23/12/2016

2.177.(23dez2016.7.7') Iémen

***
9aGOSTO2018
 Dezenas de crianças perderam a vida depois de caças sauditas terem atacado, esta quinta-feira, o autocarro em que seguiam, na província de Sa'ada, no Noroeste do Iémen.
 Ataque de caças sauditas a um autocarro com crianças na província de Sa'ada (Iémen) fez mais de quatro dezenas de vítimas mortais

O autocarro foi atacado quando passava junto ao mercado da cidade de Zahyn, segundo revelou a TV al-Masirah, citada pela PressTV. Abdul-Ghani Nayeb, chefe do Departamento de Saúde na província de Sa'ada, disse que pelo menos 43 pessoas tinham sido mortas e que havia mais de 60 feridos.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Iémen confirmou o ataque, tendo afirmado na sua conta de Twitter que, «na sequência do ataque desta manhã a um autocarro com crianças no Mercado de Dahyan, no Norte de Sa'ada, o hospital, apoiado pelo CICV, recebeu dezenas de mortos e feridos. Ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, os civis devem ser protegidos durante a guerra».
O chefe da delegação do CICV no Iémen, Johannes Bruwer, sublinhou, também via Twitter, que a maioria das vítimas têm menos de dez anos.
Por seu lado, a coligação liderada pelos sauditas classificou o ataque de hoje na província de Sa'ada como uma «acção militar legítima, levada a cabo em conformidade com o Direito Internacional Humanitário», e alegando que os raides visavam atacar militantes Hutis que lançaram mísseis contra a cidade de Jizan, no Sul da Arábia Saudita, segundo refere a agência noticiosa saudita.

Mais de cem vítimas civis numa semana

Na quinta-feira passada, caças da coligação liderada pelos sauditas atacaram o Hospital al-Thawra e o porto de pesca na cidade de Hudaydah, provocando cerca de 60 vítimas mortais e mais de 130 feridos. Yusuf al-Hazari, do Ministério da Saúde iemenita, classificou o ataque como «massacre».
Esta quarta-feira, a cadeia al-Masirah registou a ocorrência de mais um raide aéreo saudita no distrito de Harf Sufyan, localizado na província de Amran (Noroeste do Iémen), do qual resultaram sete vítimas mortais civis, segundo refere a agência Fars.

Novo surto de cólera em Hudaydah

No passado dia 6, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigle em inglês) alertou para a existência de um novo surto de cólera na cidade portuária de Hudaydah, «alvo de bombardeamentos incessantes por parte da coligação liderada pelos sauditas», bem como para o rápido alastramento da doença.
Lembrando que os surtos epidémicos anteriores mataram mais de 2000 pessoas, o organismo das Nações Unidas empreendeu, em conjunto com o Ministério da Saúde, uma «campanha de vacinação com a duração de uma semana para mitigar os riscos».
O alvo são, de acordo com a nota da Unicef, «as 500 mil mulheres, crianças e homens dentro da cidade e nas suas imediações».





Um homem e os seus filhos num zona bombardeada de Hudaydah CréditosGiles Clarke / UNOCHA
 
Agressão desde Março de 2015
Liderada pela Arábia Saudita, uma coligação que inclui o Sudão, Marrocos e os Emirados Árabes Unidos, entre outros países, lançou uma intensa campanha de bombardeamentos contra o mais pobre dos países árabes em Março de 2015, declarando serem seus objectivos esmagar a resistência do movimento popular Ansarullah e recolocar no poder o antigo presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi, aliado de Riade.
Como a coligação não concretizou os propósitos a que dizia almejar, a guerra de agressão ao Iémen, que contou com forte apoio das potências ocidentais – sobretudo dos EUA e do Reino Unido –, foi-se arrastando, passando a incluir também um bloqueio naval e a presença de tropas no terreno.
De acordo com dados da resistência Huti e das Nações Unidas, a intensa campanha militar provocou milhares de mortos e feridos entre a população civil, foi responsável pela destruição de uma parte substancial das infra-estruturas do país árabe e está na origem de uma situação humanitária que as Nações Unidas classificaram como «catastrófica». Mais de 22 milhões de iemenitas necessitam de ajuda alimentar, sendo que 8,4 milhões são «severamente afectados pela fome».
https://www.abrilabril.pt/internacional/cacas-sauditas-atacam-autocarro-com-criancas-no-iemen
***
30jul2018
ONU: epidemia imparável...
 https://www.abrilabril.pt/internacional/onu-hudaydah-esta-um-ataque-aereo-de-uma-epidemia-imparavel
***
25jul2018
 Os ataques a um sistema de captação de água na província de Sa'ada deixaram 10 500 pessoas sem água potável, denuncia a Unicef, que alerta para os riscos decorrentes da destruição da infra-estrutura.



A propósito do ataque ao sistema de recolha de água de Nushour, na província de Sa'ada, a Unicef lembra que os ataques a infra-estruturas civis constituem uma violação do direito internacional humanitário
https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/7810.jpg?itok=wg3ZfKGH
 A propósito do ataque ao sistema de recolha de água de Nushour, na província de Sa'ada, a Unicef lembra que os ataques a infra-estruturas civis constituem uma violação do direito internacional humanitárioCréditos / nthnews.net

O sistema de captação de água na região de Nushour, na província de Sa'ada (Noroeste do Iémen), foi atacado recentemente pela coligação liderada pelos sauditas, depois de já ter sido bombardeado duas vezes em Março deste ano, revela Geert Cappelaere, director regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância [Unicef] para o Médio Oriente e o Norte de África num comunicado emitido esta terça-feira.
Com esta agressão, «mais de metade da infra-estrutura está agora destruída, deixando 10 500 pessoas sem água potável», lê-se no texto, que sublinha a condenação «nos termos mais veementes», por parte da Unicef, de «mais um ataque a um sistema de água vital e que salva vidas no Iémen».
«Os ataques continuados a sistemas de captação e/ou tratamento de água no Iémen estão a impedir as crianças e as suas famílias de acederem à água, aumentando as probabilidades de alastramento de doenças transmitidas através da água no país devastado pela guerra», revela o documento, alertando que, se os raides aéreos contra infra-estruturas básicas prosseguirem, «mais vidas – incluindo as de muitas crianças – se irão perder».
A Unicef lembra ainda que « os ataques a infra-estruturas civis, incluindo sistemas de água, constituem uma violação do direito internacional humanitário».

Fome aumenta exponencialmente com ofensiva sobre Hudaydah

Organizações humanitárias alertaram esta segunda-feira para o risco de fome generalizada no Iémen, na sequência da operação contra a cidade de Hudaydah, principal porto e porta de entrada no país de bens e ajuda humanitária.
«Temos a percepção de que, relativamente à fome, o país está no fio da navalha – e as coisas podem descarrilar a qualquer momento», disse Suze van Meegen, porta-voz do Conselho Norueguês para os Refugiados. «O desespero a que assistimos está-se a tornar cada vez maior – há cada vez mais gente a pedir nas ruas», acrescentou, citada pela PressTV.
Por seu lado, o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas revelou que quatro em cada dez crianças com menos de cinco anos no Iémen sofrem de má-mutrição severa.
«Evitar a fome generalizada no Iémen irá depender da capacidade do PAM e de outras agências humanitárias de chegar às populações necessitadas, de modo a manter a assistência humanitária», disse o director do PAM para o Iémen, Stephen Anderson.

Ofensiva desde 13 de Junho

Apoiadas pela aviação saudita, forças militares dos Emirados Árabes Unidos e milícias leais a Abd Rabbuh Mansur Hadi, ex-presidente do Iémen, apoiado por Riade, lançaram uma ofensiva contra Hudaydah no passado dia 13 de Junho – prometendo, face aos alertas internacionais que apontavam para o agravamento da crise humanitária, ser céleres na expulsão das forças do movimento popular iemenita Ansarullah.
No entando, a coligação não alcançou os seus objectivos em Hudaydah, tendo deparado com uma forte resistência dos combatentes Hutis e seus aliados.
A guerra de agressão ao Iémen, liderada pelos sauditas e com forte apoio das potências ocidentais – em particular dos EUA e do Reino Unido –, teve início em Março de 2015, provocando milhares de mortos e feridos entre a população civil e destruindo uma parte substancial das infra-estruturas do mais pobre dos países árabes.
 https://www.abrilabril.pt/internacional/unicef-condena-ataques-sauditas-sistema-de-agua-no-iemen
***
28feVER2018
muita atrocidade...muita guerra...Iémen está a ser massacrado pela Arábia Saudita/EUA...porque não há notícias?...porque é que agora são só imagens dos "capacetes brancos" e de Goutha?
https://www.abrilabril.pt/internacional/ataques-sauditas-no-iemen-provocam-quase-duas-dezenas-de-vitimas
***
10jan2018

Capitalismo e militarismo são ingredientes fatais

Quase 800 milhões passam fome no mundo

A situação humanitária no Iémen, alvo de uma intensa ofensiva militar liderada pelos sauditas, é considerada catastrótica pelas Nações Unidas






A situação humanitária no Iémen, alvo de uma intensa ofensiva militar liderada pelos sauditas, é considerada catastrótica pelas Nações UnidasCréditos/ Al-Masdar News

Resolver a situação das 795 milhões de pessoas ameaçadas de morte pela fome implicaria «verbas milionárias» – lê-se no periódico digital cubano –, mas estas seriam insignificantes quando comparadas com as despesas de milhares de milhões na «corrida ao armamento» ou os orçamentos militares no valor de centenas de milhares de milhões.
Entre as causas apontadas para a fome pelo Programa Alimentar Mundial estão precisamente as guerras alimentadas por esses orçamentos. Outros factores associados são a pobreza e a escassez de recursos, a falta de investimento na agricultura, a instabilidade nos mercados e o desperdício de alimentos.
«As desigualdades globais e a injustiça, frutos do neoliberalismo, trazem à tona o último ingrediente da tragédia: um terço de todos os alimentos produzidos (1,3 mil milhões de toneladas) nunca é consumido. Deita-se fora em nome da concorrência, da estabilidade dos preços no mercado capitalista e em função dos bolsos dos magnatas», denuncia o texto.

Mata mais que SIDA, malária e tuberculose juntas

Referindo-se a dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), o Cudadebate lembra que a fome mata, a cada ano, mais seres humanos que a SIDA, a malária e a tuberculose juntas.
12,9%
12,9% da população dos países em desenvolvimento apresenta algum grau de desnutrição
Uma em cada oito pessoas deita-se com fome – acrescenta –, sendo que a grande maioria vive em países em desenvolvimento, onde 12,9% da população apresenta algum grau de desnutrição.
A Ásia é o continente onde maior número de pessoas passa fome – dois terços do total – e a África subsariana é a região com maior prevalência (percentagem da população) de fome (uma em cada quatro apresenta-se desnutrida).
Pela primeira vez em duas décadas, a fome aumentou na América Latina e nas Caraíbas (atinge 42,5 milhões de pessoas), de acordo com o último relatório publicado pela FAO e a Organização Pan-americana da Saúde (OPS), em Outubro do ano passado.
O atraso do mundo rural nesta região do mundo é «alarmante», alerta o periódico, com os índices de pobreza rural a situarem-se 20 pontos percentuais acima da da urbana; a pobreza extrema é superior em 22% à urbana.

Crianças fortemente atingidas

Quase sete milhões de crianças morrem antes de atingirem os cinco anos de idade. As deficiências na nutrição são responsáveis por quase metade (45%) dessas mortes (3,1 milhões), bem como pelo atraso no crescimento (uma em cada quatro) e do baixo peso (um em cada seis, ou seja, aproximadamente 146 milhões), refere a peça.
Como consequência da má alimentação das mães, todos os anos nascem 17 milhões de crianças com peso inferior ao indicado para a sua altura.
Outro elemento destacado no artigo são os 66 milhões de crianças que, nos países em desenvolvimento, assistem às aulas da escolaridade primária com fome. Só em África, estima-se que o número atinja os 23 milhões.
Apesar de o planeta produzir alimentos suficientes para os seus quase sete mil milhões de habitantes, cerca de 800 milhões «não têm o necessário para levar uma vida saudável e activa», destaca o 'Cubadebate' na edição desta quarta-feira.
https://www.abrilabril.pt/internacional/quase-800-milhoes-passam-fome-no-mundo
***
4dez2017
Os rebeldes Huthis do Iémen anunciaram esta segunda-feira a morte do ex-presidente Ali Abdallah Saleh, seu antigo aliado com quem entraram recentemente em conflito, durante combates na capital, Sanaa.
"O Ministério do Interior [controlado pelos rebeldes] anuncia o fim da milícia da traição e a morte do seu líder [Ali Abdallah Saleh] e de alguns dos seus elementos criminosos", anunciou a televisão dos Huthis, Al-Massirah, citando um comunicado.
A emissora de rádio Huthi tinha anunciado horas antes que Saleh morreu vítima de disparos de combatentes Huthis.
No fim de semana foi anunciada a rutura da aliança forjada há três anos entre os rebeldes xiitas Huthis e os apoiantes do ex-Presidente Ali Abdallah Saleh.
Após a dissolução da aliança, Saleh declarou-se disposto a abrir uma "nova página" com os sauditas, que dirigem uma coligação anti-rebelde no Iémen desde 2015.
A guerra do Iémen já causou mais de 8.650 mortos e cerca de 58.600 feridos desde 2015, segundo a ONU.

https://www.jn.pt/mundo/interior/rebeldes-anunciam-a-morte-do-ex-presidente-do-iemen-8961917.html
***
3DEZ2017
Guterres preocupado com as agressões da Arábia Saudita
O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou "todas as partes no conflito" do Iémen "a pôr fim a todos os ataques aéreos e terrestres" no país, indicou hoje em comunicado o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.
Guterres está "profundamente preocupado" com a intensificação dos confrontos e com os ataques aéreos em Sanaa e noutras regiões do Iémen, nos últimos dias, acrescentou o porta-voz.
"Os combates traduzem-se em dezenas de mortos e centenas de feridos, entre os quais civis", frisou.
Estes combates estão a impedir a retirada dos feridos pelos serviços de socorro e proíbem qualquer saída da população de suas casas para comprar comida e outros produtos de primeira necessidade, lamentou também o porta-voz da ONU.
"Esta nova escalada da violência não poderia ter ocorrido em pior altura para o povo iemenita, já a braços com a maior crise humanitária do mundo", sublinhou ainda Stéphane Dujarric, precisando que o embargo imposto ao país pela coligação árabe liderada pela Arábia Saudita ainda não foi totalmente levantado, apesar dos pedidos da ONU nesse sentido.
A aliança rebelde que controla Sanaa há mais de três anos desfez-se na sequência de combates entre as duas partes que a compunham -- os Huthis xiitas e os apoiantes do antigo Presidente iemenita Ali Abdallah Saleh -, que fizeram pelo menos 60 mortos e feridos de ambos os lados desde quarta-feira.
A guerra no Iémen fez mais de 8.750 mortos desde o início da intervenção de Riade e seus aliados, em março de 2015, em apoio ao Governo refugiado no sul do país.
https://www.ojogo.pt/extra/lusa/interior/iemen-guterres-insta-ao-fim-de-todos-os-ataques-aereos-e-terrestres-8960931.html
***

http://www.infoescola.com/oriente-medio/iemen/
República do Iêmen (al-Jumhūriyyah al-Yamaniyyah em árabe) é um país independente localizado a oeste da Ásia, cuja capital é Sana'a. Sua área total é de cerca de 536.869 km², um pouco menor que o estado de Minas Gerais. A população do país é de cerca de 24.3 milhões na maioria seguidores do islamismo, havendo pequenas populações de cristãos, judeus e hinduístas. A língua oficial é o árabe, e a moeda corrente é o rial iemenita. O Iêmen divide fronteiras com a Arábia Saudita a norte, Omã a leste, o Mar Vermelho a oeste e o Oceano Índico a sul.
O Iêmen é um dos mais antigos centros de civilização do oriente próximo. Entre os séculos 12 a.C. e 6 d.C., foi parte dos reinos mineu, sabeu e himyarita. Mais tarde veio o domínio etíope e o persa. No século VII, califas islâmicos começaram a exercer o controle sobre a área. Após o colapso do califado, o norte do Iêmen permanece sob controle de imãs de várias dinastias geralmente da seita Zaydi, que estabelece uma estrutura político-teocrática que sobrevive até os tempos modernos. Califas egípcios sunitas ocuparam grande parte do norte do Iêmen durante todo o século XI.
No século XIX, o Iêmen encontra-se dividido entre turcos, no norte, e britânicos, no sul. O norte se torna um reino independente em 1918, com o colapso do império Otomano na Primeira Guerra Mundial, e depois República Árabe do Iêmen, em 1962. O sul permanece um protetorado (sendo a cidade de Áden colônia da coroa) britânico até 1967, tornando-se a República Democrática do Iêmen, um estado socialista, em 1970.
O fim da Guerra Fria e o colapso da União Soviética abre caminho para a unificação dos dois países. De fato, a República do Iêmen foi declarada a 22 de maio de 1990, com Ali Abdullah Saleh, chefe de estado do norte como presidente, e Ali Salim Al-Bidh, chefe de estado do sul como vice-presidente.
Em 1994, as diferenças entre norte e sul ressurgem em uma guerra civil e ameaça de nova separação. No ano seguinte, o confronto é com a recém independente Eritreia, sob o controle das ilhas Hanish, arquipélago cuja maior parte acabou sob soberania iemenita após arbitragem internacional.
Atualmente, o país, um dos mais pobres entre as nações árabes, vive sob o espectro do terrorismo, pois acredita-se que vários grupos atuem por lá, especialmente membros da Al-Qaeda. Além disso, os protestos contra o governo de Saleh, parte da chamada "primavera árabe" desestabilizaram politicamente o país, que, mesmo com o anúncio de renúncia do presidente, vive um momento de grande incerteza.
Bibliografia:
Yemen profile (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-14704897>. Acesso em: 21 set. 2012.
Yemen (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/outofdate/bgn/yemen/196398.htm>. Acesso em: 21 set. 2012.
Mapa: http://baidoamedia.com/?attachment_id=1231#axzz27gB1dSmG
***
Via avante
22dez2016
http://www.avante.pt/pt/2247/internacional/143330/


Bombas sobre o Iémen
Um bombista fez-se explodir, no dia 18, no meio de recrutas, junto à base militar de Al-Sawlaban, perto do aeroporto de Aden, no Sul do Iémen. Houve mais de 50 mortos e dezenas de feridos.
O denominado «Estado Islâmico» reivindicou o atentado, semelhante a outro, há dias, na mesma base, que matou 48 soldados. Em Agosto, uma bomba, num centro de recrutamento militar de Aden, vitimou 70 pessoas.
A carnificina é parte da mortandade em curso no Iémen, onde rebeldes xiitas Houthis combatem o governo do presidente Mansour Hadi, apoiado desde 2015 por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, com o auxílio dos EUA e da Grã-Bretanha. Os rebeldes controlam parte da capital, Sana, no Norte, e a região Noroeste. Aden está nas mãos de facções apoiantes do governo. No Sul, actuam grupos de terroristas ligados à Al-Qaida e ao EI.
A coligação entre sauditas e ocidentais é responsável por bombardeamentos aéreos em todo o Iémen. As Nações Unidas falam em milhares de mortos, em milhões de deslocados e em 70 por cento da população a necessitar de assistência humanitária.
Na edição de segunda-feira, 19, o jornal The Guardian escreve que a Grã-Bretanha fornece à Arábia Saudita bombas de fragmentação, que são lançadas no Iémen, e treina militares sauditas.
Dois «pormenores» lembrados pelo jornal inglês: 1.º – as bombas de fragmentação são proibidas por um tratado de que Londres é signatário; e 2.º – a Grã-Bretanha vendeu, desde o início da agressão ao Iémen, «milhões de libras de material de guerra» aos sauditas. 
*
20out2016
http://www.avante.pt/pt/2238/internacional/142537/
EUA acicatam guerra no Iémen

A marinha norte-americana lançou vários mísseis sobre posições das milícias iemenitas. O primeiro bombardeamento ocorreu na quinta-feira, 12, em resposta a ataques com mísseis disparados dias 10 e 12 contra três navios de guerra dos EUA fundeados ao largo do Mar Vermelho.

O Pentágono justifica as iniciativas com a necessidade de proteger cidadãos norte-americanos e a navegação na região, e argumenta que os ataques foram limitados à destruição de radares usados nos ataques contra os vasos de guerra.

Os milicianos houtis, reagindo à primeira iniciativa de envolvimento militar directo dos EUA no país desde o início da ofensiva da Arábia Saudita, em Março do ano passado, rejeitam responsabilidade nos ataques contra os navios de Washington. «O exército [fiel ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh] e os comités populares não têm nada a ver com essa acção», salientaram.

Paralelamente, Omã anunciou ter levado a cabo uma operação de libertação de dois norte-americanos «retidos» no Iémen. A mediação do sultanato situado na Península Arábica permitiu que os cidadãos dos EUA (cuja identidade não foi revelada mas que os houtis acusam de espionagem) saíssem do cativeiro e fossem evacuados. Em troca, 111 feridos do bombardeamento saudita contra uma cerimónia fúnebre na capital do Iémen, Sanaa, seguiram para Omã para tratamento médico.

O bombardeamento da Arábia Saudita, dia 8, matou pelo menos 140 pessoas e feriu mais de meio milhar. As autoridades de Riade, entretanto, concluíram ter-se tratado de um erro motivado por informações imprecisas fornecidas pelo «exército iemenita» que se encontra ao seu serviço, e ainda se sentiram à vontade para garantir que a acção não teve o acordo final do comando saudita.

Os EUA são o principal aliado e fornecedor de material bélico à Arábia Saudita na campanha militar contra o Iémen, a qual, segundo dados de organizações humanitárias, atirou 21 milhões de pessoas (80 por cento da população) para uma situação de crise humanitária, provocando a morte a pelo menos sete mil iemenitas e forçando cerca de três milhões à deslocação interna.
*
7jan2016
http://www.avante.pt/pt/2197/internacional/138592/
Milhares de mortos em agressão saudita
Guerra sem fim no Iémen

Terminaram dia 20 de Dezembro, sem um cessar-fogo consistente e muito menos sem qualquer acordo de paz, as conversações que decorreram em Genebra, na Suíça, sobre o conflito iemenita.

Image 19654
Segundo o enviado especial das Nações Unidas para o Iémen, Ismail Ould-Cheikh Ahmed, as partes concordaram, porém, voltar à mesa das negociações a 14 de Janeiro de 2016. Este era o desfecho esperado do primeiro diálogo, uma vez que a trégua provisória foi rompida ainda o encontro em Genebra estava no início, com as forças fiéis ao presidente Mansur Hadi, apoiadas pelas forças armadas sauditas, a aproveitarem para lançar uma grande ofensiva.

O objectivo foi garantir o controlo de toda a costa do Mar Vermelho do país, entre os portos de Áden, no Sul, e de Midi, no Norte, junto à fronteira com a Arábia Saudita. Numa das operações, tropas treinadas por Riade iniciaram mesmo a ofensiva partindo de território saudita, tendo, com o apoio da aviação, garantido importantes avanços no Noroeste do território.

Desde Março do ano passado, a agressão militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen já provocou cerca de oito mil vítimas, entre as quais pelo menos 2795 mortos civis confirmados, afirmaram, anteontem, as Nações Unidas.

Por outro lado, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos adverte para as «informações alarmantes» sobre o uso de bombas de fragmentação por parte da coligação integrada por petro-monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo. Pedaços daquele tipo de munição e testemunhos de populares feridos estarão já na posse de funcionários das Nações Unidas, adiantou Rupert Colville, porta-voz da organização.

Os EUA têm sido os grandes apoiantes dos sauditas e da aliança árabe que se uniu na agressão contra o Iémen. O governo norte-americano autorizou, em 2015, a venda de 1,29 mil milhões de dólares (1,22 mil milhões de euros) em bombas a Riade. Reino Unido e a Grã-Bretanha figuram, igualmente, entre os maiores fornecedores militares da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, países aspirantes a potênciais regionais e principais envolvidos na actual campanha militar.
*
11Junho2015
Albano Nunes
http://www.avante.pt/pt/2167/opiniao/135880/
Iémen
«Depois da luta armada contra os colonialistas, sob a direcção do nosso partido, a nossa independência foi conquistada em 1967, depois de 129 anos de colonialismo. Herdámos uma pesada herança dos colonialistas. Em 1969 entrámos numa nova fase, depois da tomada do poder pela ala progressista da Frente Nacional. Obtivemos desde então muitos êxitos no campo económico, político e social, com muitos sacrifícios do nosso povo, graças à ajuda fraternal dos países socialistas e principalmente da União Soviética». Estas são palavras do representante da Organização Política Unida – Frente Nacional do Iémen na tribuna do VIII Congresso do PCP em 1976. A Revolução de Abril suscitava ampla admiração e solidariedade e as relações dos comunistas portugueses e dos revolucionários iémenitas, que entretanto criaram o Partido Socialista Iemenita orientado pelo marxismo-leninismo, tornaram-se muito estreitas. Em 1980 o camarada Álvaro Cunhal, numa viagem histórica ao Médio Oriente visitou a República Popular Democrática do Iémen. Em tempo de avanço revolucionário o PCP acolhia no seu Congresso organizações anti-imperialistas e progressistas de todo o mundo e o Iémen do Sul, protagonista da primeira experiência de orientação socialista do mundo árabe, não podia faltar.
Entretanto, na viragem dos anos 80, o mundo deu um imenso salto atrás. O desaparecimento da URSS e do socialismo como sistema mundial levou à contra-ofensiva do imperialismo visando impor ao mundo uma nova ordem mundial totalitária. O quadro internacional é hoje completamente diferente daquele em que se realizou a revolução portuguesa e trouxe a Portugal a primeira delegação de revolucionários iemenitas. Perante a resistência dos trabalhadores e dos povos e a braços com o aprofundamento da sua crise estrutural, os sectores mais reaccionários e agressivos do capitalismo jogam cada vez mais abertamente no fascismo e na guerra como «saída» para as suas contradições. Conduzidas pelos EUA, a UE e a NATO multiplicam-se guerras de agressão que, como na Síria, estão a provocar sofrimentos sem conta e a destruir países de cujas riquezas o grande capital transnacional quer apoderar-se, como acontece no Médio Oriente onde se encontram as maiores reservas mundiais de petróleo de que, ao serviço do imperialismo, a Arábia Saudita é um dos principais guardiões.
O que se passa no Iémen integra-se num processo de subversão generalizado em que o imperialismo explora sobrevivências tribais e feudais, atiça conflitos étnicos e religiosos, generaliza a corrupção e os tráficos criminosos, fomenta e instrumentaliza o terrorismo, o grande álibi da sua estratégia agressiva. Nunca devemos esquecer que a Al Qaeda, que a agressão da Arábia Saudita estaria a fortalecer no Iémen, foi uma criação dos EUA alimentada pela repugnante élite saudita. Mas importa sobretudo não esquecer a história da luta libertadora do povo iemenita contra o colonialismo e o imperialismo que culminou com a fundação da RPDI. Por detrás do emaranhado de contradições e conflitos atiçados pela agressão estrangeira – cuja natureza está bem expressa nos criminosos bombardeamentos das cidades de Sana e Adén, sem que o «Ocidente civilizado» levante um dedo de condenação – está a realidade da luta de classes e a certeza do desenlace revolucionário, cedo ou tarde, que a reacção saudita e o imperialismo tanto temem. A roda da história andou para trás. Mas temporariamente. Há sólidas razões para confiar em que no Iémen, como noutros países que gemem sob a bota imperialista, os ideais libertadores acabarão por triunfar.