13/04/2016

8.091.(12abril2016.18.18') Francisco Nicholson

***
Nasceu a 26jun1938
e morreu a 12abril2016
***

https://www.youtube.com/watch?v=glbftCG51_s
...lançou o seu primeiro romance «Os Mortos não Dão Autógrafos», 
a 13 de novembro de 2014, na Fnac do Chiado.

(...)

Francisco Nicholson, autor da primeira novela portuguesa, «Vila Faia», dirigiu os seus agradecimentos para toda a família e amigos mais próximos, mas dedicou, com especial carinho, o livro à mulher, Magda Cardoso.
«Quero dedicar este livro inteiramente à minha amiga, à minha companheira, Magda. Sem ela eu tenho a certeza de que não estava aqui», revelou.
Sofia Nicholson, única filha do ator, escritor, argumentista televisivo, dramaturgo e encenador português, expressou a sua alta estima, emocionada: «Sou uma filha muito orgulhosa. O meu pai é um grande senhor, com um talento brutal que abrange todas as áreas. Ele é uma força da natureza. Puxo muito por ele e dou-lhe toda a força e alento».
Batista Bastos, o «BB» para Francisco Nicholson, foi escolhido para apresentar o livro, juntamente com Sara Rodi.
***

SOFIA NICHOLSON PRESTA HOMENAGEM AO PAI: "O MEU HERÓI PARTIU ESTA MANHÃ"

Francisco Nicholson morreu hoje, aos 77 anos, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.


 
CARAS 
 
12 DE ABRIL DE 2016, 16:24
 

Sofia Nicholson utilizou as redes sociais para prestar uma homenagem emotiva ao pai, o ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson, que morreu esta manhã, aos 77 anos, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequência de um transplante hepático que realizara há alguns anos. "O meu herói partiu esta manhã. Agradeço a todos as demonstrações de carinho e amizade. Ainda não consigo atender todos",
escreveu a atriz no Facebook
O velório de Francisco Nicholson realiza-se amanhã, 13 de abril, a partir das 18h30, na Basílica da Estrela, em Lisboa. No dia seguinte, o corpo segue para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado.
PALAVRAS-CHAVE
***
JN
Morreu o ator Francisco Nicholson
http://www.jn.pt/cultura/interior/morreu-o-ator-francisco-nicholson-5122080.html
***
Via Vitor Dias:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=849188938523953&set=a.108839462558908.15619.100002985630891&type=3&theater