07/03/2017

7.380.(7mar2017.9.9') Comunicados CDU março 2017

Foto de Junta a Tua à Nossa Voz.
https://www.facebook.com/JuntaaTuaaNossaVoz/photos/a.468909079851076.1073741827.468902759851708/1391800524228589/?type=3&theater
***
20mar2017
COMUNICADO DA CDU
Reuniões descentralizadas de câmara em todas as freguesias.
Falha grave de Compromisso.

À comunicação Social
Aos e às Alcobacenses

Uma das críticas que a CDU tem feito, durante 19 anos e 3 meses da péssima gestão PSD, é a não realização de reuniões descentralizadas de câmara para informar e ouvir os munícipes.
Aquando da discussão dos Documentos Previsionais de 2016, o Presidente da Câmara comprometeu-se a realizar 13 reuniões descentralizadas para divulgar o Plano Estratégico do concelho de Alcobaça, as potencialidades de cada freguesia, os eixos e os 53 projectos prioritários… Apenas se concretizaram 3: Alfeizerão, Cela e Turquel.
Foi mais uma quebra de um compromisso. Gravíssimo.
A CDU defende que a boa prática, seria, no mínimo, de 15 em 15 dias, de forma a que, de 9 em 9 meses, se pudesse voltar à 1.ª freguesia, das 17 freguesias, que continuamos a considerar. Não esquecemos: Vestiaria, Montes, Alpedriz e Martingança. A CDU defende a prática regular de envolvimento dos cidadãos na gestão do município e de cada freguesia.
Agora que já estamos a caminho da campanha eleitoral autárquica, consideramos que ainda se poderão realizar, mas com mais atenção e respeito, a quem se vai se candidatar.


***
13mar2017
COMUNICADO DA CDU
Sobre as propriedades municipais.
À comunicação Social
Aos e às Alcobacenses
Uma das críticas que a CDU tem feito, durante 19 anos da péssima gestão PSD, é a não rentabilização das propriedades que são de nós todos. Vamos referir, apenas, 8.
1.ª. Fez 9 anos, a 25 fev., que a Câmara de maioria PSD comprou a Quinta da Cela, por 3,5 milhões de euros, no centro de Alfeizerão, para doar ao Ministério da Saúde,. Votámos contra por ser demasiado cara e por não haver garantias do Ministério da Saúde que iria lá construir o Hospital Oeste Norte. O tempo deu razão à CDU.
2.ª. Mais tarde o PSD doou o Mercoalcobaça à Ministra da Saúde para construir o Hospital novo de Alcobaça. Agora estamos sem os 2 Hospitais novos e sem as 2 propriedades com a devida fruição vantajosa para todos. O Merco teve, finalmente, após 15 anos do parecer do Tribunal de Contas, algum avanço com a criação da Comissão Liquidatária. A CDU votou contra pelo engano, destes anos todos, que a maioria PSD criou ao último trabalhador: vão despedi-lo!
3.ª. A CDU sempre defendeu que a Quinta da Conceição (do quartel dos Bombeiros até ao Merco) devia ser urbanizada de acordo com as condições correctas para espectáculos ao ar livre e para uma boa organização de feiras.
4.ª. A Quinta da Cova da Onça está com um parque de estacionamento, provisório, há mais de 15 anos. Em 2009 o PSD fez, finalmente, a revisão do Plano de Pormenor e projectou para lá: 1 belo Parque Verde, 1 parque de estacionamento subterrâneo, 1 eventual Centro de Congressos e prédios. Só que, no mesmo ano, o PSD, com o Presidente actual, teve outro sonho e outro Parque Verde está agora em construção.
5.ª. A Quinta da Serra para a ALEB da Benedita demora demais. O custo de 5,5 milhões de euros e as cláusulas favoráveis aos vendedores, nomeadamente lotes com valor acrescentado.
6.ª. O espaço florestal desafectado para a Zona Industrial de Pataias (que caducou…) foi mais uma promessa, sucessivamente anunciada, desde 1997.
7.ª. A propriedade adquirida pela câmara, de maioria PSD (com Carlos Bonifácio) para fazer lá o novo parque de campismo, da ex-creche da COFTA, em terreno da Vestiaria continua sem qualquer fruição de interesse público. O PSD/Paulo Inácio anunciou para lá 1 espaço para os artesãos. Nada de nada. O vereador do CDS e todos os outros partidos na câmara já não defendem lá o Parque de Campismo defendem, agora, como a CDU desde sempre, que se potencie o Parque de Campismo bem dentro da cidade, onde funcionou com êxito para o comércio local e com satisfação de muitos adeptos do campismo.
8.ª. O camarção de Pataias, na fronteira com a Marinha Grande ao lado do terreno que poderia ter sido o golfe regional quando a Região do Turismo de Leiria/Fátima existia e que mais recentemente, em plena campanha eleitoral de 2005, esteve para 1 empreendimento hoteleiro com golfe que daria 2.500 postos de trabalho, continua sem render um cêntimo à freguesia de Pataias, Martingança e ao concelho de Alcobaça.
19 anos e 3 meses de gestão PSD que é uma vergonha, também, na gestão do património municipal.

A CDU vai continuar a insistir por uma adequada, e proveitosa, utilização destes espaços, com benefícios para os munícipes.
***
6mar2017
COMUNICADO DA CDU
96.º aniversário do PCP – 6 de Março.
11 de Março: manifestação das mulheres em Lisboa.


À comunicação Social
Aos e às Alcobacenses


1.O PCP tem uma história extraordinária de luta pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pelo Poder Local Democrático onde a CDU tem um papel essencial. A Coligação Democrática Unitária é constituída por 3 partidos mas tem muitos independentes nas suas listas eleitorais. Com o lema Trabalho, Honestidade e Competência iremos provar, mais uma vez, que temos projecto alternativo e bem distinto pela prática rigorosa dos seus eleitos em defesa dos serviços públicos, das populações, dos trabalhadores
2. A CDU de Alcobaça está com a luta pelos direitos concretos das mulheres no trabalho, na segurança social, pela igualdade salarial, na maternidade, no caso de doença profissional, na deficiência, na erradicação da pobreza, nas melhores condições na velhice, pelas crianças nas escolas, creches e tempos livres… E nessa luta está a recolher pessoas interessadas em participarem na manifestação do dia 11 de Março de 2017, em Lisboa, “PARA DIZER QUE A LUTA E O PAÍS PRECISAM DAS MULHERES PARA AVANÇAR”. Também não esquecemos a violência contra as mulheres, as discriminações no trabalho e nada vida. Naturalmente a CDU.Alcobaça contará com mais mulheres na luta autárquica, pela melhoria de vida no nosso concelho em todos os planos social-político.cultural.

Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 6 de março de 2017
Clementina Henriques

João Paulo Raimundo
***
via tintafresca.net
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=3f8d3756-8cdf-4c05-a107-2944ea6cd513&edition=197

Nos dias 8 e 11 de março
    Concelhias de Alcobaça e do Cadaval do PCP assinalam o Dia Internacional da Mulher
       
               Delegação do PCP do Cadaval
    A Comissão Concelhia do Partido Comunista Português realizou, dia 8 de março, uma ação de contacto com as trabalhadoras da COOPVAL para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Além de oferecer um cravo vermelho foi distribuído um documento do PCP sobre a efeméride e os diretos da mulher. Também a CDU de Alcobaça está com a luta pelos direitos concretos das mulheres no trabalho, na segurança social, pela igualdade salarial, na maternidade, no caso de doença profissional, na deficiência, na erradicação da pobreza, nas melhores condições na velhice, pelas crianças nas escolas, creches e tempos livres

       CDU de Alcobaça vai contar com mais mulheres na luta autárquica

       O PCP recorda que tem uma história extraordinária de luta pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pelo Poder Local Democrático onde a CDU tem um papel essencial. A Coligação Democrática Unitária é constituída por 3 partidos mas tem muitos independentes nas suas listas eleitorais. Com o lema Trabalho, Honestidade e Competência o PCP promete provar, mais uma vez, que tem um projecto alternativo e bem distinto pela prática rigorosa dos seus eleitos em defesa dos serviços públicos, das populações, dos trabalhadores

       A CDU de Alcobaça está com a luta pelos direitos concretos das mulheres no trabalho, na segurança social, pela igualdade salarial, na maternidade, no caso de doença profissional, na deficiência, na erradicação da pobreza, nas melhores condições na velhice, pelas crianças nas escolas, creches e tempos livres… E nessa luta está a recolher pessoas interessadas em participarem na manifestação do dia 11 de Março de 2017, em Lisboa, “para dizer que a luta e o país precisam das mulheres para avançar”. Também não esquece a violência contra as mulheres, as discriminações no trabalho e nada vida. Naturalmente a CDU de Alcobaça contará com mais mulheres na luta autárquica, pela melhoria de vida no concelho em todos os planos social, político e cultural.

       O Dia Internacional da Mulher

       O Dia Internacional da Mulher está historicamente ligado à luta das mulheres trabalhadoras pela sua emancipação política, económica e social. Ao longo de mais de um século, desde a aprovação durante a 2.ª Conferência Internacional de Mulheres (Copenhaga) em 1910 de um Dia Internacional da Mulher, são inúmeros os exemplos em que este dia se eleva como manifestação e luta pelas mais justas aspirações das mulheres de todo o mundo, um dia de acção das mulheres pelos seus direitos próprios, contra todas as formas de discriminação.

       Os objectivos que estiveram na origem da instituição do Dia Internacional da Mulher mantêm-se actuais: a sociedade em que vivemos é marcada pelo triunfo de desigualdades, pela gigantesca desproporção entre os poucos detentores da riqueza e os muitos milhões de homens, mulheres e crianças que não têm nada. Milhões de mulheres no mundo não têm garantida a sua sobrevivência e dos seus familiares. São as primeiras vítimas dos conflitos armados.

       O 8 de Março assume-se pelo facto de transportar para o tempo presente um património histórico de luta das mulheres pela sua emancipação, com reivindicações específicas, que constitui um factor de enriquecimento de uma luta comum a homens e mulheres pela transformação social. O Poder Local tem tido um papel importante na promoção dos direitos das mulheres, da valorização da sua participação como parte integrante da história das regiões.

       Em Portugal, está a ser feito um caminho de recuperação de direitos de grande significado para as mulheres: o aumento do salário mínimo nacional, a reposição dos quatro feriados suspensos, o direito das mulheres à interrupção voluntária da gravidez sem pressões nem condicionamentos, a eliminação das penhoras e hipotecas da habitação em execuções fiscais. É um caminho de avanços que importa consolidar.

       A Coordenadora da CDU, de Alcobaça, apela às mulheres para que, com a sua determinação, coragem e confiança no futuro, comemorem o Dia Internacional da Mulher, honrando todas e todos os que lutam por uma sociedade justa, livre de desigualdades e de discriminações.
    11-03-2017