27/12/2016

4.787.(27dez2016.9.9') Louis Pasteur

***
Nasceu a 27dez1822, em Dole-França
e morreu a28set1895
***
Filme com vida e obra
legendado em Português
https://www.youtube.com/watch?v=ueiLBQv9lGw
***
 http://www.todabiologia.com/pesquisadores/louis_pasteur.htm
Quem foi


Louis Pasteur foi um cientista francês que fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina. Foi ele quem criou a técnica conhecida hoje como pasteurização.



Biografia, descobertas e principais estudos 



Não foi um aluno de destaque até transferir-se para a Escola Normal Superior em 1843. licenciar-se e ter acesso às aulas de um grande químico francês chamado Jean Baptiste Dumas. A partir daí, ele começou a se interessar pela química.



Seu interesse pela química era tão grande que ele logo se tornou professor de química em Estrasburgo e, algum tempo depois, em Paris.



Em 1848, ele fez uma descoberta sobre o dimorfismo do ácido tartárico, enquanto observava no microscópio a surpreendente simetria apresentada nos dois tipos de cristais do ácido racêmico.



Com apenas 26 anos de idade, Pasteur fez uma descoberta sobre o desvio no plano de polarização da luz que lhe valeu a concessão da Légion d`Honneur Francesa" .



Algum tempo após, atendeu a solicitação de alguns dos vinicultores e cervejeiros da região que lhe pediram para descobrir como os vinhos e a cervejas azedavam.



Durante sua  investigação, através do uso de microscópio, ele pôde constatar que a levedura ocasionava este processo. Solucionou este problema através de um processo que originou a atual técnica de pasteurização dos alimentos.



A partir desta nova descoberta, ficou constatado que tanto nos processos de fermentação quanto nos de decomposição orgânica, há a ação de microorganismos.



Em 1865, sua descoberta foi utilizada pelo cirurgião Joseph Lister, que utilizou os conhecimentos de Pasteur com o objetivo de eliminar os microorganismos presentes em feridas e incisões cirúrgicas.



No ano de 1871, Pasteur insistiu para que todos os médicos dos hospitais militares passassem a adotar esta técnica em todos os instrumentos de procedimento médico.



Em sua "teoria germinal das enfermidades infecciosas", este importante químico e pesquisador defende a idéia de que toda doença infecciosa tem sua causa num microorganismo com grande capacidade de propagar-se entre as pessoas. Segundo ele, deve-se identificar o micróbio causador de cada doença para se descobrir um modo de combatê-lo.



Seus intensos estudos sobre a vida dos microorganismos patogênicos o levaram a descobrir uma forma de combatê-los, foi a partir de então, que ele descobriu às vacinas, entre elas, a anti-rábica.



Curiosidade:



O Instituto Pasteur foi fundado em 1888 pelo próprio Louis Pasteur. Atualmente, este instituto é um dos mais famosos centros de pesquisa da atualidade.
***
Via Citador
 











 http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/louis-pasteur
 *
 As mentes decididas descobrem as oportunidades.
*
 Os acasos só favorecem os espíritos preparados.
*
 A ciência não tem pátria.
*
 Teria a impressão de ter cometido um roubo, se passasse um dia sem trabalhar.
*
Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.
*
 Sejam quais forem os resultados com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: 'fiz o que pude'.
**
  As Mentes Decididas - Louis Pasteur : As mentes decididas descobrem as oportunidades.
 http://www.citador.pt/imagens/as-mentes-decididas-louis-pasteur
**

***
 Resultado de imagem para louis pasteur frases 
***

28 de Setembro de 1895: Morre o cientista francês Louis Pasteur

Químico e bacteriologista francês, nasceu em Dole, a 27 de Dezembro de 1822, e faleceu em Chateau de Villeneuve l Etang, perto de Paris, a 28 de Setembro de 1895.


Filho de um curtidor de peles, interessou-se, enquanto criança, pela pintura e pelo desenho, artes para as quais demonstrou ter grande habilidade. Aos 17 anos, foi bacharel em letras pelo College Royal de Besancon e aos 20 ingressou na École Normale Supérieure de Paris. Foi aqui que iniciou os seus estudos sobre os cristais e onde acabou por se formar em Química e Física.


Após o doutoramento, em 1848, foi indicado para o cargo de Professor de Química na Universidade de Estrasburgo onde conheceu Marie Laurent, filha do reitor da universidade, com quem viria a casar ainda nesse ano. Logo a seguir anunciou as suas primeiras descobertas sobre a assimetria dos cristais. Em 1854 tornou-se Professor de Química e reitor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lille, iniciando aí os seus estudos sobre a fermentação (lática e alcoólica) e sobre os problemas que envolviam a fabricação do álcool, do vinho e do vinagre, preocupando os produtores daquela época por, grande parte das vezes, o produto da fermentação azedar e não se transformar em álcool.
Depois de demonstrar que a acidificação do vinho ocorria devido à presença de micro-organismos vivos - que não eram gerados pela bebida mas que se encontravam no ar -, descobriu que aqueles micro-organismos não conseguiam resistir a um aquecimento de 60ºC ou superior. Estava criada a pasteurização.
Nos finais de 1857, Pasteur foi convidado para Administrador e Director dos Estudos Científicos da École Normale Supérieure. Aqui, idealizou uma experiência para provar a sua teoria de que não existia geração espontânea entre os microrganismos e, assim, contrariar a opinião da maioria dos elementos da comunidade científica da sua época. O resultado daquela experiência serviu de base para a elaboração posterior de um conjunto de regras a serem aplicadas nos hospitais de forma a controlar as infeções e, consequentemente, a taxa de mortalidade pós-operatória.

A partir de outubro de 1868, e por várias semanas, Pasteur permaneceu fisicamente limitado como resultado de uma paralisia (provavelmente um acidente vascular cerebral) que, mesmo após recuperação, lhe deixou algumas marcas. No entanto, durante todo este tempo não deixou de estudar e de prosseguir com os seus trabalhos de investigação.
Por volta de 1877 foi-lhe solicitada ajuda com o objectivo de combater uma praga (antraz) que dizimava os gados ovino e bovino franceses. Iniciou então um conjunto de estudos sobre a capacidade de os organismos desenvolverem as suas próprias defesas. Estudou a raiva animal, publicando nos anos seguintes várias obras sobre o tema, e efetuou os seus primeiros tratamentos contra a raiva humana em 1885, sendo o seu primeiro doente um menino que havia sido mordido por um cão. Tanto este caso como os que se lhe seguiram foram tratados com sucesso - tinha criado a vacinação.
Pasteur. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. 
wikipedia (imagens)




Louis Pasteur no seu  laboratório, obra de  A. Edelfeldt
  https://www.youtube.com/watch?v=dWv3yq1Uax4
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/09/28-de-setembro-de-1895-morre-o.html

***