30/05/2013

6.632.(30maio2013.20.14') Nova exposição na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça...de 8jun a 30jul2013. OBRANOME...6.7.e8junho O ANO DO BRASIL PASSA POR ALCOBAÇA

OBRANOME III Antologia da Poesia Visual / Língua Portuguesa

A Galeria de Arte Contemporânea do Mosteiro de Alcobaça apresenta a exposição OBRANOME- uma mostra coletiva de poesia visual em lingua portuguesa. Com a sua abertura oficial agendada para o dia 08 de junho, sábado a exposição permanecerá aberta ao público até 30 de julho de 2013. Além de ser o título da mostra em exibição, OBRANOME é uma proposta que incorpora diversas tendências da Poesia Visual, como o caligrama, o ideograma, a poesia-objeto, o poema-processo, a vídeo-poesia, a poesia concreta, a poesia gráfica, as instalações poéticas, a vídeo poesia. a poesia eletromecânica e a eletroeletrônica etc.

Entre os artistas estão Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Bené Fonteles , Bia Medeiros, Cesar Oiticica Filho, Felipe Barbosa, Helio Oiticica, Paulo Bruscky, Siron Franco, Waltercio Caldas ,Fernando Aguiar,(Portugal) ,Ana Hatherly(Portugal).

A exposição estará patente de 08 de Junho a 30 de Julho.

Horário da Galeria:
11h00 às 13h00

14h00 às 18h30

Diáriamente - Entrada Gratuita


**
Foto
da página do município: Luís Peças e Ministra da Cultura
https://www.facebook.com/photo.php?v=671373609555687&set=vb.136327826449787&type=2&theater

***
1 A reportagem do tintafresca.net
Ano do Brasil em Portugal

    Ministra da Cultura do Brasil inaugura exposição no Mosteiro de Alcobaça
           

    Marta Suplicy e Paulo Inácio
    junto à obra de Suyan de Mattos
       A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, inaugurou, no dia 8 de junho, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, a exposição «Obranome - uma mostra coletiva de poesia visual em língua portuguesa», com curadoria de Wagner Barja, inserida no Ano do Brasil em Portugal. A mostra, que inclui obras dos mais conceituados artistas brasileiros da atualidade, estará patente ao público até 30 de julho. A ex-prefeita de São Paulo visitou também as várias de pendências do Mosteiro de Alcobaça, monumento Património Mundial, onde foi surpreendida por uma atuação do contratenor Luís Peças, que muito a sensibilizou.

       Marta Suplicy esteve acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, pelo diretor do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, e pelo curador da exposição, Wagner Barja, entre outras individualidades. Alcobaça é a quinta cidade do mundo a receber esta exposição, fora do Brasil. 
        Wagner Barja esclareceu que esta exposição, apesar de adotar a língua portuguesa como matéria-prima, nada tem a ver com o Acordo Ortográfico. O curador da exposição referiu que “os portugueses são considerados os astronautas do século XVI”, numa alusão ao descobrimento do Brasil, e sublinhou que “tudo o que é feito com amor é inesquecível.” Relativamente às obras em exposição, preferiu não fazer qualquer leitura, de forma a deixar espaço para a leitura subjetiva dos visitantes, destacando apenas a qualidade dos vídeos da mostra.

       
       
    Língua portuguesa é um dos temas da exposição
    Além de ser o título da mostra em exibição, Obranome é uma proposta que incorpora diversas tendências da Poesia Visual, como o caligrama, o ideograma, a poesia-objeto, o poema-processo, a vídeo-poesia, a poesia concreta, a poesia gráfica, as instalações poéticas, a vídeo poesia. a poesia eletromecânica e a eletroeletrônica etc.

       Entre os artistas estão Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Bené Fonteles , Bia Medeiros, Cesar Oiticica Filho, Felipe Barbosa, Helio Oiticica, Paulo Bruscky, Siron Franco, Waltercio Caldas, Fernando Aguiar (Portugal) e Ana Hatherly (Portugal).

       Horário da Galeria: 11h00 às 13h00 e 14h00 às 18h30. Diariamente - Entrada Gratuita

       Marta Sup

    Wagner Barja com Paulo Inácio, Marta Supllicy
    e Jorge Pereira de Sampaio
    licy
          A ministra da Cultura do Brasil mostrou-se otimista com o relacionamento cultural entre Portugal e o Brasil sublinhando que “a tendência com a globalização é ter mais informação e o ano de Portugal no Brasil também levou um pouco de Portugal para o Brasil. E o Brasil tem interesse (na cultura portuguesa), acho que Portugal é sempre um País que o brasileiro recebe de braços abertos. Como as grandes cantoras de fado que têm ido para o Brasil e é um sucesso extraordinário. Como vêm os nossos grandes cantores aqui e os portugueses também recebem (bem).

       Mas não foi com fado que a ministra da Cultura do Brasil foi recebida no Mosteiro de Santa Marta de Alcobaça, mas com o canto lírico do contratenor alcobacense Luís Peças. Para Marta Suplicy, este momento “foi o highlight da visita, porque (Luís Peças) tem uma voz belíssima e que bom que ele possa estar aqui porque você entra no espírito do Mosteiro e tornou a visita muito especial."

       
       
    Instalação da exposição "Obranome
          Relativamente à visita ao monumento Património Mundial, Marta Suplicy referiu: “Eu sempre tive vontade de conhecer este Mosteiro, mas eu não imaginava que era tão impactante, que a parede despida fosse tão forte, mais forte do que a parede rococó ou dourada. Então é de uma força extraordinária, uma beleza. Imagino que deve ter muita gente que se surpreende com esta beleza. Tem romarias a Fátima e se todos os religiosos pudessem (visitar o Mosteiro de Alcobaça) acho que seria um benefício para a alma porque é uma coisa de muita pureza, muito bonita.“
           A ministra da Cultura do Brasil visitou também a exposição de pintura e desenho “17 Reflexões sobre os Painéis de São Vicente”, de Nélia Caixinha, inaugurada no dia 7 de junho, em Alcobaça.

       O ano do Brasil em Portugal

          

    Marta Suplicy com Jorge Pereira de Sampaio
       O programa das comemorações começou a 7 de Setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, e termina a 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal.

       O Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal nasceu na 10.º Cimeira Luso-Brasileira, em 2010, a partir das bem-sucedidas experiências do Ano do Brasil em França (2005) e Ano da França no Brasil (2009). Além do intercâmbio com França e Portugal (2012/2013) também já se realizou o Ano de Itália no Brasil (2011/2012).

       Mário Lopes
    09-06-2013
    ****************************************************
    2 fotos de Jorge Pereira Sampaio


    3

    4 Fotos de JERO

    5

    6

    7

    8

    9

    10

    11

    12