06/10/2016

7.671.(6ouTUbro2016.13.31') Jesuítas

***
http://www.jesuitas.pt/Jesu%C3%ADtas-em-Portugal-1.aspx
A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica. Foi fundada por Sto. Inácio de Loiola e seus companheiros em 1540. A sua finalidade geral é a procura do maior serviço a Deus e à Igreja, colocando-se inteiramente à disposição do Papa. Assim, toda a actividade dos jesuítas visa a evangelização do mundo e, mais concretamente, a defesa da fé e a promoção da justiça em permanente diálogo cultural e inter-religioso.
A finalidade particular da Companhia de Jesus para cada membro é que atinja a perfeição cristã numa identificação crescente com Jesus Cristo e que se dedique com a mesma intensidade à perfeição dos outros. Para tal, o caminho proposto é o da espiritualidade inaciana. Ou seja, um modo de viver, estar e trabalhar que estejam imbuídos da pedagogia e sabedoria espiritual contidas nos Exercícios Espirituais segundo Sto. Inácio de Loiola.
***
ver postagem 7.913
Padre António Vieira
***
Ver postagem 5.861
Scorsese
filme O SILÊNCIO
sobre 2 padres portugueses
jesuítas
***

https://www.facebook.com/FilateliaCTT/photos/a.332815126890794.1073741827.329387597233547/629811977191106/?type=3&theater
Uma ordem religiosa que mudou a história e correu mundo. O volume “Jesuítas – Construtores da Globalização” explora os contributos científicos, literários, artísticos e filosóficos da Ordem de Jesus. Disponível nas Lojas CTT.
***
Padre Manuel da Nóbrega
18out1517
*
http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt/2016/10/18-de-outubro-de-1517-nasce-o-padre.html

18 de Outubro de 1517: Nasce o padre Manuel da Nóbrega, jesuíta português, um dos responsáveis pela evangelização dos índios no Brasil


Manuel da Nóbrega foi um padre português que embarcou para o Brasil em 1549, com o governador-geral Tomé de Souza, chefiando o primeiro grupo de jesuítas. Sob o seu comando, estes padres deram início ao trabalho de catequização, isto é, a tentativa de conversão dos índios brasileiros à religião católica.
Manuel da Nóbrega nasceu em Sanfins do Douro, em Portugal, no dia 18 de Outubro de 1517. Era filho do desembargador Baltasar da Nóbrega e sobrinho de um chanceler-mor do Reino.Licenciou-se em direito canónico e filosofia, pela Universidade de Coimbra, em 1541. Três anos depois, tornou-se sacerdote da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540. Os padres da Companhia eram conhecidos como jesuítas, ou “soldados de Cristo”.
O padre Manuel da Nóbrega era um ardente pregador do Evangelho. Durante 21 anos, prestou serviços na tarefa de colonização do Brasil. Ele dedicou-se à educação e à evangelização tanto dos filhos dos colonos como dos filhos dos índios. Como tinha muita capacidade de organização, dirigiu, a partir da Bahia, o trabalho de companheiros nas capitanias de Pernambuco, Porto Seguro e São Vicente. Participou da fundação das cidades de Salvador e do Rio de Janeiro.
Foi dele a iniciativa de criar o Colégio de São Paulo nos campos de Piratininga. O projecto foi concretizado por ele em conjunto com o padre José de Anchieta, em 1554, no que ficou marcado como o episódio da fundação da cidade de São Paulo. O local em que foi criado o colégio (e a cidade) é onde hoje fica o Pátio do Colégio, no centro de São Paulo.
Foram Manuel da Nóbrega e José de Anchieta que conseguiram estabelecer, em 1563, o acordo de paz com os índios tamoios, que eram aliados dos franceses. Reunidos em Iperoig, no litoral paulista, eles planeavam um ataque devastador à vila de São Vicente e ao porto de Santos. Ao conseguir pacificar os chefes tamoios, Nóbrega e Anchieta evitaram o massacre dos habitantes das primeiras cidades brasileiras, assegurando a presença portuguesa no sul do Brasil.
O padre Manuel da Nóbrega também teve importante papel na vitória sobre os franceses estabelecidos na baía da Guanabara. Após a expulsão dos invasores, em 1567, colaborou de modo decisivo no povoamento do Rio de Janeiro, núcleo iniciado em 1565 por Estácio de Sá. Morreu no Rio de Janeiro em 18 de Outubro de 1570, no dia em que completava de 53 anos.
Fontes: padre Manuel da Nóbrega. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2014. Web,
wikipedia (imagens)

Selo português, comemorativo do 4º centenário da fundação da cidade de São Paulo, no Brasil, fundada por Nóbrega e o seu colaborador Anchieta.


Partida de Estácio de Sá, quadro de Benedito Calixto, mostra Nóbrega a benzer a esquadra que vai combater os franceses
*
Via:
 https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2016/08/02/a-missao-espiritual-do-padre-manuel-da-nobrega/

1500 anos depois…  (… senador romano Públio Lentulus Cornelius…) A Missão Espiritual de Manuel da Nóbrega.

Luís de Almeida *, Porto – Portugal

(Texto transcrito com o idioma português original)
.
Pedro Álvares Cabral, em 22 de Abril de 1500, chegou ao Brasil, tocando seu 
solo pela  primeira vez, do hoje Estado de Bahia. Em 1549 chegam os primeiros jesuítas, 
sendo chefiados  pelo padre Manuel da Nóbrega, que muito trabalhou pela Grande 
Unidade Fraternal.  Lutando firmemente  contra  a  escravização  dos  nativos, fazendo seu trabalho  de  globalização  respeitando a natureza do índio e  preparando a vinda do Consolador. A  Companhia  de  Jesus,  de  tão  nefasta  memória,  inaugurou  um  dos  períodos  mais  lamentáveis da historia da humanidade, com o surgimento do “Tribunal da 
Santa Inquisição”, que  fez milhares de vitimas, em nome de Jesus. Todo este trabalho, foi originado 
pela mente doentia,  de seu fundador ­ Inácio de Loyola. Assim o papa Clemente XIV, tentou extingui­la,  em 1773,  com o seu “Dominus ac Redemptor”, exclamando com enorme tristeza, «Assino minha sentença  de morte, mas obedeço à minha consciência.»  Em Setembro de 1774, este homem, falece, vitima de envenenamento, por tal 

decisão.
*
fundou a 1.ª  escola do Brasil,
em Salvador...
*
manuel-da-nobrega

"(...) conheci de perto as angústias dos simples e as aflições dos degredados (...) quis o senhor, que (...) o serviço do Brasil não me saísse do coração. A tarefa evangelizadora continua. A permuta de nomes não importa" 

http://quemdisse.com.br/frase/dialogo-sobre-a-conversao-do-gentio/101901/
*
“Se El-Rei determina povoar mais esta terra, é necessário que venham muitas mulheres órfãs e de toda qualidade, até meretrizes, porque há aqui várias qualidades de homens.”
http://geaciprianobarata.blogspot.pt/2016/04/padre-manuel-da-nobrega-frase.html
*
http://educacao.uol.com.br/biografias/manuel-da-nobrega.htm
*
Via José Eduardo Oliveira

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205912497726172&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=3&theater
Padre Manuel da Nóbrega
Manuel da Nóbrega (Sanfins do Douro, Alijó, 18 de outubro de 1517 — Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colónia e a acção jesuítica no século XVI.