17/11/2016

3.063.(17noVEMbro2016.7.7') Camille Claudel... Auguste Rodin

Nasceu a 12noVEMbro1840
e morreu a 17noVEMbro1917
***
recordo a exposição da Gulbenkian...como me impressionou aquela exposição...
 1979?
*
Na próxima vez que vá a Paris
tenho de ir ao Museu Rodin
https://www.youtube.com/watch?v=SiirmAwe1c8
***

A Primavera (L’Eternel Printemps)

Grande parte da obra escultórica de Rodin concentrou-se em torno de uma das suas mais importantes encomendas: a de um Portal Monumental destinado ao futuro Museu das Artes Decorativas de Paris, inspirado n’ A Divina Comédia de Dante. Esta encomenda, recebida em 1880, irá ocupá-lo durante muitos anos, sendo ocasião das mais variadas experiências. Muitos dos grupos autónomos hoje 

https://gulbenkian.pt/museu/works_museu/a-primavera-leternel-printemps/
***
20mar2017
DN-

Nesta exposição apresentamos cerca de 200 obras de Rodin provenientes do mundo inteiro. São apresentadas numerosas peças de gesso, o que é novo, e o confronto com obras de outros artistas renova o olhar sobre o trabalho do escultor." É desta forma que as curadoras de Rodin - A Exposição do Centenário resumem ao DN, através de e-mail, a mais-valia desta mostra, que a partir de quarta-feira assinala o centenário da morte daquele que é considerado o pai da escultura moderna.
Lisboa é um dos locais de proveniência das obras de Rodin, que até 31 de julho podem ser vistas no Grand Palais. Com o empréstimo de As Bênçãos, um mármore anterior a 1894, a Fundação Calouste Gulbenkian junta-se à lista de mais de 20 instituições que emprestaram obras do artista francês, nascido a 12 de novembro de 1840, na Rue d"Arbalète, a cerca de 3,5 quilómetros do Hotel Biron, onde desde 1919 está instalado o Museu Rodin, local onde o artista, que doou os seus trabalhos e as suas coleções ao Estado francês, se instalou em 1908.
Quatro obras emblemáticas recebem o visitante na primeira sala da galeria de exposições temporárias do Grand Palais: O Homem de Nariz Quebrado (1875), considerado pelo próprio Rodin a sua "primeira boa escultura", uma cópia moderna de Os Burgueses de Calais (1889-2005), O Pensador (1904) e A Idade de Bronze (1877). Esta última, apresentada pela primeira vez no Salão dos Artistas em 1877, esteve na origem do reconhecimento que Rodin acabou por conseguir, ainda em vida. O realismo desde jovem de 1,80 metros era tal, que o artista foi acusado de ter feito um molde de tamanho natural do modelo. Rodin, que após formação em desenho na chamada Petite École viu por três vezes chumbada a sua entrada na Escola de Belas-Artes de Paris na secção de escultura, batalhou durante três anos para provar que isso não era verdade, fazendo inúmeras demonstrações do seu método de trabalho.



https://www.dn.pt/artes/interior/redescobrir-rodin-o-artista-das-esculturas-em-carne-viva-5735164.html
***
https://www.facebook.com/rodinbysculplovers/?fref=ts

https://www.facebook.com/rodinbysculplovers/photos/a.1424448431219340.1073741827.1424442391219944/1640162029647978/?type=1&theater

https://www.facebook.com/rodinbysculplovers/photos/a.1424448431219340.1073741827.1424442391219944/1605334099797438/?type=1&theater
***
Frases
via Pensador:
"Eu não invento nada. Eu redescubro."
"O essencial é emocionar-se, amar, esperar, vibrar, viver. Ser homem antes de ser artista!"
"A vitória da verdade é certa."
"A arte é, ainda, uma magnífica lição de sinceridade."
"O espírito esboça, mas é o coração que modela"
"A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma."
"O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho."
"Nada é perda de tempo se você usar a experiência sabiamente."
"A adversidade nos ensina tão bem a paciência essencial! E por isso, a adversidade é nossa benfeitora. É a única escola séria que nos resta."
"Uma arte que tem vida não reproduz o passado; ela dá continuidade a ele."
"A arte não é senão sentimento. Mas sem a ciência dos volumes, das proporções, das cores, sem a destreza da mão, o sentimento mais vivo paralisa-se."
***
Auguste  Rodin, c.1879
http://www.rodinmuseum.org/collections/collectiontheme/6.html
***
Pensador de Rodin
Rodin: importante escultor francês
http://www.suapesquisa.com/biografias/rodin.htm
Em 1864, teve sua primeira obra “O homem de nariz quebrado” rejeitada pelo Salão de Paris. Os especialistas em arte do salão justificaram a rejeição afirmando que tratava-se de uma obra inacabada.


Em 1875, viajou para a Itália e teve contato direto com as obras, principalmente esculturas, dos artistas renascentistas Michelangelo e Donattello. 


Em 1876 terminou sua polêmica obra “A Idade do Bronze”. A obra causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde.


Em 1878, obteve seu tão merecido reconhecimento artístico com a obra “São João Batista pregando”.


Este sucesso rendeu-lhe um importante trabalho: a encomenda para a criação de uma grande porta de bronze para o Museu de Artes decorativas de Paris. Conhecida como a “Porta do Inferno”, esta obra teve como tema passagens da obra “Divina Comédia” de Dante Alighieri. Porém, ao viajar para Londres em 1881, mudou o foco da obra, voltando-se para a temática das paixões humanas e a morte. Infelizmente, após trabalhar vários anos nesta obra, Rodin morreu deixando-a inacabada.


Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador” (1880), ”O beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O filho pródigo” (1889).


Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

Você sabia?

- A obra de Rodin que alcançou maior valor de venda em um leilão foi "A eterna Primavera" (esculpida entre 1901 e 1902). A escultura em mármore foi vendida em maio de 2016 por US$ 20,41 milhões.
***
http://www.infoescola.com/biografias/auguste-rodin/
***
François-Auguste-René Rodin, também conhecido como Auguste Rodin, foi um escultor francês. Apesar de ser geralmente considerado o progenitor da escultura moderna, ele não se propôs a rebelar-se contra o passado. Wikipédia
***
https://www.youtube.com/watch?v=SiirmAwe1c8
*
http://www.youtube.com/watch?v=cMLAVJR5yTY
***

19 de Outubro de 1943: Morre a escultora francesa Camille Claudel, musa de Auguste Rodin

Camille Claudel, nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper, nasceu a 8 de Dezembro de 1864 na  cidade de Aisne  e cresceu na aldeia de Villeneuve-sur-Fère, em França. O seu pai, maravilhado com o talento precoce de Camille, proporcionava-lhe todos os meios de desenvolver as suas potencialidades. Já a mãe de Camille não via com bons olhos a vocação artística da filha.
A vida de Camille Claudel foi sempre alvo de especulações  e a razão de tal facto deve-se à sua relação amorosa com o seu professor, mentor intelectual e amante - o também  escultor Auguste Rodin. 
Dotada de enorme talento que pode ser claramente visto no seu trabalho, desde jovem, Camile demonstrava mestria na utilização do barro. Ela preferia a sensação de tocar o material à de desenhar. Quando a familia de Camille mudou de casa passou a morar no bairro "Nogent-sur-Seine"  e tornaram-se praticamente vizinhos de Alfred Boucher, importante escultor do século XIX. O pai de Camille levou os seus trabalhos para a apreciação de Boucher que, impressionado com o talento da jovem, levou esses mesmos trabalhos para a apreciação de outro famoso escultor Paul Dubois. Após a aprovação desses dois nomes destacados da escultura foi fácil para Camille entrar para a "Académie Colarossi" uma das raras academias abertas também para mulheres.
Em seguida, juntou-se a um grupo de três outras escultoras e começaram a ter aulas informais com Boucher. Quando em 1883 Boucher  se mudou para  Itália, Rodin assumiu a responsabilidade perante os estudantes de Boucher. O deslumbramento pelo enorme  talento da artista e os encontros sucessivos entre Rodin, 43 anos e Camille, 19 anos, levou-os a uma relação que durou quinze anos, relacionamento que influenciou toda a técnica utilizada por Camille nos seus trabalhos até então.
O período em que a  escultora esteve no estúdio de Rodin como sua assistente foi considerado o mais produtivo da vida do famoso escultor e para Camille, a pior fase para a sua afirmação como escultora, independente dele. 
Camille esculpiu o busto de Rodin  e fez transparecer um homem rude e forte. Rodin, modelava Camille raramente como uma vencedora (escultura A França). A obra mais famosa de Camille, A Valsa, marca o coroamento da relação de ambos e da sua realização como escultora. 
O romance com Rodin terminou em 1898. Camille resolve afastar-se dele, tanto pelo facto de Rodin ainda manter uma relação com outra mulher mas também  porque a escultora  queria continuar o seu trabalho sozinha. Longe dele começou a ter problemas financeiros e a demonstrar sinais de distúrbios mentais. Em 1906, ela destrói grande parte de seu próprio trabalho sendo internada num hospital para doentes mentais. 
A eclosão da Primeira Guerra Mundial levou-a a ser transferida para Villeneuve-lès-Avignon, onde  passou os últimos trinta anos de sua vida e lá morreu, no dia 19 de Outubro de 1943, sem nunca ter recebido a visita da sua mãe.
wikipedia (Imagens)
Camille Claudel em 1884
Arquivo: Camille Claudel atelier.jpg
Camille Claudel no atelier de Rodin

Ficheiro:Camille Claudel.jpg
Camille Claudel em 1884

 Arquivo: Rodin-cropped.png
Auguste Rodin
 Crónica de la vida de Camille Claudel, en el invierno de 1915. Internada por su familia en un manicomio al sur de Francia donde ya no podrá esculpir, la artista pasa sus día esperando la visita de su hermano Paul Claudel para salir de ahí. En 1915, en un asilo de enfermos mentales del sur de Francia, Camille Claudel ha sido internada por su familia, no volverá a esculpir y espera la visita de su hermano Paul. Interpretada por Juliette Binoche, la actriz rodó a las órdenes de Dumont en un manicomio real rodeada de auténticos pacientes con discapacidad mental.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=w-ETPcrkWyA
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/19-de-outubro-de-1943-morre-escultora_19.html?fbclid=IwAR0XcU4Skj28ZFCyCa2qrauJzqTStXdxHVPB3xezYpPMNnoFO31lxWgNzv0
***

12 de Novembro de 1840: Nasce, em Paris, Auguste Rodin, escultor francês, autor de "O Pensador" e "Burgueses de Calais".

Artista francês, François-Auguste-René Rodin nasceu a 12 de novembro de 1840, em Paris, e faleceu em 17 novembro de 1917. Dotado de um talento natural para a perceção das formas, nunca foi contudo admitido na Escola de Belas-Artes. A cabeça em argila Homem com o Nariz Partido foi rejeitada pelo Salão de 1864. Tornou-se aluno e assistente de Carrier-Belleuse, executando algumas das encomendas que este recebia. A descoberta da obra de Michelangelo Buonarroti, numa viagem a Itália em 1874, libertou o seu estilo e fez-lhe integrar a importância do modelado. A controvérsia gerada no Salão de 1877 pela Idade do Bronze acabou por lhe granjear a proteção oficial. Recebeu assim várias encomendas, entre elas o projeto de As Portas do Inferno, o monumento Os Burgueses de Calais e a estátua de Honoré de Balzac. A sua reputação continuou a aumentar, expondo no Salão de Paris, na Exposição de Bruxelas e na Exposição Universal de 1900. Rodin quebrava as superfícies para dar novos efeitos de luz, deixava partes por acabar, exprimindo a ideia de a estátua brotar da pedra. A paixão por Camille Claudel, sua colaboradora e irmã do escritor Paul Claudel, inspirou-lhe as várias versões de O Beijo e outras obras de temática erótica. A última fase de Rodin liga-se ao movimento simbolista e inclui uma série de mãos e de figuras femininas alegóricas.
Fontes : Auguste Rodin. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (Imagens)


File:Auguste Rodin 1905.jpg
Rodin em  1905, por Gertrude Käsebier
Ficheiro:The Kiss.JPG
O Beijo - Auguste Rodin
O Beijo é uma escultura em mármore de Auguste Rodin que está actualmente no Museu Rodin em Paris. O escultor francês inspirou-se nos delírios amorosos vividos com Camille Claudel, sua assistente. Como muitos dos mais conhecidos trabalhos de Rodin, incluindo "O Pensador", o casal que se abraça retratado na escultura apareceu originalmente como parte de um grupo no trabalho de Rodin os "Os Portões do Inferno". O casal foi posteriormente removido e substituído por outro casal de namorados localizado na coluna direita dos "Portões".
Ficheiro:AUGUST RODIN O pensador (vista frontal).jpg
O Pensador - Auguste Rodin (vista frontal)
O Pensador (Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação, lutando com uma poderosa força interna.
Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Parispara criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente aos Portões do Inferno, pensando no seu grande poema.
 https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=RN1yQMg1WGg

Camille Claudel (A Paixão de Camille Claudel) é um filme francês de 1988, realizado por Bruno Nuytten, com guião baseado em obra de Reine-Marie Paris. O filme é protagonizado por Isabelle Adjani e Gérard Depardieu.
Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça na sociedade parisiense.   Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicómio
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/12-de-novembro-de-1840-nasce-em-paris_12.html?fbclid=IwAR3vZEKkPLoU0GmgFahTiZgiznesW4-VL57TypUE0QDQMTMlYFVq15syySY
***