15/05/2020

2.413.(14maio2020.14.41') Pacto de Varsóvia

14maio1955...Pacto de Varsóvia...
***
No dia 14 de Maio de 1955, sete países do Leste Europeu reagiram à entrada da Alemanha Ocidental na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) e fundaram o Pacto de Varsóvia, liderado pela União Soviética.
O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua do Leste, ou Pacto de Varsóvia, conforme o nome da cidade onde foi assinado, foi uma reacção à inclusão da Alemanha Ocidental – a Oriental era controlada pelos soviéticos – na OTAN/NATO.
Em pleno auge da Guerra Fria, a União Soviética, a Polónia, as então Checoslováquia e Alemanha Oriental, além de Hungria, Roménia, Bulgária e Albânia, uniram-se num bloco militar de defesa conjunta. O marechal soviético Ivan S. Konev foi nomeado seu comandante.
Composto por um preâmbulo e 11 artigos, escritos em russo, polaco,checo e alemão, o Pacto de Varsóvia entrou em vigor em 4 de Junho de 1955 e foi a última de uma série de tentativas fracassadas dos soviéticos de impedir a entrada da Alemanha Ocidental na Aliança Atlântica.
Criado com base no artigo 51 da Carta das Nações Unidas, o Pacto de Varsóvia dizia-se um tratado regional para a garantia da segurança colectiva. Isso apenas na teoria, pois na prática servia de instrumento, tanto político quanto militar, aos soviéticos para disciplinar os países satélites.
No dia seguinte à assinatura do Pacto de Varsóvia, foi ratificado o tratado de criação do Estado austríaco, em Viena. O artigo 20 deste documento, que restabelecia a soberania ao país, reza que os "Aliados devem retirar-se da Áustria em 90 dias (...) ou o mais tardar até 31 de Dezembro de 1955.
Era um duro golpe para os soviéticos, que foram obrigados a retirar-se do país. Também as suas bases na Roménia e na Hungria deixavam de ter a função de abastecimento.
Quando a Hungria manifestou a sua vontade de sair do Pacto em 1956, o seu clamor pela liberdade foi oprimido por tropas do bloco. Em 1968, quando a Checoslováquia tentou algo semelhante, tanques russos invadiram a capital, no que ficou conhecido como a Primavera de Praga. A União Soviética reagiu, instituindo a "doutrina sobre a soberania limitada dos Estados soviéticos".
A invasão da Checoslováquia pelos soviéticos foi vista pelos demais filiados como censura intolerável. A Roménia não deu apoio e a Albânia saiu do Pacto. Moscovo ainda tentou desesperadamente manter a aliança, em vão.
Em 1985, os sete membros do Pacto reuniram-se para renová-lo por mais 20 anos, mas a queda dos regimes comunistas no Leste, a partir de 1989, condenou o sistema à dissolução.
Fontes: DW
wikipedia (imagens)
A Guerra Fria. NATO (azul) vs Pacto de Varsóvia (vermelho), a relação de forças em 1973

https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2020/05/14-de-maio-de-1955-e-criado-o-pacto-de.html?spref=fb&fbclid=IwAR0DSrJ1Qh7Sxfm2x29BQXQLpvR64IpN2MdiyI3gM5X6lXKVZZ-KvejhjsU