04/10/2016

5.861.(4ouTUbro2016.16.16') Martin Scorsese

Nasceu a 17noVEMbro1942
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https://www.youtube.com/watch?v=ikq-PlAuaLA
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http://mag.sapo.pt/pessoas/martin-scorsese
Martin Scorsese (Queens, Nova Iorque, 17 de Novembro de 1942) é um cineasta norte-americano. 

Críticos e estudiosos do cinema chamam-lhe de "o maior director americano vivo"; vários dos seus filmes ocupam lugar de destaque nas listas dos melhores filme do “American Film Institute” e na lista dos 250 melhores da Internet Movie Database. Embora seja alvo de grande admiração, e um dos nomes mais reconhecidos da indústria cinematográfica americana, por muitos anos foi considerado o grande "injustiçado" da Academia de Cinema de Hollywood, por nunca ter ganho um Óscar. Em 2007, no entanto, Scorsese livrou-se desta sina ao ganhar o prémio de Melhor Director por The Departed

Scorsese queria ser padre, e muitos dos seus filmes trazem o seu selo da sua devoção católica. Muito cedo foi atraído pelo mundo mágico do cinema. Scorsese admitiu a sua obsessão pelo cinema no documentário de 3 horas e 45 minutos que realizou em 1995, chamado “ A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies” ("Uma jornada pessoal com Martin Scorsese pelo cinema americano")

Scorsese frequentou a escola de cinema da Universidade de Nova Iorque; fazia filmes curtos, um dos quais – The Big Shave – ficou famoso na altura. O seu primeiro “filme a sério” – Who´s That Knocking At My Door com o seu colega de escola Harvey Keitel, e a partir daí tornou-se conhecido dos chamados “movie brats” da anos 70Francis Ford CoppolaGeorge Lucas e Brian De Palma. Foi Brian de Palma que o apresentou a Robert De Niro, de quem se tornou amigo íntimo, tendo trabalho juntos em vários projectos ( Mean Streets ou Caminhos PerigososTaxi DriverNew York, New YorkRaging Bull ou Touro IndomávelThe King of Comedy ou O Rei da ComédiaGoodfellas ou Os Bons Companheiros , Cape fear ou Cabo do MedoCasino ou Cassino

Em 1972 dirigiu Boxcar Bertha para o famoso produtor de filmes BRoger Corman que também tinha dado a primeira oportunidade a Coppola. “Boxcar Bertha” ensinou Scorsese a fazer filmes baratos e depressa, preparando-o para o seu primeiro filme com De Niro,Mean Streets. Aclamado pela crítica, “Mean Streets” foi o pontapé de saída para Scorsese e de Niro. A actriz Ellen Bustyn, escolheu Scorsese para dirigir o filme Alice doesn't live here anymore em 1974, pelo qual ganhou o Óscar de melhor Actriz. Em 1976, Scorsese deixou o mundo do cinema de boca aberta com Taxi Driver. O filme é protagonizado por Robert de Niro e Jodie Foster, que têm performances brilhantes, num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova Iorque alguma vez levado à tela. Cinco anos mais tarde, Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, foi quase assassinado por um jovem que justificou o seu acto com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme. 

Taxi Driver recebeu quatro nomeações para os Óscares, incluindo o de melhor filme, e encorajou Scorsese a avançar para o seu primeiro projecto arrojado, New York, New York. Este tributo musical à cidade natal de Scorsese, resultou num enorme falhanço/fracasso de bilheteira/bilheteria, e a má recepção que teve levou Scorsese a uma depressão nervosa; mesmo assim conseguiu a inspiração para realizar o que será provavelmente o melhor filme de rockThe Last Waltz, que documenta o último concerto dos The Band em 1978. Em 1978 fez também um outro documentário chamado American Boy
. Convencido de que não faria mais nenhum filme, devido ao seu estado de saúde precário, colocou todas as suas energias na realização de Raging Bull; amplamente reconhecido como sendo uma obra-prima, o filme recebeu oito nomeações para os Óscares, incluindo as de “melhor filme”, “melhor actor” (Robert de Niro) e pela primeira vez, a de “melhor director”. Robert de Niro ganhou, mas Scorsese perdeu para o primeiro filme de Robert Redford. Isto manteve Scorsese na produção de filmes, mas sem um grande êxito de bilheteira, teve que continuar a lutar para os conseguir realizar. 

Até meio dos anos 80 Scorsese fez mais três filmes “menores”, The King Of Comedy, After Hours e The Color Of Money. Este último, protagonizado por Paul Newman e Tom Cruise, deu a Newman o seu primeiro Óscar como actor principal, assim como deu a Scorsese a segurança para iniciar um projecto que há muito lhe era querido, The Last Temptation Of Christ. 

Scorsese filmou The Last Temptation Of Christ com um pequeno orçamento, sabendo que o filme seria controverso e que por isso não lhe traria grandes dividendos comerciais. No entanto, nada lhe fazia prever o furor que o filme causaria: grandes protestos nacionais (incluindo alguns a favor), nunca antes vistos por causa de um filme. Scorsese recebeu a sua segunda nomeação para melhor director, que no entanto viria a perder para Barry Levinson. O apoio que lhe foi dado por importantes figuras políticas, impediu que ele se tornasse num proscrito em Hollywood, e deu-lhe o ímpeto para filmar Goodfellas, que se tornou no seu filme mais visto de sempre e provavelmente no seu maior êxito de bilheteira. 

Com Goodfellas, Scorsese retornava à sua nativa Nova Iorque, e voltava a trabalhar com Robert de Niro e Joe Pesci. Este filme sobre a vida de um gangster, foi considerado o melhor filme sobre a máfia desde The Godfather de Coppola, e assegurou a Scorsese um lugar entre os melhores directores de sempre. Conseguiu com ele a sua terceira nomeação, mas mais uma vez perdeu para um estreante, desta vez Kevin Costner

Seguidamente dirigiu um “remake” do thriller de 1963 Cape fear, que provou a Hollywood que Scorsese era capaz de conseguir um êxito de bilheteira. No entanto os seus projectos continuavam a ser mais virados para a aclamação pela crítica: A Época da Inocência, no qual dirigiu Michelle PfeifferWinona Ryder e, pela primeira vez, Daniel Day-Lewis; e Kundun, considerado o seu trabalho menos "hollywoodiano". Continuou envolvido nos filmes durante os anos 90, com pequenas aparições como actor em filmes como Quiz ShowSearch And Destroy, e ajudando à revelação de novos talentos. Revisitou Taxi Driver com Bringing Out The Dead, enquanto a crítica disse que Casino era o retorno de Goodfellas 

A produção de Gangs Of New York, em 2002, foi vista como a sua aventura mais arriscada até à altura. Filmado originalmente para ser lançado no Inverno de 2001 (para se qualificar para a nomeação dos Óscares), Scorsese adiou a produção final até ao início de 2002; consequentemente, o estúdio adiou-o quase um ano para ser apresentado na época seguinte dos Óscares. Com um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, este foi o trabalho mais dispendioso de Scorsese. As críticas ao filme foram moderadamente positivas. Em Fevereiro de 2003 Gangs de Nova York recebeu dez nomeações para o Óscar; recebendo a sua quarta nomeação para melhor director, muitos pensaram que seria desta vez que Scorsese levaria o Óscar, mas, em vez disso foi Roman Polanski quem levou o troféu. 

Scorsese recentemente tem trabalhado com o actor Leonardo Di Caprio, que se tornou o seu novo favorito. O seu primeiro trabalho com ele foi em "Gangues de Nova York", mais tarde realizou "O Aviador", sobre a vida do excêntrico milionário Howard Hughes, um projecto extremamente pretensioso, que resultou em 11 nomeações ao Óscar, de entre essas de melhor filme, melhor director, melhor actor (Leonardo Di Caprio), e recebeu 5 prémios. No entanto, Scorsese perdeu novamente o prémio de melhor director paraClint Eastwood. Em 2006, inicia mais um projecto envolvendo gângsters, desta vez em Boston, com Leonardo Di Caprio novamente no papel principal e com a primeira parceira entre Scorsese e Jack Nicholson, que nesse caso está a substituir um papel que era originalmente de Robert DeNiro, Os Infiltrados, baseado no filme chinês "Conflitos Internos". O filme está a ser considerado como um dos seus melhores filmes, sendo equiparado com "Taxi Driver". Martin Scorsese recebeu o Globo de Ouro de Melhor Director, e foi indicado a 5 Óscares incluindo Melhor Director. 

Scorsese foi um dos editores do filme Woodstock. Tal como Coppola, James Cameron, “John Sayles” e outros, Scorsese começou a sua carreira como director trabalhando em filmes de baixo orçamento com Roger Corman. 

Scorsese é o presidente da Film Foundation, uma organização não lucrativa dedicada à preservação dos filmes mudos

O director é conhecidamente um grande fã do neo-realismo italiano e do cineasta brasileiro Glauber Rocha, tendo até ajudado a recuperar alguns filmes do director que estavam perdidos. 

Finalmente, Scorsese recebeu em 2007 o prémio de melhor director e melhor filme por Os infiltrados. Recebeu-o das mãos de Grandes Amigos ( Francis Ford CoppolaGeorge Lucas, e Steven Spielberg), com isto a Academia aliviou o furor da crítica que, com certeza não deixaria passar mais um ano sem um Óscar de Melhor Director. 

Em 04 Abril de 2008, estreará nos cinemas mundiais o filme The Rolling Stones Shine a Light, concebido e dirigido pelo premiado director - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova York, em Novembro de 2006, com dezasseis câmaras focadas directamente nos músicos, registou com profundidade a bela performance da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. De forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60, confrontando com declarações actuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se activo na carreira aos sessenta anos. 

Actualmente, Scorsese prepara-se para o seu próximo filme: Silence

E Outros... 

No total, Martin Scorsese ganhou 77 prémios [de Roteiro, ou Director]. E Mais 54 Nomeações. 

Adaptado de Sapo Saber a 20-08-2009 

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séc.XVII
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10 melhores filmes
http://www.ccine10.com.br/top-10-melhores-filmes-de-martin-scorsese/
Martin
Por Davi Gonçalves
Essa semana tem a estreia de O Lobo de Wall Street – polêmico filme do diretor Martin Scorsese que tem recebido ótimos elogios da crítica e já faturou cinco indicações ao Oscar deste ano.
Com cenas censuradas em vários países ao redor do mundo, O Lobo de Wall Street é o típico produto cinematográfico de Scorsese, cineasta conhecido por sua erudição e seu talento estilístico e que é um dos principais expoentes do cinema conhecida por Nova Hollywood.
Para entrar no clima da estreia, o CCine10 elegeu os 10 melhores filmes do diretor (que estão em ordem cronológica). Com muita dificuldade (visto a quantidade e a qualidade da obra do cineasta), chegamos a uma lista que sugere os filmes mais elogiados pelo público e crítica. Confira os títulos e veja se o seu filme preferido de Scorsese está na nossa lista:

Caminhos Perigosos (1973)

Caminhos Perigosos
Caminhos Perigosos é o segundo filme (ao menos considerado) de Scorsese e aqui também nasceu a bem sucedida colaboração de Robert De Niro. O filme já mostrava muito daquilo que seria uma das principais abordagens do cineasta durante sua carreira: a história gira em torno de uma família de origem italiana que se envolve com o crime organizado – alem, é claro, da trilha sonora rock’n roll que, no início da década de 70, deixava o filme muito mais moderno e dinâmico.

Alice Não Mora Mais Aqui (1974)

Alice Nao Mora Mais Aqui
No ano seguinte a Caminhos Perigosos, Scorsese saiu um pouco do gênero que o consagraria para criar um drama Road-movie, de caráter pouco pessoal, mas muito bem feito e, por esta razão, amplamente elogiado. Trata-se de Alice Não Mora Mais Aqui, cuja trama apresenta uma viúva que cruza o país com sua filha em busca de uma vida melhor.

Taxi Driver (1976)

Taxi Driver
Presença constante na lista de 100 maiores filmes da história do cinema norte-americano, Taxi Driver foi a primeira obra-prima de Scorsese, influenciando gerações de diretores nos anos posteriores. O filme traz Robert De Niro como Travis Bickle, um ex-fuzileiro da Guerra do Vietnã que vaga pelas ruas de Nova York em seu táxi, lidando com a vida pós-guerra. Clássico, Taxi Driver recebeu 4 indicações ao Oscar naquele ano, mas saiu da premiação sem nenhuma estatueta.

Touro Indomável (1980)

Touro Indomavel
Há quem considere Touro Indomável o melhor longa de Scorsese. No entanto, a única unanimidade, ao que parece, é que o filme traz a melhor atuação de Robert De Niro, que faturou o Oscar de melhor ator na pele do lutador de boxe Jake LaMotta. Scorsese, que na época se recuperava do vício em cocaína, só aceitou dirigir o longa após muita insistência de De Niro – este, que se dedicou com maestria para contar a trama de decadência do pugilista, em um filme puramente trágico.

Os Bons-Companheiros (1990)

Os Bons-Companheiros
Uma década após Touro Indomável, Scorsese decide mostrar a ascensão da família Lucchese no crime durante as décadas de 1950 e 1980. Recheado de diálogos memoráveis (há boatos de que o diretor promoveu ensaios livros com o elenco durante meses e anotou as melhores falas improvisadas pelos atores para incorporar ao roteiro), o filme teve 6 indicações ao Oscar e é considerado um dos melhores filmes do gênero. Ponto mais alto do filme: o personagem de Joe Pesci com a frase “como assim eu sou engraçado?”.

Cabo do Medo (1991)

Cabo do Medo
Trata-se de uma refilmagem de Círculo do Medo, de 1961, cuja história acompanha o psicopata Max Cady, vivido por De Niro, que, após deixar a prisão onde viveu por 14 anos, decide se vingar contra seu advogado, que teria contribuído para sua condenação. Filme assustador, De Niro está impecável na pele do maníaco Max.

Cassino (1995)

Cassino
Até o momento, Cassino é a última parceria entre entre Scorsese e De Niro. O filme, baseado em fatos reais, mostra um apostador escolhido pela máfia para supervisionar um cassino em Las Vegas. Com uma atuação brilhante de Joe Pesci (coadjuvante que rouba a cena a cada aparição), Cassino é a volta de Scorsese ao universo do crime e da máfia – e rendeu uma indicação ao Oscar para Sharon Stone, que vive uma prostituta que se envolve com o diretor do tal cassino.

Os Infiltrados (2006)

Os Infiltrados
Após muitas indicações ao prêmio de melhor diretor, Scorsese só faturaria o Oscar com Os Infiltrados, remake de um filme de Hong Kong – e que também faturou o prêmio de melhor filme. O filme também foi um dos maiores sucessos comerciais da carreira de Scorsese e discute temas sobre a identidade do indivíduo e sua segurança, tendo como pano de fundo o combate entre a polícia de Boston e a máfia irlandesa, cuja estrutura narrativa sugere um policial no grupo de bandidos e um bandido infiltrado na corporação policial.

Ilha do Medo (2010)

Ilha do Medo
Ilha do Medo traz mais parceria entre Scorsese e Leonardo DiCaprio (que parece ter se tornado o novo De Niro do diretor nos últimos anos). O filme também foi um grande sucesso comercial da carreira do diretor, contando a história de Teddy Daniels, um agente federal que investiga o desaparecimento de uma assassina hospitalizada em Shutter Island.

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

A Invencao de Hugo Cabret
Com quase 50 anos de carreira, faltava a Scorsese dirigir um filme infantil – e a motivação surgiu de sua esposa que sugeriu ao cineasta dirigir um filme que sua filha (na época, uma pré-adolescente de 12 anos) pudesse assistir sem medo. Assim, nasceu A Invenção de Hugo Cabret, uma verdadeira ode de amor ao cinema. Com uma técnica inigualável, a produção recebeu 11 indicações ao Oscar e presta uma belíssima homenagem a George Méliès, um dos mais importantes nomes da história do cinema.
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Martin Scorsese filmou
filme SILÊNCIO
vai estrear em dez2016
silence-movie-2016-liam-neeson-scorsese
http://www.comunidadeculturaearte.com/silence-o-novo-filme-de-martin-scorsese-e-sobre-os-jesuitas-portugueses-no-japao/
Graças a um financiamento de duas produtoras cinematográficas, a Fabrica de Cine e a SharpSword Films,Martin Scorsese vai ver um sonho antigo realizado. Silence, um filme baseado no livro homónimo do escritor japonês Shusaku Endo, começou hoje a ser gravado em Taiwan. Eu queria fazer o Silence há mais de duas décadas e finalmente consegui-o, disse o realizador à revista Variety.
A história do livro Silence gira em torno de dois jesuítas portugueses que viajam para o Japão no século XVII, uma época em que as perseguições aos cristãos obrigavam os crentes a praticar uma fé clandestina.
Após a leitura do livro, Martin Scorsese começou de imediato a trabalhar na sua adaptação ao cinema, com a ajuda do argumentista Jay Cocks, com quem já trabalhou em diversas obras. Entretanto interrompido por outros projectos, o guião só ficou terminado em 1996. Os actores Liam NeesonAndrew Garfield eAdam Driver foram os escolhidos para protagonizar a adaptação para cinema.
Silence é um filme sobre as raízes da fé religiosa, uma questão que acompanha Scorsese desde cedo, conforme revelou, em 2013, à VarietyEste tema é algo que sempre fez parte da minha vida. Para as pessoas que estão de fora é difícil entender o mundo em que eu cresci, o do catolicismo romano na Nova Iorque dos anos 1950. Fiquei tão impressionado que tentei fazer parte desse mundo, mas aos 15, 16 anos percebi que era muito mais duro e complicado do que eu tinha pensado… em termos de vocação
O realizador disse ainda que ficou marcado pela simplicidade complexa do livro e pela forma como a história se liberta de dogmas e tentar lidar apenas com a essência… da Cristandade, de Jesus”.
Silence tem estreia marcada para 22 de Dezembro na Austrália e Grécia23 de Dezembro nos EUA e a 30 de Dezembro em Espanha. Para já ainda não se sabe a data de estreia nos cinemas portugueses.
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Silêncio: filme de Scorsese sobre os jesuítas portugueses no Japão posicionado para os Oscars
http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Silencio-filme-de-Scorsese-sobre-os-jesuitas-portugueses-no-Japao-posicionado-para-os-Oscars.rtp&article=14335&visual=2&layout=8&tm=54



"Silêncio": filme de Scorsese sobre os jesuítas portugueses no Japão posicionado para os Oscars


A estreia foi antecipada para dezembro, de forma a permitir a qualificação para a próxima edição dos Óscares.

"Silêncio", o filme que Martin Scorsese manteve na gaveta durante quase 20 anos, posiciona-se na corrida para os Óscares com a antecipação da data de estreias nos Estados Unidos para 23 de Dezembro.

Baseado no romance homónimo de Shusaku Endo, "Silêncio" acompanha os padres jesuítas portugueses perseguidos durante a sua missão no Japão, no século XVII.

O épico religioso (que encerra uma espécie de trilogia espiritual iniciada com "A Ultima Tentação de Cristo" (1988) e "Kundun" (1998) conta com Liam Neeson no papel do Padre Cristóvão Ferreira e Andrew Garfield como o Padre Sebastião Rodrigues.

O argumento, de Jay Cocks, colaborador de Scorsese em "Gangues de Nova Iorque" e "A Idade da Inocência", lança um olhar sobre sobre a tumultuosa história do cristianismo no Japão, no século XVII.
A história, acompanha Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver), dois padres jesuítas vindos de Portugal que viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia.

Nas terras nipónicas, sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. Eventualmente, o par separa-se, com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.

Scorsese foi 12 vezes nomeado para os Óscares, tendo ganho o prémio de melhor realizador com o filme "Os Infiltrados", em 2006.

"Silêncio" estreia em Portugal a 29 de dezembro.

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publicado 10:43 - 04 outubro '16