17/11/2016

6.658.(17noVEMbro2016.13.31') Dia Nacional do Não-Fumador

***
Não fumar...
Não fumo, mas estou solidário com quem fuma!...
Acho desumano obrigar os fumadores a irem fumar para a rua e terem que fazer caminhadas enormes para fumarem 1 cigarrito...
Acho que as escolas.hospitais.etc deviam ter espaços confortáveis para eles fumarem, bem ventilados e:
 não a este SEGREGACIONISMO!!!
***
foto cigarro
http://www.medicil.pt/17-novembro-dia-mundial-do-nao-fumador/
A doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, da laringe e doenças cardiovasculares são, infelizmente, alguns exemplos de patologias devidas à exposição ao tabaco. Estas doenças são responsáveis por uma elevada mortalidade e morbilidade, internamentos hospitalares, perdas de dias de trabalho e reforma antecipada por invalidez, representando elevados custos económicos para a sociedade.
A tosse, expectoração matinal e cansaço devido a esforços são sintomas que devem levar o fumador a procurar avaliação médica e realização de uma espirometria.
A doença pulmonar obstrutiva crónica foi a 6ª causa de morte em 19901 e estima-se que  será a 3ª causa de morte no mundo em 20201, se não se inverterem os números de fumadores ativos e passivos.
O cancro do pulmão continua a ser responsável pela perda prematura de sobrevida nos fumadores.
Todos os profissionais de saúde têm a responsabilidade de apoiar o fumador no sentido de motivação e cessação tabágica.
O dia 17 de novembro, dia do não fumador, deve ser um dia de reflexão e de ação.
***
Resultado de imagem para 17 novembro dia do não fumador
***
Via José Eduardo Oliveira

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206109087240787&set=pcb.10206109091320889&type=3&theater
"Visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.O tabaco é uma das causas principais do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica. Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores. E também não ajuda nada no que respeita ao orçamento familiar! O tabaco é cada vez mais caro."
***
Reunião de 14set2016
intervim:
a Câmara retomasse a campanha dos cinzeiros descartáveis para os fumadores nas praias e em todo o concelho. Urge fomentar bons hábitos...