeto de hipertexto que permitia que grupos, em computadores diferentes, conseguissem trabalhar juntos em uma rede de documentos.
Em comemoração aos 25 anos da web, Tim Berners-Lee se submeteu ontem a uma sabatina no AmA no Reddit e respondeu dezenas de perguntas triviais e não tão triviais. Separamos os momentos mais legais:
A web poderia ter outro nome
Ele diz ter considerado os nomes Mine of Information, The Information Mine e The Mesh antes de chegar em World Wide Web. "Nenhuma dessas soava certa", explicou ele, ao dizer porque ficou com World Wide Web, mesmo.
Apenas uma coisa o surpreendeu sobre o uso da web
Um usuário perguntou qual seria uma das coisas que Berners-Lee jamais imaginaria para que a internet seria usada. A resposta dele não foi 'para conversar com estranhos', 'para alugar uma namorada por um dia' ou 'para stalkear pessoas', mas simplesmente 'gatinhos'. Acho que faz sentido.
Ele é otimista sobre um futuro em que a web permaneça livre
Ao ser perguntado "você acha que em um futuro não muito distante nós olharemos pra trás e nos consideraremos sortudos por ter testemunhado a existência de uma internet neutra, livre e sem censura", ele respondeu: "Acho que depende de nós. Não estou palpitando, é mais uma esperança. Sim, dá pra imaginar isso facilmente. Se os usuários comuns da internet não forem suficientemente alertados das ameças e não se envolverem, não tomarem as ruas se necessário como foi feito contra o SOPA, o PIPA, o ACTA. Na média? Sou otimista."
Ele acha que Edward Snowden deveria receber proteção
Para Tim Berners-Lee, deveríamos ter meios de proteger gente como Edward Snowden. "Ele não tinha outra alternativa, ele buscou ajuda de um jornalista e foi cuidadoso na maneira como liberou as informações e, acima de tudo, beneficiou o mundo todo, então eu acho que ele devia receber proteção e que nós deveríamos ter mecanismos de proteger pessoas como ele. Porque podemos tentar desenvolver sistemas de governo ideais, e eles nunca serão ideais. E quando falharem, whistleblowers podem ser a única coisa a salvar a sociedade", disse.
Sobre as fotos que ele já postou na internet
Gatos: não. Cachorro: sim. Tim Berners-Lee está na contramão da web.
Ele explica porque é a favor das especificações de DRM para HTML5
Recentemente, uma série de associações ligadas à liberdade na web têm criticado a possibilidade de uma nova versão do HTML5 suportar a tecnologia DRM, que protege conteúdo multimídia de cópias que violem os direitos autorais. Tim Berners-Lee se manifestou a favor das especificações de DRM para HTML5, foi chamado de hipócrita por muitos críticos e se explicou durante o AmA. "A questão do DRM não é simplista. As pessoas querem assistir filmes. DRM incomoda de muitas maneiras, mas se você usou Netflix ou comprou um DVD ou Bluray, o DRM já faz parte da sua vida. Eu concordo que DRM é chato, e só deveria ser usado para transmissões de 'alto valor'", explicou.
Ele usa Firefox
O navegador principal do criador da Internet é o Firefox. Mas ele também alterna entre Safari, Chrome e Opera.
Ele não se sente culpado pelas pessoas que usam a internet pra fazer coisas horríveis
Um usuário perguntou a Tim Berners-Lee se às vezes ele vê algumas coisas na internet e se sente como Robert Oppenheimer, o físico que dirigiu o projeto que desenvolveu as primeiras armas atômicas. Ele disse que não. "A web é uma ferramenta - primariamente neutra - para a humanidade. Quando você olha pra humanidade, você vê o bem e o mau, o maravilhoso e o terrível. Uma ferramenta poderosa pode ser usada pro bem e pro mal. As coisas realmente ruins são ilegais na web e fora dela. E a comunicação é uma coisa boa, eu acho: muita maldade vem de problemas de comunicação", disse ele.
 https://revistagalileu.globo.com/Cultura/Cultura-digital/noticia/2014/03/tim-berners-lee-responde-perguntas-no-reddit.html
***
 Sir Tim Berners-Lee, que lançou a primeira página web no dia de Natal de 1990, falava sobre o lançamento de uma tabela global que mostrasse quais os países que têm a web a funcionar melhor.
 tim_00
O comentário  sobre o “off switch” veio depois das preocupações que foram expressas no ano passado pelo antigo líder do regime egípcio Hosni Mubarak em suspender o uso da web para tentar deitar a baixo a revolução que eventualmente o derrubou.
Berners- Lee de 57 anos disse: “A maneira como a Internet foi pensada é muito mais que um sistema descentralizado. Neste momento, porque os países se ligam uns aos outros, de muitas maneiras diferentes, não existe um interruptor.. ..não existe um local central onde possamos desligar a Internet. ”
“Desligar a Internet ou simplesmente bloquear, são acções que levarão os países e os governos a reunir-se, concordar e transformar então este sistema descentralizado num sistema centralizado…e se tal cenário acontecer realmente … é de extrema importância que toda a gente lute contra tal decisão”.
Este comentário surge no mesmo dia que Jimmy Wales, co-fundador da enciclopédia colaborativa online Wikipedia, deu provas aos deputados sobre monitorizar e guardar detalhes sobre emails e outro tipo de comunicações feitas através da Internet. Wales, que frequentemente expressa forte oposição à proposta de estender o controlo governamental sobre a internet, ainda este ano pediu um apagão da Wikipedia em protesto contra uma lei dos EUA que teria a capacidade de “desligar sites que alegadamente violassem os direitos de autor.
Berners-Lee disse ao The Guardian no início deste ano que o governo deve abandonar as propostas chamando de “uma destruição dos direitos humanos” e avisa para “a capacidade de controlo que se tem sobre alguém se se estiver a monitorizar a sua atividade na Internet ”

A tabela classificativa global (Web Index), lançada recentemente pela Fundação World Wide Web, mostra a Suécia no TOP dos países no que se refere ao uso da Internet, em segundo lugar está os Estados Unidos e em terceiro o Reino Unido. Burkina Faso, Zimbabwe e o Iémen estão nos últimos três lugares dos 61 países avaliados através de indicadores como o impacto político, económico e social da web, conectividade e uso. Portugal aparece na 17ª posição.
world_00
A tabela classificativa, que será atualizada anualmente  irá tentar avaliar as melhorias absolutas como também relativas, usa dados dos últimos 5 anos, e compara elementos como o grau de relevância e utilidade de um conteúdo disponível para os cidadãos, impacto económico e social da web, a velocidade das ligações e os níveis de censura.  
Theguardian
 https://pplware.sapo.pt/informacao/tim-berners-lee-a-internet-no-tem-interruptor/
***
Via wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee
***
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/TimBeLee.html
***
"A web não está concluída, é apenas a ponta do iceberg. As novas mudanças irão balançar o mundo ainda mais." 
https://www.pensador.com/autor/tim_berners_lee/
***

História de Tim Berners-lee

 https://www.youtube.com/watch?v=PoxvZBszR_4
***
http://www.infopedia.pt/$tim-berners-lee
Cientista inglês, Tim Berners-Lee nasceu no dia 8 de junho de 1955 em Londres, Inglaterra. No ano de 1976 formou-se pela Universidade de Oxford (no Queen's College). Ainda enquanto estudante, construiu o que viria a ser o seu primeiro computador recorrendo a portas lógicas TTL, um ferro de soldar, um processador Motorola de oito bits (M6800) e peças de uma velha televisão.
Em 1980 trabalhou como consultor independente de software no CERN (Laboratório Europeu para a Física de Partículas) em Geneva, Suíça.
Neste período desenvolveu para uso próprio um programa para armazenamento de informação com possibilidade de associações arbitrárias chamado "Enquier". Este programa definiu a base conceptual do que viria a ser no futuro a World Wide Web. Em 1984 regressou ao CERN para trabalhar em sistemas distribuídos de tempo-real para aquisição de dados científicos e controlo de sistemas. Em 1989 propôs ao CERN um projeto global de hipertexto que se viria a transformar na World Wide Web. O objetivo era permitir o trabalho de diferentes pessoas em conjunto relacionando o conhecimento individual de cada um numa rede de documentos hipertexto.
Escreveu no início dos anos 90 o primeiro servidor WWW (httpd) e o primeiro cliente WYSIWYG que corria em ambiente NeXTStep. O seu trabalho veria a luz do dia na rede interna do CERN em dezembro de 1990 e na Internet no verão de 1991.
Entre 1991 e 1993 trabalhou nas especificações de URI, HTTP e HTML recebendo críticas, sugestões e apoios de um número continuamente crescente de pessoas ligadas às tecnologias informáticas.
No ano de 1994 ingressou no Laboratório para a Ciência Computacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e em 1999 tornou-se chairman da 3Com.
Foi-lhe atribuído a 23 de maio de 2002, juntamente com Larry Roberts, Vinton Cerf e Robert Kahn, o Prémio Príncipe das Astúrias, pelo trabalho desenvolvido na Internet e em 2004 recebeu o título de Sir.
***
29ouTUbro1969...1.º mail - internet
  "A primeira mensagem de correio electrónico entre dois computadores (e-mail em rede) situados em locais distantes foi enviada em 29 de Outubro de 1969, quase dois meses depois do primeiro nó que deu origem à Internet.

O texto dessa primeira mensagem continha apenas duas letras e um ponto - "LO.". O investigador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) Leonard Kleinrock queria escrever "LOGIN", mas o sistema foi abaixo a meio da transmissão.

A mensagem seguiu do computador do laboratório de Kleinrock na UCLA para o de Douglas Engelbart no Stanford Research Institute, utilizando como suporte a recém-criada rede da ARPA (Advanced Research Projects Agency), agência financiada pelo governo norte-americano.

O primeiro nó de ligação entre dois computadores da Arpanet tinha sido estabelecido pouco tempo antes, em 02 de Setembro de 1969, pelo que a história da Internet e do e-mail em rede se confundem."

 Texto alt automático indisponível.
 https://www.facebook.com/135699513125141/photos/a.135703106458115/136228413072251/?type=3&theater
*
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1401647
*
http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/770304.html
***