31/07/2016

3.814.(31jul2016.5h5'5" da tARDE) comunicados CDU - Alcobaça...agosto2016


foto respigada do BOM DIA ALCOBAÇA
página do José Eduardo Oliveira
***
29aGOSTO2016

COMUNICADO DA CDU
Há que ter a boa prática de avaliar o que se faz
e de saber planear com todos.
Ainda a implantação do Tribunal de Família.
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses

  1. Acabámos de ter em Alcobaça vários eventos que devem ser avaliados para, permanentemente, os melhorarmos. Quer a Feira Medieval, quer a Feira de São Bernardo tiveram alguns pormenores positivos, mas consideramos, na CDU, que temos muito mais para implementar nas próximas edições.
  2. Há que ter a boa prática de avaliar o que se faz e planear com todos. ABRIR.UNIR.CONSTRUIR.Com todos os autarcas eleitos, convidando-os a virem aos debates públicos. A CDU entende que os eventos, as acções e as obras têm que ter o bom hábito político de serem avaliadas tecnicamente e politicamente. A CDU quer que os projectos de obras importantes obedeçam a um concurso de ideias e a escolhas participadas das soluções. O bom hábito de as debater publicamente com os munícipes interessados, deve ser regular. A CDU não aceita que o PSD avance, à pressa, criando factos consumados, justificando-se com os calendários de financiamento. A CDU alerta para os munícipes interessados para participarem activamente nas soluções para a envolvente ao Mercado Municipal, para o Welcome Center, para a Zona Verde e Parque de Campismo ou para a intervenção na Av. Joaquim Vieira Natividade, para o futuro parque em Alcobaça; para o Centros Escolares da Cela, Alfeizerão, Turquel e Pataias. Duma forma geral para estarem atentos ao que vai a discussão pública como é o que está agora: Área de Localização Empresarial da Benedita.
  3. A CDU aguarda pelas soluções do PS e do CDS, de Alcobaça, para implantar o Tribunal de Família. Claramente quer o actual quartel da GNR quer o Parque de Negócios, não são alternativa concreta à proposta da maioria PSD: a ex-EB1 de Alcobaça. E se todos estamos de acordo com a sua vinda, temos todos de cooperar na solução. A CDU entende que, todos, devemos optar pelo BOM SENSO e o ENVOLVER é decisivo na boa decisão política!

***
15aGOSTO2016

COMUNICADO DA CDU
CDU quer mais ritmo nas reuniões descentralizadas e maior participação dos munícipes.
PSD é culpado de muitas dezenas de milhões que não temos e não teremos
mas não podemos ignorar o descaramento do CDS
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses

  1. A próxima reunião descentralizada é em Turquel. Mais uma vez a lógica do PSD é propagandear mais 1 Centro Escolar. Tal como fez em Alfeizerão e na Cela. A CDU lembra que estes 3 Centros estão prometidos pelo PSD desde 1998! O de Alfeizerão e Turquel chegaram a ter empreiteiro escolhido e financiamento. PSD teve “dois pássaros na mão” e preferiu ir reduzir o buracão dos mega centros escolares de Alcobaça e Benedita. Acabaram por perder tudo. O Centro Escolar da Cela vai ser construído completamente fora da malha urbana da Vila: 1 caso único no país!!! A CDU lembra que estas reuniões descentralizadas deviam ter outro ritmo regular e que ao reclamar esta prática desde 1998, só quer que haja uma participação de todos na governação do município de Alcobaça.
  2. A CDU sabe que o PSD é o principal culpado das muitas dezenas de milhões perdidos por péssima gestão. Nos centros escolares, na água, no saneamento, nos armazéns da empresa Raimundo e Maia, nas propriedades municipais sem rentabilização…
  3. Mas não podemos ignorar o descaramento, e a falta de coerência, do CDS, a reclamar eficácia, nos jornais e em posições públicas, através do ex-vereador do PSD, Carlos Bonifácio e pelos eleitos da Assembleia Municipal. O 1.º indigna-se com penhoras e esquece a sua responsabilidade no rombo financeiro de mais de 30 milhões de euros. Os eleitos do CDS na AM reclamam contra juros (a CDU também) mas ignoram a histórica responsabilidade do seu vereador na origem de todo este processo ruinoso. A verdade demora a vir ao de cima.
  4. Que fique claro: a responsabilidade política não está apenas no PSD e no actual vereador CDS. Não podemos ignorar que muitos Presidentes de Junta foram também cúmplices, ao votarem, e ao assumirem, em sucessivas Assembleias Municipais, a aprovação das decisões camarárias que deram este descalabro financeiro.

8aGOSTO2016
COMUNICADO DA CDU
 Na Assembleia Municipal de 5 de Agosto de 2016 a CDU voltou a ficar só
 todos os outros estiveram com a não - solução!
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou o que consideramos a não-solução de internalização da Parceria Pública Privada Cister Equipamentos Educação S.A.…
Provavelmente daqui a 3 meses vamos ter que voltar ao assunto. Não acreditamos que o Tribunal de Contas se pronuncie em apenas 3 meses.
Também não prevemos que os ganhos sejam de 17,45 milhões de euros como é anunciado. Se tudo corresse como foi proposto pelo PSD, nos custos de obras de manutenção e reparação teremos muitos mais milhões de euros de encargos, que passam para a Câmara, até 2035. Depois as contas apresentadas são para anos de taxas de juro negativas, e isso é uma ilusão.
Esperamos que, desta vez, a CDU erre.
Avivamos o essencial deste caso que é crime para as finanças públicas do município de Alcobaça.

  1. Poucos percebem que é gestão danosa perder apoios dos Fundos Europeus que poderiam ter ido a 85% de poupanças em relação à totalidade do que se irá pagar, mais tarde ou mais cedo. Perder 30 milhões de euros não é assunto somenos. Perder muitos milhões de euros é crime e é perda de obras e acções vitais no próximo futuro.
  2. Este processo que levou à construção dos Mega centros escolares de Alcobaça e Benedita tem um responsável político: o PSD (com o actual vereador CDS)! O mesmo para a responsabilidade de termos 1 equipamento gimnodesportivo em Évora, que nunca serviu o seu objectivo: o desporto. Que já precisa de obras! Uma vergonha das vergonhas!
  3. A CDU acha que não é uma solução e votou contra. Os que aprovaram foram os eleitos PSD e quase todos os Presidentes de Junta, até, alguns que se consideram independentes. Alguns abstiveram-se: PS, CDS e 2 Presidentes de Junta PS.
  4. A CDU defende e propõe uma solução viável e eficaz. A proposta de acordo que foi aprovada condiciona a sua eficácia ao Visto, em três meses, do Tribunal de Contas! Para a CDU é fundamental a resolução desta situação, mas é preciso que a solução não seja, mais uma vez, um anúncio de uma não solução, ou seja o adiar do problema!
*
Cister.fm
http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-alcobaca/
***
1agosto2016
COMUNICADO DA CDU
 1. Vereadores CDS e PS não lêem a documentação e fazem escândalo
 2. Sim à descentralização a sério
 3. Sim à reposição das freguesias perdidas com a lei Relvas
À comunicação Social
Aos e Às Alcobacenses


  1. Na última reunião de câmara a CDU assistiu a mais uma cena desagradável em que o essencial não é tratado e se faz escândalos ridículos, na medida em que, desta vez, a maioria entregou toda a documentação atempadamente e onde constava toda a informação que eles vieram acusar de não ter sido prestada. O vereador do CDS e os vereadores do PS manifestaram-se indignados pela omissão do PSD em informar que as penhoras de todos os edifícios já aconteceram: Centros Escolares de Alcobaça, mas também, Centro Escolar da Benedita e Pavilhão de Évora. Para nós, na CDU, a questão central é o PSD e o CDS terem aprovado uma não-solução e o PS se ter abstido.
  2. Na CDU praticamos a descentralização a sério para as freguesias das câmaras de maioria CDU. Não aceitamos que o governo PS, via ANMP, promova a desconcentração do Estado sem a respectiva mochila financeira e em áreas que não aceitamos que haja descentralização/desconcentração. Também a CDU estará atenta à eventual ilegalidade de se entregarem competências às Comunidades Intermunicipais, que competem exclusivamente aos municípios.
  3. A CDU reafirma que quer a reposição das freguesias da Martingança, Alpedriz, Montes e Vestiaria, ou no mínimo, a auscultação clara e universal de todos os fregueses. O PCP já apresentou, na Assembleia da República, o projecto-lei para a concretização desse objectivo. O PS adiou para a próxima legislatura. A nefasta lei Relvas tem de ser revista!!!

Pel’ A COMISSÃO CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 1 de agosto de 2016
Clementina Henriques
917 287 798

João Paulo Raimundo

917 217 060