Nasceu a 6jun1599
e morreu a 6aGOSTO1660...Madrid
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Fiz várias postagens no face
antes de abrir esta específica
...Diego Velásquez - pintor de pintores
https://www.youtube.com/watch?v=ymApjgCVFH4
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https://www.youtube.com/watch?v=kNiuP7sr2BI
as meninas
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Seus últimos anos foram principalmente tomados com retratos
reais e, antes de morrer, ele foi feito cavaleiro de Santiago, uma honra
que sempre quis. Você pode ver o seu retrato do Rei Filipe IV de
Espanha na sala 31: https://bit.ly/30YML6K
https://www.facebook.com/thenationalgallery/photos/a.10151343883190557/10162022513390557/?type=3&theater
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As Meninas", de Diego Velásquez - Análise da obra
A obra “As Meninas”, é uma tela de grandes proporções (318x276cm),
que se encontra, no Museu do Prado em Madrid. Intitulada originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palácio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo, posteriormente, o título de Las Meninas. Embora "menina" seja uma palavra da língua portuguesa, era usada na corte espanhola com o sentido de "dama de companhia".
A
obra seria um simples retrato de família real, ou de
como se vivia na Corte de Filipe IV, se não fossem alguns elementos
adicionais
que a tornam uma das mais estudadas obras de arte. Uma novidade
introduzida por
Velázquez foi incluir-se em lugar de relevo, na cena retratada – ele
pinta-se
em serviço, diante de um cavalete, com os seus objectos de trabalho em
punho. Nas vestes da sua capa de veludo, vê-se a cruz da Ordem de
Santiago que foi incluída na tela, somente após a sua morte. Ao seu lado
está,
centralizada, a infanta Margarida, personagem principal do quadro. Em
seu redor estão aquelas que seriam as suas damas de companhia, jovens e
adultas, D. Isabel
de Velasco e D. Agustina Sarmiento (que segura uma pequena jarra de
barro numa
bandeja de prata). Surgem ainda Mari bárbola, uma anã alemã ricamente
vestida e Nicolasito Pertusato, também ele anão, de família nobre
italiana, divertindo-se com o cão deitado. Logo atrás surgem no meio da
obscuridade, uma governanta de serviço ou dama de companhia, Dona
Marcela de
Ulloa com vestes de monja, a conversar com um cavalheiro não
identificado,
possivelmente o guarda-damas, Diego Ruiz de Azcona. Mais ao fundo um
homem
entra em cena e movimenta uma cortina, trazendo mais luminosidade à tela
- o camareiro da rainha, D. José Nieto, fidalgo ao serviço da
câmara-real
que vai espreitando através do vão duma porta, no patamar das escadas.
Os dois
quadros visíveis nas paredes representam cópias de telas mitológicas de Rubens
e Jordaens. Porém, para os mais observadores, o elenco não está acabado. Ao
fundo, numa moldura, está um espelho, onde surgem reflectidos os reis de
Espanha, Filipe IV e a sua segunda esposa e sobrinha, Mariana de Áustria. Essa
visão altera a ideia de que Velázquez se preparava para pintar a Infanta e as outras
companheiras – parece agora que o pintor olhava para os reis e as meninas
apenas assistiam à cena, como testemunhas daquele ritual. O uso do espelho,
embora não exclusivo de Diego Velázquez, aumenta a subjectividade, e as
controvérsias sobre quem seria, de facto, retratado.
A pintura foi terminada em 1656, data que encaixa com a idade que aparenta a infanta Margarida (uns
cinco anos). Filipe IV e dona Mariana costumavam entrar com frequência
na oficina do pintor, conversavam com ele e às vezes ficavam bastante
tempo vendo-o trabalhar, sem protocolo algum. Isto era algo muito
repetido na vida normal do palácio e Velázquez estava acostumado a estas visitas. O lugar onde trabalhava Velázquez era
uma sala ampla do piso térreo do antigo Alcázar de Madrid que fora o
aposento do príncipe Baltasar Carlos, falecido em 1646, dez anos antes
da data de execução de "As Meninas". É precisamente este aposento que aparece retratado no quadro.
Elementos fundamentais na obra
A Infanta Margarida: A
figura central ao ser a infanta Margarida explica-se pelo facto de que,
até aquele momento, a menina seria a herdeira do trono espanhol – a sua
irmã mais velha estava para se casar com o rei de França, o que a
excluía do acesso ao trono, e o seu irmão mais novo, que viria a herdar o
trono, ainda não tinha nascido.
Auto retrato:
À esquerda da composição em “As Meninas” está Diego Velázquez
a pintar. Ele segura a paleta de cores com a mão esquerda e um pincel
com a direita. No peito, leva a insígnia da Ordem de Santiago. Como
Velázquez somente foi nomeado cavaleiro em 1559, é provável que a
insígnia tenha sido pintada após a conclusão da obra.
O espelho:
Na parede de fundo do quarto retratado em “As Meninas”, um espelho
reflecte a imagem do rei Filipe IV e da rainha Mariana, os verdadeiros
protagonistas da obra?
Fontes: comartecultura.wordpress.com
abstracaocoletiva.com
wikipedia (Imagens)
As Meninas - Diego Velásquez
A Infanta Margarida (detalhe)
(3) Dona María Agustina Sarmiento de Sotomayor
(4) A anã Mari arbola (Maria Barbola)
(5) Nicolas Pertusato
(6) Dona Marcela de Ulloa
(7) guarda-damas, Diego Ruiz de Azcona (?)
(8) Dom José Nieto Velázquez
(9) Velázquez
(10) Rei Filipe IV reflectido no espelho
(1) A Infanta Margarida (11) Mariana de Áustria, esposa de Filipe IV, reflectida no espelho
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06 de Agosto de 1660 : Morre o pintor Diego Velásquez, autor de 'Las Meninas'
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/08/06-de-agosto-de-1660-morre-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR197ncn-LlS53xxWlTSCSUO0xxvGlYTpm7tXKKoKURwZYv8_hwDpOcrZks*
06 de Junho de 1599: Nasce o pintor Diego Velázquez
Diego Rodriguez de Silva y
Velázquez nasceu a 6 de Junho de 1599, em Sevilha. Recebeu uma educação esmerada
e estudou arte com Francisco Pacheco. Um dos primeiros trabalhos, Adoração dos
Reis Magos (1619), revela a influência de Caravaggio na utilização da luz e da
sombra como forma de dar volume às figuras mas possuía já uma atmosfera muito
pessoal. Pintou um retrato de Filipe IV que lhe valeu ser contratado em 1623
para o serviço do rei. Estabeleceu-se em Madrid, revelando no seu estilo um
minucioso estudo da natureza e do real. Aperfeiçoou-se executando inúmeros
retratos da corte e quadros históricos. As visitas de Rubens despertaram nele o
desejo de conhecer a Itália e conseguiu ser enviado em missão oficial a todas as
províncias italianas, comprando obras de arte para a coroa espanhola e tomando
conhecimento do trabalho dos melhores artistas. Encontrou-se com Ribera em
Nápoles e estudou particularmente os frescos de Michelangelo Buonarroti e de
Rafael e a cor e a luz em Tintoretto e Paolo Veronese. Ao voltar de viagem,
executou trabalhos religiosos e profanos, assim como retratos equestres do rei e
do infante. Sucederam-se as obras-primas A Rendição de Breda (1634), Vénus ao
Espelho, Cavalo Branco, os retratos de bobos da corte e as efígies de Esopo e de
Menippe. Executou em Roma o retrato do Papa Inocêncio X que irá, séculos mais
tarde, tornar-se uma obsessão na obra de Francis Bacon. Depois desta segunda
viagem a Itália retratou Filipe IV, a rainha Maria Ana, a infanta Margarida e
pintou ainda a célebre obra-prima As Meninas (1656), de que se encontram
referências na obra de Goya, dos impressionistas, de Picasso, e de Dalí, entre
outros. Veio a morrer em Madrid a 6 de Agosto de 1660. Foi considerado o maior
pintor espanhol e um dos precursores da arte moderna.
Diego Velásquez.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2010.wikipedia (Imagens)
Auto retrato de Velázquez na obra As
Meninas
O Triunfo de Baco ou os Bêbados - Diego
Velázquez
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/06/06-de-junho-de-1599-nasce-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR2Uw0XqvwEMRZVw4dTorpbgcElIRfPi-3g0qffe3QOrsbX_nwQyDCJrZDs***