15/06/2016

6.715.(15jun2016.14h) Claude Lelouch

Nasceu a 30out1937
***
Claude Lelouch
biografia
http://pt.mediamass.net/famosos/claude-lelouch
***

Retratos Da Vida (Bolero) ( Les Uns et les autres) trailer

https://www.youtube.com/watch?v=ZMDjmGjsLBQ
Enquanto o mundo batalhava entre si durante a Segunda Guerra Mundial, quatro família de distintos países - Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia - se cruzam em circunstâncias históricas e se unem através da dança e do drama. Este clássico decalca o Bolero de Ravel, com um coreografia marcante de Jorge Donn em pleno Trocadero parisiense. A música tornou-se uma verdadeira febre na época lançada sendo quase impossível ouvir a música e não associá-la ao filme. Composto de um elenco de extraordinários atores - James Caan, Robert Houssein, Geraldine Chaplin, Nicole Garcia, Fanny Ardant - sob a direção do renomado diretor Claude Lelouch, destacado pela criação de diversas obras primas do cinema de arte, Retratos da Vida é, sem dúvida, um dos filmes mais marcantes de sua época e continua encantando platéias do mundo inteiro.
***

Um Homem, uma Mulher (1966)

Sinopse:
Um Homem, Uma Mulher despertou os olhares do mundo para a obra do premiado diretor Claude Lelouch. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, além da Palma de Ouro em Cannes, o filme faz uso de uma fotografia belíssima, e da música dos brasileiros Vinícius de Moraes e Baden Powell, para mostrar o despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulhar precocemente viúva. Ele, um piloto de corridas de automóveis (Jean-Louis Trintignant); ela, roteirista de cinema (Anouk Aimée), tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais. Uma linda história de amor à francesa que conquistou o mundo, mas que poderia muito bem acontecer com você.

Elenco:
Anouk Aimée ... Anne Gauthier
Jean-Louis Trintignant ... Jean-Louis Duroc
Pierre Barouh ... Pierre Gautier
Valérie Lagrange ... Valerie Duroc
Antoine Sire ... Antoine Duroc
Souad Amidou ... Françoise Gauthier
Henri Chemin ... Jean-Louis' Codriver
Yane Barry ... Mistress of Jean-Louis
Paul Le Person ... Garage Man
Simone Paris ... Head Mistress
Gérard Sire ... Announcer
***
http://www.nosrevista.com.br/2009/11/06/o-cinema-de-claude-lelouch-ao-alcance-de-todos/

O Cinema de Claude Lelouch aos Olhos de Todos

Um Homem, uma Mulher, de Claude Lelouch
Um Homem, uma Mulher, de Claude Lelouch
Da Redação
Com Divulgação
Num patrocínio dos Correios, a  terceira mostra do programa “Cinema da República” traz um panorama da obra de um dos mais instigantes cineastas francês: Claude Lelouch.
A mostra se realizará em Brasília (DF), no período de 19 a 29 deste mês, no Auditório 2 do Museu Nacional da República. A entrada é franca. Claude Lelouch  foi eleito o mais popular cineasta da França, numa pesquisa realizada em 1989.
O cineasta ganhou o Prêmio Palma de Ouro, em Cannes, quando tinha 29 anos de idade. Também foi acusado, por parte da crítica, de pensar mais na bilheteria do que no assunto de seus filmes.
O fato é que Claude Lelouch divide opiniões. O diretor de Um Homem, Uma Mulher – considerado um clássico – com o casal central de atores, Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant, tem agora a sua obra disponilibilizada ao alcance dos cinéfilos do Distrito Federal.
VASCULHANDO OS SENTIMENTOS
O que o público do DF verá é um amplo painel da obra do cineasta, confessadamente interessado em “vasculhar o sentimento humano”. As sessões serão realizadas de terça-feira a sábado (às 19h) e domingo, às 18h.
A programação estréia com A Dama e o Gângster, um dos sucessos da carreira de Lelouch, que será exibido na quinta-feira, dia 19, às 19h. O Cinema de Claude Lelouch é a terceira mostra do projeto Cinema da República.
As outras duas foram “A Escola de Lodz – exibindo filmes de diretores poloneses que passaram pela escola – e “Cinema Experimental em Perspectiva”, que apresentou filmes inéditos, percorrendo a história do cinema de experimentação”.
A obra de Claude Lelouch é apontada por alguns estudiosos do cinema como tendo “características inconfundíveis”. Lelouch manipula a câmera. Outro ponto em comum é seu fascínio pela música e pelas tramas amorosas.
Tem Dias de Lua Cheia
Tem Dias de Lua Cheia
A paixão move boa parte das histórias e a trilha sonora muitas vezes ganha vida própria, como em Retratos da Vida (1981), filme responsável por popularizar o “Bolero” de Ravel, numa cena em que o bailarino Jorge Donn executa coreografia de Maurice Béjart, em frente à Torre Eiffel.
CURADORIA DE SÉRGIO MORICONI
Os títulos, selecionados a partir de uma curadoria do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi, de Brasília (DF), levam o espectador a um mergulho no cinema de CL, “regido pelo espírito da vontade e da curiosidade”.
Estão na programação, entre outros, Um Homem, Uma Mulher (1966), que consagrou Claude Lelouch no concorrido universo cinematográfico mundial, até o recente A Coragem de Amar (2005).
Este filme voltou a acender o interesse do público e da crítica pelo cinema do realizador, passando por preciosidades como Mulheres e Homens: modo de usar, de 1996, inédito no circuito comercial brasileiro.
No total, serão dez títulos que percorrem todas as décadas de produção de Lelouch.
Filho de um confeiteiro judeu argelino, nascido em Paris em 1937, o cineasta foi uma das grandes promessas da geração da nouvelle vague francesa na virada dos anos 50 para os 60.
ARTESÃO PRECOCE
CL tinha formação diferente de intelectuais atuantes na crítica, como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Artesão precoce, aos 18 anos, partiu para a então União Soviética, onde rodou documentários de viagem, acumulando as funções de fotógrafo e diretor.
Quando retornou à França, seguiu realizando filmes de atualidades e curtas musicais. Tinha 23 anos quando lançou o primeiro longa, Aquilo que é Próprio do Homem (1960).
Os documentários filmados por Lelouch na ex-URSS, com a câmera escondida sob o casaco, serviram para construir um olhar profissional do futuro realizador de videoclipes, num formato precursor que ainda não levava esse nome.
Amante das disputas desportivas, Lelouch filmou, por exemplo, o Tour de France e as 24 horas de Les Mans. Desse universo nasceu o perfil do personagem de Trintignant, um piloto de corridas em Um Homem, uma Mulher, filme que utiliza cenas recicladas do curta sobre Les Mans.
Outra curiosidade diz respeito ao Mustang, que o ator dirige no filme e que foi usada como uma espécie de merchandising, numa primeira demonstração do tino comercial do diretor. Esta fórmula foi repetida muitas vezes para atrair investimentos.
O curta C’Était un Rendez-Vous (1976), uma Ferrari é conduzida a toda velocidade pelas ruas de Paris. Mas, muito mais do que uma jogada publicitária, o curta é cinema em estado puro.
Claude Lelouch sabe aliar as características de diretor e produtor – em 1960, fundou sua própria produtora, a Les Films 13. Como cineasta, declara abertamente algumas preferências. A primeira dela diz respeito à opção pela temática do homem comum, seus sonhos e frustrações.
Mulheres e Homens, Modo de Usar
Mulheres e Homens, Modo de Usar
ADAPTOU VICTOR HUGO
Em geral, são também roteiros escritos por ele mesmo – há ainda casos de adaptações, como do clássico Os Miseráveis (1995), de Victor Hugo. Outro hábito é trabalhar sempre com um mesmo grupo de atores.
Itinerário de um Aventureiro (1988), por exemplo, traz Jean-Paul Belmondo, ator recorrente, no papel de um empresário que joga tudo para o alto e some na África. Mas é no elenco feminino que se nota sua predileção, inclusive pessoal, em manter uma equipe coesa.
Lelouch casou-se com algumas de suas atrizes e tem hoje sete filhos de três casamentos. Duas delas, Marie Sophie Pochat (que assina Marie Sophie L.) e Alessandra Martines, podem ser vistas em Tem Dias de Lua Cheia (1990) e Tudo Isso… Pra Isso?! (1993), incluídos na mostra.
Os dois filmes são exemplos de um tipo de narrativa que tem sido recorrente no cinema de Lelouch: aquela que inclui muitos personagens e enredos paralelos, como num grande mosaico humano. O cineasta voltou a esta fórmula recentemente com A Coragem de Amar (2005).
Claude Lelouch, considerado um dos melhores cineastas franceses
Claude Lelouch, considerado um dos melhores cineastas franceses
Claude Lelouch assina mais de 50 filmes como diretor. Escreveu o roteiro de 42, produziu 28, atuou em outros 4 títulos e está em fase de pós-produção de Ces amours là, nova parceria com a atriz Anouk Aimée, prevista para lançamento em 2010.
PROGRAMAÇÃO
Quinta, 19/11, 19h00: A Dama e o Gângster.
Sexta, 20/11, 19h00: Itinerário de um Aventureiro.
Sábado, 21/11, 19h00: Um Homem, uma Mulher.
Domingo, 22/11, 18h00: Mulheres e homens: modo de usar.
Terça, 24/11, 19h00: Há dias de lua cheia.
Quarta, 25/11, 19h00: A coragem de amar.
Quinta, 26/11, 19h00: O bom e os maus.
Sexta, 27/11, 19h00: Tudo isso pra isso?
Sábado, 28/11, 19h00: Atenção bandidos!
Domingo, 29/11, 18h00: Sorte ou coincidência.
Todos os filmes são legendados em português.
ELENCO E SINOPSE DOS FILMES
A Dama e o Gângster (La Bonne Annee, França/Itália, 1973, cor, 90’).
Dir. Claude Lelouch. Com Lino Ventura, Françoise Fabian, Charles Gerard, André Falcon, Silvano Tranquilli.
Um gângster arquiteta e prepara, com seu cúmplice, o primeiro assalto psicológico a mão-armada da História do Crime. Bem próximo da famosa Joalheira Van Cleef & Arpels de Paris, o dono de um antiquário começa a observar o movimento, a fim de armar uma trapaça.
Com roteiro feito a quatro mãos (Claude Lelouch e Pierre Uytterhoeven) e trilha sonora de Farnis Lai, conta com um elenco estrelar que se consagrou na crítica e no público. Sua trama inteligente, bem típica da escola de cinema européia, prende a atenção do início ao fim.
Classificação indicativa: 12 anos.
ITINERÁRIO DE UM AVENTUREIRO
(Itinéraire d’un Enfant Gâté, França, 1988, cor, 125’). Dir. Claude Lelouch.
Com Jean-Paul Belmondo, Richard Anconina, Lio, Béatrice Agenin.
Ex-garoto abandonado que cresceu num circo, Sam Lion é obrigado a repensar sua vida depois de um acidente no trapézio. Torna-se um dirigente empresarial. Mas várias décadas se passam e ele, agora com mais de cinquenta anos, está convencido de que os mais belos anos de sua vida são aqueles ainda não vividos.
Itinerário de um Aventureiro
Itinerário de um Aventureiro
Ele quer ir além do que já viveu. Decide abandonar tudo, suas responsabilidades no escritório, seu segundo casamento, seus filhos Jean-Philippe e Victoria, e desaparecer a bordo de seu barco. Viaja para a África, onde busca refúgio próximo de seus conhecidos, os leões. Mas o passado irá encontrá-lo nas longínquas savanas na figura de Albert Duvivier, um de seus ex-patrões.
Classificação indicativa: 12 anos.
UM HOMEM, UMA MULHER
(Un Homme et Une Femme, França, 1966, p&b e cor, 102’). Dir. Claude Lelouch. Com Anouk Aimée, Jean-Louis Trintignant, Pierre Baroug, Valérie Lagrange.
A história de amor entre um homem e uma mulher, viúvos, que se apaixonam, mas têm dificuldades de se libertarem de seus passados. Ele é um piloto de corridas e ela uma jovem contínua de cinema, que se encontram acidentalmente durante visita a seus respectivos filhos num colégio interno.
Sem prever, os dois se apaixonam, mas precisam antes acertar as contas com o passado. Uma curiosidade do filme é a forma como Lelouch brinca com as cores, para ajudar o espectador a se localizar melhor no tempo: preto-e-branco para as memórias e colorido para os diálogos do presente.
A trilha sonora tem Samba da Bênção, cantado por Vinícius de Moraes. Em 1986, Lelouch filmou uma seqüência, Um Homem, Uma Mulher: 20 Anos Depois, repetindo o par central com Aimée e Trintignant. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor e premiado com as estatuetas de Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Classificação indicativa: 14 anos.
MULHERES E HOMENS: MODO DE USAR
(Hommes, femmes, mode d’emploi, França, 1996, cor, 118’).Dir. Claude Lelouch. Com Fabrice Luchini, Bernard Tapie, Alessandra Martines, Pierre Arditi, Salomé Lelouch.
Brilhante advogado, Benoit Blanc leva uma vida trepidante, entre os seus casos, que conduz com a energia dos conquistadores, a sua mulher e a sua amante, que só vê entre duas consultas.
Uma hiper-atividade que se repercute na saúde: ele sofre, com efeito, de complicações gástricas e tem de consultar em breve um especialista, o Professor Lerner. Na sala de espera deste último, Benoit Blanc reencontra o Inspetor Fabio Lini, antigo ator que entrou para a polícia depois de abandonar os palcos. Angustiado e receoso, Lini é imediatamente seduzido pelo temperamento do advogado.
Classificação indicativa: 12 anos.
TEM DIAS DE LUA CHEIA
(Il y a des Jours… Et des Lunes, França, 1990, cor, 117’). Dir. Claude Lelouch. Com Gerard Lanvin, Patrick Chesnais, Vincent Lindon, Francis Huster, Annie Girardot, Marie-Sophie L., Philippe Léotard.
Corre o mês de março, horário de verão. Uma hora a menos. Além do mais, há a famosa lua cheia. Os comportamentos se exacerbam e as tensões e o mau humor se espalham como epidemia.
Tudo pode mudar de uma hora para outra na vida desses personagens: o caminhoneiro que nunca chega ao fim de suas rotas, o médico que ama em excesso seus pacientes, uma mulher solitária e outra ingênua, o padre que crê no amor, o cantor abandonado, um lunático, um aposentado que sabe tudo e outro nostálgico, a jovem que sempre terá 19 anos, os noivos de uma noite apenas e tantos outros tipos.
Classificação indicativa: 12 ano.
A CORAGEM DE AMAR
(Le Courage d’aimer, França, 2005, cor, 103’). Dir. Claude Lelouch. Com Mathilde Seigner, Michel Leeb, Maïwenn Le Besco, Massimo Ranieri, Arielle Dombasle, Sara Forestier.
Segundo filme da série que Lelouch batiza de Le Genre Humain (o gênero humano), mostra várias histórias, nas quais pessoas comuns envolvem-se em situações extraordinárias, como o caso da esposa de um policial moribundo que decide abandoná-lo; um sem-teto que se diz Deus; ou uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinquentão e uma pós-adolescente.
Classificação indicativa: 14 anos.
laude Lelouch: filmou a ex-URSS com uma câmera escondida
laude Lelouch: filmou a ex-URSS com uma câmera escondida
O BOM E OS MAUS
(Le Bon et les méchants, França, 1976, p&b, 120’). Dir. Claude Lelouch. Com Marlene Jobert, Jacques Dutronc, Bruno Cremer, Brigitte Fossey, Jacques Villeret.
A história de Jacques, um jovem mecânico que sonha em se tornar um boxeador profissional, e seu amigo de coração, o judeu Simon. Na década de 1930, os dois homens roubam um carro com um motor poderoso que pode superar qualquer outro veículo de transporte rodoviário e embarcam numa vida de crimes.
Quando o temido inspetor de polícia Bruno está prestes a levar os dois homens à justiça, estoura a Segunda Guerra Mundial. Jacques e Simon acabam, por acaso, apoiando a Resistência Francesa. Bruno conscientemente decide colaborar com a polícia alemã. Seus caminhos acabam se atravessando.
Classificação indicativa: 12 anos.
TUDO ISSO PRA ISSO?
(Tout Ça… pour Ça!, Canadá/França, 1993, cor, 120’). Dir. Claude Lelouch. Com Marie-Sophie L., Vincent Lindon, Gérard Darmon, Jacques Gamblin
Como num grande mosaico humano, Lelouch apresenta personagens e enredos paralelos para falar de amor e solidão. Segundo estatística, é no período das férias de verão que acontece o maior número de pedidos de divórcio.
É também o momento em que há mais tentativas de suicídio. Num hospital, três sobreviventes se conhecem e conversam. Cria-se uma grande amizade entre eles que pensam em repetir as tentativas juntos. É uma história sobre a distração que resta, no final do século, a homens e mulheres: como se encontrar e se separar sem grande tormentas. Participação no elenco da atriz brasileira radicada na França Cristiana Reali. O ator Fabrice Luchini ganhou o prêmio César de ator coadjuvante.
Classificação indicativa: 12 anos.
ATENÇÃO BANDIDOS!
(Attention Bandits, França, 1987, cor, 111’). Dir. Claude Lelouch. Com Jean Yanne, Marie Sophie L., Patrick Bruel, Corinne Marchand, Charles Gerard.
Simon Verini, um vigarista notório, decide voltar à ativa depois que Mozart, o jovem líder de um bando de ladrões de jóias, coloca um negócio em seu caminho. Embora Verini esteja fora da Holanda, é chamado a encontrar um comprador para as jóias roubadas de Mozart.
Para convencê-lo, sua mulher é seqüestrada e mantida como refém. Embora Verini aceite a pressão e receba as jóias das mãos do seqüestrador, sua esposa é morta diante de seus olhos. Pouco depois, ele é preso pelo roubo das jóias e enviado para a prisão por dez anos.
Antes de ir, tem tempo apenas para encontrar um lugar para sua filha, Marie-Sophie, em uma escola suíça de elite. Ao sair, dez anos depois, Verini recolhe sua filha, agora uma mulher adulta jovem, e persegue o assassino de sua esposa.
Classificação indicativa: 12 anos.
SORTE OU COINCIDÊNCIA
(Hasards ou coïncidences, França, 1998, cor, 120’). Dir. Claude Lelouch. Com Alessandra Martines, Pierre Arditi, Marc Hollogne, Laurent Hilaire.
Myriam, uma bailarina divorciada e com um filho, Serge, de oito anos, apaixona-se por Pierre, um comerciante de arte e falsificador. Depois de um curto período de felicidade, que Serge filma com a sua câmera de vídeo, Pierre leva mãe e filho numa longa viagem, que é interrompida de forma trágica. Mas o que poderia gerar apenas dor e sofrimento apresenta também novas possibilidades de vida para Myriam.
Classificação indicativa: 12 anos.
***
Realizou este belo filme:
https://www.youtube.com/watch?v=1auD13MESpQ
ELE+ELA
ele mais ela_trailer pt
http://filmpt.com/trailer-legendado-em-portugues-da-comedia-de-claude-lelouch-ele-ela/
Já está disponível o trailer legendado em português de ‘Ele + Ela’, a nova comédia do realizador
 francês Claude Lelouch, protagonizado por Jean Dujardin (A Rede do Crime), 
Elsa Zylberstein (Linhas de Wellington) e Christopher Lambert (Salve, César!).
Na história, Antoine Abeilard (Dujardin), um famoso compositor francês vaí para a Índia
 para compor a banda sonora, para uma versão indiana de Romeu e Julieta. Lá, 
conhece Anna Hamon (Zylberstein), uma mulher que não gosta dele, mas que atrai mais
 do que qualquer coisa. Juntos, eles vão viver uma espantosa aventura…
A estreia em Portugal está marcada para o dia 9 de junho de 2016.