04/01/2017

5.084.(4jan2017.13.31') Isaac Newton

nasceu a 4jan1643
e morreu a 31mar1727
...foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo." Wikipédia
***
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. 
http://www.bilibio.com.br/biografia-de/323996/Isaac-Newton.html
***
5 frases
https://www.youtube.com/watch?v=z6ODpMlCO70
***

31 de Março de 1727: Morre Isaac Newton, matemático e físico britânico

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/31-de-marco-de-1727-morre-isaac-newton.html?spref=fb&fbclid=IwAR2EfIU0hc234zuNBAuQSb3Evhei3kMQDCOx117ctOBgSYgawM6ESkuVYRg
***

04 de Janeiro de 1643: Nasce Sir Isaac Newton, cientista inglês

Físico e matemático inglês, nasceu no dia 4 de Janeiro de 1643, em Lincolnshire, e morreu em 1727, emMiddlesex. É conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas os princípios da FísicaModerna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação. 

Newton estudou no Trinity College de Cambridge. O seu trabalho científico sofreu forte influência do seu professor e orientador Barrow (desde 1663), e de Schooten, Viète, John Wallis, Descartes, dos trabalhos de Fermat sobre retas tangentes a curvas; de Cavalieri, das concepções de Galileu Galilei e Johannes Kepler.Os trabalhosrealizados sobre a teoria da gravitação foram expostos na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica,publicada em 1687, onde Newton mostra que a Lei da Gravitação é universal. Como matemático, inventou o cálculoinfinitesimal e descobriu o teorema do binómio. Em 1668, completou o seu primeiro telescópio de refracção, comque observou os satélites de Júpiter. A partir de 1672 passou a fazer parte da Royal Society, onde apresentou asua teoria intitulada Nova Teoria sobre a Luz e a Cor, na qual enuncia que a luz branca é composta por muitascores, tendo chegado a este resultado através de um prisma ótico. Todas as suas investigações sobre a luz e acor foram reunidas na obra Óptica.
A história mais popular relacionada com Newton é a da maçã. Se por um lado essa história é um mito, o facto é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. A referida história envolve muito humor e reflexão. Diz-se que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira, e que o seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade. A pergunta não era se a gravidade existia, mas se ela se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que, se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular correctamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". O escritor contemporâneo William Stukeley e o filósofo Voltaire foram duas personalidades que citaram a  maçã de Newton em alguns dos seus textos..
Isaac Newton. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (imagens)
Ficheiro:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg
Newton retratado por Godfrey Kneller 1689 (com 46 anos de idade)


Newton (1702), por Godfrey Kneller, na National Portrait GalleryLondres

Ficheiro:NewtonsPrincipia.jpg
A obra Principia, de Newton

 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/01/04-de-janeiro-de-1643-nasce-sir-isaac.html?fbclid=IwAR21hei7xrwWFAlvtFFULT28eXm7sSL95WmCRvoiwXPsLrsny8KMdpRurQY
***
https://pensador.uol.com.br/frases_de_isaac_newton/
Para toda ação existe uma reação.
*
O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?
*
Construímos muros demais e pontes de menos.
*
Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo.
*
Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.
*
Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado
*
Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida.
*
Não sei como o mundo me vê, mas eu me sinto como um garoto brincando na praia, contente em achar aqui e ali, uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita, mas tendo sempre diante de mim, ainda por descobrir, "O grande oceano de verdades"
*
A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte.
*
A unidade é a variedade, e a variedade na unidade é a lei suprema do universo.
*
O tempo é uma ilusão produzida pelos nossos estados de consciência à medida em que caminhamos através da duração eterna.
*
Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.
*
Considero as Escrituras de Deus como sendo a filosofia mais sublime. Eu encontro mais marcas de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana, seja qual for.
*
Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente.
Resultado de imagem para frases de Isaac Newton
*
Resultado de imagem para frases de Isaac Newton
***