12/08/2016

7.492.(12aGOSTO2016.8.8') Dia mundial do Elefante

***
Dia mundial do elefante
http://pt.euronews.com/2015/08/12/dia-mundial-do-elefante
Hoje, 12 de agosto, é o Dia Mundial do elefante. O evento, concebido pela cineasta canadiana, Patricia Sims e pela Fundação Elephant Reintrodução, visa proteger estes animais.
Uma destas iniciativas é os #elegram lançados por nature.org
A ideia tem como objetivo o levantamento de fundos para 20.000 elefantes

Estão os elefantes em perigo?

A situação para os elefantes africanos e asiáticos permanece frágil de acordo com ativistas. Consulte worldelephantday.org: //worldelephantday.org/assets/Where-Elephants-Stand-Today.pdf
Os elefantes asiáticos estão classificados como espécie em vias de extinção, com menos de 40.000 indivíduos restantes no mundo.
Os elefantes africanos, que incluem as espécies de cerrado maiores e que vagueiam por planícies e florestas da África Central e Ocidental estão considerados com tendo uma situação também vulnerável.
A Federação Mundial para a Natureza (WWF) diz que no início da década de 1900 havia até cinco milhões de elefantes africanos. Agora os números caíram para menos de 300.000. Em Moçambique, a população de elefantes africano caiu para metade em cinco anos.

Que perigos espreitam?

O comércio ilegal de presas de marfim dos elefantes é a principal ameaça à sua existência em África. Esta atividade será responsável pela queda consideravel do número de mamíferos na região.
A proibição do comércio de marfim foi introduzida no final de 1980, mas WWFdiz que a caça furtiva continua a ser um ‘, problema significativo “em certas partes da África, especialmente onde as autoridades de gestão da vida selvagem estão a ser sub-financiadas.”
Na Ásia, onde há menos elefantes, a ameaça é a perda de habitat, devido ao aumento demográfico da população humana. Outras razões incluem a expansão das plantações agrícolas e a exploração em larga escala de óleo de palma.
A população de elefantes asiáticos global tem diminuído em mais de 75 por cento desde 1950, de acordo com worldelephantday.org.
A Índia, que com 30.000 tem a maior comunidade de elefantes asiáticos, tem assistido ao aumento da caça furtiva nos últimos anos. Com o preço do marfim a subir, a caça furtiva voltou à região de Kerala após um hiato de 20 anos

Que soluções estão a ser tomadas feito para resolver o problema?

Ativistas apontam para vários movimentos em todo o mundo que, espera-se, ajudará a resolver o problema da caça furtiva de elefantes devido ao seu marfim.
No mês passado, Barack Obama anunciou planos para eliminar o mercado ilegal de marfim nos EUA.
Movimentos semelhantes foram anunciados na China, um país que tem sido citado como uma influência fundamental no aumento do comércio ilegal de marfim desde 1951.
Enquanto isso worldelephantday.org alega nova legislação na Tailândia o que também ajuda situação através da redução em 85 por cento da quantidade de marfim à venda no país.

Uma palavra final

Patricia Sims, co-autor de um artigo sobre worldelephantday.org. disse: “A triste realidade é que o mais raro dos elefantes torna-se, o mais valioso pelo marfim. Como qualquer mercadoria, este valor pela sua raridade será o que em última análise, leva à extinção os elefantes – a menos que façamos algo sobre isso. Temos que considerar que o mundo é a natureza, como seres humanos”.
ELEFANTE ASIÁTICO
Estimativa da população por país (2003)
ELEFANTE AFRICANO
Evolução da área de população e gama
Um elefante caminha para turistas em Amboseli National Park, Kenya.REUTERS / Goran TomasevicUm elefante anda fora de um pântano na frente de turistas em Amboseli National Park, Kenya.REUTERS / Goran TomasevicUm elefante estende seu tronco fora de um gabinete em um acampamento na antiga capital tailandês Ayutthaya, a norte de Banguecoque, Tailândia, 11 de agosto de 2015.
Tailândia comemora Dia Mundial do elefante em 12 de agosto, um evento anual realizado para aumentar a consciência sobre a conservação da espécie.REUTERS / Chaiwat Subprasom.
Alunos e professor brincam com os elefantes em um acampamento na antiga capital tailandesa Ayutthaya. REUTERS / Chaiwat Subprasom.Mahouts e voluntários banham-se com elefantes no rio Pasak na antiga capital tailandesa Ayutthaya. REUTERS / Chaiwat Subprasom.Os elefantes comem palha em um acampamento na antiga capital tailandesa Ayutthaya. REUTERS / Chaiwat Subprasom.